Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquário Miguel Pinho

Aquário Miguel Pinho

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 11/mai/2014, 11:50

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá Miguel,

Concordo com o Artur. Deves tentar manter a relação 1:4 nas soluções de bicarbonato e de cálcio. Isto para evitar problemas de desequilíbrios no futuro.
Sei que estavas a corrigir o cálcio, mas se não mudares isso, provavelmente um destes dias vais ter uma queda abrupta no Kh.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 11/mai/2014, 12:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Ricardo Pinto Escreveu:
Olá Miguel,

Concordo com o Artur. Deves tentar manter a relação 1:4 nas soluções de bicarbonato e de cálcio. Isto para evitar problemas de desequilíbrios no futuro.
Sei que estavas a corrigir o cálcio, mas se não mudares isso, provavelmente um destes dias vais ter uma queda abrupta no Kh.



Ricardo,

Eu neste momento tenho os parametros estáveis com a dosagem que faço. Já diminui e já aumentei os débitos das bombas e cheguei à conclusão que estes são os consumos no meu aquário. Faço testes de KH´dia sim dia não e 2 a 3 vezes por semana de Ca. O Mg faço teste ao fim-de-semana no dia a seguir à mudança de água (dia que faço os 3 testes) :).

Os parametros que estou a optar são:

KH - 8.5 a 9.0
Ca - 420 a 430
Mg - 1320 a 1380

Abraço
Miguel

Mensagem 11/mai/2014, 14:19

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Miguel,

Cada aquário é um aquário e tem consumos diferentes. Também percebo que és um tipo muito dedicado e que fazes bastantes testes ao aquário e qualquer coisa que aconteça estás em cima disso.
Mas dito isto, no método inicial do balling, adicionava-se sempre a mesma quantidade de cada uma das soluções, imagina por exemplo 30ml/dia de cada solução. Preparávamos as soluções para ter a mesma quantidade por mililitro de bicarbonato e de cálcio. Hoje em dia, fazemos o método simplificado e na preparação das soluções adiciona-se muito mais carbonato de cálcio do que bicarbonato, cerca de 4x mais.
Como sabes, o valor de Kh e o Cálcio estão intimamente ligados. É muito difícil dissociar um valor do outro.
Recomendo-te a leitura dos artigos do randy holmes farley sobre esta relação (kh e Ca) e sobre a two-part solution.
O método de balling original não prevê a adição de quantidades independentes de cada um dos elementos. Se estás a seguir a receita da fauna marin tem cautela, não dissocies o consumo de Ca com o de Kh. Os corais não consomem mais um do que o outro, é importante que tenhas esta noção. Acontecem desequilíbrios sim, mas por causa da precipitação de carbonato de cálcio na agua.
Só digo isto, porque a longo prazo, vai ser muito mais fácil para ti manter os valores estáveis se tiveres atenção ao que o Artur te disse. Menos alterações nos valores, melhores crescimentos e mais estabilidade nas cores.
"SPS=Stability promotes success"
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 11/mai/2014, 15:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Ricardo,

Eu já tive a dosagem de Kh nos 40ml e o ca nos 10ml (6x por dia) e o resultado foi uma subida de Kh de 8.5 para 10.5 em 2 dias... Por isso das duas uma ou o meu sistema nao esta preparado para estes valores ou as doseadoras estão descalibradas.
Por isso fiz os ajustes e com 12ml x 6 de Ca e 32ml x 6 de Kh os valores estão estáveis.

Tens que vir cá casa, fica o convite. :)

Abraço
Miguel

Mensagem 13/mai/2014, 22:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boa noite,

Fica aqui um video do meu aquário.

Más notícias o filme é de Fevereiro e tem 7 min :D :D
Boas notícias a música é boa e dá para virar costas ao video e ouvir a música =)) =)) =))

https://www.youtube.com/watch?v=UcsFQWAwX0A

Cumps
Miguel

Mensagem 13/mai/2014, 23:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Já precisas de um aquário com 2 metros esse já esta a ficar curto :-? :-?

Mensagem 13/mai/2014, 23:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
O Miguel esta com aquario muito mas muito porreiro

Pintos Reefs

Mensagem 14/mai/2014, 03:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Lindo.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Mensagem 16/mai/2014, 00:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Miguel Pinho Escreveu:
Eu já tive a dosagem de Kh nos 40ml e o ca nos 10ml (6x por dia) e o resultado foi uma subida de Kh de 8.5 para 10.5 em 2 dias... Por isso das duas uma ou o meu sistema nao esta preparado para estes valores ou as doseadoras estão descalibradas.
Por isso fiz os ajustes e com 12ml x 6 de Ca e 32ml x 6 de Kh os valores estão estáveis.


Boas Miguel,

Tens razão, é possível ser isso mesmo, e em boa verdade também no meu sistema não cheguei a calibrar a doseadora (como recomenda no manual) e então a calibração pode estar a ser feita pelos testes de Ca+Kh+Mg. No final é capaz de ir dar tudo ao mesmo. :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 16/mai/2014, 07:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Miguel Pinho Escreveu:
Ricardo,

Eu já tive a dosagem de Kh nos 40ml e o ca nos 10ml (6x por dia) e o resultado foi uma subida de Kh de 8.5 para 10.5 em 2 dias... Por isso das duas uma ou o meu sistema nao esta preparado para estes valores ou as doseadoras estão descalibradas.
Por isso fiz os ajustes e com 12ml x 6 de Ca e 32ml x 6 de Kh os valores estão estáveis.

Tens que vir cá casa, fica o convite. :)

Abraço
Miguel



Bom dia Miguel. A premissa que temos que usar só é fiável, se houver uma relação com os consumos dos corais.
vO consumo desses elementos Varia sempre que a quantidade de coral aumentar.
Por exemplo, se comprares uma montipora 30x30 e a colocares dentro do teu aqua assim que esta começar crescer tens uma variação de valores precisas de aumentar adição ca e kh.
Uma euphyllia do mesmo tamanho quase nem mexe.
Os tipos de corais introduzidos influenciam os consumo do aqua.

Mensagem 16/mai/2014, 09:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas Hernani,

Para mim o importante é saber se há consumos e dar-lhes o que consomem de modo a ter os parametros estaveis de Ca, Kh e Mg. O que me dizem as doseadoras pouco me interessa nem calibradas estao nem precisam. Que me interessa a mim saber se na dosagem da bomba diz 32 e na verdade doseia 40? desde que doseie a quantidade que mantenha o parametro so preciso de saber o valor a colocar lá.

A margem de valores dos macro elementos é muito grande.

Ca recomendado é entre os 380 e os 450
KH entre os 6 e os 11
Mg entre os 1200 e os 1400

Existe uma relação entre o Ca e o KH e o Mg.

Ou se tem valores altos, médios ou baixos.

O caso mais grave é ter Kh baixo exemplo 6.5 e um Ca de 450. Ou então ter o Ca a 390 e o Kh a 11.

Quando esses desiquibrios acontecem o Mg que geralmente nao tem consumo passa a ter...


Por isso para mim os parâmetros são sempre os mesmos. Um bocadinho a cima dos da agua do mar.


Estabilidade nos parâmetros = meio caminho andado para P sucesso


Abraço
Miguel

Mensagem 16/mai/2014, 10:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 105
Idade: 52
Localização: Leça do Balio - Matosinhos
Boas Miguel.

O aquário está espetacular, parabéns.

Abraço.
Imagem

Mensagem 16/mai/2014, 11:04

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Miguel...
os corais estão com bom aspecto, boas cores, estão bonitos!

Só não gosto da distribuição dos mesmos, parece-me algo confuso, podias dar uma mãozita nisso, a não ser que gostes assim, é apenas uma questão de gostos. Há, e claro, o numero de cirurgiões é muito grande para o aqua que tens! Tens ai muito peixe que vai ficar muito grande.

Parabéns, a evolução foi muito boa! ;)

Mensagem 16/mai/2014, 11:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Marco Madeira Escreveu:
Boas Miguel...
os corais estão com bom aspecto, boas cores, estão bonitos!

Só não gosto da distribuição dos mesmos, parece-me algo confuso, podias dar uma mãozita nisso, a não ser que gostes assim, é apenas uma questão de gostos. Há, e claro, o numero de cirurgiões é muito grande para o aqua que tens! Tens ai muito peixe que vai ficar muito grande.

Parabéns, a evolução foi muito boa! ;)



Obrigado Marco,

O layout está confuso porque era só para ter corais moles e LPS ... não sabia que a minha calha me ía pormitir ter SPS. Agora vai ser difícil (para já) dar um jeito nisto, mas assim que os frags crescerem, logo se verá.

Quanto aos cirugiões tens razão há dois que não deviam cá estar o Hepatus e o Lineatus. A ideia é ou ter um aquário maior ou em último caso entrega-lo ao SeaLife... :(

Viste o cabrão do caranguejo?

Abraço
Miguel

Mensagem 16/mai/2014, 11:28

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Sim... depois vi a foto que colocaste. Era pequeno o sacana, mas já fazia estragos!

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Mensagem 16/mai/2014, 11:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Miguel Pinho Escreveu:
Boas Hernani,

Para mim o importante é saber se há consumos e dar-lhes o que consomem de modo a ter os parametros estaveis de Ca, Kh e Mg. O que me dizem as doseadoras pouco me interessa nem calibradas estao nem precisam. Que me interessa a mim saber se na dosagem da bomba diz 32 e na verdade doseia 40? desde que doseie a quantidade que mantenha o parametro so preciso de saber o valor a colocar lá.

Miguel



Olá Miguel,

Penso que isto resume tudo; de facto o que é fundamental é que as bombas, estando ou não calibradas, debitem para o aquário a quantidade que realmente foi consumida pelos corais, por forma a mantermos os parâmetros dentro daquilo que é o nosso objetivo.


Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 29/mai/2014, 20:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Miguel Pinho Escreveu:
Boas Hernani,

Para mim o importante é saber se há consumos e dar-lhes o que consomem de modo a ter os parametros estaveis de Ca, Kh e Mg. O que me dizem as doseadoras pouco me interessa nem calibradas estao nem precisam. Que me interessa a mim saber se na dosagem da bomba diz 32 e na verdade doseia 40? desde que doseie a quantidade que mantenha o parametro so preciso de saber o valor a colocar lá.

A margem de valores dos macro elementos é muito grande.

Ca recomendado é entre os 380 e os 450
KH entre os 6 e os 11
Mg entre os 1200 e os 1400

Existe uma relação entre o Ca e o KH e o Mg.

Ou se tem valores altos, médios ou baixos.

O caso mais grave é ter Kh baixo exemplo 6.5 e um Ca de 450. Ou então ter o Ca a 390 e o Kh a 11.

Quando esses desiquibrios acontecem o Mg que geralmente nao tem consumo passa a ter...


Por isso para mim os parâmetros são sempre os mesmos. Um bocadinho a cima dos da agua do mar.


Estabilidade nos parâmetros = meio caminho andado para P sucesso


Abraço
Miguel


Concordo plenamente.
Abraço.

Mensagem 17/jun/2014, 22:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Um minuto de vídeo - 17 de Junho de 2014.



e fotos de 18 de Junho de 2014... :)

Imagem

Imagem

Cumps
Miguel
Editado pela última vez por Miguel Pinho em 18/jun/2014, 11:43, num total de 2 vezes.

Mensagem 18/jun/2014, 06:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
[quote="Miguel Pinho"]Um minuto de vídeo - 17 de Junho de 2014.




bom dia Sr. Miguel. o coral verde e alto que está no chão do aqua na direcção da montipora verde. É uma ....?

Fico na duvida, é a mesma que aparece na pagina 3?
Tem tido crescimentos muito bons.

Se puderes dá um toque para falarmos 969731812

Mensagem 20/jun/2014, 12:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Hernani Esteves Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Um minuto de vídeo - 17 de Junho de 2014.




bom dia Sr. Miguel. o coral verde e alto que está no chão do aqua na direcção da montipora verde. É uma ....?

Fico na duvida, é a mesma que aparece na pagina 3?
Tem tido crescimentos muito bons.

Se puderes dá um toque para falarmos 969731812


Boa Armando,

Conforme te disse ao telefone o coral é uma Acropora Staghorn. Os crescimentos que vês são dos últimos 3 meses, isto porque o aquário só estabilizou em Outubro de 2013 e mesmo assim essa acropora não crescia apenas recuperou a cor e repovoou as partes de tecido morto. Eu diria que de Outubro de 2013 a Março de 2014 deve ter crescido 1cm. A meio de Março coloquei uma calha de 3xT5 e uma par 38 e reparei que nesses 15 dias essa acropora começou a rebentar umas pontas.

Para resolver o problema coloquei 2 Par 38 apontadas para esse coral e só assim é que ele começou a crescer.

É um coral que deveria estar na parte mais próxima da linha de água e não da areia. Tem crescimentos brutais se tiver muita luz (que é o que vai acontecer no final do ano quando ele tiver as pontas mais próximas da linha de água).


Abraço
Miguel

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros