Boas

,
Os trabalhos prosseguem devagar ... ontem tive tempo para colocar mais uma chapa, fixar o tubo de esgoto ao tecto e começar a parte eléctrica.
E aqui começam os problemas ...
Depois de ligar o fio de terra, o neutro e a fase ... cada vez que ligo um candeeiro com lâmpada o quadro dispara.
Ainda não consegui perceber o que se passa. Com o multimetro meço 236 V entre a fase e o barramento do neutro. Lá em baixo entre os dois fios a mesma coisa. Não percebo mesmo porque é que o quadro está a disparar.
Tenho que perder um pouco de tempo a ver o que se passa mas estou completamente à nora.
Perdi ontem a tarde toda e nada. Ainda pensei que fosse o fio que se tivesse rasgado quando o passei ... mas para isso o quadro dispararia sempre que ligasse o dijuntor. Não sei mesmo
Entretanto soube que a colocação de imagem entre vidros pode causar problemas com infiltração de água. Especialmente na zona de corte dos furos das bombas. Assim tenho que mudar um pouco a filosofia e em vez de uma imagem de fundo vou voltar ao velhinho fundo preto.
A minha única questão era tapar as colunas secas e para isso vou fazer o mesmo que o Pedro Ferrer fez com vidro laminado de 6 + 6mm. Parece que o vidro já vem assim do fornecedor. Só resta a questão se poderei usar o mesmo para a traseira ou se terei que meter vinil por fora.
Assumindo que o vidro possa ser mais frágil decidi mudar um pouco a configuração do aquário de modo a que esse vidro não seja o vidro exterior e sim a divisória para a coluna seca.
Aquário com o fundo preto

Aquário só em vidro para ver as colunas por fora

Pormenor dos retornos calculada a altura de modo que em caso de falha da bomba de retorno não esvazie as caixas das tunze

Promenor do pente e dos furos de esgoto e retorno.

As medidas foram ligeiramente rectificadas mas ainda por dicidir.
1ª Opção: 230 x 80 x 60 (com as colunas com 15cm cada)
2ª Opção: 230 x 80 x 55 (com as colunas com 15cm cada)
A diferença são mais 5cm de profundidade. A questão é a altura. Segundo a
calculadora de espessura de vidro, usando vidro de 12mm com 55cm de altura tenho um coeficiente de segurança de 4.5 (muito seguro). Para uma altura de 60cm com o mesmo vidro de 12mm fico com um coeficiente de segurança de 3.7 considerado apenas de seguro.
Não sei bem o que fazer. Opiniões? Sendo que não quero vidro com mais de 12mm e vai levar travamentos em baixo e em cima.
Abraços,
Rui