Boas Pedro ....
Novidade está para breve , como disse deixa colar os corais e eles se adaptarem

... ontem tive que tirar toda a ilha onde tenho a staghorn a valida e a milepora rosa , toda fora de água , tudo ao mesmo tempo , rocha corais e tudo , Para apanhar o Cromo do Gobbio Okinaua que me andava a Morder os corais todos , principalmente a staghorn verde , a valida e a mille ...
Fui eu a tirar a ilha em peso e a "maria" a espera que ele caisse para dentro de um Alguidar , e resultou

já tenho o gobbio a nadar no aqua de 80 litros com um chelmon que la tenho a engordar

agora só se comer pedras
Quanto Ao projecto , nada de novo , nem nada de especial ... o aqua vai ficar a dividir o mini all de entrada da Sala , ja foi projectado de novo a pensar na casa nova , e a cerca de 40/40 metros do aqua tenho uns arrumos onde vou colocar uma Cuba com 1000 Litros de água do mar e um Bibon de 220 Para água de osmose ....
Toda a tubagem está feita a partir de uma caixa a porta desses arrumos por baixo do chão até ao aquario , e tem desde o aquario até a tal caixa , uma grande inclinação no tubo para que a água não fique la dentro parada ... ou seja na pratica é ...
Puxar a mangueira da cubo ou do bidom , ligar dentro da caixa , ir para o pé do aquário , ligar um interruptor que está directamente ligado a ficha que controla as bombas nos arrumos , ligar o interruptor e abrir a torneira e orientar a mangueira para o sitio que pretendo , ou para a osmose ou para a sump , dependendo do que liguei dentro da caixa ... acabando o abastecimento , é desligar a bomba , fechar a torneira debaixo da sump , desengatar a mangueira , e está feito , depois é voltar a sump abrir a torneira de novo para a água que ficou no tubo escoar para dentro da caixa , porque essa mesma caixa tem um tudo que vai ligar ás águas Pluviais ...
Em relação ao esgoto na sump , funciona da mesma maneira , ferrar a mangueira , ou com uma bomba , enfiar num tubo e vai também direito para as aguas pluviais , quando acabar é tirar a mangueira e fechar também a torneira do esgoto para evitar cheiros que possam vir , apesar que que as águas pluviais normalmente não têm cheiros ...
Os extractores , também é o normal ... dos Extractores S&P Silent que só fazem 22 dba um que vai ficar na direcção da abertura entre a calha e o acrílico para tirar o calor que por ali sai , e outro em baixo no lado da sump que mete ar novamente dentro do móvel , uma vez que o móvel vai ser todo fechado até acima ... este de meter ar não sei ainda se meto o extractor ou se o deixo passivo só com o buraco aberto ... do lado contrario ao extractor em cima das traves francesas leva as ventoinhas que já tenho para ajudar a tirar o calor da água ...
O Móvel vai trabalhar por dentro do rebaixo no tecto , e a volta la escondido vai levar uma fita de leds que já aqui tenho de leds RGB , para dar luz ambiente na sala ...
Prometo que assim que tiver mais novidades documento fotograficamente ... de qualquer das formas no dia da foto a sala ainda so tinha a primeira de mão neste momento já está a casa praticamente toda pintada , por isso penso que com a ajuda do tempo , isto agora vai , o jardim a calçada e principalmente os interiores que não se conseguia la fazer nada porque as paredes ainda não tinham secado totalmente por causa das "humidades" do inverno ...
Penso que está tudo explicado ...