Antes de mais dar os parabéns ao novo Forum Recife.pt que de facto veio trazer uma lufada de ar fresco em termos de foruns específicos do nosso Hobby, sem desprimor para os outros, onde também vou participando quando posso! Mas aqui parece haver mais pessoas com vontade de discutir todos os assuntos e todos os aquarios, para além de haver sempre mais novidades comerciais, muito importantes no nosso hobby...que sem inovação não existiria!!
Finalmente arranjei um tempinho para vir aqui abrir um topico com o meu e do meu irmão (Vasco Gomes) actual e 1º Reef que já vai com cerca de 3 anos!! Deixo algumas fotos da evolução bem como alguns percalços que fazem parte do processo de aprendizagem...
Setup :
Aquário - 130x60x55(alt) com coluna seca interior e sem travamentos
Sump - 70x40x50 com mangues e Chamaetomorpha
Escumador – Deltec 2560 externo (APF 600 inicialmente)
Bomba retorno – Red Dragon 3 Speedy 75W (alimenta tb escumador) (OR3500 inicialmente)
Calha 8x54W - Ramirezi Solstar (ATI Blu plus/Aquablue/Fiji)
Circulação - vortech mp40 + 1 Tunze Nanostream 6015
Doseadoras – GHL
Balling Light – sais Mota Lda
Osmose , Aquatronica OXYPURE XL 75GPD com bomba (Aquili NPS inicialmente)
Aqui ficam umas Fotos da montagem em 31 de Dezembro de 2009

4 meses depois

9 meses depois

1 ano e meio

2 anos

2 anos e meio

2 anos e meio...Operação ao Coração...Areia nova 1cm...

Quase 3 anos...

Algumas evoluções engraçadas...












Erros cometidos...”Regrets”...LOL:
1 - GULA...sim, ter colocado muitos peixes com o auge em 3 tangs e 2 pyramid, para além dos mais pequenos...que ao inicio tudo bem, mas com o passar do tempo, aumenta o stress e acabam sempre por haver saltos em SECO para fora do aquario e alguns ataques de ictio!!
2- Ter sempre medidores de valores de 2 marcas!!! Porque? Porque há sempre variações entre marcas e nunca sabemos qual é o mais acertado, mas sobretudo porque nos podemos deparar com um teste estragado ou não funcional, sem sabermos!! Foi o que nos aconteceu...Durante meses os nossos nitratos supostamente estariam a 1-2ppm...mas quando trocamos por reagentes novos descobrimos que afinal os nitratos estavam a 30 ppm... Passei a ter medidores de 2 marcas que vou alternando ou meço os valores como controlo do sal que faço, da Red Sea, que sei os valores que é suposto ter de todos os parâmetros!
3- Não usar UV 24/24h ... apesar de ser util para a manutenção dos peixes saudáveis e livres de doenças, parece ser prejudicial ao corais, SPS e LPS, pelo facto de matar muitas bacterias que supostamente serão alimentos deles! Penso que a nossa experiência também nos demonstrou isto ao longo destes anos! Achoq eu convém na mesma ter UV para evitar surtos de doenças que se podem tornar fatais para todos os peixes, mas o ideal é ligar 24h quando entram peixes novos durante 1 semana e depois reduzir para apenas algumas horas por dia! No nosso caso temos tido sucesso assim...
4- Balling Light...tentar sempre manter os valores de Ca 400, Mg1250, Kh 8 !! Valores de Ca muitos elevados na ordem dos 500 geralmente provocam morte de alguns corais!! Na nossa experiência é sempre preferivel ter valores mais baixos do que valores muito altos de KH e Ca... Tivemos um episodio de descontrolo de Ca e KH que atingiram valores de 500 e tal e de 10 ou 11 que provocaram a morte de alguns SPS...Isto conteceu a seguir a um episodio de AEFW que nos atacou as acroporas e assim diminuiu os consumos bruscamente...
5- TPAS, TPAS, TPAS....quantas mais melhor! Mas sempre com os parametros iguais aos que temos ou queremos manter no aquario, caso contrario desiquilibra-se a adicções de balling! Dai que a escolha de um sal que tenha os valores ideias de agua de um Reef seja imperativo!! Nós usamos neste momento o sal Red Sea normal! No passado, com a introduçao do novo sal da Red Sea Coral Pro que apresenta valores muito elevados de KH (12) e de Ca (480), a 1,025 provoco nos um desequilibrio de valores no aquario que levou a perda de varios corais!!! Entre 10-20% por semana é o que faço agora com bons resultados.
6 – Aspirar areão e sump pelo menos 1 vez por mês... De facto o não aspirar do areão, seja ele de 1 ou 3/4cm, leva ao acumular de muitos detritos que não chegam a à sump e dessa maneira não são retirados nem pelo escumador, nem pelo filter-bag! Assim é essencial aspira-lo com pelo menos 1 vez por mes, em todas as areas que se conseguir. O aspirador da Hagen é de facto muito facil de usar e eficaz e pode-se mesmo ver a quantidade de sujidade que se acumula no areão quando se está a aspirar...
7 – Alimentar LPS/SPS com comida natural e não suplementos...A utilização de suplementos na alimentação de corais deve ser evitadas pois muitos deles apesar de alimentarem bem têm o reverso da medalha que é aumentarem muito os niveis de nutrientes na água, como fosfatos e nitratos a níveis intoleráveis! Assim de acordo com a nossa experiência a alimentação dos LPS basta ser feita apenas 1 vez por semana, no periodo da noite do aquario, com um mix de comida congelada (cyclops, rotiferos, red plankton, artemia), em que previamente se tenha retirado o excesso de liquido que contem fosfatos dispensaveis! Os SPS acabam por se alimentar também dos restos desta sopa bem como dos detritos dos peixes e dos restos de comida dos peixes! A alimentação dos SPS pode quando muito ser completada com a adição de phytplanton vivo , mas com cuidado para não sobrecarregar o aquario de nutrientes!
8- Eficiente exportação de nutrientes (nitratos/fosfatos) – Muito importante a longo prazo...ao inicio as tpas e um bom escumador vão resolvendo o assunto, mas com o passar dos meses e acumulação de detritos, mesmo com limpezas, começa a não ser suficiente e daí ser uma desafio muito grande manter um aquário durante vários anos!! Na nossa experiência optamos por colocar macroalga Chamaetomorpha e mangues na sump para ajudar nesta remoçao de nutrientes mas mesmos assim com o passar do tempo vimos que não era suficiente, apesar de ajudar muito e ser uma grande almofada! Assim a utilização de bacterias e doseamento de carbono, quer sob a forma de vodka, vinagre, biopellets ou soluções comerciais parece ser uma das melhores opções para este fim... Qual das melhores...é dificil dizer! Nós usámos e estamos a usar neste momento uma solução comercial (Ultralife da Ocenalife...diria que será vodka/vinagre) que se tem revelado bastante eficaz na diminuição de nitratos e fosfatos com a adição de cerca de 8-11 gotas diarias!! Mas cuidado que o exagero nesta doseagem de carbono pode retirar demasiados nutrientes deixandos os corais “à fome”... corais pálidos, LPS mirrados e a morrer e anémonas stressadas...assim MUITA ATENÇÃO no doseamento....DEVAGAR e sempre a vigiar os valores de nitratos e fosfatos.
9- Nunca usar as quantidades anunciada pela marca de qq produto que se coloca no aquario...Exemplo: GFO .... seja pelo facto de diminuir os niveis de fosfatos bruscamente ou de libertar ferro, a entrada de GFO provoca RTN em calendriuns/pocciloporas... – No nosso caso o uso de GFO, mesmo em quantidades muito pequenas parece provocar sempre esse efeito inicial... (perdi algumas calendrium, histrix e poccilopora à conta disso)...após retirar o GFO e algumas TPAS o rtn fica restringido às colonias que começaram!!
Isto são APENAS algumas conclusões que aprendemos com o NOSSO AQUARIO... e mesmo assim nunca sabemos ou certo se foi disto ou daquilo que um SPS morreu ou u LPS não cresceu....etc etc...são muitas Variáveis...mas estejam há vontade para comentar/contrariar

Objectivos/Desafios proximos

A- Baixar os valores de nutrientes que tenho neste momento! Nitratos ~5ppm (TMC e JBL), Fosfatos 0,30 (Hanna, Salifert)...quer com carbon dosing, quer com outro metodo de exportação de nutrientes!
B- Introduzir a alimentação de phytophankton e rotiferos vivos para que os corais apresentem um desenvolvimento e cores mais acentuadas a longo prazo
C- Não ter baixas de qualquer coral ... LOL
Mais informações sobre o percurso do aquario nos ultimos 3 anos podem encontrar, no nosso Blog http://www.ReefCentral.pt , ou estejam a vontade para perguntar!!
Ab
João Gomes