Ricardo Oliveira Escreveu:
Fica descansado que eu arranjo isso, quanto aos pólipos eu tenho seguido o teu tópico e também reparei.
Lê o que escrevi na 1pag lá para o final e vê se és da mesma opinião. Qual o teu fotoperíodo?
Lê o que escrevi na 1pag lá para o final e vê se és da mesma opinião. Qual o teu fotoperíodo?
Tenho fotoperiodo de 10 horas mas apenas 8 horas em que está tudo ligado ao mesmo tempo... mas sinceramente, também não me parece que seja do fotoperiodo.
A maior parte das teorias que tenho lido aponta para excesso de luz, não em horas, mas em itensidade, ou o numero de horas em que o coral atinje a "excitação" fotosintética. Quando está muito tempo em "excitação" fotosintética ele abre ainda mais os polipos para proteger o interior e nucleo das celulas que realizam a fotosintese, ou seja, as zooaxantela.
Isto é o que tenho lido... mas não consigo confirmar. O que consigo confirmar é que alguns corais não crescem para cima devido a excesso de luz e procuram crescer lateralmente. Tenho alguns corais assim... depois de baixar a intensidade dos leds (reduzi os brancos de 100% para 30%) já noto crecimento vertical de novo mas os pólipos manten-se enormes...