Epá Rui... como tinhamos falado antes, temos é de combinar com o resto da malta e passar ai por casa para ver isso. Acho que tiveste muitas trocas e baldrocas em pouco tempo... e vendo "in loco" é sempre mais facil de verificar alguma coisa que te esteja a escapar. De qualquer maneira deixo a minha opinião até á visita...
Eu como sou muito á base do KIS, acho que devias parar qualquer adição de qualquer coisa que andes a colocar. Retirar as pellets e apenas fazer 20% de TPAs semanais por uns 2 meses. Não faria 50% como estás a dizer algures atrás...
Depois disso, começavas a equilibrar o KH, CA e MG com balling... e só depois disso e se quiseres preocupas-te com os nitratos e fosfatos e apenas se quiseres, porque se continuares com trocas de 10 a 20% por semana com água do mar, não á como dar errado, pricipalmente se não tiveres desequilibrios entre a relação escumador/alimentação/número de peixes. Entretanto, até acertares os problemas, não colocaria qualquer peixe, coral ou invertebrado.
Outra cena que me anda a fazer confusão, para alem da maluqueira dos nitratos e ai concordo com o Mota, é a maluqueira á volta da areia! Acho que não a devias ter tirado... ou pelo menos da maneira brusca como fizeste.
Hoje em dia, alguem diz que tem problemas no aquário ou problemas com nitrato e fosfato e o pessoal pergunta se o aqua tem areia??... ou se aspira e limpa a areia?? Desculpem, mas não posso pactuar com "moda" do tira a areia porque ai é que está o problema, ou areia é que gera desiquilibrios, ou ainda, um aquário sem areia não dá problemas porque tem muito menos sujidade... etc. Desculpem ser um velho do Restelo quanto a este assunto, mas não vou nessa "moda", nem para a resolução de problemas no sistema nem pelo lado estético da coisa.
Dos melhores aquarios de sempre que vi quer ao vivo quer em fotos, tinham areia... assim como já vi outros brutais que nunca trocaram água, ou que trocam água todos os dias. Assim como aquarios excelentes com DSB enormes, internas ou externas ou penduradas... assim como aquarios excelentes com refugio e mangais e outros sem nada, nem sequer a dita areia...
Agora, no fim disto tudo, não culpem a areia e não a façam bode espiatório dos nossos erros ou da nossa falta de manutenção ao sistema, ou ainda por falta de equilibrio da propria areia, seja a nivel micro ou macro biologico.
Desculpa pelo longo texto Rui, mas uma coisa puxou a outra, e tive de falar do assunto da areia. Mas no geral o que queria passar, é que na minha opinião, e vale o que vale, o que realmente interessa para o equilibrio de um aquário de reef, é o equilibrio e o KIS. Acho que devias voltar á base, e atacar em força!