Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/mar/2013, 13:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098

Mensagem 17/mar/2013, 13:40

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Joao Tomas Escreveu:

Thanks!

Muito bom!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/mar/2013, 11:09

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Obrigado pela recepção e visita ao teu aquário Rui...

como diz o João, isso tem tudo para dar certo, é só agora estudares bem as entradas e saidas de nutrientes e deixares isso andar...

Pessoal, não é brincadeira... nunca tinha visto um aquário que fizesse tão pouco barulho como este. Se ele desliga então o escumador é o silencio absuluto, mesmo com todas as portas do armário aberto. Incrível! :-bd

Mensagem 18/mar/2013, 13:25

Marco Madeira Escreveu:
Obrigado pela recepção e visita ao teu aquário Rui...

como diz o João, isso tem tudo para dar certo, é só agora estudares bem as entradas e saidas de nutrientes e deixares isso andar...

Pessoal, não é brincadeira... nunca tinha visto um aquário que fizesse tão pouco barulho como este. Se ele desliga então o escumador é o silencio absuluto, mesmo com todas as portas do armário aberto. Incrível! :-bd

:D

Ainda bem que gostaram ...
Ontem já passaram fomeca os bichos :D
Mas que custa vê-los no cantinho a pedir comida lá isso custa.

"Se ele desliga então o escumador" pois ... é mesmo por isso que tenho que juntar dinheiro para um BK! Raios porque é que aquilo é tão caro?

Abraços,
Rui

Mensagem 25/mar/2013, 02:45

Boas :( ,

Duas novidades uma boa e outra nem por isso.

A boa é que chegou a minha Rule iL280. Já a testei e aquilo tem muito bom aspecto. Esteve 30minutos a trabalhar e não aqueceu nada. Se bem me recordo a do Sérgio Jacinto só pode trabalhar 15m e depois tem que descansar outros tantos.

Imagem

Imagem

Gostei bastante do que vi até agora e estou ansioso por ir buscar água até porque preciso de 60l para fazer uma TPA. Tenho neste momento 4 metros de mangueira e deverá ser suficiente para apanhar água na Ericeira, no Guincho ou em Sesimbra com maré cheia.

Ver se consigo testar isso durante esta semana.

As notícias menos boas são relativamente aos meus LEDs.

Devido a má montagem ou mau dimensionamento o que é certo é que os LEDS estão muito abaixo daquilo que podem fazer em termos luminosos.

Estive a medir o PAR com um Seneye e ia tendo um choque quando percebi que tinha 40 par no chão!

Esteve cá em casa o João Alves (Obrigado João) e estivemos a medir a calha toda para ver porque é que estava só com 40 par. A verdade é que não há nenhum milagre e basta olhar para os gráficos de tensão vs intensidade de corrente para perceber.

Da maneira que está montada a calha e com uma fonte de 12V tenho cerca de 140mA a passar em cada LED. O que dá uma intensidade luminosa de 10% daquilo que o LED da ProLight é capaz.

Se calhar para as Ricordeas que queria manter servia mas para a mudança para SPS não chega muito claramente.

A primeira coisa que fiz, sugerida pelo João foi puxar pela fonte e puxei ao máximo dela que é 13.5V. A diferença de luz foi brutal. Consegui subir de 40 PAR para 151 o que embora sendo muito melhor ainda fica aquém não só daquilo que os LEDs podem fazer mas também do que os corais precisam

Comparando coisas comparáveis

A calha do Hugo Figueiredo tem (nunca esquecendo que ele tem uma coluna de água de 60cm):

TOP: 386
MIDDLE: 265
BOTOM 138

Eu num aquário com uma coluna de água de 35cm tinha já com a fonte puxada:

Sem Lentes e com bombas paradas
TOP: 163
MIDDLE: 130
BOTTOM: 97

Sem Lentes e com bombas em funcionamento
TOP: 162
MIDDLE: 133
BOTTOM: 101

Com lentes ficou em:
Imagem

Para quem não consegue ver:
TOP: 201
MIDDLE: 181
BOTTOM: 151

A solução de várias possíveis passou pela aquisição de uma fonte de alimentação (consegui no eBay uma usada por 30USD já com portes) que faz 15V - 20A - 320W que me irá permitir com a mesma instalação fazer passar 7V por led e então pô-los a trabalhar a 700mA.

Neste momento e devido a algumas questões pessoais em que os meus filhos serão sempre a minha prioridade não poderei neste momento mandar vir também os BIS95 pois acredito que puxando os leds os perfis de alumínio que tenho não devem aguentar.

Portanto o plano neste momento é quando chegar a fonte ir puxando pelos leds e ir controlando a temperatura do perfil de modo a que os possa pôr ao máximo que o alumínio conseguir aguentar e preferêncialmente retirar as lentes pois sem elas parece-me que tenho uma melhor distribuição de luz.

O Carlos Mota bem que me dizia ... "epá isso com nitratos a 5 e fosfatos a 0.3 nenhum coral morre. Podem estar castanhos mas nada morre"

E eu ainda por cima a pensar que era excesso de luz ... baixa os brancos para 80% ... para 60% ... para 40% ... para 30% ... O QUÊ ???? Os corais ainda estão a encolher-se mais????? bem o melhor mesmo é tirar as lentes ...

O Marco Madeira e o João Tomás estiveram cá ... e diz o Marco ... Humm isso é pouca luz mete aí a 100% ... uma melhoria nos corais mas como os fosfatos ainda estavam a 0.26 pensava que fosse de estarem a baixar.

Ontem, duas horas depois de puxar os LEDs a 6.75V a reacção dos corais foi inacreditável. A extensão de pólipos é demais sendo que alguns nunca os tinham posto de fora.

Vamos ver como isto vai correr. Agora parece-me que finalmente bem encaminhado embora para além deste problema ainda tenho que trocar de escumador que este que tenho é claramente insuficiente para o que quero fazer.

O título deste tópico deveria ser: "PORQUE RAIO É QUE TENHO QUE APRENDER TUDO DA PIOR MANEIRA?"

Abraços,
Rui

Mensagem 25/mar/2013, 09:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Boas Rui,

Acontece aos melhores, agora é corrigir e olhar em frente.
Força nisso.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 25/mar/2013, 09:49

Boas Rui...
Boa! Nada como medir e saber mais ou menos os valores para termos uma referencia. Bem me parecia pouca luz, embora quando puxaste para os 100 o aqua ficou logo diferente.

Quanto ás mudanças, cuidado com as variações repentinas na intensidade da luz... principalmente com leds. Com esses ultimos valores que mencionaste de PAR já te safas com qualquer sps. Se fosse esses valores para T5 dizia-te que era pouco pois uma boa calha de T5 coloca 300 ou mesmo 400 de Par no areão com bons reflectores num aquario como o teu com 45 cm de coluna de água. Mas com leds chega... para teres uma noção, a ultima vez que medi o meu, tinha cerca de 120 / 150 de PAR no areão e os sps crescem por lá sem problema... relembro que os meus leds estão a 1 metro do areão.

Mensagem 25/mar/2013, 10:28

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Pois!
Como ja falamos agora so tens de estar em cima da temperatura dos Leds porque essa calha de janela que tens nao e o melhor para dissipação! :)

Mas esta é tb uma das vantagens do diy!
Precisas mais Leds - colocas mais Leds!!! ;)

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 25/mar/2013, 12:08

Marco Madeira Escreveu:
Boas Rui...
Boa! Nada como medir e saber mais ou menos os valores para termos uma referencia. Bem me parecia pouca luz, embora quando puxaste para os 100 o aqua ficou logo diferente.

Quanto ás mudanças, cuidado com as variações repentinas na intensidade da luz... principalmente com leds. Com esses ultimos valores que mencionaste de PAR já te safas com qualquer sps. Se fosse esses valores para T5 dizia-te que era pouco pois uma boa calha de T5 coloca 300 ou mesmo 400 de Par no areão com bons reflectores num aquario como o teu com 45 cm de coluna de água. Mas com leds chega... para teres uma noção, a ultima vez que medi o meu, tinha cerca de 120 / 150 de PAR no areão e os sps crescem por lá sem problema... relembro que os meus leds estão a 1 metro do areão.

Boas Marco,

Pois essa comparação é fixe. Dá-me outro animo.
Para já vai ter que aguentar assim. Também enquando não estabilizar os valores de nitratos e fosfatos não vou meter mais nada cá dentro (de corais) e mais alterações só se e quando mudar de casa.

Epá ... os corais é como digo estão a ADORAR ... nunca os vi tão esticadinhos. Reagiram imediatamente tinha aquilo ligado para aí à 2 horas.

A Acropora SP (gémea do Pedro Torres) pela primeira vez a vi com os pólipos de fora ... :D

Vou seguindo atentamente até porque como estou em casa consigo reagir e baixar um pouco a intensidade se fôr preciso.

Já agora, ganharam o jogo?

Abraços,
Rui

Mensagem 25/mar/2013, 13:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258

Como já te tinha sugerido, instala uma sonda de temperatura onewire ligada ao arduino e mete numa calha de brancos.

Tens que a prender mesmo, e convem por um pouquito de pasta térmica na zona que fica em contacto com o perfil.

Outra coisa mt importante, tenta colocar a sonda mesmo na zona onde está um led!

Se tiveres mais que uma sonda, mete uma numa calha branca e outro numa RB.

Lembra-te, se a sonda estiver a medir 50ºC, tendo em conta que esses perfis têm pouca grossura para uma boa extração de calor do led(o que aumenta mt a resistência térmica entre a junção do led e o ar), é bem possivel que a temperatura de junção do LED já esteja acima dos 100ºC.

Com esses perfis não vás alem dos 40º medidos pela sonda.

Agora venha a fonte para vermos isso a bumbar! ;)

Abraço
Imagem

Mensagem 25/mar/2013, 16:29

Boas,

Só aqui um pequeno à parte que pouco tem a ver com aquariofilia.

Ao Baltasar que depois de lhe ter enviado um mail a relatar o sucedido imediatamente me ligou a oferecer ajuda para resolver a questão embora na realidade só lhe tenha adquirido os leds individualmente

Ao João Alves que se deu ao trabalho de medir e testar tudo e ainda para além de me explicar me proporcionou as diversas alternativas.

E ao Ricardo Prata e Pedro Ferrer que assim que souberam do sucedido (para além de terem que levar comigo) se ofereceram para me emprestar as suas calhas T5 para desenrrascar a coisa.

Pessoal ... Obrigadão ... :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

É por isto que gosto deste Hobby.

Abraços,
Rui

Mensagem 26/mar/2013, 12:24

Joao Alves Escreveu:
Boas Rui.

Como já te tinha sugerido, instala uma sonda de temperatura onewire ligada ao arduino e mete numa calha de brancos.

Tens que a prender mesmo, e convem por um pouquito de pasta térmica na zona que fica em contacto com o perfil.

Outra coisa mt importante, tenta colocar a sonda mesmo na zona onde está um led!

Lembra-te, se a sonda estiver a medir 50ºC, tendo em conta que esses perfis têm pouca grossura para uma boa extração de calor do led(o que aumenta mt a resistência térmica entre a junção do led e o ar), é bem possivel que a temperatura de junção do LED já esteja acima dos 100ºC.

Abraço

Boas,

Aqui estou eu com mais notícias.

Ontem estive a medir a temperatura da calha com o meu multimetro (tem termómetro integrado)
Consegui medir mesmo na zona de contacto com o Alumínio e com a calha a 100% a temperatura não passou dos 35º

Bom? Eu pessoalmente acho que não pois isto foi agora. No verão quando tiverem 25 e 30º lá fora tenho a certeza que este valor vai disparar.

Lá vou eu ter que adquirir o BIS95 para montar isto como deve de ser. a 20€ + IVA o metro de BIS ... Estou tramado. Tenho é que projectar uma caixa de acrílico bonitinha antes que a "maria" me ponha as malas à porta.

Entretanto a reacção dos corais à iluminação acrescida continua muito boa. Que tal?

Imagem

Abraços,
Rui

Mensagem 26/mar/2013, 12:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas ...

Ja se nota alguma coisa nessa montipora, parece que agora com luz a serio é que isso vai ...quanto ao bis , penso que ontem nas minhas navegaçõs vi a 16€ o metro , vou procurar onde foi ...

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 26/mar/2013, 13:56

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas ...

Ja se nota alguma coisa nessa montipora, parece que agora com luz a serio é que isso vai ...quanto ao bis , penso que ontem nas minhas navegaçõs vi a 16€ o metro , vou procurar onde foi ...

Foi na bisalarmes (aliás acho que é a única casa a vendê-lo, daí o nome :D ) mas atenção, e já tenho dito isto a muita gente, o preço de 16€ é para pedaços pequenos que lhes sobram de cortes! E ainda falta o iva!!!

O preço dele é à roda dos 20€+iva se não estou em erro... É caro! Bom, mas caro!!! 8-|

Mensagem 26/mar/2013, 14:09

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Joao Alves Escreveu:
Boas Rui.

Abraço

Boas,

Aqui estou eu com mais notícias.

Ontem estive a medir a temperatura da calha com o meu multimetro (tem termómetro integrado)
Consegui medir mesmo na zona de contacto com o Alumínio e com a calha a 100% a temperatura não passou dos 35º

Bom? Eu pessoalmente acho que não pois isto foi agora. No verão quando tiverem 25 e 30º lá fora tenho a certeza que este valor vai disparar.

Lá vou eu ter que adquirir o BIS95 para montar isto como deve de ser. a 20€ + IVA o metro de BIS ... Estou tramado. Tenho é que projectar uma caixa de acrílico bonitinha antes que a "maria" me ponha as malas à porta.

Entretanto a reacção dos corais à iluminação acrescida continua muito boa. Que tal?

Imagem

Abraços,
Rui

Boas!
Parece que os corais estão a recuperar bem!
Agora é só não estragar!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 26/mar/2013, 15:03

Pedro N Torres Escreveu:
Boas!
Parece que os corais estão a recuperar bem!
Agora é só não estragar!

Abraço

Yep. O que eu noto é que os que entraram à menos tempo estão melhores que os outros que já cá andavam a levar porrada à imenso tempo.

Cheira-me que esses vão levar um pouco mais a recuperar.

Abraços,
Rui

Mensagem 26/mar/2013, 15:04

Hugo Figueiredo Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas ...

Foi na bisalarmes (aliás acho que é a única casa a vendê-lo, daí o nome :D ) mas atenção, e já tenho dito isto a muita gente, o preço de 16€ é para pedaços pequenos que lhes sobram de cortes! E ainda falta o iva!!!

O preço dele é à roda dos 20€+iva se não estou em erro... É caro! Bom, mas caro!!! 8-|

20€ em promoção ...

28€ é o preço normal do dissipador.

Abraços,
Rui

Mensagem 26/mar/2013, 15:06

Marco Madeira Escreveu:
Boas Rui...

Marco ... Hummm tens esse PAR a um metro do areão. Eu tenho a 40cm ...

Que PAR é que tinhas à superfície. Lembras-te?

Abraços,
Rui

Mensagem 26/mar/2013, 15:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Hugo Figueiredo Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas ...

20€ em promoção ...

28€ é o preço normal do dissipador.

Abraços,
Rui

Boas.
Esse preco e para o anodizado. Se for o normal e 16€.

Abraco

Sent from my GT-N7000 using Tapatalk 2
Imagem

Mensagem 26/mar/2013, 15:31

Rui... a um metro mas tenho um canhão de 90W com lentes de 70 graus e mais as Par38 com lentes de 40 graus, não compares..., é só para teres uma noção dos valores PAR.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros