Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Vaz Reef II - Nova montagem após o desaire

Vaz Reef II - Nova montagem após o desaire

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Antonio, penso que a longo prazo consegues resolver o problema da rocha mas posso te garantir que demora 1 ou 2 anos com TPA´s frequentes de 10% a 20%...MAS...se reduzires a carga biologica, sei bem que tens a mao pesada na hora de dar comida :D mas para teres SPS´s com boas cores e crescimentos das duas uma, ou aumentas a % de exportação de nutrientes (skimmer por exemplo, TPA´s mais frequentes) ou diminuis na importação (cortar na alimentaçao e peixes)!

Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Joao Tomas Escreveu:
Antonio, penso que a longo prazo consegues resolver o problema da rocha mas posso te garantir que demora 1 ou 2 anos com TPA´s frequentes de 10% a 20%...MAS...se reduzires a carga biologica, sei bem que tens a mao pesada na hora de dar comida :D mas para teres SPS´s com boas cores e crescimentos das duas uma, ou aumentas a % de exportação de nutrientes (skimmer por exemplo, TPA´s mais frequentes) ou diminuis na importação (cortar na alimentaçao e peixes)!

Olá João boa tarde
é verdade de facto já comecei a reduzir na alimentação e tal como disse anteriormente já substituí o escumador pelo NAC77 vou continuar as TPA's semanais de 80 litros e, se for necessário irei fazê-las duas vezes por semana.
obrigao
abraço
afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
João,

És um exagerado :). Ao fim de dois meses com TPA's de 20% semanais o aquário vai ter PO4 < 0.10
Agora mão pesada é que não dá. Eu quando baixei os fosfatos a dose diária era uma colher de café de granulado. Era vê-los a picar nas pedras :). E olha que tenho 15 peixes.

Cumprimentos
Miguel

Miguel Pinho Escreveu:
João,

És um exagerado :). Ao fim de dois meses com TPA's de 20% semanais o aquário vai ter PO4 < 0.10
Agora mão pesada é que não dá. Eu quando baixei os fosfatos a dose diária era uma colher de café de granulado. Era vê-los a picar nas pedras :). E olha que tenho 15 peixes.

Cumprimentos
Miguel

Nao acho que estou a exagerar Miguel , a rocha dele ja tem varios anos a acumular fosfatos, a solução rapida era retirá-la e lava-la e ciclar novamente ou colocar nova, agora mantendo o aquario so com muita TPA é que devagarinho vai retirando os fosfatos. Claro que aos 0.10 chega bem mais rapido eu estava a apontar para os 0.03!!

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Anda aqui uma doença com os valores dos fosfatos neste forum lol :)

O que eu faria no lugar do António era arranjar uma maquina de pressão alimentada por um deposito com agua salgada ( do mar ou osmose+sal), e retirar tudo o que é detritos das rochas, só há fosfatos se existir detritos acumulados, acho desnecessário matar a rocha e cicla-la toda de novo.. e com a vantagem de não perder corais e a maioria da vida existente na rocha.

O areão tem algum tipo de manutenção? Essa areia de granumetria elevada com peixes já grandotes costuma acumular muita porcaria.
Editado pela última vez por Gil Miguel em 17/fev/2014, 17:12, num total de 1 vez.

Gil Miguel Escreveu:
Anda aqui uma doença com os valores dos fosfatos neste forum lol :)

O que eu faria no lugar do António era arranjar uma maquina de pressão alimentada por um deposito com agua salgada ( do mar ou osmose+sal), e retirar tudo o que é detritos das rochas, só há fosfatos se existir detritos acumulados, acho desnecessário matar a rocha e cicla-la toda de novo.. e com a vantagem de não perder corais e a maioria da vida existente na rocha

Atenção a solução que indiquei anteriormente nao foi retirar a rocha, disse isto apenas para responder ao Miguel e que seria a solução radical.

Mas Gil retirar a rocha para lavar com alga salgada e voltar a colocar provocará um novo ciclo novamente para nao falar do perigo que correm os peixes ao levantar as rochas!!!

Acho que com TPA é a solução ideal sem por em risco o sistema.

Boas João

Porque achas que se iniciaria um novo ciclo? Basicamente da micro vida e bactérias que habitam na rocha, só uma percentagem (aceitável) se irá perder, já o fiz e não tive novo ciclo. Desde que se utilize agua salgada em condições, sem grandes choques de temperatura e salinidade.

Quanto aos peixes e corais, o António já tem um aquario bem estabelecido, não acredito que vá ter picos de amónia/nitritos se tiver cuidado, mas por prevênção e se tem onde os colocar, pode tirar os peixes e os corais não encrustados para outro aquario.

Depois era só ir testando os valores e voltar a colocar tudo no aquario.

Tem ainda uma 2º opção que é fazer a lavagem de forma gradual, ou seja, vai retirando algumas rochas, lava, volta a colocar e faz uma tpa de 20 ou 30%.

Obviamente isto é só uma experiência, na altura fiz isto porque notava as rochas com muitos detritos e aproveitei a mudança de um aquario que tinha no sotão para a garagem, não sei se tinha os fosfato a 1,0 ou a 0,05, nunca me interessou :).
Sei que tinha uma grande quantidade de corais e peixes, e que num mês as cores evoluiram e para melhor. Fiz tudo de um dia para o outro praticamente.
Editado pela última vez por Gil Miguel em 17/fev/2014, 17:30, num total de 1 vez.

Gil Miguel Escreveu:
Boas João

Porque achas que se iniciaria um novo ciclo? Basicamente da micro vida e bactérias que habitam na rocha, só uma percentagem (aceitável) se irá perder, já o fiz e não tive novo ciclo. Desde que se utilize agua salgada em condições.

Quanto aos peixes e corais, o António já tem um aquario bem estabelecido, não acredito que vá ter picos de amónia/nitritos, mas por prevênção e se tem onde os colocar, pode tirar os peixes e os corais não encrustados para outro aquario.

Tem ainda uma 2º opção que é fazer a lavagem de forma gradual, ou seja, vai retirando algumas rochas, lava, volta a colocar e faz uma tpa de 20 ou 30%.

Eu a fazer so pela 2º opção...mas preferia tentar através de TPA.

Sim será sempre a opção mais segura, a questão é que o António já tem uma quantidade bem razoavel de peixes, e se de facto o problema estiver na areia e na rocha, a diluição pode ser nula ou muito baixa. É persistir :) seja qual fôr o método.

António, antes das tpa´s, costuma passar uma powerhead ou algo do genero nas rochas para retirar detritos?
Editado pela última vez por Gil Miguel em 17/fev/2014, 17:38, num total de 1 vez.

Exacto, uma das coisas que falei anteriormente têm de mudar certamente independentemente que seja o metodo a usar, que é ou o aumento de exportação ou a diminuição da importação de nutrientes caso contrario o problema persisterá...

Meus Caros,

Eu quando tinha cobre no aquário, os nassários e os eremitas morreram e os corais moles que coloquei desfizeram-se todos.
Na altura disseram-me para deitar a rocha e a areia ao lixo, tirar a água toda do aquário e lavar os vidros.

Pois eu arrisquei, mantive a rocha, a areia e tudo conforme estava. Apontei as bombas de recirculação à rocha, e quando fazia as trocas de água 15% remexia a areia toda e aspirava a água junto à areia. Coloquei na sump uma mídia da seachem para remover o cobre, e muito catvão activado. Resultado 3 meses depois o cobre não era detectável por nenhum teste do mercado.

Por isso eu digo, não entrem em pânico, façam troquinhas de água com fartura e semanalmente e depois vejam se resultou ou se precisam de fazer algo.

Comida é dar o mínimo nesta altura Os peixes não morrem à fome, o estomago deles é do tamanho do olho.

Cumprimentos,
Miguel

Miguel Pinho Escreveu:
Meus Caros,

Eu quando tinha cobre no aquário, os nassários e os eremitas morreram e os corais moles que coloquei desfizeram-se todos.
Na altura disseram-me para deitar a rocha e a areia ao lixo, tirar a água toda do aquário e lavar os vidros.

Pois eu arrisquei, mantive a rocha, a areia e tudo conforme estava. Apontei as bombas de recirculação à rocha, e quando fazia as trocas de água 15% remexia a areia toda e aspirava a água junto à areia. Coloquei na sump uma mídia da seachem para remover o cobre, e muito catvão activado. Resultado 3 meses depois o cobre não era detectável por nenhum teste do mercado.

Por isso eu digo, não entrem em pânico, façam troquinhas de água com fartura e semanalmente e depois vejam se resultou ou se precisam de fazer algo.

Comida é dar o mínimo nesta altura Os peixes não morrem à fome, o estomago deles é do tamanho do olho.

Cumprimentos,
Miguel

Ninguem está em panico!!! :))
Sim eu tentaria primeiro as TPA´s ...e corrigir os problemas! nao disfarçá-los...

Joao Tomas Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Meus Caros,

Cumprimentos,
Miguel

Ninguem está em panico!!! :))
Sim eu tentaria primeiro as TPA´s ...e corrigir os problemas! nao disfarçá-los...

Vá daqui estamos conversados. Enviei-te uma MP

Obrigado amigos não esperava tanta adesão ao tópico e fico feliz por isso , são de facto muito úteis os vossos comentários, eu este mês alterei alguns procedimentos, comecei agora as TPA's semanais e de facto tenho por hábito usar uma powerhead para limpar um pouco as rochas e depois também aspiro normalmente o areão (como é recente ainda tem pouco lixo).
Hoje de manhã fiz uma TPA 80 litros e neste momento acabei de medir os fosfatos e marcou 0,90ppm na semana passada após ter usado o Flatowrm marcava 1,41ppm.
Bom vou continuar com as TPA's semanais e aspiração e vamos ver como a coisa vai correr.
um abraço a todos
afonso

Antonio Afonso Escreveu:
Obrigado amigos não esperava tanta adesão ao tópico e fico feliz por isso , são de facto muito úteis os vossos comentários, eu este mês alterei alguns procedimentos, comecei agora as TPA's semanais e de facto tenho por hábito usar uma powerhead para limpar um pouco as rochas e depois também aspiro normalmente o areão (como é recente ainda tem pouco lixo).
Hoje de manhã fiz uma TPA 80 litros e neste momento acabei de medir os fosfatos e marcou 0,90ppm na semana passada após ter usado o Flatowrm marcava 1,41ppm.
Bom vou continuar com as TPA's semanais e aspiração e vamos ver como a coisa vai correr.
um abraço a todos
afonso

Isso ao fim de meia dúzia de trocas de água vai ao sítio.
O mal é stressar e começar logo a fazer coisas complicadas.
NÃO HÁ NADA MAIS EFICAZ NA QUIMICA DA ÁGUA QUE A DILUIÇÃO.
Se fosse viável fazer 100% de troca de água tu ficavas com fosfatos a menos de 0,10 de uma vez só.

Eu nem perdia tempo a medir os fosfatos durante um mês, afinal de contas as TPAs são para mim religiosas 10% no mínimo todas s semanas, mesmo que o aquário tenha os parâmetros das aguas de Bali :)

Abraço
Miguel

vou continuar com as TPA's semanais de facto não vale a pena inventar, vamos ver como vai correr.
abraço
afonso

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Miguel Pinho Escreveu:
NÃO HÁ NADA MAIS EFICAZ NA QUIMICA DA ÁGUA QUE A DILUIÇÃO.

More dilution, less pollution...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Se ja baixou para 0.90 então num mês tens o problema resolvido,pensei que o problema fosse mais grave. Mas atenção SPS nao gostam de alteraçoes bruscas, se na proxima TPA baixar assim tanto novamente as proximas TPA´s fazia metade da % semanalmente.

Joao Tomas Escreveu:
Se ja baixou para 0.90 então num mês tens o problema resolvido,pensei que o problema fosse mais grave. Mas atenção SPS nao gostam de alteraçoes bruscas, se na proxima TPA baixar assim tanto novamente as proximas TPA´s fazia metade da % semanalmente.

bom dia
sim vou estar atento como os testes da Hanna não são assim tão caros, vou medindo semanalmente.
abraço
afonso

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Afonso,

Na minha opinião e segundo a minha experiência (e é muita a lidar com fosfatos), isso com TPAs vai ser muito difícil de resolver; ao contrário do que aqui já foi afirmado, os fosfatos não se fixam nas rochas apenas se houver detritos, eles impregnam a rocha e vão-se libertando para a água quando os níveis na água são mais baixos do que os que estão depositados na rocha.

É evidente que isto um dia vai ter um fim, mas esse dia pode estar muito distante, como referiu o João Tomás.

Baixar níveis altos de fosfatos (tipo 1,4 para 0,9) com TPAs ou resinas, pode ser relativamente simples, o problema é fazê-los baixar quando chegam por exemplo a 0,20, ou 0,15 e continuam impregnados nas rochas. Aí vai ser preciso muita água nova, ou muitas resinas novas.

Afonso, como já pessoalmente lhe disse e na minha opinião, isso só lá vai tratando a rocha fora do aquário, ou mudando muito frequentemente (semanalmente ou mais), as resinas anti-fosfatos.

Miguel Pinho, na minha modesta opinião, uma coisa é retirar dum aquário uma pequena dose de cobre que lá entrou uma vez por acidente, outra é retirar doses maciças de PO4 acumuladas ao longo de meses, ou anos nas rochas de um aquário.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros