Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 23/ago/2012, 19:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Boas, pois não deixa de ser curioso Rui, pelos PDF técnicos quer de um quer de outro não vejo explicação para o 34N não aguentar, mas prontos está resolvido e ainda bem.

Quanto a tua questão sobre este esquema, sim podes usar ligado a qualquer fonte de 5V, desde que depois os ground (GND) tanto da fonte como do Arduino estejam ligados entre si.

Mensagem 03/set/2012, 13:08

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :( ,

Fogo isto de não ter tempo e andar por fora do país é uma treta ...

O "chapéu" para o aquário ainda não está pronto. O Arduíno não está programado, o aquário não está pronto para receber água ... :(( :(( :((

Entretanto o Pedro Ferrer esteve cá em casa e a mostrar-lhe o projecto percebi que tinha um problema fundamental no sistema de roldanas que vai manter o chapéu no ar.

Já percebi que tinha montado aquilo ao contrário e já estou à uma semana para tirar dois parafusos, montar um barrote de suporte e montar a treta das roldanas. Mas na realidade fiquei bastante contente pois vou precisar só de duas vezes 200g de peso (provavelmente chumbo num saco) para conseguir manter o chapéu em equilíbrio.

Aproveito ainda para agradecer ao Pedro Ferrer. Ele trouxe-me um suporte para boias de nível que está um espetáculo. Muito simples, versátil e super prático. :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Ver se hoje à hora de almoço consigo retirar a porcaria dos parafusos ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/set/2012, 13:37

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Sei bem o que isso é! :-s
Falta de tempo... :!!

Mas as coisas acabam por se compor...

Também este calor não dá vontade para nada! (-|

Mensagem 03/set/2012, 14:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Rui, o tempo está cada vez mais caro... é o que eu digo lá em casa... está demasiado caro, precioso... e como tal deverá ser canalizado para aquilo que realmente nos interessa, onde a família também faz parte... chocando com outros interesses... :)
A área eléctrica está elaborada com muita classe, o sistema de roldanas deixou-me deveras impressionado!
As calhas LED muito bem pensadas.
Um sistema com muita arquitectura DIY 5 estrelas.
Louvo publicamente a paciência do Rui.

Sabes que por vezes a inércia faz com que façamos em 5 minutos o que não se fez numa semana... isso das roldanas é um exemplo que quando pegares nelas, acabas num ápice.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 06/set/2012, 12:09

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

Rui, o tempo está cada vez mais caro... é o que eu digo lá em casa... está demasiado caro, precioso... e como tal deverá ser canalizado para aquilo que realmente nos interessa, onde a família também faz parte... chocando com outros interesses... :)
A área eléctrica está elaborada com muita classe, o sistema de roldanas deixou-me deveras impressionado!
As calhas LED muito bem pensadas.
Um sistema com muita arquitectura DIY 5 estrelas.
Louvo publicamente a paciência do Rui.

Sabes que por vezes a inércia faz com que façamos em 5 minutos o que não se fez numa semana... isso das roldanas é um exemplo que quando pegares nelas, acabas num ápice.

Abraço
Pedro Ferrer

Boas,

Pois o sistema de roldanas é mesmo fixe. E funciona bem. O problema não está aí.

O problema está no facto do chapéu ser de madeira. Aquilo empena tudo quando se levanta.

Das duas uma, ou faço um móvel de ferro ou então abandono a ideia (coisa que já fiz) das roldanas.

Paciência. Só acho é que assim vou ter um pouco mais de trabalho a limpar o aquário.

Ao mesmo tempo o TFT de 5" só veio atrasar ainda mais as coisas. Vou continuar programando para o de 3.2" e só quando estiver pronto migro para o de 5. Só ver se deixo espaço na porta para isso.

Abraços,
Rui

Mensagem 07/set/2012, 12:31

Boas ;) ,

Mais um pequeníssimo update só mesmo para ir mantendo o "diário"

Tenho o mau hábito de me entusiasmar demasiado e depois as coisas arrastam-se no tempo.

Assim voltei a focar-me.

* Parte de madeira do chapéu está pronta. Ver se este FDS consigo pintar. Fica manual (retiro e ponho à mão). Fica um pouco mais chata a parte da manutenção, mas tudo bem. Pode ser que um dia monte um móvel de ferro.
* Retirei as derivações da bomba de retorno. Estavam a ocupar demasiado espaço.
* Refiz o retorno retirando o Loc-Line e substituindo por um deflector rotativo.
* Pus completamente de lado o TFT de 5" e estou de volta com o de 3.2" para acabar a parte da programação que também sofreu alterações
- Optimização de código. Cálculo dos valores de intensidade de LED de 5 em 5 minutos.
- Retirei a componente para medição de energia. Não estava completa e ia ter que perder algum tempo para a refazer.
- Prioridade para LEDS (done), ATO (almost done) e temperatura (next step)

* falta ainda colar o pente da coluna seca.

Assim que isto tudo estiver pronto e testado com água vou colocar o areão (Paulo ... preciso resposta) aproveito a água da torneira para testes de estanquicidade e o aspirador da Hagen para "lavar" o areão.

Ver se começo imediatamente a seguir com o layout de modo a que possa começar a encher o aquário daqui por uma ou duas semanas.

Tenho estado a ler sobre vários métodos que me possam ajudar a mantêr o aquário (as viagens para fora vão intensificar-se) e pelo que tenho lido o método mais simples para mim e para quem cá ficar será o da Prodibio.

Como é só abrir e colocar ampolas de semana a semana ou de 15 em 15 dias é fácil para dizer à esposa ou ao filhote: abre e despeja SFF. :D

Entretanto tenho um problema fundamental ... embora quisesse que isto fosse um aquário só de Ricordeas, estou a ver bastante complicado arranjá-las por cá. Dos States não mandam para cá, da Alemanha é demasiado caro e de Inglaterra, quem conhecia deixou o negócio e até me arranja se eu mandar vir 500 ricordeas.

Por isso estou com um dilema grande: A forma mais fácil para o contornar é continuar perseguindo a parte do sonho e criar uma pequena ilha onde possa colocar por exemplo Zoanthus. Vamos ver.

Corais:
* Maioritariamente Ricordeas Florida
* Eventualmente Zoanthus (numa pequena ilha)
* 1x Montipora Digitata Verde

Peixes também já tenho a minha lista. Para além de:
*Casal de Occealaris (existentes)
*Casal de Pteropogon Kaudernii (existentes)

Quero (a entrar por esta ordem)
* Chelmon rostratus (se arranjar um que esteja a comer como deve de ser)
* Neocirrhitus armatus
* Centropyge Bicolor
* Acanthurus triostegus
* Acanthurus leucosternon

A ver se me foco para que isto ande um pouco mais depressa agora!

Abraços,
Rui

Mensagem 07/set/2012, 13:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
boas

porque não fazes o chapéu em alumínio fica mais leve e com uma travessas mais resistente quem diz travessas basta ser quinado com uma aba de 10 mm em cima e em baixo e já não mexe ....

Jaime
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 07/set/2012, 14:40

Sei bem do que falas em relação a pensar alto demais e a perder o foco!

Eu continuo com uma vontade abaixo de -100 para pegar na iluminação e vou encher o aquário amanhã, para teres uma ideia!

Tudo pronto e sem iluminação! enfim!

Quanto à "capota", não consegues fazer aquelas "à Americana"? Bem alta e com umas aberturas no centro para se poder "trabalhar" no aquário?

Mensagem 07/set/2012, 18:10

Boas ;) ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Sei bem do que falas em relação a pensar alto demais e a perder o foco!

Eu continuo com uma vontade abaixo de -100 para pegar na iluminação e vou encher o aquário amanhã, para teres uma ideia!

Tudo pronto e sem iluminação! enfim!

Quanto à "capota", não consegues fazer aquelas "à Americana"? Bem alta e com umas aberturas no centro para se poder "trabalhar" no aquário?

Infelizmente não .... tenho a porta do contador electrico na mesma zona pelo que o chapéu tem que ser baixinho. Foi parvoíce pois se tivesse testado primeiro teria feito de outra maneira.

Mas pronto. Já está. Não vou pensar mais nisso.

Qualquer dia convenço a princesa a prescindir da despensa e parto a parede e depois logo se vê .... :D

Então e quando é que a malta monta a tubagem? Já o fizeste?

Jaime Escreveu:
boas

porque não fazes o chapéu em alumínio fica mais leve e com uma travessas mais resistente quem diz travessas basta ser quinado com uma aba de 10 mm em cima e em baixo e já não mexe ....

Jaime

Não pode ser que fica completamente diferente do móvel que tenho. Mas obrigado pela sugestão.

Abraços,
Rui

Mensagem 07/set/2012, 21:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Ricardo Pinto Escreveu:
Uma montipora digitata vermelha ou verde? :D

verde fica mais bonita com as ricordeas de cores vibrantes e mantem melhor as cores caso haja nitratos e fosfts.

Mensagem 07/set/2012, 22:05

Boa noite

Não vais desistir desse chapéu com roldanas. Vais fazer apenas 1 pausa.
O material aplicado no chapéu está correcto, pois esteticamente é igual ao móvel. Um conjunto notável.

O chapéu apenas terá que ser reforçado! Tens que procurar dar rigidez à estrutura, colocando barras na diagonal, agarradas às partes mais sólidas da estrutura.

Segue um exemplo. Repara nas barras amarelas, são para dar rigidez.

http://construal.pt/subcanais_n1.asp?id ... d_canal=88

Espero que te tenha ajudado.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 09/set/2012, 17:07

Boas ;) ,

hernani esteves Escreveu:
Ricardo Pinto Escreveu:
Uma montipora digitata vermelha ou verde? :D

verde fica mais bonita com as ricordeas de cores vibrantes e mantem melhor as cores caso haja nitratos e fosfts.

Sim Hernani quero em verde. Não gosto das côr de tijolo (que presumo que seja as que chamam vermelha)

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Não vais desistir desse chapéu com roldanas. Vais fazer apenas 1 pausa.
O material aplicado no chapéu está correcto, pois esteticamente é igual ao móvel. Um conjunto notável.

O chapéu apenas terá que ser reforçado! Tens que procurar dar rigidez à estrutura, colocando barras na diagonal, agarradas às partes mais sólidas da estrutura.

Segue um exemplo. Repara nas barras amarelas, são para dar rigidez.

http://construal.pt/subcanais_n1.asp?id ... d_canal=88

Espero que te tenha ajudado.

Abraço
Pedro Ferrer

Boas Pedro, obrigado pelo apoio.
Mas vou desistir sim. O problema não está no chapéu. Para que aquilo ficasse direito tinha que refazer o móvel de novo.

Além disso poderá haver a possibilidade de ter que mudar o aquário de sítio. E quando isso acontecer logo pensarei num móvel em ferro já com chapéu integrado.

Entretanto este FDS tive tempo para fazer algumas coisas.

Terminei de pintar o "chapéu" e as portas e já montei tudo. Voltei a encher para testar tubagem de novo e vou aproveitar essa água para lavar o areão (já encomendado) e a rocha.
Imagem

Imagem

Consegui comprar a cola de silicone de côr preta e já colei o pente.

Pintei também de preto o egg-crate que vai servir de suportes aos frags na zona de propagação.

Comprei a primeira rocha para fazer a ilha do lado direito.
Imagem

E pronto para já é tudo. Estou a furar os depósitos de água de osmose e salinizada (estão a testar para fugas) e vou começar o supporte para esses depósitos.

Aproveito entretanto para colocar uma dúvida. Hoje enquanto "arrumava" as coisas encontrei a factura de compra da minha osmose actual. O que é certo é que 5 minutos depois de começar a fazer água tenho TDS a zero. E no entanto a osmose já tem 4 anos ... acham que faz sentido trocar alguma coisa?

Embora tenha valores de TDS a zero poderá alguma coisa estar mal?

Abraços,
Rui

Mensagem 10/set/2012, 00:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Rui, a troca dos filtros de osmose não é só pelo tempo que estes têm, mas sim também pela litragem que já produziram desde o dia em que eram novos até hoje.

A conjugação das duas é que pode decidir, se a medição de TDS está correcta e não mexe a medida que deixas ligado a encher não precisas de trocar nada.

Para teres a certeza vê quanto tens a entrada e assim vês se a mediação estão boa mesmo.

Mensagem 10/set/2012, 08:18

Baltasar Escreveu:
Rui, a troca dos filtros de osmose não é só pelo tempo que estes têm, mas sim também pela litragem que já produziram desde o dia em que eram novos até hoje.

A conjugação das duas é que pode decidir, se a medição de TDS está correcta e não mexe a medida que deixas ligado a encher não precisas de trocar nada.

Para teres a certeza vê quanto tens a entrada e assim vês se a mediação estão boa mesmo.

Boas,

Epá ... à entrada tenho 180 e à saída 0 a 1.
No entanto neste 4 anos já deve ter feito uns 2000l de água.

Abraços,
Rui

Mensagem 10/set/2012, 08:50

Está muito porreiro Rui!!!! :-bd

Essa pedra é extraordinária!!! :-o :x

Mensagem 10/set/2012, 09:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Sim Hernani quero em verde. Não gosto das côr de tijolo (que presumo que seja as que chamam vermelha)

Quando precisares diz que eu ofereço-te uns frags.

Mensagem 10/set/2012, 09:35

hernani esteves Escreveu:

Quando precisares diz que eu ofereço-te uns frags.

Boas,

Epá ... ficou registado. Obrigado!

Abraços,
Rui

Mensagem 10/set/2012, 09:54

Bom dia

Esse conjunto de madeira, está top!
Pessoalmente gosto muito. :ymapplause:

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 10/set/2012, 11:35

Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Esse conjunto de madeira, está top!
Pessoalmente gosto muito. :ymapplause:

Abraço
Pedro Ferrer

Boas,

Obrigado Pedro. A minha esposa também gostou muito ...
A mim o que me agrada especialmente é o facto de não ver a linha de água.

Entretanto segui a tua sugestão e coloquei uma tomada à entrada da calha onde está ligado o Wattimetro.

Com tudo ligado (excepto aquecedores): Retorno, Escumador, Iluminação a 100% (ainda faltam duas calhas), Arduíno, Boias, Relés e Filtro Fluidizado tenho um consumo total de 78W.

Ou seja com mais duas calhas a 100% ficarei com um consumo de 95w. Parece-me bastante aceitável sendo que este valor, quando o Arduíno estiver a funcionar será menor pois as calhas nunca estarão a funcionar a 100%.

Com o aquecimento da água também não me parece que vá gastar muito pois a temperatura no sítio onde está o aquário é muito estável. Para terem uma ideia, nestes dias de pico de calor intenso a água não passou dos 27 graus.

Relativamente ao ruído ... bem, posso dizer que está todo na bomba de retorno e no escumador. De resto não oiço o aquário mesmo de noite.

Tenho que juntar dinheiro para uma bomba de retorno (waveline DC 5000) e para um escumador (aqui ou é um BK/Vertex ou então um Custom Reef dos novos desde que me provem que são completamente silenciosos).

Abraços,
Rui

Mensagem 10/set/2012, 12:04

78W!!! :-o

Que bomba de retorno tens?
E o resto da circulação?

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros