Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Lagoa da Tranquilidade, Mar das gorgónias, Estreito Abissal

Lagoa da Tranquilidade, Mar das gorgónias, Estreito Abissal

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Carlos Basaloco Escreveu:
É laaa! Isso é que é o JAWS ai na lagoa. Muito fixe mesmo, deve dar alta vida a lagoa. Qualquer dia perco a cabeça e virome para fish only e irei aventurar com esse tipo de peixes. Parabéns, sempre a frente com as tuas ideias! :D

abraço

Para já este é muito calmo e ainda não comeu mais do que carne de camarão sem carapaça porque com carapaça manda-me comer a mim.
Não necessitas de ter um FO para teres este peixe cartilagíneo ... é compatível com recife (exceptuando algo que possa inadvertidamente comer por confundir com alimento, como por exemplo um camarão, mas não deve acontecer depois de se ter habituado aos que já lá estavam e outros que possam ser introduzidos desde que efectuado convenientemente ... enfim poderá ser assim ...
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:

Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá Pedro,

O que lhe estás a dar de comer?

Abraço

Olá Ricardo
Para já carne de camarão a que retiro previamente a carapaça. Procuro dar também a parte da cabeça do camarão mas para já só o fiz uma vez e se o fizer será com amplos intervalos porque tem algum impacto no sistema que é ainda muito recente e ainda se está a consolidar. Futuramente e se correr tudo bem, receberá outros alimentos completos, ou seja, não só a parte muscular mas também vísceras, etc... para ter uma alimentação mais equilibrada. Seja como for ainda cedo para vaticinar, são ideias, tudo dependerá do sucesso com este ou outro espécime da mesma espécie.
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)

Nuno Santos Escreveu:
Folgo saber Pedro que esse bichinho se deu bem por aí... tenho saudades dele aqui na CORALSEA, e de lhe fazer umas festinhas e de lhe dar de comer, mas acredito que ele não sentirá saudades minhas pois mudou-se para outras paragens em que será rei e senhor.
O que vale é que já tenho aqui mais dois para ir matando saudades.
Abraço, e vai dando notícias desse bichinho.

Olá Nuno
Para já tudo bem, come carne de camarão a que retiro a carapaça. Futuro dirá. Se correr bem pode ser que venha mais outro para a lagoa e é intenção que o Estreito Abissal tenha destes peixes ... enfim futuro dirá.
Педро Нуно

Joao Soares Escreveu:
fazer umas festinhas e de lhe dar de comer

Ola Nuno, o que é que ele estava a comer ai?
É peixe bastante interessante mas não encontro muitos casos de sucesso neste tipo de animais quando colocados em aquarios mistos.

Parabens Pedro.
Ainda me lembro das primeiras vezes que estavas na loja e dizias que iamos montar um aquario de 4.40m na parede lá de casa!!
E montamos!! :ymparty: :ymparty:

Continua a ser uma referencia e a inovar.

:ymapplause: :ymapplause:

Olá João
Já são vários anos e já me conheces. Não era só um, mas sim três de 4,40m ... mas assim fica melhor ... na altura não se vislumbrava a lagoa, azoox, etc... agora é terminar e... espera a ter saberes o que penso colocar lá a viver.... se puder ser já sei que vou receber o habitual "tu és maluco" como sempre recebi e ainda recentemente quando te disse para colocar o de 4,40m ... mas há mais embora não seja para já ... ;)
Педро Нуно

Adriano Sousa Escreveu:
Boas. Por acaso tive o prazer de ver o bichinho na loja e pareceu-me ser algo fora do comum... Só tive mesmo pena de não o ter tocado pois disseram que que tinha uma pele muito diferente. Aqui deixo uma foto dele na loja... Imagem
O meu também já chegou.... A ver como se porta esse. Abraço e boa sorte

:-bd

Os peixes cartilagíneos têm pele diferente ... está-lhes na natureza e é uma adaptação evolutiva. Actualmente no universo da natação de competição e também na construção naval, procura adoptar-se o mesmo tipo de superfície da pele de tubarão para melhorar a dinâmica dentro de água.
Педро Нуно

César Soares Escreveu:
Ei lá! Um tubarão! :D :D

Olha acho que esse areão não é o ideal para ele. Acho que é muito grosso e pode danificar a "barriga" que é muito macia....

Tudo tranquilo para já. Partes da Lagoa têm fundo nu e metade ou mais de metade do do Estreito Abissal terá fundo nu. Seja como for a camada de areia de coral é tão fina que com um simples movimento fica fundo nu e a areia é fina.
Педро Нуно

Aкула a comer ...

Essencialmente sai muito próximo da altura em que as luzes se vão apagar e depois gosta de nadar pela lagoa no escuro. Come bem como se pode ver no vídeo. Para já saliento que a alimentação quase lhe tem de ser colocada na boca, mas também pude verificar que tem sentido de olfacto e detecta o alimento com uns barbilhos que tem nos bordos da boca que é sub terminal.
Педро Нуно

Actualização efectuada em 8-07-2012

As Cianófitas estão a desaparecer e a continuar assim no final desta semana já poderão não estar presentes. As Hydnophora acusam algum desgaste mas continuam a manter-se. Houve introdução de mais alguns corais, frags essencialmente, um coral de turbinária, um cycloseris laranja, uma euphyllia verde... Após decorridas algumas semanas da introdução de um frag de Stylophora pistillata de cor magenta vivo, a cor mantém-se e assim veio mais outro frag. Há três frags de milka em bom progresso, uma montipora laranja, uma digitata laranja, a duncanopsamia está a desenvolver 3 ou 4 cabeças novas... enfim a lagoa continua a consolidar a sua estabilização pese o facto de ter ocorrido um pequeno episódio de desequilíbrio que resultou da introdução do Aкула (Tubarão) e um Odonus niger, mais concretamente da sua alimentação com a qual no inicio nem sempre tive o cuidado que fosse logo toda ingerida, situação que agora não se verifica e só é dado o que é ingerido, o mesmo se passando com os restantes peixes. O Odonus ainda está meio tonto de tanto comer e está a recuperar. Acresce ainda a contribuir para o episódio, o desaparecimento natural e progressivo, fruto em boa medida das trocas abundantes de água, das cianófitas que libertam a sua carga. Amanhã deverão ser mudados os 210 litros (cerca de 30%) de água, acção que ocorre a cada 7 a 10 dias. Os parâmetros de água estão dentro dos valores adequados a um recife de coral.

Editado pela última vez por Pedro Nuno em 09/jul/2012, 12:26, num total de 1 vez.
Педро Нуно

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

brutal 8-x 8-x já vi :o3 :o3 menos domesticados :ymdevil:
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Grupo: Utilizadores Mensagens: 29
Boas Pedro
Belo bicho que ai tens, ja tive um igual e gostei muito :) acabou por morrer devido as rochas do buraco onde se escondia terem descaído um pouco, fazendo com que ele ficasse preso. Não me apercebi na altura que estava preso, porque raramente saia quando as luzes estavam todas ligadas... foi pena gostava muito do bicho. Ele adorava camarão e peixe espada, quando lhe chegava o cheiro saia logo do buraco as cabeçadas (parece que vê muito mal) a procura da comida.
Quanto a pele do bicho realmente é diferente, parece lixa , mas brilhante e com boa cor...
Parabens pela aquisição e continua a postar a evolução... ;)
Abraço

Rúben

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Espetacular!!

É mesmo lindo o bichinho.. :ymapplause:

Já experimentaste dar-lhe alimento vivo?
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Será que ele come os camarões da nossa costa? Dos pequenos...
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Filipe Pires Escreveu:

Pois.. :D Era isso que eu estava a pensar...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Parabéns! Adoro ver coisas fora do vulgar, faz-me ver como sei tão pouco deste hobby. Olha lá... Se o gajo dá 3 voltas ao aquário, nao te atira todos os corais ao chão?

Sent from my iPhone using Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

César Soares Escreveu:
Espetacular!!

É mesmo lindo o bichinho.. :ymapplause:

Já experimentaste dar-lhe alimento vivo?

Filipe Pires Escreveu:

Cesar Soares Escreveu:
Pois.. Era isso que eu estava a pensar...

Não nesta fase e por duas razões que já expliquei nos posts anteriores. O camarão tem de ser descascado ou não o come e ainda pouco se movimenta, só agora há pouco quando o alimentei antes de desligar as luzes, é que fez um breve movimento de procura de alimento e de resto um dos dois Lysmata debelius que temos tentou retirar-lhe o alimento da boca ... isso explica porque ainda não considerei essa hipótese.

Ricardo Pinto Escreveu:
Parabéns! Adoro ver coisas fora do vulgar, faz-me ver como sei tão pouco deste hobby. Olha lá... Se o gajo dá 3 voltas ao aquário, nao te atira todos os corais ao chão?

Óóóóó Ricaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrdooooooooo ... RELAX ;;) ;;) ;;) :D ...ao longo da história geológica do planeta já ocorreram 5 grandes extinções em massa, os corais já mudaram por 4 vezes a composição do esqueleto em função do teor de CO2 na atmosfera ... a Aкула ( o Tubarão) ainda é pouco volumoso e movimentado ... pode acontecer e se se tornar excessivo como aconteceu com a Coris guaimard que virava os frags à procura de alimento, uma coisa que faz por instinto na natureza sendo que aí vira pedras, pedaços de coral, etc... e neste caso por essa razão foi parar ao Mar das Gorgónias e lá vive, a Aкула ( o Tubarão) vai para o Estreito Abissal onde de resto entre outros planeio ter mais exemplares desta espécie ... e só terei de colocar os corais direitos ... porque para atirar tudo borda fora, teria de ser bem maior do que o que é ou alguma vez será uma vez que não deverá ultrapassar os 30 cm por viver em espaço tão confinado ... seja como for de um modo ou outro vai tudo correr bem ;)
Sim é fora do vulgar, mas ao alcance de outros/as que o queiram ao contrário de outras espécies mais complicadas como so Zanclus por exemplo ... seja como for espera para veres o que está previsto para o Estreito Abissal se de facto for viável como penso que é ... :-

Tirei algumas fotografias pouco antes das luzes se desligarem e depois de a Aкула ( o Tubarão) ter sido alimentado e procurei o detalhe da morfologia da boca e dos barbilhos sensoriais que possui e com os quais esquadrinha o fundo, pedras, etc à procura de alimento ... e como se pode ver, os olhos são bem diferentes ... parecem ser mais adaptados a visão nocturna ... tipo night prawler ...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fotografias de outros habitantes da lagoa

Tridacna azul sob a corrente de água
Imagem

Stylophora pistyllata magenta de polipos verdes, Milka, Tridacna derasa, caulastrea, catalaphyllia, Cyprea tigris
Imagem

Imagem

Imagem
Педро Нуно

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Pedro,

Lindo bicho, mas diz-me qual o tamanho dele tens ideia?
era bom ser registado para se acompanhar o seu crescimento ;)

Boa Sorte
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Pedro,

Muitos parabéns principalmente pro arriscar coisas que não são muito "normais" :ymapplause: :ymapplause:

Sem dúvida um tópico obrigatório a seguir

Grupo: Utilizadores Mensagens: 197
Sim, é mesmo um tópico para seguir.
Uma vez que lá na loja parece que foram vendidos mais meninos como esse era bom saber mais opiniões....

Breve actualização

Ontem foram trocados mais 210 litros de água e chegou mais uma Stylophora pistyllata magenta à Lagoa, é a terceira ... deixo algumas imagens tiradas hoje com o sol da manhã ...
Nota: As imagens algo desfocadas devido à suave ondulação da água naquela zona da lagoa ... (um dia destes não me dou conta e enfio a lente da máquina fotográfica na água @-) )

Stylophora magenta nº 3
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Stylophora nº 2

Imagem
Педро Нуно

João Ferreira Escreveu:
Pedro,

Muitos parabéns principalmente pro arriscar coisas que não são muito "normais" :ymapplause: :ymapplause:

Sem dúvida um tópico obrigatório a seguir

Olá João Ferreira

Há um individuo que diz
C'est en faisant n'importe quoi qu'on devient n'importe qui" ... Tradução: É fazendo qualquer coisa que nos tornamos qualquer um ...
... bem os vídeos das "actividades" desse individuo são hilariantes e divertidos ... mesmo assim fico curioso em saber o que é que são coisas que não são muito "normais"??? ...
seja o que for esta não é uma aventura como a que fiz do Zanclus de que podem ler aqui e aqui, é contudo uma aprendizagem e assim deve ser ou o conhecimento não avança ... seja como for João, agradeço o encorajamento e interesse e ... esperem até ver o que vai viver no Estreito Abissal se de facto puder concretizar a ideia que tenho em mente ... isso poderá ser :-? ... ou não :-? :ymalien: =:)
Педро Нуно

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros