Boas Pessoal,
Ora bem, vamos fazer um upgrade ás informações do sistema...
1º Alterei a circulação, coloquei uma WP40(Para quem não conheçe é uma bomba "controlável" da Jebao), e que me deixou muito satisfeito, o unico problema que tenho é mesmo circulação a mais... como tenho uma camada muito fina de areao, quase diariamente tenho vidro á mostra...
2º Alterei a iluminação, coloquei uma calha de Led's HY de 90cm(sobre o tanque de 130cm... é suficiente... necessita de alguns cuidados por causa da colocação dos corais mais exigentes, mas é uma calha QB para o tanque em causa.
3º Alterei o Layout... Estava com um problema chato chamado anemona... e a unica forma que consegui de o resolver foi alterando o layout, conforme podem ver abaixo. Criei uma ilha só para ela e parece que ela gosta, pelo menos deixou de me queimar corais...
Entraram também uma Valenciannae sexguttata, que é uma máquina a limpar o areão e uma frag de uma montipora velvet(não sei o nome cientifico... só sei que tem uma cor lindissima

Antes da mudança de layout:

Depois da mudança:

A nova Monti:

A Anemona toda entretida com os palhacitos:

Quanto á calha, posso dizer que estou muito satisfeito, consegui finalmente criar zonas de menos luz, que me permitem outras brincadeiras, pena terem lentes de 90º, mas resolvi isso subindo um pouco a calha. A calha é programável e permite simular o nascer e por do sol de uma forma muito simples, tem também 5 modos pré-definidos, e permite controlar as fases lunares. Obviamente que eu não estou a usar nenhum dos modos pré-definidos, fiz o meu próprio modo, até porque as prédefinições implicavam, os RB ligados a partir das 20/21h, até ás 6/7h da manhã e durante o dia tinha iluminação. Ora como prefiro ver o tanque iluminado quando estou em casa, está a ligar ás 19h com subida da intensidade gradual, atingindo o pico ás 22h e dura até ás 3h, quando começa a diminuir até ás 5h(aproveitar o bi-horário).
A calha não tem ventoinhas e o dissipador aquece ligeiramente, mas nunca aqueceu demasiado, quer dizer eu coloco lá a mão em cima e noto que está ligeiramente mais quente, mas nada de especial.
Acho que vou remodelar alguns vivos em breve, aproveitando as mais valias para colocar um ou outro vivo, com isto da crise, gastar dinheiro não planeado no tanque não me parece ser boa ideia... então tenho um ou dois peixitos que provavelmente vou trocar.
Lista de peixes:
- Strigata;
- Naso Elegans;
- Paracanthurus hepatus;
- Zebrassoma dejardini;
- Centropyge Bicolor (eventualmente a trocar, não me deixa manter acans... de resto não toca em nada);
- Amphyprion Polymnus;
- Amphyprion Sebae(ao fim de uma semana a levar porrada formou par com o polymnus e estão assim e a viver na anemona há pelo menos 5/6 meses);
- 2 Pterapogon kauderni;
Invertebrados:
- Lysmata Debelius;
- Lysmata Amboinensis;
- Condolactys;
Nas fotos, não se percebe muito a profundidade que tentei dar ao Layout, mas acho que ficou agradável.
Adição:
Faço cálcio uma vez por semana(os consumos não são altos);
Fiz Zeovit Aminoacidos e Coral Vitalizer, mas de cada vez que adicionava, tinha boom de cianos... parei, tenho dois frascos quase cheios(de 10ml cada), se alguem quiser... que diga;
Faço 1 vez por semana Salifert CoralFood e algumas vezes por semana Golden Pearls para os cardinais e para os corais;
TPA's estou a fazer de novo semanais(fazia a cada 15 dias) com água do mar... os polipos das acroporas com os leds e a seguir a cada TPA parece que saltam das orbitas

Como tenho o cálcio a 400, não acho que vá alterar o regime de adição de cálcio, se bem que vou passar a fazer com hidróxido de cálcio em vez do suplemento da seachem que tenho usado(sai muito mais barato).
Tenho a Alk a 11/12 e não consigo baixar... por isso, não vou fazer adição de bicarbonato...Magnésio está a 1250 e estável...
Venham de lá essas opiniões e criticas!
BTW, alguem sabe o nome certo da monti nova que aparece? é de encrustar, parece a australiensis mas não é... é de base verde e de polipos verdes limão... Não me parece a nodosa...
Abraços.