Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros White Snow Reef

White Snow Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 29/ago/2014, 14:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Novidades:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços!


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 31/ago/2014, 09:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas novidades amigo ... isso esta no bom caminho amigo ... vai atualizando que a malta gosta é de fotos ...

Aquele abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 31/ago/2014, 13:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas novidades amigo ... isso esta no bom caminho amigo ... vai atualizando que a malta gosta é de fotos ...

Aquele abraço ...

Obrigado amigo.
Por aqui vai tudo andando bem. Enormes crescimentos e cyanos quase extinguidas (nao suplemento com nada ha uns 2 meses...)
Vou deixar desaparecerem por completo e depois irei dosearcom muita calma, uma coisadecada vez para perceber se é algum em particular que provoca as cyanos.

Entretanto nao resisti a tanta boa publicidade e mal vi comprei logo a cola da ecotech!
Uma BOMBAAAAA
:o

Abraço
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 31/ago/2014, 14:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
É top nao é amigo ??? Eu sou 100% fan dessa cola ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 03/set/2014, 22:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boa Noite,

Editado pela última vez por André Jorge Silva em 04/set/2014, 16:59, num total de 1 vez.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 04/set/2014, 09:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Deixa-me ajudar...



Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 04/set/2014, 09:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Deixa-me ajudar...



Abraço
Pedro Ferrer

Obrigado Pedro :)
Já agora ensina-me lá o CODE correcto porque o atalho aqui do forum nunca funciona...

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 04/set/2014, 16:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

O teu link estava correcto, basta retirar o 's' de https:

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 04/set/2014, 17:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

O teu link estava correcto, basta retirar o 's' de https:

Abraço
Pedro Ferrer

Sou mesmo fraquinho!!!

Obrigadão.
Abraços.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 19/set/2014, 20:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas, conseguem dar alguma ajuda ou possível razão para este coral estar a perder a cor há cerca de duas semanas, sendo que nos últimos dois dias foi repentino e mais de 80% do coral.
Não me parece branqueamento mas perda de cor.
As únicas alterações aqui foram o kg que chegou aos 5 e tenho vindo a subir devagar já estando agora nos 5,7.
E comecei e dosear metade da dose e de dois em dois dias coral booster e flatwormstop para ver a reacção das cyanos.

ImagemImagemImagem
Abraço e obrigado


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 01/Oct/2014, 21:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Alguém sabe que tipo de alga é esta?
Cresce em dois sítios e mais lado nenhum.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

https://vimeo.com/107755226

Abraço e muito obrigado


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 01/Oct/2014, 22:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá André,

Isso é bryopsis.

Não é fácil de remover; há relatos de resolução deste problema pondo os níveis de magnésio temporariamente altos (1550/1600), mas no teu caso (pontual), a remoção manual, ou uma Dolabella auricularia, talvez se justifique.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/Oct/2014, 11:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
César Silvério Escreveu:
Olá André,

Isso é bryopsis.

Não é fácil de remover; há relatos de resolução deste problema pondo os níveis de magnésio temporariamente altos (1550/1600), mas no teu caso (pontual), a remoção manual, ou uma Dolabella auricularia, talvez se justifique.

Abraço


Olá César,
Muito obrigado pela ajuda.
Realmente no Reefcantral e noutros foruns falam de manter o Magnésio alto para acabar com ela.
Vou tentar retira-la manualmente, sendo que é um bocado difícil porque está no meio da Seriatopora (parece que não lhe faz mal), mas vou tentar.
Depois se vir que volta a aparecer, talvez tente o aumento do magnésio.

Essa Dolabella auricularia parece-me um bicho engraçado, mas nunca vi disso por aqui. Costuma-se arranjar? e é limpinho que acaba com a alga?

Abraços.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 02/Oct/2014, 12:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá André,

Sobre a Dolabella, penso que sim; já tive uma e derretia tudo, sendo que o problema era arranjar algas para lhe dar chegando a dar-lhe folhas de nori.
Num aquário com alguma areia, estão melhor pois gostam de se enterrar; comprei a minha na Aquaplante, mas penso que se a encomendares por exemplo na Aquahobby, não será difícil de arranjar.

Como isso está muito localizado, talvez se justifique tentar a remoção manual.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/Oct/2014, 13:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas André

EU não aconselharia, aliás tinha uma enorme no aquário de propagação que veio á boleia num coral e tive que a retirar embora com bastante pena, porque de facto é uma maquina de comer algas, apesar de na natureza consumirem:
•Dictyota cervicornis
•Dictyota bartayresi
•Padina tenuis
•Acanthophora spicifera
•Galaxaura oblongata
•Halimeda macroloba
•Enteromorpha clathrata
•Sargassum critaefolium
•Derbesia sp.

