Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros IUPI Reef

IUPI Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 24/jul/2013, 22:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Uma fotos das vistas do meu aquario :ymhug: :ymhug: :ymhug:

Imagem

Imagem

Cumprimentos

Mensagem 25/jul/2013, 08:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Boas =)

Muito bom, sim senhora =)

Congrats.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 25/jul/2013, 15:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Ricardo Maia Escreveu:

Imagem

Imagem

Cumprimentos

Boas Ricardo,

O enquadramento está muito bom.

Só acho que tens o layout muito em baixo .... Não tens pedra a meio caminho. Aí em baixo a iluminação deverá ter entre 180 a 210 PAR o que será manifestamente pouco para corais (falo por experiência própria)

É falta de Rocha? Paciência? Motivação?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/jul/2013, 15:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Ricardo,

O calor da lareira nao pode afectar o aquario? outra coisa...cuidado com a cinza, tudo bem que a lareira é fechada mas vais abri-la muitas vezes para colocar/ajeitar a lenha e pode ir cinza para o aquario..sei por experiencia do Paulo Bravo que teve esse problema e penso que a lareira tambem era fechada!!!

Mensagem 26/jul/2013, 11:36

Armando Fernandes Escreveu:
Boas =)

Muito bom, sim senhora =)

Congrats.

1 Abraço,
Armando

Obrigado Armando :D :D :D

Mensagem 26/jul/2013, 11:45

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Ricardo Maia Escreveu:

Imagem

Imagem

Cumprimentos

Boas Ricardo,

O enquadramento está muito bom.

Só acho que tens o layout muito em baixo .... Não tens pedra a meio caminho. Aí em baixo a iluminação deverá ter entre 180 a 210 PAR o que será manifestamente pouco para corais (falo por experiência própria)

É falta de Rocha? Paciência? Motivação?

Abraços,
Rui

Boas Rui o layout quando o fiz tentei que fosse o mais simples possível dai não ter subido muito a rocha.

A linha de corais que vou seguir é á base de moles e LPS por isso penso que não será muito grave a minha calha e uma 4x39w e para já os corais estão a reagir bem mas claro que quero uma calha maior mas entre leds ou uma 6x39w ainda não me virei para ai porque agora a prioridade é colocar a sump na garagem que não esta nada fácil...

Rui paciência e motivação eu tenho muita mas tenho mais ignorância ainda o que poderá ser a maior causa do layout não estar 5**** @-) @-) @-) é o meu primeiro reef e pormim estava a começar agora mudava umas coisas :-w :-w :-w

Abraço e obrigado pela dica \m/ :o3

Mensagem 26/jul/2013, 11:50

Joao Tomas Escreveu:
Ricardo,

O calor da lareira nao pode afectar o aquario? outra coisa...cuidado com a cinza, tudo bem que a lareira é fechada mas vais abri-la muitas vezes para colocar/ajeitar a lenha e pode ir cinza para o aquario..sei por experiencia do Paulo Bravo que teve esse problema e penso que a lareira tambem era fechada!!!

Boas João eu no meu aquário de agua doce nunca tive problemas com a temperatura e cheguei a ter o recuperador a queimar bem para testar isso mesmo e nunca subiu a temperatura da agua...

Relativamente à cinza desconhecia isso...obrigado pela aviso vou estar atento!!! mas poderá fazer mal ao aquário???? :-ss :-ss :-ss

Abraço e obrigado

Mensagem 26/jul/2013, 12:22

Ricardo Maia Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Ricardo,

Boas João eu no meu aquário de agua doce nunca tive problemas com a temperatura e cheguei a ter o recuperador a queimar bem para testar isso mesmo e nunca subiu a temperatura da agua...

Relativamente à cinza desconhecia isso...obrigado pela aviso vou estar atento!!! mas poderá fazer mal ao aquário???? :-ss :-ss :-ss

Abraço e obrigado

O que faz nao sei, mas nao deve ser muito benefico!! Tem cuidado com isso.

Mensagem 26/jul/2013, 14:00

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Via Wikipédia...

Dada a sua origem nas impurezas minerais contidas no carvão, as cinzas são maioritariamente constituídas por dióxido de silício (SiO2), óxido de alumínio (Al2O3) e óxido de ferro (Fe2O3), sendo por isso uma interessante fonte de alumínio e silício para geopolímeros. Exibem também actividade pozolânica, reagindo à temperatura normal e em presença de água com o hidróxido de cálcio e com álcalis para formar hidratos de silicato de cálcio, compostos com capacidade de presa, isto é que actuam como cimento em agregados.

Não sou quimico, mas á primeira não me parecem bons compostos quimicos a cair dentro de um reef... principalmente se a lareira for muito usada durante o Inverno. O uso de lareira também aumenta a quantidade de CO2 na sala, devido a consumo de oxigénio.

Podemos espécular um pouco sobre o assunto já que está comprovado que uma sala mál arejada ou com excesso de CO2 altera a composição quimica da água quando se dão as trocas gasosas, alterando significamente o PH e o KH da aqua.
Agora a partir de que niveis de CO2 isso acontece ou não, e qual a influencia real ou não de uma lareira sobre o aquário não sei responder com dados concretos..., apenas sei que CO2 em demasia na sala onde está o aquário afecta as trocas gasosas e por sua vez afecta a qualidade da água. A ver se encontro o artigo cientifico onde isso está comprovado...

Mensagem 26/jul/2013, 14:49

Marco Madeira Escreveu:
Via Wikipédia...

Dada a sua origem nas impurezas minerais contidas no carvão, as cinzas são maioritariamente constituídas por dióxido de silício (SiO2), óxido de alumínio (Al2O3) e óxido de ferro (Fe2O3), sendo por isso uma interessante fonte de alumínio e silício para geopolímeros. Exibem também actividade pozolânica, reagindo à temperatura normal e em presença de água com o hidróxido de cálcio e com álcalis para formar hidratos de silicato de cálcio, compostos com capacidade de presa, isto é que actuam como cimento em agregados.

Não sou quimico, mas á primeira não me parecem bons compostos quimicos a cair dentro de um reef... principalmente se a lareira for muito usada durante o Inverno. O uso de lareira também aumenta a quantidade de CO2 na sala, devido a consumo de oxigénio.

Podemos espécular um pouco sobre o assunto já que está comprovado que uma sala mál arejada ou com excesso de CO2 altera a composição quimica da água quando se dão as trocas gasosas, alterando significamente o PH e o KH da aqua.
Agora a partir de que niveis de CO2 isso acontece ou não, e qual a influencia real ou não de uma lareira sobre o aquário não sei responder com dados concretos..., apenas sei que CO2 em demasia na sala onde está o aquário afecta as trocas gasosas e por sua vez afecta a qualidade da água. A ver se encontro o artigo cientifico onde isso está comprovado...

Boa Marco, nem me lembrei do wiki eheh tas la ;)

Ricardo,

Será normal o teu redox ser um pouco mais baixo que o normal durante o inverno pelo maior uso da lareira e da casa estar mais fechada e isso implicará ph e Kh mais baixo. Coloca as bombas a apontar para cima para que haja uma boa movimentação da agua à superficie irá ajudar. Mas de facto nao é muito boa ideia ter o aquario ao lado da lareira ou até mesmo na mesma divisao se o uso for grande. Eu nao tenho lareira mas por norma no inverno tenho a casa sempre fechada e notava o ph a descer um pouco e se abrisse a janela ao lado do aquario notava ele a subir para parametros mais normais!!!

Mensagem 27/jul/2013, 13:58

Marco e João obrigado pelas dicas vou estar com mais atenção ainda este inverno vou medir mais vezes os parâmetros da agua durante o tempo que o recuperador estiver ligado...

Não sei se será muita a diferença mas o que eu tenho é um recuperador não uma lareira não se se a nível de consumo de o2 será igual...

Cumprimentos e obrigado

Mensagem 27/jul/2013, 14:02

Ricardo Maia Escreveu:
Marco e João obrigado pelas dicas vou estar com mais atenção ainda este inverno vou medir mais vezes os parâmetros da agua durante o tempo que o recuperador estiver ligado...

Não sei se será muita a diferença mas o que eu tenho é um recuperador não uma lareira não se se a nível de consumo de o2 será igual...

Cumprimentos e obrigado

Ricardo, basta ficares atento ao Ph ;)

Mensagem 27/jul/2013, 15:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Ola Ricardo
Sei que tens tido problema quanto aos peixes que introduziste e que ao que parece faleceram....
Bem vou passar te algumas dicas de quem tem 7 aquarios de agua salgada só com peixes e sem corais se quer e só 2 deles tem rocha viva e a rapaziada vive bem tranquila come bem e tudo corre bem.
Assumindo que tens um bom escumador proteico e uma filtragem externa eficiente ( pode ser filtros externos , sumps , etc...).
Em primeiro lugar tens que pensar no teu aquário como um sistema fechado , isto é sempre que fizeres novas introduções de vivos amplias os riscos de algo correr mal....
Das duas uma ou montas uma maternidade de controlo e ves o que se vai passando com os recem chegados ou então fazes o que faço - entra tudo de uma vez e não entra mais nada :)
Bom vou deixar passo a passo como tenho feito.

1) Arranjo areia de coral ou calcarea
2) Monto no meu caso os filtros externos potentes ( 10x o output de água relativamente ao volume ) 1500 litros/hora para 150 litros. Vão te dizer aqui que o filtro externo não se deve usar ( pois eu uso e sem chatices e como os meus jbl tem 9 litros de capacidade quando os tiro para limpezas é facil ( não pesam 60 quilos como as sumps ) e fica tudo limpinho indo para a banheira de casa sem sujar nada.Não é pela utilização de filtros externos que os escumadores deixam de remover materia organica na água - os meus tiram e tiram bem.Se vires um programa do discovery - big fish tanker - usam muitas vezes o fluval fx5 para acopolar a aquários salgados.A única salvaguarda é que o eixo do rotor do filtro e das powerheads deverá ser de ceramica , pois todos os inox acabam por oxidar e podes contaminar a água com metais pesados.
3) Monto o escumador - no meu caso dentro do áquario - apropriado a litragem
4) Enfio as bombas circulantes internas e uma powerhead oxigenadora com tubo para introduzir gases.
Faço a água salgada in áquario para os 150 litros e meço a densidade até acertar ao valor normal.
5) Deixo circular 10 dias sem nada.
6) Meço a amonia ao fim dos 10 dias e tem que estar abaixo de 2ppm.
Depois disto vou a pesça e penso no que quero.
A selecção que faço dos animais faço pelas cores e formatos e pelas utilidades.
Por exemplo - dois palhaços - são tubulares e laranjas - 1 cirurgião - é espalmado e são azulados ou amarelados.
Depois ponho sempre - 1 labroides para irem catando os outros peixes e ponho uns ermitas para limparem o fundo.
Escolho uma donzela pois tem o formato dos peixes anjo - mas são miniaturas - só uma para não haver cacetada - são territoriais a brava.
Se quiseres podes acrescentar um UV ( arranjas uma bomba que faça 600 litros/H para fritar bem o que la passar - nada de grandes velocidades de água aqui ) ou um ozonificador ( deverá libertar ozono numa camera separada do aquário - para protecção de habitantes )
SETUP FECHADO - com cinco ou seis habitantes e não mais para não superpopular.
Agora o meu truque que ponho a malta toda a comer num dia especialmente gajos que vêem a comer algas ( cirurgiões ) e que dizem que são esquisitos hehehhe.
Os meus habitantes mal entram dentro de água dou lhes SERA VIPAN Flocos com ( spirulina ) - comida de peixes de água doce LoL.
Os flocos pairam na água como se fossem pedaços de alga e posso te dizer que os cirurgiões e palhaços adoram.
Tenho paracanthurus hepatus , zebrassoma flavescens , acanthurus leucosternon , acanthurus pirofeus , premnas biaculeatus , labroides , pomacentrus , amphiprions ocellaris e perculas a comerem todos isto sem espigas.
Noto que os flocos sujam muito pouco a água e mais os floculos que comprei para peixes de agua salgada tambem não comiam bem ( ) e nota se a diferença do cheiros dos flocos ( os da sera cheiram a peixe decomposto e os outros tem um cheiro sintetico esquisito).
Depois faço assim no inicio a dose é tres colheres de café cheitas uma de manha outra ao meio dia e outra a noite com a comida para a rapaziada.
Não dou artemia , nem larvas de mosquito , só uso flocos e micro granulados podem ser da hirakari ou doutra marca mas que tenham algas incoorporadas ( algas - espirulina - kelp - noori - etc..).
Não encho a água de flocos ou granulos - dou na medida em que vejo os peixes limparem tudo sem deixar afundar no fundo :)

Esqueci me de dizer uso uns filtros de cascata pouco potentes onde ponho saquinhos de resinas chemi pure que tem a vantagem de quando estão saturadas passam de preto a laranja.
No meu aquario duram 1 ano sensivelmente e custam 24 euros cada saco para 100 litros.

Pronto fiz isto 7 vezes consecutivamente e dei me bem até agora.

Nas mudanças de água faço água salgada num jerrican de 50 litros oxigeno e deixo a circular 3 dias para o cloro evaporar e
depois tiro 50 litros ao aquario e reponho estes 50 litros com uma bomba que puxa do jerrican para o aquario em causa.

Os criadores de cães usam muito esta maxima - não te vale de nada dares a melhor ração do mundo se o cão não gostar da palatabilidade e não lhe pegar - nada mais certo :)

Um peixe que não come emagrece e o sistema imune fica fraco e falha e depois acaba por ser atacado por doenças.
Boa alimentação - bom sistema imune - compreender o que o peixe come na natureza e tentar imitar - alimentos completos e pouco poluentes e com alta digestibilidade :)

Uma ultima questão onde comprar os peixes???
Primeiro - pessoas sérias - ha uns dia pedi um acanthurus coerelus ao sr Carlos Mota e ele respondeu me não vai pois ta magro e tenho medo que não aguente a viagem ( não consegues arranjar nada mais serio que isto - uma pessoa que não vende pois não quer arriscar se a prejudicar outra pessoa - sinceramente Carlos adorei a tua postura , sou de lisboa , mas quando for ao norte vou te visitar para te conhecer ;) ).

Segundo observa bem a loja em causa e vê as tecnologias e aparelhos envolvidos e se estão bem dimensionados.Posso te garantir que uma loja com 100 aquarios de 100 litros percisa de um escumador central titanico e de recipientes de filtragem e de bombas da categoria que certas piscinas utilizam.

Depois questiona os responsaveis e vê o conhecimento técnico que te expõem.

Terçeiro - Olha para os peixes e aproximando bem a cara do vidro para veres o detalhe macro dos peixes. ( tenta ver manchas , feridas , algodões , pontos brancos - tudo isto e não compras ).

Quarto o comportamento dos peixes - guelras a arfar e não compras - peixes no fundo e de lado e não compras - peixes a nadar com movimentos estranhos aos pulos ou a superfice de cabeça inclinada a tocar na agua a inspirar ar e não compras ).

Quinto- pergunta se os peixes comem , o que comem e se possivel que te mostrem com um pedacinho...se não comerem mau sinal.

Quanto aos palhaços para finalizar não acredito em bruxas e são tão ou mais resistentes que outros peixes - tenho ca 11 de diversas espécies e generos e sem problemas

Fora a publicidade se fores de lisboa passa por um sr chamado paulo rego em benfica que detem uma loja chamada aquaplante e ele ajuda te com todo o gosto.
Abraço e sinceramente que tudo te corra bem ;)
Imagem
Imagem
Imagem

Tiago Tavares

Mensagem 28/jul/2013, 15:12

Tiago obrigado por partilhares as tuas experiencias percebi todo o teu ponto de vista e o teu método, já tinha li
do o tópico quarentena de peixes do César Silvério/HUgo Figueiredo :p :p para tentar perceber mais alguma coisa...

Eu penso que sei o que me correu mal passo a explicar...

O meu aquario ainda nao tinha 3 meses e eu já lhe estava a espetar um Acanthurus leucosternon foi uma grande grande erro, até ai os peixes estavam todos bem ao fim de duas semanas o Acanthurus leucosternon começou a ficar com ictio que coincidiu com o aspirar da areia deve ter stressado o bicho.... Depois claro comida com fartura até desaparecer tudo e desapareceu...Depois voltou a aparecer e eu nao estava em casa (pois trabalho em Lisboa) e a minha mulher tinha dias que se esquecia de meter comida e tal pronto foi tudo de uma vez só para o mundo dos peixinhos 8-x 8-x

Mais uma vez penso nunca deveria ter colocado o Acanthurus leucosternon x_x x_x x_x x_x

Mais uma vez obrigado Tiago já aprendi mais umas coisas....

PS: em relaçao ao Carlos Mota TOP 5**** tens mesmo de ir lá e nao pode ser só de passagem...

Mensagem 28/jul/2013, 15:20

Deixo aqui uma foto e um video do bivalve que habita aqui o meu reef desde abril e anda sempre escondido...

Como diz o Carlos Mota a Tridacna dos pobres =)) =)) =))

Imagem

Cumprimentos :-h :-h

Mensagem 28/jul/2013, 18:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Ola Ricardo

De facto uma quarentena dá sempre jeito - arranjas um aquario de 60 litros -100 litros e enches de rocha viva ou não viva - um filtro externo ( o mais pratico ) - e pronto poes la a rapaziada a entrar por 40 dias e claro sistema independente do que tens.

Quanto ao Leucosternon são de facto stressados - tem que se ter cuidado cuidado com o que se la poe , pois alem de agressivos e territoriais , até objectos como filtros internos ou mudanças na luz o podem assustar fazendo com que se esconda e começe a comer mal.

Quanto ao Ictio - ou Oodinium se te aparecer no aquario principal - tens que te conseguir ver livre dele sem dar cabo de corais , anemonas e afins - a maior parte dos antiprotozoários levam cobre e isso é ruinoso para o reef tank - se vires que só afecta um peixe pescas o peixe e tratas aparte num aquario só com água e temperatura elevada para o ciclo do parasita acelerar ( na pele sobre a forma de quistos são dificeis de matar - tens que fazer com que caiam e deem as formas flageladas que são mais faceis de se eliminar ).

Um truque é muitas vezes os peixes com Oodinium ou Ictio entram em anorexia e deixam de comer - arranjas protovit n e um multivatiminico liquido e poes 10 gotas de cada um no aquario de tratamento - os peixes absorvem pelas guelras as vitaminas soluveis e aminoácidos soluveis e assim o peixe começa a restabelecer se de forma não voluntária e depois começa a comer aos pouquitos e depois com sorte acaba com apetite de tubarão ;)

Se puderes por um UV - ou Ozono melhor - pois esterilizam bacterias e virus e ajudam na recuperação.

Abraço
TT

Quanto á alimentação convem ser regular e completa e se possivel suplementada de vitaminas e minerais ;)

Mensagem 28/jul/2013, 21:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Eh pá, isto afinal é fácil...
... qualquer dia ainda monto um aquário destes!

Abraço e boa sorte Ricardo.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 29/jul/2013, 01:56

César Silvério Escreveu:
Eh pá, isto afinal é fácil...
... qualquer dia ainda monto um aquário destes!

Abraço e boa sorte Ricardo.

Obrigado César :-bd :-bd :-bd :-bd :-bd :-bd

Mensagem 01/ago/2013, 23:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Está porreiro o aquario Ricardo, esse bivalve é porreiro onde arranjas-te isso :D :D

Abraço
Pedro Pereira

Mensagem 02/ago/2013, 15:34

Pedro Pereira Escreveu:
Está porreiro o aquario Ricardo, esse bivalve é porreiro onde arranjas-te isso :D :D

Abraço
Pedro Pereira

Obrigado Pedro :-bd

O bivalve comprei no Fragario do Norte é engraçado mas olha que para fazer a foto e o video tive de o colocar na frente porque ele gosta de estar sempre meio escondido na rocha mas passa 24h aberto...

Cumprimentos

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros