Boa noite camaradas,
Hoje recebi os resultados do Triton Lab.
Este foi o primeiro teste que fiz ao meu aquário. a montagem tem actualmente 8-9 meses.
Faço TPA's com água natural (30L/semana).
Até hoje os produtos que utilizei foram:
- 1 frasco de Microvore - Microdiet, da Brightwell Aquatics - 1x por semana entre Julho e Novembro de 2014
- Phytoboom, 3 semanas de utilização, dosagem recomendada dia sim dia não, entre Dezembro 14 e Jan 2015. Entretanto suspenso porque me estava a fazer subir os fosfatos em demasia, talvez a dose seja exagerada para aquários com SPS.
- Desde finais de Janeiro 15 até hoje - Zeovit Amino-Acid e Zeovit coral vitalizer = 4 gotas de cada, 3x por semana.
Suplementação de Balling com os sais da Fauna Marin - KH e Ca. Não doseio regularmente Magnésio, aliás, só o fiz durante uma/duas semanas quando "combatia" a bryposis.
Vamos aos resultados:
Parte I - Unwanted Heavy Metals - Metais pesados indesejáveis

Aqui tudo bem, 0 cobre, tudo zero excepto o Alumínio, mas pelos vistos sem estar em níveis perigosos.
Parte II - Macro elements e Li Group 
De notar que o Cálcio está a vermelho porque o valor de referência é 440ppm. O meu objectivo era ter o Cálcio a 400-420ppm.
A amarelo o Magnésio 1280ppm. O valor de referência é 1370ppm.
Importa salientar que os testes da salifert a esses parâmetros, e realizados no mesmo dia, foram muito semelhantes:
Cálcio Salifert - 400ppm
Magnésio Salifert- 1260ppm
Parte III - I e Fe Group 
De acordo com os valores de referência, tenho todos os valores do Grupo do Iodo baixos - Iodo, Vanádio, Manganês e Zinco. Mas apenas o Iodo em níveis "amarelo".
Há umas semanas atrás morreu uma plerogyra verde - começou a definhar após um mês no meu aquário e nunca mais voltou abrir, até que passadas 3-4 semanas morreu por completo.
Na palestra do Triton na Macna 14, ele diz que nos EUA, ao contrário da Europa, não se conseguem manter gonioporas em aquário. Ele acha que é por falta de Manganês (ou Manganésio), pois este é essencial para as gonioporas.
Não faço a mínima ideia se os corais precisam ou não de Iodo, Vanádio, Manganês ou Zinco, mas estou tentado a experimentar adicionar um pouco destas "drogas".
Parte III - Ba, Si e P Group 
Foi para mim uma surpresa positiva saber que o valor do PO4 é 0,017 mg/L. O Hanna Checker de PO4 tem dado resultado de 0,05-0,06ppm consistentemente nas últimas semanas. Até já estava a pensar colocar um reactor PO4 ou adicionar bactérias. Deixa-me mas eh estar quieto, antes que estrague tudo
Conclusão: Na generalidade fiquei com a sensação que foram 37,5€ bem empregues. Claramente isto não é um teste para se fazer todas as semanas, mas penso que pode ser útil fazer o teste a cada 3-6 meses.
É também uma boa maneira de "calibrar" os testes que temos em casa. No meu caso por exemplo, fiquei a saber que o teste da salifert de Ca e Mg estão bem e que o Hanna Checker de PO4 dá um bocado a mais do que seria de esperar.
Também estou convencido que este tipo de teste, e tão barato para a informação que dá, vai revolucionar alguns dos conceitos e dogmas estabelecidos na manutenção de aquários de Reef's.
Estejam à vontade para comentar os resultados, pois há elementos/quantidades que não sei como interpretar.
Um abraço