Bom dia,
Passadas 2 semanas o ponto de situação é o seguinte:
Entrou o segundo coral, uma fávia:

Tenho feito TPA's de 10% todas as semanas com água salinada (osmose + TMC Pro Reef).
As algas castanhas desapareceram completamente (vocês tinham razão...)
Apareceram novas algas, desta vez verdes, isto parece um arco iris...

Nota: fotos tiradas hoje de manhã apenas com iluminação natural da sala.
Tudo parecia estar bem até há cerca de 3/4 dias ao chegar a casa por volta das 19:00 noto que a água fica um pouco turva na zona mais baixa junto ao areão, esta "camada" mais turva, digamos que ocupa os primeiros 20cm do aquário.
Ao final do dia melhora bastante e no dia a seguir de manhã também aparenta aspecto límpido.
Medi os parâmetros da água e os resultados foram os seguintes:
PH: 7.9
Amónia: 0ppm
Nitritos: 0ppm
Nitratos: 1ppm
Fosfatos: 0.00ppm
CA: 420
KH: 7
MG: 1510
O que depreendi disto foi que apesar de o PH não estar dentro dos parâmetros ideais, também não sofre grandes oscilações, pois varia entre 7.9 e 8.0. O KH está um pouco baixinho, mas ainda assim nada de critico. O MG é que está um pouco alto, não sei bem porquê, pois não faço qualquer adição, apenas TPA's... então associei este problema a um possível "boom" de bactérias, mas até aqui tenho cumprido com as instruções da Prodibio: 1 ampola de BioDigest por semana intercalada com uma ampola de Bioptim, ou seja, 1 BioDigest, 1 Bioptim, 1 BioDigest, 1 Bioptim...
Passados mais 2 dias, confirmei que o KH estava a baixar... passando para os 6
Ontem o KH medido foi de 5.6...
Medi hoje de manhã os parâmetros da água e os resultados foram os seguintes:
PH: 8.0
Amónia: 0ppm
Nitritos: 0ppm
Nitratos: 0.75ppm
Fosfatos: 0.00ppm
CA: 410
KH: 5.6
MG: 1510
O que noto na água é partículas muito pequenas, parecem até sedimentos da areia quando esta é aspirada, mas não creio que sejam, pois não toco na areia há uma semana.
Resta referir que a única coisa que adicionei ao aquário, há cerca de 2 semanas, foi um produto da Brightwell, o Zooplanktos, para alimentar os corais, como a minha água estava sem nutrientes, os LPS começaram a perder alguma cor... adicionei 5ml na primeira vez e passados 5 dias outros 5 ml. A água do aquário nesta altura estava super transparente...
O Link do produto:
http://brightwellaquatics.com/products/ ... ktoslt.phpAgradecia a vossa ajuda no sentido do que aconselham que faça.
Será melhor adicionar lentamente Bicarbonato de Sódio de forma a subir o KH em 1ponto por dia até aos 8?
Será melhor fazer uma TPA grande para equilibrar os parâmetros? Tenho já prontos 75l de água salinada.
O que me aconselham?
Peço desculpa pela extensão do texto mas foi para terem uma ideia da situação?
PS. os vivos continuam os mesmos... não entrou nenhum peixe ainda!
Cumprimentos.
António Durães