A bryopsis não consta aqui e pela experiencia, os turbos, Cypreas e peixes herbivoros tambem não lhe tocam.

O problema dessas lesmas do mar, é o facto de quando se sentem ameaçadas ou se ficarem presas numa bomba lançarem um cocktail toxico roxo no aquario, que se te apanhar desprevenido pode matar uma catefrada de coisas no aquario. A que eu tinha andava nos vidros e muitas vezes perto das bombas, joguei pelo seguro. Existe ainda o problema da alimentação pós periodo de algas e o facto de necessitarem de vários tipos de algas para sobreviverem.

Quanto á bryopsis, deve ser a praga mais persistente que podes ter num aquário, de um momento para o outro pode-se começar a expandir para outros lados. Eu tinha um tufo em expansão junto a um coral no meu aquario principal e já estava outro tufo em formação 20 cm ao lado.

Só as consegui eliminar de uma forma, com o Algae Mower (insisti várias vezes) e depois quando consegui reduzir a bryopsis ao minimo tapei essa zona da rocha com epoxy.

Tens que ter muito cuidado a arrancar, dai a utilização do aspirador tambem, senão podes espalhar isso pelo aquário todo. Uma lampada UV tambem deve ser ligada nessa altura para eliminar os esporos que ficam na coluna de água.
Editado pela última vez por Gil Miguel em 02/Oct/2014, 15:20, num total de 1 vez.

Mensagem 02/Oct/2014, 14:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
... já tive duas e sem problemas, embora não possa garantir a eficácia com a bryopsis.

Gil,

onde se compra esse aspirador, de que tanto falas?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/Oct/2014, 14:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
César Silvério Escreveu:
... já tive duas e sem problemas, embora não possa garantir a eficácia com a bryopsis.

Gil,

onde se compra esse aspirador, de que tanto falas?

Abraço


LOL http://www.ecorecife.com/collections/material/products/algae-mower-vac-aspira-algas-cianos-e-elimina-aptasias
Cump.
Anthony

Mensagem 02/Oct/2014, 15:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Obrigado Anthony. LOL

César
Não falei assim tanto :) referi-o tambem num outro tópico para as aptasias porque resultou tambem para mim nesse caso.

Quanto á dolabella, apesar de ter um veneno menos potente que as elysias e espécies semelhantes, basta o aquário não ter muita litragem e a dolabella já ter alguma dimensão para haver risco considerável.

Se vires o video, as algas que estão a ser removidas na demonstração, são exactamente bryopsis. É muito melhor que arrancar á mão, porque dessa forma espalhas os esporos pelo aquário todo e não arrancas a parte da alga que fica agarrada á rocha e volta a crescer novamente.
Ao invés do aspirador com a broca, tambem podes faze-lo com uma faca a vêr se resulta, raspas muito bem a zona (inclusivé a coralina) á medida que aspiras com um tubo para um depósito, quando mudares a água.

A subida do magnésio para valores elevados tambem li na altura que ajudava muito na resolução do problema, sinceramente nunca experimentei por receio de poder prejudicar mais alguma coisa no aquário.

Mensagem 02/Oct/2014, 16:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Essa pistola parece-me uma excelente arma para ter perto do aquário :)
Já tinha visto uma parecida para matar as Aptasias por choque eléctrico.
Mas parece-me um bocadinho cara para mim neste momento :)

Vou tentar cortar as algas e arrancar as mesmas ao mesmo tempo que faço a TPA com uma mangueira para tentar tirar tudo do Aqua directo.

Vamos ver no que dá!
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 02/Oct/2014, 17:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Entretanto preciso aqui de uma ajuda dos experts Ledeiros.

Comprei este controlador para as Kessil, gentilmente transportado de além mar pelo Marco Madeira :)
Blue Fish LED Controller

No site diz que dá para controlar também a maior parte de calhas de LEDS, inclusivamente as nossas conhecidas chinesas.
Para isso comprei esta peça que me pareceu a correcta:
Lighting Controller DIY Breakout Board (2 Channel)
Imagem

Imagem

Alguém consegue e me dá uma ajuda a ligar isto à calha Chinesa (aquela tradicional 3Wx55 com um canal azul e outro canal das outras cores) ???

Eu não pesco nada disto... :(

Muito Obrigado pela ajuda!!!
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros