Vou iniciar um novo tópico para o meu aqua neste forum.
Tem cerca de um ano e meio.
Para quem não conhece fica aqui o Setup:
Aqua:
C120cm*A50cm*L60cm c/ vidros 10mm, travessas francesas e overflow "wall to wall"
Sump:
C80cm* C50cm*L40cm com refugio e vidros 8mm
Equipamento
- Aquecedor: 2* Enheim 300w
- Escumador: Bubble Magnus NAC7
- Bomba de Retorno: Syncra Silent 3 2700 Lts Hora (é regulavel)
- OI: 3 estagios 190 Ltrs/dia
- Ciruculação: Vortech MP40wES
Iluminação:
- 6* T5 54w DYI
Arrefecimento: DYI
Tanto o aquário como o móvel e a iluminação são uma copia praticamente fiel do aquário do Rui Manuel Gaspar que através da entusiasta descrição da sua construção me fez crer que também conseguia fazer uma assim. Nas coisas que não conseguia contei com a ajuda do Rui e de toda a comunidade do agora moribundo reeforum.
Obrigado Rui

Seguem dois videos da construção.
Depois de um bom começo o aquário atravessou um período difícil que começou em Junho 2012 quando meti agua contaminada de uma TPA. Como nem me passava pela cabeça que era da agua perdi vários corais num instante. Nessa altura tinha também mudado as lâmpadas já com um ano e começado a adicionar Mg e Ca. Inicialmente pensei que os corais se estavam a ressentir da mudança da iluminação. Isso também contribui para que eu não desconfiasse da agua.
Depois vieram os cianos e cianos e mais cianos. Apaguei luzes, aumentei a circulação diminui a frequência de alimentação, fiz TPa´s e nada. Por fim resolvi por uma medicamento com eritromicina que acabou com o cianos e com todas as bactérias nitrificantes do aqua. Resultado mais nitritos e nitratos.
Entretanto em Agosto depois das férias resolvi, ou vai ou racha...
- TPA com agua do mar - Out;
- Mega Tpa de mais 1/3 da litragem com Red Sea Coral Pro Salt
- Tirei metade da areia para fora (Muita trampa saiu lá de dentro, nem imaginava);
- Egg grate (bela bodega) já tinha tirado no mês anterior;
- Limpeza a fundo de todas as bombas;
- Limpeza a fundo da sump;
- Limpeza a fundo do overflow;
- Equipa de limpeza reforçada;
- TPA´s certinhas todas as semanas com Red Sea Coral Pro Salt
- Macroalgas para competir com os cianos
- Adição de Hidroxido de cálcio ( em vez de clororeto de cálcio) que ajuda a precipitar os fosfatos ( que nunca detectei mas como tinha cianos deviam por principio estar presentes)
- Microbacter para repor as bactérias;
- Adiciono Vodka como fonte de carbono
Quando limpei o oveflow descobri o que aconteceu à minha Catalaphyllia que desapareceu de um dia para o outro. Estava alojada num canto escuro difícil de chegar e de ver. Não imaginam o cheiro quando a tirei. O meu filho de 6 anos fugiu. Eu a pensar que se tinha dissolvido. Que grande palerma que eu sou

Com a sucessão de brincadeiras perdi 5 Lps, 2 sps e 3 peixes. Enfim...
Agora o sistema esta a recuperar e a maturar e os parâmetros estão a estabilizar. No entanto os nitratos teimam em ficar perto de 1 nos teste da Salifert mas penso que com o tempo vai lá. Vou tentar mexer o mínimo possível.
Mais recentemente, há cerca de um mês, por sugestão do Rui Manuel Gaspar comecei a aspirar o fundo. A minha areia que sempre foi escura e passou a ficar branquinha.

Entretanto meti dois corais novos vindos via-ctt do Fragário do Norte:
Alveopora Marionensis
Duncanopsammia Axifuga
Carlos! Bons Frags!

O próximo projecto vai ser uma nova iluminação. Vou substitui as minhas T5 por 5 calhas 10 leds. Para não variar projecto copiado do Rui Manuel Gaspar que mais uma vez tem de me aturar.

Mas vai ser bem mais simples.
O material vem todo da Aqualed Light.
Sem esquecer o Pedro Ferrer que arranjou-me umas calhas porreiras para os led´s

Já tenho o material todo mas tenho andado super ocupado a reinventar a minha empresa todos os dias para não ir atrás da economia e não tenho tido grande disponibilidade.
Hoje como a minha mulher me deu uma rebocada por causa da conta da Luz achei que eram boa altura de meter mãos à obra sob pena de encontrar todos os peixe a boiarem.
Assim vem ai um novo DYI com muita ajuda à mistura.
A próxima aquisição depois da luzes estarem a funcionar vai ser uma bomba doseadora e acabam os investimentos este ano.
Ainda tenho uma pontas de cianos ocasionalmente e não sei pq. Quando isso acontece a rocha vai de castigo para a sump. Enfim...
Abraços