Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquário Miguel Pinho

Aquário Miguel Pinho

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 23/jun/2013, 00:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Finalmente vou colocar aqui fotos do meu aquário. Está com muitas algas mas estão a reduzir, mas para quem já teve cobre na água, rocha e areão, eu acho que não está muito mal.

Aquário_ 120x60x60
Iluminação: 2x Painel de 120w LEDS 2X(27x3w White 10.000k + 28x3w blue 460nm) + PAR38 (2x3W 14.000k + 6x3w blue 460nm + 4x3w UV 420)
Skimmer: Bubble Magus Curve 9
Recirculação: 2x 5.600 l/h
Retorno: 2x 2.000l/h


Cá vão as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Agora fotos decentes ...



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 23/jun/2013, 16:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Mais umas fotos.


Imagem

Imagem

Mensagem 25/jun/2013, 10:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Epa, ninguém comenta o meu aquário. Ei sei que nao está perfeito, longe disso, mas digam qualquer coisa nem que sejam criticas duras para eu ver se melhoro a poça :).

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 25/jun/2013, 11:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Esses SPS são recentes?

Aquilo que noto é que tens muitas algas.

Quais são as rotinas de manutenção?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/jun/2013, 12:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas Rui Manuel Gaspar,

As algas estão a desaparecer com as TPAs de 10% semanais. Fiquei com algas pois tinha um filtro UV ligado. Notei que as Seriatoporas Caliendrum Verdes estavam a ficar verde água e ainda estão como podes ver na foto que tem vários frags pequenos. Como me disseram que era falta de nutrientes, eu desliquei a UV e carreguei o aquário com nutrientes.

Ora bem com a carga de nutrientes que adicionei ao sistema começaram a aparecer as algas. Nunca mais voltei a ligar a UV e coloquei carvão activado na sump. Neste momento tenho menos algas, mas as Caliendrum continuam pálidas se bem que estão cheias de pólipos.

Os frags SPS são recentes os mais antigos são precisamente as Caliendrum e têm 3 meses.

Obrigado pela resposta, e se me conseguires ajudar a recuperar a cor verde fluor das calendrum agradecia, pois das três que tenho só o frag maior é que está com a cor original porque tem apenas uma semana.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 25/jun/2013, 14:42

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Miguel Pinho Escreveu:
Boas Rui Manuel Gaspar,

As algas estão a desaparecer com as TPAs de 10% semanais. Fiquei com algas pois tinha um filtro UV ligado. Notei que as Seriatoporas Caliendrum Verdes estavam a ficar verde água e ainda estão como podes ver na foto que tem vários frags pequenos. Como me disseram que era falta de nutrientes, eu desliquei a UV e carreguei o aquário com nutrientes.

Ora bem com a carga de nutrientes que adicionei ao sistema começaram a aparecer as algas. Nunca mais voltei a ligar a UV e coloquei carvão activado na sump. Neste momento tenho menos algas, mas as Caliendrum continuam pálidas se bem que estão cheias de pólipos.

Os frags SPS são recentes os mais antigos são precisamente as Caliendrum e têm 3 meses.

Obrigado pela resposta, e se me conseguires ajudar a recuperar a cor verde fluor das calendrum agradecia, pois das três que tenho só o frag maior é que está com a cor original porque tem apenas uma semana.

Cumprimentos
Miguel Pinho


Pois mas vai perder essa côr de certeza.

Quando te disseram que era falta de nutrientes e dizes que carregaste fizeste o quê exactamente?

Quando estás nessa fase de corais pálidos tens que começar muito devagar a alimentar corais ou a carregar um pouco mais na comida para os peixes, mas tem que ser muito devagar e controlado para não te acontecer isso!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/jun/2013, 15:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Caro Rui Gaspar,

Quando digo que carreguei o aquário com nutrientes estava a falar exactamente de comida, mais propriamente isto:

http://www.aquariumspecialty.com/reef-i ... 000-micron

Também tenho isto lá em casa, mas só coloquei uma vez uma colher de café.

http://marcweissexotics.com/reef_bugs.htm

Era o que tinha na altura, mas se me deres uma dica para o que deva colocarpara ver se recupero as cores das Caliendrum... agradecia.


Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 25/jun/2013, 15:38

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Miguel Pinho Escreveu:
Caro Rui Gaspar,

Quando digo que carreguei o aquário com nutrientes estava a falar exactamente de comida, mais propriamente isto:

http://www.aquariumspecialty.com/reef-i ... 000-micron

Também tenho isto lá em casa, mas só coloquei uma vez uma colher de café.

http://marcweissexotics.com/reef_bugs.htm

Era o que tinha na altura, mas se me deres uma dica para o que deva colocarpara ver se recupero as cores das Caliendrum... agradecia.


Cumprimentos
Miguel Pinho


Epá eu não tenho dicas para nada.

Posso dizer-te o que fiz para começar a recuperar as cores dos meus depois de terem ficado extremamente pálidos.

Alimentei de modo a ter fosfatos a 0.03 (se começam a subir reduzo comida se descerem aumento comida), nitratos entre 2 e 5 e depois de atingir estes valores começei a dar metade da dose recomendada de A e B da RedSea. Na prática amino-acidos e vitaminas.

Aviso-te também que demora .... e muito a recuperar!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/jun/2013, 15:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Obrigado, já ajuda.

Já agora só por curiosidade, quanto tempo demoraste a ter resultados positivos no que diz respeito a cores dos corais?

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 25/jun/2013, 20:59

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Dois meses e só agora começam a mostrar sinais de melhoria.

:shock:

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/jul/2013, 23:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Agora que reduzi as algas vou colocar umas fotos. Peço desculpa pela fraca qualidade mas ando a aprender a fotografar num curso tipo "youtube" :) :D


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora uma muito mal tirada mas dá para ver o aspecto geral do aquário

Imagem

Abraço
Miguel Pinho

Mensagem 27/jul/2013, 01:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
ta com melhor aspecto :)

Mensagem 27/jul/2013, 08:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Obrigado Pedro,

Está praticamente sem algas e finalmente a ganhar coralina.
Como tive um problema grave de excesso de cobre, e optei por não mudar nem a rocha viva nem a areia, só agora é que finalmente estabilizou o sistema.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 28/jul/2013, 10:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 105
Idade: 52
Localização: Leça do Balio - Matosinhos
Parabéns Miguel melhorou muito.
Continua assim.

Cumpts.
A. Sousa
Imagem

Mensagem 28/jul/2013, 10:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 39
Idade:
Parabens esta bem melhor

Vai com calma

Cumprimentos
Joao

Sent from my GT-P5100 using Tapatalk 2

Mensagem 29/jul/2013, 10:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Meus amigos, venho por este meio dizer o seguinte:

Melhor filtro para aquário - Trocas de águas (10% de preferência com água do mar e quantas mais vezes forem feitas por semana mais potente é o filtro) :)

Melhor aditivo/suplemento para colocar na água do aquário - Trocas de águas (10% de preferência com água do mar e quantas mais vezes forem feitas por semana mais eficaz é o aditivo/suplemento) :)

Restam a iluminação, a manutenção da temperatura, boa recirculação e comidinha para a bicharada.

Como a logistica de trazer água do mar ou fazer água de osmose com sal não é fácil, a compra de um bom escumador é uma essencial.

Foi assim que eu tirei o cobre do meu aquário e foi assim que eu eliminei as algas e foi assim que os meus corais começaram a crescer. Lá mais para a frente quando eles tiverem a consumir Ca, Mg e Kh em quantidades que não consigo repor com trocas de água, aí lá vou eu ter que deitar produtos na água.

Abraço
Miguel Pinho

Mensagem 01/set/2013, 18:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Parâmetros da agua em 01-09-2013


Densidade- 1026
Ca-410
Mg-1280
Kg-7.3

Po4- 0.25-0.5 (deve estar nos 0.4)
Nh3- <5

Em recuperação, aparente melhoria dos corais moles e duros após troca de 20% com agua salinada.
Os corais moles estão com óptimo aspecto. E os sps ligeira melhoria excepto as acroporas.

Cumprimentos

Mensagem 01/set/2013, 18:45

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Miguel Pinho Escreveu:
Parâmetros da agua em 01-09-2013


Densidade- 1026
Ca-410
Mg-1280
Kg-7.3

Po4- 0.25-0.5 (deve estar nos 0.4)
Nh3- <5

Em recuperação, aparente melhoria dos corais moles e duros após troca de 20% com agua salinada.
Os corais moles estão com óptimo aspecto. E os sps ligeira melhoria excepto as acroporas.

Cumprimentos


É normal. Esse valor de fosfatos é um pouco elevado.
Mas continua com as TPAs certinhas que isso vai ao sítio!

Qual a rotina de alimentação?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/set/2013, 20:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boa noite,

Depois da tempestade ter acalmado, segundo me parece, os corais vão dando sinais de alguma reacção positiva.

Não tenho dúvidas que o principal motivo para este stress foi algo que estava na água, não quer dizer que outros factores não tenham acelarad o processo.

Os fosfatos passaram de 0,5 para qualquer valor situado entre os 0.10 e os 0.25 analisando a tabela cromática do teste da salifert.

Agora que a guerra acabou, há um morto, vários feridos, uns graves e outros ligeiros e só o tempo poderá dizer o que vai acontecer aos feridos.

Coloco aqui umas fotos actualizadas.


Cumprimentos


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 09/set/2013, 16:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Está com melhor aspeto que no início porém mantém as TPAs e tenta estabilizar tudo. A temperatura anda estável?

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron