Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros ReefSpot

ReefSpot

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/mar/2015, 11:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas Paulo,
Estão com umas cores fantásticas.
Essa Shortcake é do outro mundo mesmo :)
Abração.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 17/mar/2015, 12:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
Idade:
Localização: Lisboa
Gosto muito da tua "torta de morango"! Tens de fazer mais ou dar a receita cá p baixo.
Editado pela última vez por Ricardo Fonseca em 17/mar/2015, 19:21, num total de 1 vez.

Mensagem 17/mar/2015, 12:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
é uma bela torta amigo .... tem reagido muitooo bem, estou a gostar de ver o crescimento dela :D :D :D

a Receita é facil amigo ...

Ingredientes para a massa

250 gramas de farinha de trigo.
150 gramas de margarina com sal
1 xícara de chá de açúcar
1 ovo (com clara e gema)
1/2 colher de sopa de fermento em pó
Ingredientes para o recheio

1 colher (de sopa) de farinha de trigo
2 colheres (de sopa) de amido de milho
1 colher (de sopa) de margarina
1 lata de leite condensado
e leite (a mesma medida da lata de leite condensado)
Ingredientes para a cobertura

1 cumbuca de morango
1 colher (de sopa) de polvilho doce
2 gelatinas em pó de sabor morango (dissolvidas em 2 xícaras de água morna)
modo de preparo

MODO DE PREPARO - MASSA

Misture o ovo numa vasilha e coloque a farinha de trigo. Ponha a margarina e amasse com as mãos. Adicione também o açúcar. A massa precisa ter uma liga. Se ficar seca, acrescente um pouco mais de margarina até chegar ao ponto.

Coloque o fermento e misture. Leve a massa para uma forma, que não precisa estar untada, e é só acertar as bordas. Leve para o forno médio por 15 minutos.

MODO DE PREPARO - RECHEIO

Junte numa panela a farinha de trigo, o amido de milho, a margarina, o leite condensado e o leite. Leve ao fogo alto e mexa até virar um creme. Se preferir, espere esfriar para colocar o recheio sobre a massa já assada. Corte os morangos ao meio e distribua por cima.

MODO DE PREPARO - COBERTURA

Dissolva o polvilho numa xícara de água. Deixe no fogo e mexa até engrossar um pouco. Coloque a gelatina e mexa. Espere esfriar. Depois, espalhe a calda sobre a torta. É só levar para a geladeira.


Experimenta , vais ver que fica TOOP :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Aquele abraço amigo Fonseca ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/mar/2015, 03:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigos ...

então vamos a novidades ....

há 4 meses atras , quando dei com o problema do escmador e quando me começaram a disparar os nitratos , foi quando me começou a desaparecer o celebre problema que tinha com as bolhas nos polipos dos corais , hoje e uma vez que tenho andado a baixar os nitratos lentamente , atingindo esta semana um valor de - de 0.2 , as bolhas voltaram novamente ...
chego a conclusão e com a ajuda do Mr. Prata que me atura incansavelmente :D :D :D que afinal o problema está provavelmente na falta de nutrientes , mais precisamente na falta de nitrato ... será amigos ??

para que pensem e me ajudem aqui ficam mais umas fotos aqui do Spot ...
Espero que gostem ...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/mar/2015, 07:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Bom dia Paulo.

Não Paulo, como sabes não tenho nitratos e não tenho esse problema.
O problema vem de outro lado, procura que encontras.
Parabéns está espectacular.
Belas cores.

Mensagem 20/mar/2015, 08:44

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Paulo...
nao me parece nitrato. Como ja te disse antes, tenho lido algumas coisas sobre isso mas os nitratos nunca vem á baila.

Nem de preposito ontem por acaso andava para aqui em leituras e dei com isto... Nao ajuda muito mas é de um fulano que tem bons aquarios e com muito boas cores e de vez em quando tem esse problema. Ele tem fosfatos e nitratos quase zerados...

..." the only time i see that weird inflated almost bubble like tissue growth is when the chemistry is out of whack. Some stuff is simply less tolerant of parameters being different to what they were used to in the ocean. The tips looked sleek and smooth when the acro was going well, that growth is never a good thing. I haven't seen high light or flow cause such tissue abnormality ever over the years but that doesn't mean it can't happen i guess. "...

Diria que como és a unica pessoa que se tem queixado disso, tens agora uma boa ferramente para despistar a nivel quimico que se chama como bem sabes, o Triton test. Nao sei se já o fizeste ou nao, e tambem nao sei se consegues resolver os problemas ou nao depois do teste, mas podes ficar com algumas boas dicas do que pode ser. Imagina por exemplo que é a falta ou excesso de algum macro ou micro parametro marado?
Na minha opiniao, aponto mais para um micro elemento, ja que os corais tem excelentes cores e bons crescimentos, nada morre, antes pelo contrario... por isso apontaria para ai, para qualquer micro-nutriente que esteja em falta ou em excesso.

Do que tenho lido e como já te tinha dito antes, nenhuma das pessoas que tem esse problema sabe do que é... sao apenas suposicoes ou especulaçoes. :(

De qualquer maneira, bolas que os teus corais estao espetaculares! As cores estao no ponto, estao mesmo bonitos!
Os meus parabens pelo sucesso que tens tido desde que começaste com aquele pequeno cubo ainda á poucos anos atrás! ;)

Mensagem 20/mar/2015, 09:53

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
E que tal um teste do Triton para saberes se existe algum elemento químico que possa estar a causar esse problema???
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 20/mar/2015, 09:55

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Já ouviste falar no teste do Triton??
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 20/mar/2015, 09:55

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Eu mandava fazer um teste...do Triton!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 20/mar/2015, 10:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
hahaha ...

Amigo Torres , cheguei a fazer quando tinha bolhas da outra vez e sabes o resultado ?? tudo verdinho , menos o Ca que estava amarelo mas por estar a 400 , neste momento nem isso está , está mais alto ...

Amigo Hernani , Como podes fazer uma afirmação dessas assim ?? cada aquario é um aquario , e a baixa de nutrientes pode estar a retirar algum elemento que os corais precisem ... é estranho que quando baixo os nitratos aconteça sempre isto , como podes ver aquarios diferentes reacções diferentes , a dias também dizias que tinhas valores zerados e os corais pálidos , aqui nada disso acontece com valores baixos , por isso como podes ver cada aquario é um aquario ...

Amigo Marco ... Obrigado Amigo , da primeira vez que tive procurei procurei , falei com um com outro , inclusive cheguei a mandar umas fotos para o randy , e nunca cheguei a conclusão nenhuma , o que ele me disse foi para controlar o PH , que o problema poderia vir dai .
nunca tinha lido nada disso que meteste ai , mas como vou investigar bem ... o estranho é que a cerca de 4 meses que nao tinha nada disto , e a rotina mantém-se , a unica alteração que tive foi ...

Circulação - meti as bombas em reef Crest modo alternado antes estavam em reefCrest mas sem ser em antysinc
Nutrientes - Nitratos baixaram nos ultimos meses de 5 ppm para neste momento - de 0.2 ( notei também uma grande redução no consumo dos corais , pelo que tive que baixar a dose do balling para metade)
Produtos - Nada de novo , não mudei a marca da vodka , a unica coisa foi que de a 3 semanas para cá tenho adicionado Zeozym 1 vez por semana .

Abraço e Muito Obrigado pela partilha amigo Marco ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/mar/2015, 10:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
amigo Marco ...

é verdade o ponto de "combustão" foi realmente o cubo , ainda mantenho dois peixes dessa altura , o veliferum e o hepatus , depois dos peixes veio a paixão pelos corais , que é uma coisa mesmo séria como sabes :D :D :D :D

Gostava de resolver este stress das bolhas para pelo menos chegar a uma conclusão do que seria ou não , pelo que ja li e falei , as únicas pistas que tinha eram PH , e na altura fazia sentido , uma vez que tinha o escumador quase parado e poderia nao oxigenar a água , neste momento nao acontece , tenho o escumador a trabalhar muitooo bem , e a escumar muitooo bem , tiro um copo cheio de sabado a sabado , por isso desse lado está eliminado ...

cheguei a medir PH , e na altura vi que estava baixo , talvez por manter o kh baixo 7 , aliado á falta de oxigenação do escumador , poderia resultar nisso ... sou sincero esta semana não testei o PH , mas hoje é dia de testes e vou testar para ver ...

o que acho estranho é que continua a não ter um padrão e a não ser em todos os corais ... por exemplo , tenho 2 shortcakes , e uma tem bolhas a outra ta brutal como se vê nas fotos , os corais estão em sítios diferentes , e a que tem bolhas tem menos circulação que a que não tem , a nível de posição no aqua estão á mesma altura ...
assim como tenho 2 frags de staghorn marinha grande , em sitio diferente e um deles ao lado da short com bolhas e nada , estão normais ...

é realmente muitoooo Estranho ...

Aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/mar/2015, 10:32

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Marco Madeira Escreveu:

Na minha opiniao, aponto mais para um micro elemento, ja que os corais tem excelentes cores e bons crescimentos, nada morre, antes pelo contrario... por isso apontaria para ai, para qualquer micro-nutriente que esteja em falta ou em excesso.




:D Falei nesta possibilidade também !

Visto se estar a usar agua do mar, pode estar em falta algum elemento !
Sugeri uma TPA com agua Salinada, pode ser que resulte !
NO3 a 2 ppm esta no limite minimo :D, se descer o NO3 mais ainda, vais notar nos corais com certeza !! (minha opinião)

Eu quando me falas-te nisto apontei em varias direcções :D Circulação, adições de alguma coisa e tal...., Sais, Skimmer e TPAs

Eu faria o que te foi sugerido testes com esse tal "teste Triton", parece muito completo.

Estou bastante curioso com os resultados :-?
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 20/mar/2015, 10:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Ricardo Prata Escreveu:

Visto se estar a usar agua do mar, pode estar em falta algum elemento !
Sugeri uma TPA com agua Salinada, pode ser que resulte !
NO3 a 2 ppm esta no limite minimo :D, se descer o NO3 mais ainda, vais notar nos corais com certeza !! (minha opinião)

Eu quando me falas-te nisto apontei em varias direcções :D Circulação, adições de alguma coisa e tal...., Sais, Skimmer e TPAs

Eu faria o que te foi sugerido testes com esse tal "teste Triton", parece muito completo.
Estou bastante curioso com os resultados :-?


Hummm... nao concordo Ricardo. O uso de agua natural nao potencia a falta de algum micro/macro elemento mas sim a reposicao destes. Para mim nao pode ser da agua natural até porque assim tinhamos muito mais pessoas a sofrer disso aqui em Portugal ja que muita gente usa, mesmo pessoas que recolhem agua onde ele recolhe tinham de sofrer do mesmo.

O que o Paulo tem, tem de ser especifico ao aqua dele, ou seja, as variaveis que mudam no aqua dele, seja do procedimento/manutençao que utiliza ou qualquer "leite de cabra" :D ou outro que use, vou mais por ai.

Paulo... se achas que isso reaparece quando tens o nitrato muito baixo, porque nao o deixas subir a o mantens estavel por 2 ou 3 meses para tirares conclusoes? Tipo, a 2 ou 3 ppm durante esse tempo e depois retira conclusoes. Nao podes é alterar mais nenhuma variavel durante esse periodo.

Mensagem 20/mar/2015, 10:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Amigo prata , pode ser uma hipótese , mas como te disse fiz umas mudas com sal da ultima vez e não resultou , mas é uma hipótese a testar ..
eu não estou com 2 ppm amigo estou com menos de 0.2 ppm ou seja no teste salifert vendo de lado a agua fica transparente :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

em relação ao teste triton , não encontrei resultados da ultima vez , mas posso tentar de novo com outro teste ...mas é realmente estranho ser precisamente na baixa de nutrientes que isto acontece amigo ... porque com nitratos a 5 os polipos estavam normais ..

abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/mar/2015, 10:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
sempre que vejo este aqua, molho as cuecas :P :P :P :P

Mensagem 20/mar/2015, 10:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Verdade Marco ...

porque o Vieira apanha agua no mesmo sitio e nos mesmos dias que eu , e não tem nem nunca teve nada disto ...

Acredito que o caminho seja por ai marco para testar ... deixar subir um pouco os nitratos e manter estáveis para ver como reagem os corais ...

Leites de cabra neste momento não estou a colocar nada de especial amigo ..

Baling 2 part ( com os traces da FM com dose ajustada ao baling 2 part )
Colors da FM
Vitalizer
Aminoacidos
Vodka
e á 3 semanas comecei a fazer zeozym 1 x por semana ...
as mudas mantêm se iguais 200 litros por semana em 800 litros de água ...

a nivel de valores está assim ...

Ca - 410
KH - 7.7
MG - 1275
Salinidade - 1025
N03 - -0.2
Po4 - 0.00
K+ - 370
Temp. 25 a 25.5

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/mar/2015, 11:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Pedro Alves ... isso é assim ?? para a próxima aviso antes e arranjas ai "tena Men 5 KG" .. :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Aquele abraço e Obrigado ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/mar/2015, 11:01

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Ok...
sobe os nitratos um pouco e mantem precisamente isso que estas a fazer enquanto manutençao e mantem o resto dos parametros.
O "leite de cabra" era brincadeira... :D .

Em relaçao a tua Acro Marinha grande, vais ter de analizar o polipo e as coralites mas procura entre A. Aspera, A. Yongei e A. Abrolhosensis. Tenho visto muitas parecidas as tuas serem chamadas de yongei ou asperas, mas é uma questao de analisares e comparares.

Mensagem 20/mar/2015, 11:02

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo,

NO3 a 0.2 ppm, mt pouco mesmo!


Procura o livro sobre corais de Eric Borneman,

biólogo escrevia mt para Reefkeeping entre outros!, ele fala nessa questão/situação !!

As you guys have found on your own, this has been reported quite a bit. I do not know what causes it, either, but it could be related to the ballooning behaviors of other corals, including the coral polyps extrusions. As noted, I suspect it is largely related to water parameters. Coral tissue can lift up from the calcioblastic epithelium and form pockets, but these normally are still highly fixed to skeleton by desmosomes. I am unsure if it is forced by water params, or a deficiency of desmosomes. It does not seem to have any function like with extrusions (although the extrusions are common in aquarium corals but not in the wild, so this might also be abnormal).



Parametros da agua!....Mistério :D

http://archive.reefcentral.com/forums/s ... p?t=414676
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 20/mar/2015, 11:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Penso que nao seja pela agua do mar em si, pois eu uso só agua do mar e nunca tive esse problema e muitos outros usam e nunca tiveram nada parecido...MAS...

Paulo, não és tu que recolhes a agua na lota da Nazaré? Tens conhecimento de como eles armazenam a agua? E se usam lgum quimico para a "limpar"?

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros