Boas,
O aquário ainda está no activo! e o layout ainda não caiu!!
Mas nao tem sido um inicio nada facil, parece que tambem preciso de ir à bruxa como o Rui
A partir do 3º mês comecei a colocar SPS, e a coisa até estava a correr bem, mas passado um mês começaram a branquear nas pontas, possivelmente penso que tenha sido de oscilações de Kh, primeiro porque tive uma explosão brutal de coralina!! e foi dificil controlar os valores de Kh ,a outra foi a bomba doseadora não estava a funcionar correctamente, uma das mangueiras estava certamente mal colocada e entrava ar e fazia com que as dosagens fosse ar misturado com o Kh...nao sei se me fiz entender!! Só dei por isso muito mais tarde...
Para além disso houve um desequilíbrio qualquer no sistema que até a minha tridacna que tinha à uns 4 anos a perdi!! Fiquei super desanimado na altura e depois de perder os frags todos parei e esperei que as coisas acalmassem ficando so com 3 ou 4 corais que transitaram do outro aquário como referencia para ver se as coisas melhorassem.
Não ficando por aqui...1 mês depois começou a aparecer as primeiras cyanos...espectáculo!!! era só o que me faltava!!!
Medi os nitratos e estavam a cima dos 25ppm..medi os fosfatos e estavam a zero!!! Boa!!! Toca a estabilizar o sistema de novo...até lá sem qualquer entrada de corais...
Hoje finalmente posso dizer que s coisas estão a dar a volta e as cyanos a regredir aos poucos, mas depois de ter mantos no areão neste momento tenha em algumas partes apenas na rocha e no areão alguns pontos mas nada de especial.
Mas isto nem parece nada demais comparando que nas ultimas 3 semanas avariou-se a bomba de retorno e a bomba do skimmer!! Lindo!!! toca a improvisar!!! Neste momento estou a tentar recompor as coisas e dentro de 1 mês ou 2 espero voltar à carga e voltar a colocar corais.
A foto foi tirada agora mesmo pelo instangram e andei para aqui a brincar com os efeitos e ficou uma cagada lol ...mas da para perceber como está...na mesma basicamente!