Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 29/jan/2013, 12:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Então so vejo uma razão...

Sal da ATI, não estou a ver mais nada... isto porque com o Sal da TMC tu não tinhas esses problemas.

Mensagem 29/jan/2013, 12:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Se tiveres muita urgência tenho 200 litros (3x65l) de água do Cabo Raso apanhada no Sábado.
Passas lá em casa e levas.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 29/jan/2013, 12:35

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas ;) ,

André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Estou com a maioria do pessoal. É preciso calma. Uma pessoa nervosa à volta de um aquário só dá asneira.
No meu caso tive várias quedas e subidas abruptas de CA e MG na tentativa de os equilibrar rapidamente.
Cada vez os corais ficavam pior. A juntar a isso estava a tentar baixar NO3 e PO4 com adições liquidas. Como tu próprio me disseste estava a misturar muita coisa e assim não ia perceber nada.
Mas mais importante que isso é equilibrar os valores com muita calma e não à pressa.

Não meço NO3 e PO4 há alguns meses e ainda tenho o CA a 470 e o MG a 1290. Ainda assim nunca tive os SPS's tão bonitos como tenho agora.

Tiveste muitos choques em pouco tempo. Por isso mantém as TPA's e aguarda. Isso vai ao sítio ;)

Abraço.

Bem na realidade eu sou um pouco contra a adição de coisas para re-equilibrar valores. Prefiro muito mais uma boa TPA para resolver a coisa.

E é basicamente isso que vou fazer. Tentar trocar pelo menos 100 litros de água para isto ir ao sítio.

E já agora como é que ficou o teu? Ainda não reparei. Tens actualizado o teu post?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/jan/2013, 12:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Rui,

Já começaste o balling?

Os nitratos estão muito bem assim, eu neste momento tenho mais que tu :D !
Voltaste a por as pellets? que quantidade colocaste??

Mensagem 29/jan/2013, 12:39

Se tiveres muita urgência tenho 200 litros (3x65l) de água do Cabo Raso apanhada no Sábado.
Passas lá em casa e levas.
Abraço.

Boas André.

Thanks.
Amanhã como tenho que ir ao Porto o Carlos Mota faz o favor de me arranjar 100 litros e depois no FDS vou lá eu.

Mas se por alguma razão alguma coisa falhar vou aceitar a tua oferta sim.

Abraços,
Rui

Mensagem 29/jan/2013, 12:39

Boas ;) ,

Muito obrigado.

Malta ... isto é que é espirito. Toda a malta a juntar-se para tentar perceber/resolver o problema.

Ganda COMUNIDADE !!!! Assim sim. Finalmente a comunidade de outros tempos volta a levantar-se das cinzas.

:ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Abraços,
Rui

Mensagem 29/jan/2013, 12:47

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,
Bem na realidade eu sou um pouco contra a adição de coisas para re-equilibrar valores. Prefiro muito mais uma boa TPA para resolver a coisa.

E é basicamente isso que vou fazer. Tentar trocar pelo menos 100 litros de água para isto ir ao sítio.

E já agora como é que ficou o teu? Ainda não reparei. Tens actualizado o teu post?

Abraços,
Rui

O meu não ficou... ainda está numa longa jornada na perseguição dos melhores :)
Ao que os meus olhos ignorantes conseguem ver parece-me estar muito bem e equilibrado. só tenho um problema com os Zoanthus mas não consigo identificar a razão por nada.

Tenho umas fotos gerais e de alguns corais e peixes recentes. Passa lá a ver :)

Abraço,
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 29/jan/2013, 12:47

Joao Tomas Escreveu:
Rui,

Já começaste o balling?

Boas ...

João depende do que entendes por começar. Se falas em dosear produtos? Não! Só o farei quando tiver tudo estável e perceber os consumos do sistema que foi coisa que ainda não consegui perceber.

Mas já tenho tudo preparado em termos de soluções!

Nunca tirei as pellets. 100g desde o inicio do aquário com 300l/h de fluxo.

Só parei de dosear as bactérias!

Abraços,
Rui

Mensagem 29/jan/2013, 13:15

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Rui,

Já começaste o balling?

Boas ...

João depende do que entendes por começar. Se falas em dosear produtos? Não! Só o farei quando tiver tudo estável e perceber os consumos do sistema que foi coisa que ainda não consegui perceber.

Mas já tenho tudo preparado em termos de soluções!

Nunca tirei as pellets. 100g desde o inicio do aquário com 300l/h de fluxo.

Só parei de dosear as bactérias!

Abraços,
Rui

Ok então houve aí uma precipitação qualquer, faz as coisas com calma como já disseram e tu proprio tens noção disso, e tenta não fazer muitas alterações de uma vez só para perceberes sempre do que pode estar a causar algum problema. Retirar a areia de uma vez só pode não ter sido muito boa ideia, lá está com calma e devagar!!

Força nisso Rui, a malta tá cá para ajudar ;)

Mensagem 29/jan/2013, 16:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Oh Rui eu gostrava de ajudar mas nao pesco nada de nada x_x

Só te posso dar força e encorajar :-bd

Abraço

Mensagem 29/jan/2013, 17:22

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Epá Rui... como tinhamos falado antes, temos é de combinar com o resto da malta e passar ai por casa para ver isso. Acho que tiveste muitas trocas e baldrocas em pouco tempo... e vendo "in loco" é sempre mais facil de verificar alguma coisa que te esteja a escapar. De qualquer maneira deixo a minha opinião até á visita...

Eu como sou muito á base do KIS, acho que devias parar qualquer adição de qualquer coisa que andes a colocar. Retirar as pellets e apenas fazer 20% de TPAs semanais por uns 2 meses. Não faria 50% como estás a dizer algures atrás...

Depois disso, começavas a equilibrar o KH, CA e MG com balling... e só depois disso e se quiseres preocupas-te com os nitratos e fosfatos e apenas se quiseres, porque se continuares com trocas de 10 a 20% por semana com água do mar, não á como dar errado, pricipalmente se não tiveres desequilibrios entre a relação escumador/alimentação/número de peixes. Entretanto, até acertares os problemas, não colocaria qualquer peixe, coral ou invertebrado.

Outra cena que me anda a fazer confusão, para alem da maluqueira dos nitratos e ai concordo com o Mota, é a maluqueira á volta da areia! Acho que não a devias ter tirado... ou pelo menos da maneira brusca como fizeste.

Hoje em dia, alguem diz que tem problemas no aquário ou problemas com nitrato e fosfato e o pessoal pergunta se o aqua tem areia??... ou se aspira e limpa a areia?? Desculpem, mas não posso pactuar com "moda" do tira a areia porque ai é que está o problema, ou areia é que gera desiquilibrios, ou ainda, um aquário sem areia não dá problemas porque tem muito menos sujidade... etc. Desculpem ser um velho do Restelo quanto a este assunto, mas não vou nessa "moda", nem para a resolução de problemas no sistema nem pelo lado estético da coisa.

Dos melhores aquarios de sempre que vi quer ao vivo quer em fotos, tinham areia... assim como já vi outros brutais que nunca trocaram água, ou que trocam água todos os dias. Assim como aquarios excelentes com DSB enormes, internas ou externas ou penduradas... assim como aquarios excelentes com refugio e mangais e outros sem nada, nem sequer a dita areia...

Agora, no fim disto tudo, não culpem a areia e não a façam bode espiatório dos nossos erros ou da nossa falta de manutenção ao sistema, ou ainda por falta de equilibrio da propria areia, seja a nivel micro ou macro biologico.

Desculpa pelo longo texto Rui, mas uma coisa puxou a outra, e tive de falar do assunto da areia. Mas no geral o que queria passar, é que na minha opinião, e vale o que vale, o que realmente interessa para o equilibrio de um aquário de reef, é o equilibrio e o KIS. Acho que devias voltar á base, e atacar em força! ;)

Mensagem 29/jan/2013, 19:18

Boas :( ,

Marco Madeira Escreveu:
Epá Rui... como tinhamos falado antes, temos é de combinar com o resto da malta e passar ai por casa para ver isso. Acho que tiveste muitas trocas e baldrocas em pouco tempo... e vendo "in loco" é sempre mais facil de verificar alguma coisa que te esteja a escapar. De qualquer maneira deixo a minha opinião até á visita...

Eu como sou muito á base do KIS, acho que devias parar qualquer adição de qualquer coisa que andes a colocar. Retirar as pellets e apenas fazer 20% de TPAs semanais por uns 2 meses. Não faria 50% como estás a dizer algures atrás...

Depois disso, começavas a equilibrar o KH, CA e MG com balling... e só depois disso e se quiseres preocupas-te com os nitratos e fosfatos e apenas se quiseres, porque se continuares com trocas de 10 a 20% por semana com água do mar, não á como dar errado, pricipalmente se não tiveres desequilibrios entre a relação escumador/alimentação/número de peixes. Entretanto, até acertares os problemas, não colocaria qualquer peixe, coral ou invertebrado.

Outra cena que me anda a fazer confusão, para alem da maluqueira dos nitratos e ai concordo com o Mota, é a maluqueira á volta da areia! Acho que não a devias ter tirado... ou pelo menos da maneira brusca como fizeste.

Hoje em dia, alguem diz que tem problemas no aquário ou problemas com nitrato e fosfato e o pessoal pergunta se o aqua tem areia??... ou se aspira e limpa a areia?? Desculpem, mas não posso pactuar com "moda" do tira a areia porque ai é que está o problema, ou areia é que gera desiquilibrios, ou ainda, um aquário sem areia não dá problemas porque tem muito menos sujidade... etc. Desculpem ser um velho do Restelo quanto a este assunto, mas não vou nessa "moda", nem para a resolução de problemas no sistema nem pelo lado estético da coisa.

Dos melhores aquarios de sempre que vi quer ao vivo quer em fotos, tinham areia... assim como já vi outros brutais que nunca trocaram água, ou que trocam água todos os dias. Assim como aquarios excelentes com DSB enormes, internas ou externas ou penduradas... assim como aquarios excelentes com refugio e mangais e outros sem nada, nem sequer a dita areia...

Agora, no fim disto tudo, não culpem a areia e não a façam bode espiatório dos nossos erros ou da nossa falta de manutenção ao sistema, ou ainda por falta de equilibrio da propria areia, seja a nivel micro ou macro biologico.

Desculpa pelo longo texto Rui, mas uma coisa puxou a outra, e tive de falar do assunto da areia. Mas no geral o que queria passar, é que na minha opinião, e vale o que vale, o que realmente interessa para o equilibrio de um aquário de reef, é o equilibrio e o KIS. Acho que devias voltar á base, e atacar em força! ;)

Deixa lá o longo texto ... isso não é preocupante e sei que tens razão.

Já percebi que foi asneira ter retirado a areia toda de uma vez. Há de voltar uma finissima camada eventualmente mas só depois de ter o chão com coralina para ver como fica.

De notar que tenho pellets no sistema mas não faço adição de absolutamente nada a não ser comida.

Não tenho problemas nenhuns em retirá-los se fôr preciso e se acharem que será uma mais valia.

Adições de peixes ou qualquer invertebrado não irá acontecer. Nem sequer estava planeado e não sou tonto ao ponto de meter seja o que fôr lá dentro com o aquário nestas condições.

Eventualmente depois das TPA's terá que voltar o "pinoco" que tens no teu aquário ou então se não te importares que fique aí por mais um mesito ou dois ...

De resto amanhã trago água do mar e no fim-de-semana se fôr preciso também vou buscar mais!

Abraços e obrigado a todos pelas opiniões e pela força!
Rui

Mensagem 29/jan/2013, 20:29

Apoio 100% as palavras do Marco.

Acrescento que nestas ultimas semanas ocorreram varias alterações no teu aquario que não deveriam ter acontecido e o proprio sistema não aguenta e acaba por ceder, penso que deves fazer como o Marco disse começa de um principio e vai equilibrando as coisas lentamente e verás que para além de teres sucesso vais sentir tero controlo absoluto do teu aquario!

Força nisso!

Mensagem 01/fev/2013, 01:11

Ontem foi dia de limpeza e mais uma TPA. Desta vez com água do Mar acabadinha de apanhar.

Como tive que ir com o meu filhote ao Porto passei pelo Fragário e o mestre Carlos gentilmente cedeu 100 litros para a TPA.

Retirei a horrida e a cervicornis mortas e fiz 8 ou 9 frags da millepora que estava a branquear pela base também a ver se consigo que se safe algum bocado.

Este FDS é tempo de ir buscar mais águita para uma TPA sendo que vou começar a fazer TPA com NSW de 30l semanais ou 60 de 15 em 15 dias (dependendo do trabalho requerer que eu esteja fora do país ou não)

Entretanto também acho, ACHO que descobri porque é que estava com problemas no RTC. Curiosamente acho que era um curto circuito na sonda de temperatura. Desde que isolei como deve de ser não voltei a ter problemas, mas de qualquer maneira a reprogramação será feita sem recurso ao RTC e a reposição está neste momento em modo manual.

A cervircornis reside em cima do chapeu do aquário para me lembrar de não fazer mais nenhuma parvoice.

Abraços,
Rui

Mensagem 01/fev/2013, 11:38

Têm que fazer um dicionário de nomencaturas :)
Depois de muito pensar cheguei a: NSW - Natural Sea Water???

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 01/fev/2013, 12:46

Têm que fazer um dicionário de nomencaturas :)
Depois de muito pensar cheguei a: NSW - Natural Sea Water???

Abraço.

:D

Isso mesmo!

Abraços,
Rui

Mensagem 02/fev/2013, 16:35

Embora as coisas estejam melhor encaminhadas continuo um pouco triste com isto tudo.

Pelo menos os peixes comem quem nem uns alarves e nada é com eles.

Após a TPA com água natural (NSW - Natural Sea Water) a água do aquário continuava branca. Muito melhor mas ainda assim branca.

Mesmo sendo uma precipitação de Magnésio ou Cálcio nunca duraria tanto tempo pelo que comecei a pensar mesmo num boom de bactérias. Fui para a net e relatos de boom de bactérias e biopellets só existem no inicio durante dois ou três dias e depois desaparecem.

O meu aparentemente estava para ficar. Decidido a desligar as pellets e colocar um pouco de carvão durante um ou dois dias para ver se ajudava dirigi-me à Aquahobby para comprar (dá sempre jeito ter em casa).

O Luís Rodrigues imediatamente disponibilizou uma UV para resolver o problema e o que é certo é que 12 horas depois de pôr a funcionar a desliguei com água super cristalina. FINALMENTE ...

Coloquei a saída da UV directo na entrada do escumador e só me resta agora estar atento à amónia e nitritos para ver se não tenho nunhum pico com a morte de todas aquelas bactérias.

Entretanto a millepora não resistiu.

Amanhã vou buscar mais aguita para uma TPA de 30l e pronto. Resta-me esperar para ver se o resto se aguenta e recupera rápidamente.

Neste momento não tenho nada no aquário.
Vou colocar o carvão no filtro fluidizado, Filterbag só quando faço aspiração da SUMP e do aquário (de resto saiu fora também) e pronto. TPA de 30l semanalmente ou 60l quinzenalmente (dependendo do volume de trabalho)

Entretanto nunca mais tive problemas com o relógio do arduino desde que descobri aquele curto mas continua em análise. De qualquer maneira a programação está a ser toda alterada.

1º não depender em nada do RTC. ler o valor de 10 em 10 dias para acertar e nada mais. Tudo o resto que depender do tempo será relacional pelo que mesmo que tenha um problema com o RTC o resto bate sempre certo.

2º alterar completamente o ciclo de iluminação. deixar a simulação solar real e fazer como a calha da vertex com rampas de iluminação. Assim vou ter mais tempo de luz a 100% coisa que pode estar a ser insuficiente para os corais.

3º medir definitivamente os valores dados pelos leds nas várias alturas e zonas do aquário para saber exactamente como configurar as calhas (Obrigado João Alves por te disponibilizares a isto - Só temos que combinar um dia)

Abraços e obrigado a todos pela força, pela disponibilidade e pelas contribuições.
Rui

Mensagem 02/fev/2013, 21:35

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Já gosto mais deste título!!! :D

Assim está melhor!!!
Isso agora requer é tempo. Praticamente fizeste um reset com peixes ao aquário, por isso recomeçar o ciclo e blá blá blá já sabes o resto melhor que eu!

Força com isso!!! ;)

Mensagem 02/fev/2013, 22:23

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Põe o filter bag a funcionar 24/7. Habitualmente ajuda a clarear a agua. No inicio do meu aquário, como nao lavei a areia, tinha uma névoa constante. So consegui ver-me livre disso com o filterbag

Sent from my iPhone using Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 03/fev/2013, 00:24

Boas,

Sim, sei que fiz reset mas com calma controlo a coisa. TPAs Amanhã faço 30 litros e fico em casa com mais 60 se fôr preciso.

Quanto ao Filter Bag neste momento está colocado pois estive a limpar sump e aquário mas vai sair rapidamente. Com a manutenção que estou a fazer ao aquário não faz sentido estar o filterbag lá 24x7.

Para além de que o meu problema de névoa foi primeiro uma percepitação de magnésio (acho eu) ou então cálcio e depois (ou ao mesmo tempo) o boom de bactérias.

Agora é TPA e paciência para a coisa ir ao sítio.

Abraços,
Rui

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros