Ricardo Maia Escreveu:
Bom dia Artur o meu refractómetro é igual se limpar um pouco mais de força descalibra logo...
Também tenho o meu magnésio altíssimo mas pensei que fosse da temperatura ter andado nos 30 graus mais de um mês
mas vou verificar a salinidade para ver se tenho o mesmo que o teu...
Agora tens de gastar muita água para descer isso não?
Também tenho o meu magnésio altíssimo mas pensei que fosse da temperatura ter andado nos 30 graus mais de um mês

Agora tens de gastar muita água para descer isso não?
Boas Ricardo,
Tenho manuseado o refractómetro sempre com muito cuidado e ao limpar também sem grandes atritos, então espero não descalibrar tão facilmente, mas vou estar atento...

Em termos logísticos a TPA máxima mais conveniente tem sido de 20% (90 litros para o total do sistema de 450 litros). Fiz a TPA com o sal Red Sea Salt que tem o Magnésio a 1230ppm. De qualquer forma, ao mesmo tempo também deve reduzir o Cálcio, e pelo que observo no Seneye, a ser verdade, ainda agrava mais a ondulação do pH...

Suponho que possa adicionar bio-Cálcio para equilibrar em relação ao Magnésio elevado... mas acho que vou deixar assim e ir fazendo TPA's. O ideal seria também os consumos de Magnésio arrancarem, algo que não noto pois estou a adicionar 0 ml de Magnésio do Balling e o valor no reef não desce... ou arranjar uma forma de fazer precipitar o Magnésio...