Boas Helder, boas perguntas...

. Vais me fazer falar de um dos temas que mais gosto, portanto perdoa-me o longo texto.
A questão do areão foi e é muito debatida e apresenta vantagens e desvantagens conforme o que queres para o teu sistema.
Para perceberes o que vou explicar a seguir tens de perceber que penso desta maneira porque sempre tive sucesso a tratar o areão desta maneira e já tive uma excelente DSB na qual tive uma experiencia muito gratificante por 5 anos.
Esta não é a melhor maneira ou a pior maneira, é apenas uma das variáveis e uma das possibilidades para montar um aquário. Se estudares um pouco sobre a vida presente no areão e em DSBs, bactérias macro e micro vida presentes, camadas de nitrificação e desnitrificação vais perceber que ou se adora ou se adeia e isso tem a ver com o facto de como a mantens ou não.
Dependendo disso consegues ter um aquario brutal em termos de vida biologica ou então o oposto porque andas sempre lá a mexer e não dás tempo para o areão maturar e criar essa vida.
Dentro da minha linha de pensamento do KISS e de ser o mais parecido possivel com a natureza não lhe mexo e deixo amuderecer e ele próprio tratar dos seus problemas com uma pequena ajuda que é o da equipa de limpeza inicial.
Para mim mexer no areão é só desvantagens e tem apenas uma vantagem que é o de estar limpo aos nossos olhos (por determinado tempo até novo procedimento).
Não toco porque o considero muito valioso a nivel biologico para se andar a mexer... comparo isso a por exemplo andar a trocar rocha viva no aquario depois de ele estar maturado. O areão a nivel biologico e a nivel de macro e micro vida é suberbo, largamente superior á rocha viva e gera uma quantidade de vida tal que com o passar dos anos torna-se um espetaculo á parte do resto do aquário. A quantidade e diversidade de bicheza é tál que se torna realemente um areão vivo.
É muito facil quando olhas para um aquário de um amigo ou de uma loja verificares o aspecto arteficial ou não do areão e da rocha e isso tem a ver com isso... quanto mais aspirares e/ou limpares o areão e a rocha mais arteficial fica e menos bicharada cria no aquário. Normalmente nesses aquários, vais encontrar esse tipo de vida no overflow ou na sump/refugio onde estão mais protegidos dessas aspirações/limpezas.
Neste aquário não coloquei DSB, apenas 2 a 3 cm de areão, mas com o tempo que tem já consigo ver muita vida nele. Não vai chegar a uma DSB em termos de vida mas já dá para ver muita coisa e é isso que gosto, para alem de estar sempre limpo claro.
Com a devida paciencia, com a devida equipa de limpeza e com tempo o areão torna-se um mundo dentro do aquário e é isso que me faz ás vezes estar a olhar ainda mais para o aquário, para alêm claro, dos corais e peixes.
Mas como disse de inicio, isto é apenas uma maneira de ver as coisas e é a maneira que eu gosto. Compreendo que o inverso também é ás vezes o melhor para determinadas pessoas... cada aquário é um aquário e o seu dono é que sabe o melhor para ele e para a sua rotina.