Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros aquario do nuno

aquario do nuno

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 19/mar/2013, 18:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
ola a todos

após uns meses de ausência vou actualizar o meu aquario.

devido ao meu problema com aptasias resolvi comprar um peixe folha e um imperador,resultado:
- já não tenho nem aptasias nem mts corais moles

sendo assim resolvi apostar num aquario so de peixes com os corais moles que me deixaram ficar e resolvi fazer um nano de 45x45x45 para ter uns moles,lps uma anemona e um casal de palhaços.

no meu aquario de 150x60x60 tenho os seguintes peixes:

Naso elegants
Hepatus
yellow tang
Zebrasoma desjardini
Pomacanthus imperator
Chromis viridis - 5
Acreichthys tomentosus
Pervagor melanocephalus
Ecsenius bicolor
Amphiprion ocellaris - 2
donzela listada
Valenciennea strigata

apesar de serem mts peixes o aquario ainda me parece mt despido,gostava de saber quantos peixes posso ou devo meter e quais aconselhavam ?

obrigado

Mensagem 19/mar/2013, 18:15

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Nuno Vinha Escreveu:
ola a todos

após uns meses de ausência vou actualizar o meu aquario.

devido ao meu problema com aptasias resolvi comprar um peixe folha e um imperador,resultado:
- já não tenho nem aptasias nem mts corais moles

sendo assim resolvi apostar num aquario so de peixes com os corais moles que me deixaram ficar e resolvi fazer um nano de 45x45x45 para ter uns moles,lps uma anemona e um casal de palhaços.

no meu aquario de 150x60x60 tenho os seguintes peixes:

Naso elegants
Hepatus
yellow tang
Zebrasoma desjardini
Pomacanthus imperator
Chromis viridis - 5
Acreichthys tomentosus
Pervagor melanocephalus
Ecsenius bicolor
Amphiprion ocellaris - 2
donzela listada
Valenciennea strigata

apesar de serem mts peixes o aquario ainda me parece mt despido,gostava de saber quantos peixes posso ou devo meter e quais aconselhavam ?

obrigado

Boas Nuno,

E que tal colocares o setup e umas fotos?

Cada vez que oiço falar de aquários só de peixes vem-me sempre à cabeça o aquário do Diogo Lopes.

Quando tentou fazer fish only cada vez que introduzia um peixe morria alguma coisa.

Quando a mim num tanque quando se introduz um peixe novo, ou se usa quarentena ou então é uma lotaria.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/mar/2013, 12:12

setup:

aquario 150x60x60
escumador - ati powercone 250i
iluminação - 4 calhas aqualed light
rocha viva - 30kg
bomba de circulação - sun sun 12000lh e sun sun 5000lh
bomba de retorno - eheim 3000

neste momento tenho tudo estabilizado os peixes estão a crescer bem , há uns meses atras devido ao preço ser baixo comprei um Acanthurus leucosternon de porte medio e mal chegou ao aquario começou a comportar se de maneira estranha e começou a ficar doente e tb a ser perseguido pelo o naso ,acabando mesmo por morrer e levando 4 anthias com ele.

a minha ideia era comprar numa loja de confiança que já tivesse o peixe há algum tempo para vender mas sei que é sempre uma lotaria.

peixes que eu ainda gostava de por era:

Acanthurus olivaceous
Acanthurus japonicus
Holacanthus ciliaris
Ctenochaetus strigosus

é demasiado arriscado ?

Mensagem 07/ago/2013, 18:55

ola a todos

venho aqui actualizar este tópico , o aquario esta um pouco em baixo em corais mas os peixes estão lindíssimos e cada x maiores.

Imagem

Imagem

Mensagem 17/jun/2014, 17:23

No final do ano passado após umas limpezas a casa, fui olhar para o aquário e tinha quase todos os peixes mortos, a única hipótese para este cenário horrível só pode ter sido algumas gotas de lixívia no aquário.
Como devem calcular só me apetece desistir do hobby e a 1 atitude foi acabar com o meu cubo só para corais e passar tudo para o aquário grande.

Tive 5 meses apenas a fazer tpas e a dar de comer ao hepatus e aos corais que vieram do cubo.

Durante este mês voltei me a aproximar do aquario, dando mais atenção fazendo os testes , voltei a comprar uns peixes e uns corais para ver como o aquário reagia, fica aqui uma foto do aquario.

Imagem

JImagem

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 18/jun/2014, 19:02

Hoje adquiri mais um foco Kessil, fica apenas a faltar mais um foco para ter o aquário completo em termos de luz.
Agora com os 2 focos vou mudar alguns sps de lugar.
Espero que haja algum comentário pk, aqui no Alentejo poucos são os aventureiros na água salgada e resta me o fórum para para aprender e partilhar o meu aquário.

ImagemImagemImagem

Mensagem 19/jun/2014, 13:40

O meu Escumador é o ati powercone 250i, detesto a sua bomba pk quando se desliga a bomba nunca volta a reiniciar e vai sempre perdendo a potência.
Existe alguma bomba no mercado que de para adaptar ao ati powercone 250i?

Mensagem 19/jun/2014, 13:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Li num post a pouco que as dc2000 ou dc3000 com rotor de agulhas trabalha bem com esse escumador.
Procura o topico por ati power cone

Abraço
Andrė Salgado
Abraço
André Salgado

Mensagem 13/jul/2014, 15:56

ola a todos

estou a pensar em mudar o aquario de lugar , estava a pensar em abrir um buraco do tamanho do aquario na parede da sala .

agora as duvidas :

no escritório aonde vai ficar tudo aproveito a estrutura e apenas encosto o aquario ao buraco feito na sala ( esta é a maneira mais fácil para mim mas parece me que não fica tao bonito pk fica sempre um espaco largo entre o aquario e a sala )

ou é melhor fazer a estrutura em tijolo e colocar o aquario , desta maneira já poderia colocar o aquario dentro da parede .

alguém que já fez este tipo de mudanças poderia me dar umas ideias para ver se eu não faço muitas burrices .

Mensagem 13/jul/2014, 23:26

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Boas Nuno,
Se vires o meu aquario esta encostado á parede da sala. Eu fiz uma estrutura em bloco e vigas de placa. Tens apenas de ter cuidado com a altura da estrutura para que nao fiques com o aquario muito alto em relação ao buraco.
A grande vantagem da estrutura em bloco é que não andas preocupado com a ferrugem e manutenção das outras estruturas.
Abraço

Mensagem 14/jul/2014, 07:24

Olá Nuno
Já vi o teu aquário e gostei da maneira como ficou,estava com a ideia que encostado iria ficar com o aquário mt para dentro visto da sala.
Nuno meteste o aquário em cima da estrutura sem nada ou colocaste em cima de esferovite?

Não percebi quando falas na altura da estrutura, a estrutura vai ter que ficar ao nível do buraco não é?

Mensagem 14/jul/2014, 09:16

Nuno Vinha Escreveu:
Olá Nuno
Já vi o teu aquário e gostei da maneira como ficou,estava com a ideia que encostado iria ficar com o aquário mt para dentro visto da sala.
Nuno meteste o aquário em cima da estrutura sem nada ou colocaste em cima de esferovite?

Não percebi quando falas na altura da estrutura, a estrutura vai ter que ficar ao nível do buraco não é?

Coloquei roofmate. Por isso ao fazer a estrutura convem saber que espessura vai usar de roofmate ou outro material qualquer.
Usei o roofmate pq é mais resistente e não deforma tanto como outros materiais com o peso, alem de ser acessivel no preço.

Em relação á altura da estrutura usas este calculo:
Altura/ nivel do buraco - espessura do roofmate - espessura do vidro - altura de areia que vais colocar (este foi o meu erro) = altura da estrutura.
Assim com esta conta tens o aquario com a areia ao nivel do buraco e não como eu acima do buraco...

Abraço

Mensagem 15/jul/2014, 15:23

Nuno Moreira Escreveu:
Nuno Vinha Escreveu:
Olá Nuno

Coloquei roofmate. Por isso ao fazer a estrutura convem saber que espessura vai usar de roofmate ou outro material qualquer.
Usei o roofmate pq é mais resistente e não deforma tanto como outros materiais com o peso, alem de ser acessivel no preço.

Em relação á altura da estrutura usas este calculo:
Altura/ nivel do buraco - espessura do roofmate - espessura do vidro - altura de areia que vais colocar (este foi o meu erro) = altura da estrutura.
Assim com esta conta tens o aquario com a areia ao nivel do buraco e não como eu acima do buraco...

Abraço

Olá Nuno, obrigado por todas as ideias e ajudas, eu neste momento estou na fase do medo lol.
Parece me que fazer o buraco até nem é a parte difícil mas esvaziar o aquário e guardar a água, apanhar os peixes e corais essa sim parece me o processo mt complicado.
Mas para já vou perguntar a um pedreiro um orçamento.

Mensagem 17/jul/2014, 10:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Ola a todos

Grande projecto que tens ai em mãos Nuno, força ai.

Mensagem 17/jul/2014, 10:55

Como tu sabes amigo Pedro ter um reef em Évora nao e fácil, que eu saiba somos só 3 eborenses aventureiros neste fantástico mundo.
Apesar de ter tido mts altos em baixos ao longo destes 2 anos gosto mt do actual estado do aquario.

Mensagem 17/jul/2014, 23:35

Nuno Vinha Escreveu:
Como tu sabes amigo Pedro ter um reef em Évora nao e fácil, que eu saiba somos só 3 eborenses aventureiros neste fantástico mundo.
Apesar de ter tido mts altos em baixos ao longo destes 2 anos gosto mt do actual estado do aquario.

Boas,
Isso não é desculpa, na minha zona pelo que sei sou o único infelizmente....
Abraço e o caminho é para a frente....

Mensagem 17/jul/2014, 23:50

Tens toda a razão Nuno o caminho é mesmo para a frente e tb estou apenas a 1h da margem sul e de Lisboa, mas custa um pouco sermos tão poucos, mas agora já tenho a companhia do Pedro.

Finalmente adquiri a última Kessil fazendo 3 num aquário de 150x60x60 por isso em termos de iluminação já deve chegar por isso vamos lá a ver o que vai ser o futuro.

Mensagem 22/ago/2014, 16:00

Olá a todos

Eu já tenho a mesma areia há mais de 2 anos no aquário, eu gostava de a tirar para lavar, como é que vocês fazem para tirar a areia sem criar mt distúrbios no aquário?

Mensagem 22/ago/2014, 16:30

Podes sempre aspirar para um balde e aproveitas e fazes uma troca de agua.

Mensagem 22/ago/2014, 16:47

Sim a mas a minha duvida é mesmo essa como aspiro a areia, eu para as tpas uso uma bomba retorno para tirar a água

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros