Boas

,
Mais um pequeníssimo update só mesmo para ir mantendo o "diário"
Tenho o mau hábito de me entusiasmar demasiado e depois as coisas arrastam-se no tempo.
Assim voltei a focar-me.
* Parte de madeira do chapéu está pronta. Ver se este FDS consigo pintar. Fica manual (retiro e ponho à mão). Fica um pouco mais chata a parte da manutenção, mas tudo bem. Pode ser que um dia monte um móvel de ferro.
* Retirei as derivações da bomba de retorno. Estavam a ocupar demasiado espaço.
* Refiz o retorno retirando o Loc-Line e substituindo por um deflector rotativo.
* Pus completamente de lado o TFT de 5" e estou de volta com o de 3.2" para acabar a parte da programação que também sofreu alterações
- Optimização de código. Cálculo dos valores de intensidade de LED de 5 em 5 minutos.
- Retirei a componente para medição de energia. Não estava completa e ia ter que perder algum tempo para a refazer.
- Prioridade para LEDS (done), ATO (almost done) e temperatura (next step)
* falta ainda colar o pente da coluna seca.
Assim que isto tudo estiver pronto e testado com água vou colocar o areão (Paulo ... preciso resposta) aproveito a água da torneira para testes de estanquicidade e o aspirador da Hagen para "lavar" o areão.
Ver se começo imediatamente a seguir com o layout de modo a que possa começar a encher o aquário daqui por uma ou duas semanas.
Tenho estado a ler sobre vários métodos que me possam ajudar a mantêr o aquário (as viagens para fora vão intensificar-se) e pelo que tenho lido o método mais simples para mim e para quem cá ficar será o da Prodibio.
Como é só abrir e colocar ampolas de semana a semana ou de 15 em 15 dias é fácil para dizer à esposa ou ao filhote: abre e despeja SFF.
Entretanto tenho um problema fundamental ... embora quisesse que isto fosse um aquário só de Ricordeas, estou a ver bastante complicado arranjá-las por cá. Dos States não mandam para cá, da Alemanha é demasiado caro e de Inglaterra, quem conhecia deixou o negócio e até me arranja se eu mandar vir 500 ricordeas.
Por isso estou com um dilema grande: A forma mais fácil para o contornar é continuar perseguindo a parte do sonho e criar uma pequena ilha onde possa colocar por exemplo Zoanthus. Vamos ver.
Corais:
* Maioritariamente Ricordeas Florida
* Eventualmente Zoanthus (numa pequena ilha)
* 1x Montipora Digitata Verde
Peixes também já tenho a minha lista. Para além de:
*Casal de Occealaris (existentes)
*Casal de Pteropogon Kaudernii (existentes)
Quero (a entrar por esta ordem)
* Chelmon rostratus (se arranjar um que esteja a comer como deve de ser)
* Neocirrhitus armatus
* Centropyge Bicolor
* Acanthurus triostegus
* Acanthurus leucosternon
A ver se me foco para que isto ande um pouco mais depressa agora!
Abraços,
Rui