Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Labutes Reef v2.0

Labutes Reef v2.0

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 18/Oct/2012, 15:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Alo a todos

Chegou a altura de apresentar o meu novo projecto, o ano esta a acabar e nada melhor como começar 2013 com uma nova aventura.

A minha historia começa em 2008 com a montagem do meu Reef, tudo começou com pequenas aventuras bem sucedidas e dai ter a motivação para ter montado o meu actual aquário, já la vão 4 anos e por grande sorte minha foram 4 anos de sucesso e poucos dissabores.

O meu actual aquário Labutes Reef ainda hoje montado esta a ficar limitado para as minhas "necessidades", muitas técnicas mudaram, novas formas de montar as coisas, novos equipamentos e hoje em dia sou adepto de montagens simples e minimalistas.

O Labutes Reef v1.0 esta carregado de corais, tenho Ricordias a trepar pelas Acroporas, o Sarco esta a fazer demasiada sombra e o espaço é limitado para colocar novos peixes e novos corais.

A sump é demasiado pequena e esta demasiado atulhada, os equipamentos com difícil acesso etc...

Nada melhor como montar um novo projecto com o dobro das dimensões :D

Passo a apresentar o Setup:

Aquário: 120x40x50
Sump: 100x45x50
Aquário de reposição: 40x15x60
Móvel: 120x60x70
Iluminação Aquário: Calha 8 x 39 Wts T5 (9h ligado)
Iluminação Fragario Sump: 3 x 24 Wts T5 (9h ligado apenas quando tiver corais no seu interior)
Iluminação Refugio na Sump: 1 x 11 Wts Lâmpada económica (24h ligado)
Circulação Aquário: 2 x Wave Marea 4400 Lts/h
Retorno: Sicce Multi 4000 Lts/h
Circulação Fragario Sump: SunSun 3000 Lts/h
Escumador: Bubble Magus Nac 7
FilterBag: 200 micron
Aquecimento: Eheim Jager 300 Wts
Macro Alga: Chaetomorpha
Rocha Viva: 30kg
Areia Viva: 15kg



Penso que a nível de Setup esta tudo :p



Actualmente o móvel encontra-se em construção o que não deverá faltar muito ate estar concluído, haverá pormenores a serem tratados futuramente como é costume.

Partilho algumas fotos do projecto a nível do móvel e seu interior:


Móvel com instalação eléctrica:

Imagem


Aquário de reposição:

Imagem


Sump com equipamento:

Imagem


Movel com sump e aquario de reposição:

Imagem




Agora passo a mostrar fotos da construção do móvel (não de boa qualidade pois foram tiradas com o telemóvel)

Estrutura:

Imagem


Construção do móvel:

Imagem

Imagem



O móvel terá a lateral esquerda amovível para tornar o acesso a sump para limpezas e manutenção mais fácil.


Por agora penso que é só, a grande dor de cabeça ainda esta para vir, tenho de afastar o aquário antigo do local onde se encontra, coloca-lo a meio do quarto, (aproveitar para pintar o quarto todo de novo e mudar o chão), montar o aquário novo no local determinado, esperar que cicle para depois mais tarde com tempo e calma começar a passar os corais e os peixes para o aquário novo.


Depois vou postando novidades e fotografias dos passos que vão sendo tomados, fico aberto também a sugestões e as vossas opiniões que me possam ajudar com o projecto ;)

Abraço
Editado pela última vez por Nuno Miguel Silva em 15/nov/2012, 10:15, num total de 1 vez.
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 19/Oct/2012, 01:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 197
Idade:
Localização: Monção
Boas. A meu ver tens ai um projecto que tem pernas para andar.
Na minha opinião há coisas que poderiam ser melhoradas. Mas também já vi coisas bem piores e com bons resultados. "mas quem serei eu para criticar" talvez alguém com mais experiência no forum te possa orientar, mas para isso acho que tens de pertencer á "panela" pois também postei um projecto recente e a meu ver 5estrelas e poucas criticas tive(contrutivas ou destrutivas) .
Por isso mesmo nao contes com muita ajuda. Eu também já nao conto...
Mas acredita que vou acompanhar o projecto. Abraco

Mensagem 19/Oct/2012, 01:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade:
Ola Nuno,

O projecto parece interessante, no entanto alterava 2 coisas.
Tirava a parte de tras do movel, de formas a poder "respirar " , ainda q tenha reparado q tens uma ventoinha mas a meu ver nao sera suficiente.
A segunda coisa é se possivel, poe a parte electrica de lado e nao atrás. De preferencia do lado oposto a canalizaçao. Vai dar-te mais facilidade de acesso, e tb mais segurança.
De resto continuaçao de bom trabalho

Mensagem 19/Oct/2012, 09:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Adriano Sousa Escreveu:
Boas. A meu ver tens ai um projecto que tem pernas para andar.
Na minha opinião há coisas que poderiam ser melhoradas. Mas também já vi coisas bem piores e com bons resultados. "mas quem serei eu para criticar" talvez alguém com mais experiência no forum te possa orientar, mas para isso acho que tens de pertencer á "panela" pois também postei um projecto recente e a meu ver 5estrelas e poucas criticas tive(contrutivas ou destrutivas) .
Por isso mesmo nao contes com muita ajuda. Eu também já nao conto...
Mas acredita que vou acompanhar o projecto. Abraco



Vamos ver Adriano, as coisas com calma vão andando, vou postando os passos do processo para a malta acompanhar, caso faça algo de muito errado acredito que haja sempre membros dispostos a ajudar ;)
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 19/Oct/2012, 09:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Carlos Silva Escreveu:
Ola Nuno,

O projecto parece interessante, no entanto alterava 2 coisas.
Tirava a parte de tras do movel, de formas a poder "respirar " , ainda q tenha reparado q tens uma ventoinha mas a meu ver nao sera suficiente.
A segunda coisa é se possivel, poe a parte electrica de lado e nao atrás. De preferencia do lado oposto a canalizaçao. Vai dar-te mais facilidade de acesso, e tb mais segurança.
De resto continuaçao de bom trabalho


Boas Carlos, desde já obrigado pelos reparos no projecto

Em relação ao móvel ser completamente fechado, vou mesmo optar por ficar assim, o meu actual aquário tem a traseira do móvel destapada, e não há duvida que propaga demasiado ruído pelo quarto, por esse motivo, este projecto será com o móvel todo fechado.

Terei ventoinhas como se pode ver no projecto, mas não será apenas 1, talvez colocarei 3, 2 na zona traseira e 1 no topo do tampo a traz do aquário (pois o ar quente sobe), todas elas e fazer de exaustão (irei colocar também filtros nas ventoinhas para não ficarem com uma espécie de "massa" da humidade e pó).
As ventoinhas por agora irão ficar ligadas a um potenciómetro para controlar as rpm, mas mais tarde irá aparecer um projecto em arduino que ficará com essa função.

O interior do móvel será pintado de uma cor clara e com uma tinta contra "agua" humidades etc, de modo a que fique com um aspecto "aburrachado" tornando fácil a sua limpeza com um pano húmido.
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 19/Oct/2012, 10:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Boas,

Tive um tanque com essas dimensões e mudei para um um pouco maior, sobretudo por causa da profundidade, mesmo com layout minimalista, se quiseres começar a colocar cirurgiões fica um pouco curto...
Refugio, já foi por demasiadas vezes discutido que pode ser benéfico ou não... quer dizer, se não tiveres os cuidados necessários com o refugio podes transformar o tanque numa bomba relógio...

O Filterbag também tem que ser cuidadosamente limpo no minimo a cada semana, senão torna-se uma fonte nitratos.

Por outro lado e não é só contigo mas um pouco genéricamente, fico triste quando vejo um projecto de inicio a contemplar fragários... nunca entendo a funcionalidade do mesmo, mas é uma opinião muito pessoal, não é contigo é generico.

Boa Sorte.

Mensagem 19/Oct/2012, 10:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
NunoDinis Escreveu:
Boas,

Tive um tanque com essas dimensões e mudei para um um pouco maior, sobretudo por causa da profundidade, mesmo com layout minimalista, se quiseres começar a colocar cirurgiões fica um pouco curto...
Refugio, já foi por demasiadas vezes discutido que pode ser benéfico ou não... quer dizer, se não tiveres os cuidados necessários com o refugio podes transformar o tanque numa bomba relógio...

O Filterbag também tem que ser cuidadosamente limpo no minimo a cada semana, senão torna-se uma fonte nitratos.

Por outro lado e não é só contigo mas um pouco genéricamente, fico triste quando vejo um projecto de inicio a contemplar fragários... nunca entendo a funcionalidade do mesmo, mas é uma opinião muito pessoal, não é contigo é generico.

Boa Sorte.


Boas Nuno,

Realmente o aquário é pouco profundo, mas como é um aquário que já possuo não posso fazer nada, se fosse para mandar fazer ai sim, faria o aquário o mais profundo possível pois também partilho da tua opinião.
Penso que para o que pretendo manter a nível de peixes este aquário é suficiente.

Quando falo em "refugio" não é nada mais do que um recipiente plástico perfurado que contem a maco alga chaetomorpha.

O filterbag será substituído todas as semanas durante as TPA's, comprei 2 para ficar sempre com 1 de reserva.

Em relação ao fragario, a ideia é apenas manter os corais que vão crescendo passa-los para a sump, pois não gosto de ver "prateleiras" penduradas nas laterais dos aquários com corais pendurados etc...assim tenho sempre a possibilidade de manter os corais saudáveis numa zona escondida fora do panorama do aquário.
A ideia tem também como funcionalidade manter corais mais difíceis, ou quando comprar pequenos frag's, esperar que cresçam ate passar para o aquário principal.
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 19/Oct/2012, 11:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :ymhug: ,

Adriano Sousa Escreveu:
Boas. A meu ver tens ai um projecto que tem pernas para andar.
Na minha opinião há coisas que poderiam ser melhoradas. Mas também já vi coisas bem piores e com bons resultados. "mas quem serei eu para criticar" talvez alguém com mais experiência no forum te possa orientar, mas para isso acho que tens de pertencer á "panela" pois também postei um projecto recente e a meu ver 5estrelas e poucas criticas tive(contrutivas ou destrutivas) .
Por isso mesmo nao contes com muita ajuda. Eu também já nao conto...
Mas acredita que vou acompanhar o projecto. Abraco


É pena ver que não contas com ajuda. Uma coisa te garanto se houver algum erro crítico toda a gente te chama a atenção (ou basta mesmo uma).
E garanto-te absolutamente que se tiveres um problema aí sim toda a gente com conhecimento ajuda.
Tens é que entender que o pessoal trabalha e tem outras preocupações para além disto.

NunoDinis Escreveu:
Boas,

Tive um tanque com essas dimensões e mudei para um um pouco maior, sobretudo por causa da profundidade, mesmo com layout minimalista, se quiseres começar a colocar cirurgiões fica um pouco curto...
Refugio, já foi por demasiadas vezes discutido que pode ser benéfico ou não... quer dizer, se não tiveres os cuidados necessários com o refugio podes transformar o tanque numa bomba relógio...

O Filterbag também tem que ser cuidadosamente limpo no minimo a cada semana, senão torna-se uma fonte nitratos.

Por outro lado e não é só contigo mas um pouco genéricamente, fico triste quando vejo um projecto de inicio a contemplar fragários... nunca entendo a funcionalidade do mesmo, mas é uma opinião muito pessoal, não é contigo é generico.

Boa Sorte.


Qual o problema de um projecto de início contemplar fragários? Não percebo. Os meus projectos sempre contemplaram e digo-te que dão um jeitão para colocar as peças que não sabes o que fazer, frags de pedaços que partem, propagação para partilha ou para aumento de população no tanque principal, venda (embora eu nunca o tenha feito), etc ...


Nuno Miguel Silva Escreveu:
Alo a todos

Chegou a altura de apresentar o meu novo projecto, o ano esta a acabar e nada melhor como começar 2013 com uma nova aventura.

A minha historia começa em 2008 com a montagem do meu Reef, tudo começou com pequenas aventuras bem sucedidas e dai ter a motivação para ter montado o meu actual aquário, já la vão 4 anos e por grande sorte minha foram 4 anos de sucesso e poucos dissabores.

O meu actual aquário Labutes Reef ainda hoje montado esta a ficar limitado para as minhas "necessidades", muitas técnicas mudaram, novas formas de montar as coisas, novos equipamentos e hoje em dia sou adepto de montagens simples e minimalistas.

O Labutes Reef v1.0 esta carregado de corais, tenho Ricordias a trepar pelas Acroporas, o Sarco esta a fazer demasiada sombra e o espaço é limitado para colocar novos peixes e novos corais.

A sump é demasiado pequena e esta demasiado atulhada, os equipamentos com difícil acesso etc...

Nada melhor como montar um novo projecto com o dobro das dimensões :D

Passo a apresentar o Setup:

Aquário: 120x40x50
Sump: 100x45x50
Aquário de reposição: 40x15x60
Móvel: 120x60x70
Iluminação Aquário: Calha 4 x 39 Wts T5 (9h ligado)
Iluminação Fragario Sump: 1 x 70 Wts HQI (9h ligado)
Iluminação Refugio na Sump: 1 x 11 Wts Lâmpada económica (24h ligado)
Circulação Aquário: 2 x Wave Marea 4400 Lts/h
Retorno: Sicce Multi 4000 Lts/h
Circulação Fragario Sump: SunSun 3000 Lts/h
Escumador: Bubble Magus Nac 7
FilterBag: 200 micron
Aquecimento: Eheim Jager 300 Wts
Macro Alga: Chaetomorpha
Rocha Viva: 30kg
Areia Viva: 15kg



Penso que a nível de Setup esta tudo :p






Boas,

Para essas dimensões é demasiado areão e demasiada Rocha.
No meu aquário com 100x60x40 (mais 20cm de largura que o teu) tenho 12Kg de areão e acho que não devia ter posto tanto (ainda tenho um saco fechado pois comprei 4)

E quanto a rocha então acho muitíssimo. Tenho 11/12Kg de rocha e tenho o layout todo feito. Com menos 20cm vais-te ver aflito para colocar essa rocha toda e vais acabar com um paredão (embora confesse-te que contra todas as tendências de hoje em dia o que gosto mesmo é de paredão de fundo :D )

Que idade tem o teu escumador?
Eu tenho um igual e mandei vir o rotor de agulhas para substituir o mesh e digo-te que estou super satifeito. A espuma é muito mais densa e parece-me que o conjunto funciona melhor embora um nadita mais ruidoso. Se quiseres vê na FishStreet Store

A última questão, trocava o aquecedor de 300w por dois de 150 ou de 200. Mais pequenos e tens alguma segurança se te falhar um!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/Oct/2012, 11:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Para essas dimensões é demasiado areão e demasiada Rocha.
No meu aquário com 100x60x40 (mais 20cm de largura que o teu) tenho 12Kg de areão e acho que não devia ter posto tanto (ainda tenho um saco fechado pois comprei 4)

E quanto a rocha então acho muitíssimo. Tenho 11/12Kg de rocha e tenho o layout todo feito. Com menos 20cm vais-te ver aflito para colocar essa rocha toda e vais acabar com um paredão (embora confesse-te que contra todas as tendências de hoje em dia o que gosto mesmo é de paredão de fundo :D )

Que idade tem o teu escumador?
Eu tenho um igual e mandei vir o rotor de agulhas para substituir o mesh e digo-te que estou super satifeito. A espuma é muito mais densa e parece-me que o conjunto funciona melhor embora um nadita mais ruidoso. Se quiseres vê na FishStreet Store

A última questão, trocava o aquecedor de 300w por dois de 150 ou de 200. Mais pequenos e tens alguma segurança se te falhar um!

Abraços,
Rui


Boas Rui, desde já obrigado pelas tuas opiniões que já são uma boa ajuda ;)

Falando da quantidade de areia, tenho 15 kg de areia nova neste momento (não vou usar a areia do meu actual sistema), ao coloca-la no aquário se reparar que é demasiada, não colocarei toda, pois apenas quero uma camada fina de areia para tapar o fundo (já estou cansado de saber de desgraças devido as grandes quantidades de areia)

Sobre a rocha viva, as rochas maiores irão para o aquário, pois é mais fácil criar bases com as mesmas, a rocha que sobrar vai para a sump mas não toda, pois sei que não é assim muito vantajoso, mas coloco algumas debaixo do suporte dos frags.
E esta rocha que falo não é rocha do meu actual aquário, grande parte da rocha vira do actual aquário pois é onde já tenho os corais fixados (vai ser uma dor de cabeça criar o layout) :-\
(actualmente devo ter 100kg de rocha viva que servirá para um futuro projecto :p )

O escumador tem 1 mês nas minhas mãos, é novinho em folha e nunca antes usado, já tinha lido sobre o rotor de agulhas, futuramente é algo a considerar substituir ;)

Sobre os termostatos também tinha pensado nisso, mas parecendo que não é mais um gasto e é mais uma "coisa" enfiada na sump... já ira "estragar" o minimalismo do projecto lol (embora seja mesmo a melhor opção sem duvida)
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 19/Oct/2012, 12:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Parabens pelo projeto Nuno vou estar atento pois ando aqui a aprender e o teu vai ser mais um de referencia :-B

Força ai e boa sorte...

Mensagem 19/Oct/2012, 12:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
BV29 Escreveu:
Parabens pelo projeto Nuno vou estar atento pois ando aqui a aprender e o teu vai ser mais um de referencia :-B

Força ai e boa sorte...


Muito obrigado BV29, espero que as coisas me corram bem e com sucesso, com 5 anos de estudo de aquários e novos projectos / ideias espero não falhar em nada ;)
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 19/Oct/2012, 12:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 197
Idade:
Localização: Monção
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :ymhug: ,

Adriano Sousa Escreveu:
Boas. A meu ver tens ai um projecto que tem pernas para andar.
Na minha opinião há coisas que poderiam ser melhoradas. Mas também já vi coisas bem piores e com bons resultados. "mas quem serei eu para criticar" talvez alguém com mais experiência no forum te possa orientar, mas para isso acho que tens de pertencer á "panela" pois também postei um projecto recente e a meu ver 5estrelas e poucas criticas tive(contrutivas ou destrutivas) .
Por isso mesmo nao contes com muita ajuda. Eu também já nao conto...
Mas acredita que vou acompanhar o projecto. Abraco


É pena ver que não contas com ajuda. Uma coisa te garanto se houver algum erro crítico toda a gente te chama a atenção (ou basta mesmo uma).
E garanto-te absolutamente que se tiveres um problema aí sim toda a gente com conhecimento ajuda.
Tens é que entender que o pessoal trabalha e tem outras preocupações para além disto.

NunoDinis Escreveu:
Boas,

Tive um tanque com essas dimensões e mudei para um um pouco maior, sobretudo por causa da profundidade, mesmo com layout minimalista, se quiseres começar a colocar cirurgiões fica um pouco curto...
Refugio, já foi por demasiadas vezes discutido que pode ser benéfico ou não... quer dizer, se não tiveres os cuidados necessários com o refugio podes transformar o tanque numa bomba relógio...

O Filterbag também tem que ser cuidadosamente limpo no minimo a cada semana, senão torna-se uma fonte nitratos.

Por outro lado e não é só contigo mas um pouco genéricamente, fico triste quando vejo um projecto de inicio a contemplar fragários... nunca entendo a funcionalidade do mesmo, mas é uma opinião muito pessoal, não é contigo é generico.

Boa Sorte.


Qual o problema de um projecto de início contemplar fragários? Não percebo. Os meus projectos sempre contemplaram e digo-te que dão um jeitão para colocar as peças que não sabes o que fazer, frags de pedaços que partem, propagação para partilha ou para aumento de população no tanque principal, venda (embora eu nunca o tenha feito), etc ...


Nuno Miguel Silva Escreveu:
Alo a todos

Chegou a altura de apresentar o meu novo projecto, o ano esta a acabar e nada melhor como começar 2013 com uma nova aventura.

A minha historia começa em 2008 com a montagem do meu Reef, tudo começou com pequenas aventuras bem sucedidas e dai ter a motivação para ter montado o meu actual aquário, já la vão 4 anos e por grande sorte minha foram 4 anos de sucesso e poucos dissabores.

O meu actual aquário Labutes Reef ainda hoje montado esta a ficar limitado para as minhas "necessidades", muitas técnicas mudaram, novas formas de montar as coisas, novos equipamentos e hoje em dia sou adepto de montagens simples e minimalistas.

O Labutes Reef v1.0 esta carregado de corais, tenho Ricordias a trepar pelas Acroporas, o Sarco esta a fazer demasiada sombra e o espaço é limitado para colocar novos peixes e novos corais.

A sump é demasiado pequena e esta demasiado atulhada, os equipamentos com difícil acesso etc...

Nada melhor como montar um novo projecto com o dobro das dimensões :D

Passo a apresentar o Setup:

Aquário: 120x40x50
Sump: 100x45x50
Aquário de reposição: 40x15x60
Móvel: 120x60x70
Iluminação Aquário: Calha 4 x 39 Wts T5 (9h ligado)
Iluminação Fragario Sump: 1 x 70 Wts HQI (9h ligado)
Iluminação Refugio na Sump: 1 x 11 Wts Lâmpada económica (24h ligado)
Circulação Aquário: 2 x Wave Marea 4400 Lts/h
Retorno: Sicce Multi 4000 Lts/h
Circulação Fragario Sump: SunSun 3000 Lts/h
Escumador: Bubble Magus Nac 7
FilterBag: 200 micron
Aquecimento: Eheim Jager 300 Wts
Macro Alga: Chaetomorpha
Rocha Viva: 30kg
Areia Viva: 15kg



Penso que a nível de Setup esta tudo :p






Boas,

Para essas dimensões é demasiado areão e demasiada Rocha.
No meu aquário com 100x60x40 (mais 20cm de largura que o teu) tenho 12Kg de areão e acho que não devia ter posto tanto (ainda tenho um saco fechado pois comprei 4)

E quanto a rocha então acho muitíssimo. Tenho 11/12Kg de rocha e tenho o layout todo feito. Com menos 20cm vais-te ver aflito para colocar essa rocha toda e vais acabar com um paredão (embora confesse-te que contra todas as tendências de hoje em dia o que gosto mesmo é de paredão de fundo :D )

Que idade tem o teu escumador?
Eu tenho um igual e mandei vir o rotor de agulhas para substituir o mesh e digo-te que estou super satifeito. A espuma é muito mais densa e parece-me que o conjunto funciona melhor embora um nadita mais ruidoso. Se quiseres vê na FishStreet Store

A última questão, trocava o aquecedor de 300w por dois de 150 ou de 200. Mais pequenos e tens alguma segurança se te falhar um!

Abraços,
Rui


Nao foi por mal que fiz aquele comentário. Apenas é o que sinto.
Mas ainda bem que o fiz por "talvez" o meu comentário tenha despertado este tópico e os comentários dispararam... As criticas também que é pra isso que aqui vimos meter os projectos... Abraco

Mensagem 19/Oct/2012, 18:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :ymhug: ,

...
Qual o problema de um projecto de início contemplar fragários? Não percebo. Os meus projectos sempre contemplaram e digo-te que dão um jeitão para colocar as peças que não sabes o que fazer, frags de pedaços que partem, propagação para partilha ou para aumento de população no tanque principal, venda (embora eu nunca o tenha feito), etc ...

...


Boas Rui,

Precisamente pela parte da venda... se montas um aquario e começas a fazer contas de vender, então não é propriamente Hobby, já estamos com alguns objectivos comerciais de inicio e é nesta parte que eu não concordo... Não sou contra a venda, até pelo contrário, se não fossem as pessoas do Hobby, seguramente não existiria tanta variedade de corais nos nossos tanques, só sou contra montar um projecto só com o objectivo de vender definido de inicio.

Explico melhor, quando se monta algo com um objectivo previamente definido que não o primário(contemplar e manter especies), podemos apanhar algumas desilusões e deixar que o tanque se desleixe por estarmos desiludidos(eu falo por experiência própria), por isso não gosto.
Não sou contra quem faz mas acho que devemos iniciar o tanque e estabilizá-lo de forma a podermos podar os corais que temos e trocar ou vender a partir do momento em que o tanque se encontre estável! Se montamos o tanque já a pensar em vender, podemos estar a cometer um erro e fazer contas a dinheiro que ainda não temos para investir no tanque(é complexo mas ultimamente em portugal somos quase todos economistas, eu até acredito que daqui a uns anos vamos ser os economistas da Europa :) ).

Não é nada de critico, é só uma opinião pessoal.

Abraço.

Mensagem 19/Oct/2012, 22:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Pois bem, continuando com a historia desta aventura

Comecei hoje desarrumar o quarto para começar as pinturas e troca do chão, amanha se tudo correr como previsto afasto o aquário do local onde se encontra.

Confesso que já sinto bastante pena de o ir desmontar :(


Deixo aqui algumas fotos que é o que a malta gosta de ver...

Escumador Bubble Magus Nac7 ainda na caixa eheh :p

(um grande obrigado ao Paulo da Bubbles-Shop ;) )

Imagem


A calha 4 x 39Wts T5

Imagem



O aquário de reposição

Imagem


E por agora o aspecto antigo do quarto, depois postarei imagens da desgraça :-s

Imagem



Como é certo, irei perder um bom tempo (que é merecido) a fotografar o actual aquario, é sempre bom mais tarde relembrar um trabalho de 5 anos e a nostalgia que fica ;)
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 21/Oct/2012, 12:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Ao que parece tens tudo muitooo bem planeado ....

Fico a aguardar novas fotos para ir acompanhando a montagem ...


Abraço


Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 23/Oct/2012, 16:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Tenho uma questao vais ficar pela Calha 4 x 39 Wts T5 nao sera pouco?

Mensagem 23/Oct/2012, 16:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas BV29,

Respondendo a tua questão, estou em negociação para mais uma calha 2 x 39 wts, assim ficarei com 6 x 39 wts, mas ainda tenho de estudar a coisa.

Visto o aquário ter apenas 40cm de largura, não me tem "grande interesse" estar a iluminar o vidro frontal e o traseiro visto não irem ter la corais, como irei fazer o layout com "ilhas" a luz terá de se concentrar mais ao centro do aquário

Será que me estarei a explicar correctamente? :-\

O melhor mesmo seria 4 x 54 Wts mas com o € não abundo e a EDP não deixa tenho de pensar bem no assunto, penso que 4 x 39wts é suficiente para manter moles, lps e alguns sps de pouca exigência.

Pelo menos tenho montiporas e acroporas com apenas 4 x 24 wts de luz no meu actual aquário, é óbvio que não crescem a um ritmo acelerado mas vão crescendo :p
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 23/Oct/2012, 21:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Um ponto de atualização pessoal.

Infelizmente o projecto esta a caminhar para traz :(

O movel terá de ser todo construido de novo, hoje deparei-me com um problema que é a sua largura, nao cabe na porta e como nao vou pagar a uma transportadora para mo enfiar pela janela a unica solução e voltar tudo a traz.

Fartei-me de avisar a pessoa que ia construir o movel de varios aspectos, mas nao me deu ouvidos, e nada melhor como sermos nós mesmos a fazer as coisas, por mais dificil que seja alguma coisa irá aparecer.

Mas acreditem, quando fui medir a largura do movel fiquei mesmo X(

Mas como é costume dizer, agora ja esta....
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 23/Oct/2012, 23:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Desde já, parabéns pelo projecto...

Eu acho que mais vale gastares 50 ou 100€ numa transportadora do que reconstruíres um móvel... eles metem isso no elevador externo e está feito, pensa nisso.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 23/Oct/2012, 23:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Percebi perfeitamente o meu caso é quase igual tenho uma de 4x39W e uma de 3x39W vou arrancar com a de 4 quando achar necessario coloco a de 3 e fico com 7.

Quanto ao movel aperta com o gajo ele é que devia pagar o elevador :ar!

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros