Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Rock reef

Rock reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 28/jun/2013, 15:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Olá a todos
Apesar de andar por aqui já a algum tempo, a criação de um tópico do meu aquário ficou sempre para um segundo plano, até que acho que chegou altura de apresentar o meu aquário ao fórum. Já o podia ter feito á mais tempo, mas precisamente pela falta deste e por não ter muita paciência para escrever estas coisas, fui sempre adiando. Existe equipamento que se a evolução do aquário o justificar será comprado(Balling).

Então vamos aos factos:

Data de montagem: Fevereiro de 2012

Móvel: Madeira maciça em preto wege, sem divisória a meio e com duas portas.

Aquário: Panorâmico 3 frentes. 120x50x50.

Sump: 75x40x45 com 3 divisórias e mais depósito de água doce de 25 lts.

Iluminação: Calha JEBO 120 CM 2X150W HQI 15000K + 2X T5 54W ATI Coral plus

Escumador: DELTEC APF 800 alimentado por bomba EHEIM COMPACT 2000

Bomba retorno: AQUAMEDIC OCEAN RUNNER 2500 LTS

Bomba de circulação: 1 x TUNZE TURBELLE NANOSTREAM 6055 (5500lts/h), com controlador TUNZE WAVECONTROLLER 7092.

Reactor de biopellets: TMC V2 BIO REACT 500 alimentado por bomba EHEIM COMPACT 1000

Ozonizador: TMC V2 O3

Controlador de nível: TMC V2 AUTO TOP com duas bóias.

Osmose inversa: Aquili 4 estágios.

Refratómetro: DD

Rocha viva: 33 kgs + 2 kg SERA SIPORAX na sump e 2 sacos com coral moído.

Areia de coral fina: Cerca de 25 kgs (já não me lembro) :D

Corais :1 Lobophytum sp, 1 Sarcophyton sp, 1 Sinularia brassica, 2 actinodiscus sp (verde listado e azul), 1 Euphyllia ancora,1 Euphyllia parancora, 1 Euphyllia paradivisa, 1 Euphylia glabrescens, 3 grupos Anthelias, 2 kenia tree, 1 Montipora digitata, 1 Montipora capricornis verde, 1 Montipora, 1 Seriatopora, 2 Zoanthus sp, 1 Anemona mini tapete.

Peixes: 1 Centropyge potteri, 1 Zebrazoma Scopas, 1 Flavescens, 1 Leucosternon, 1 Dejardini,1 Strigosus, 2 Ocellaris, 1 Blenny bicolor, 1 Diadema pseudochromis.

Invertebrados: 1 Lysmata amboinensis, 1 Stenopus hispidus e um caranguejo que veio com a água do mar e que vive agora na sump e come um camarão por dia(Já comeu mais camarões do que eu este ano =)) =)) ).

Manutenção: Troca de água a cada 15 dias(60 lts).Água de osmose + sal Coralsea premium reef salt( Já usei água do mar mas trazia silicatos ). Limpeza do copo do escumador 2 x por semana. Adição de bactérias (Zeobak) 2 x por semana ou após troca de água. Adição de Coral snow (3ml) 1x semana. Suplementos Grotech A (10ml) B (10ml) C (5ml) + Aminoácidos(10ml) 1x semana.. Adição de PhytoChrom (10ml)1 x semana.

Testes no dia 17/6/2013
Temp - 26º / Ph – 8,3 / No3 - 5mg/l / Po4 – 0.03mg/l / Ca – 420mg/l / Mg – 1290mg/l
Dkh – 7.7 / Densidade - 1025

Bem, acho que não me esqueci de nada e não troquei o nome a nenhum coral, por isso aqui fica o vídeo, algumas fotos de corais de da área técnica. Espero que gostem. ;) Alguma fotos já são antigas e foram tiradas com telemóvel assim com o os videos, mas estes mais recentes.



Imagem
Como podem ver, não existe nenhuma instalação eléctrica dentro da sump por questões de segurança. Todos as ligações passam por uma abertura e estão atrás do móvel escondidas junto ao sofá.
Imagem
Do lado direito fica o depósito da água doce e na frente será futuramente para colocar os sais de balling.
Imagem
Esta foto foi tirada com um microscópio de brincar ligado ao computador e até que não não ficou muito mal :D

Fica a promessa de fotos da montagem e algumas mais recente. E desculpem lá a qualidade e o testamento. =))
Um abraço

Mensagem 28/jun/2013, 16:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Vitor parabéns esta muito porreiro estava curioso para conhecer o teu aquario...bela montagem, esta em boas mãos :-bd :-bd :-bd

Mensagem 28/jun/2013, 17:38

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Diz-me uma coisa. Tens o Iman da Tunze dentro da coluna seca por onde passa a água da coluna seca?

Abraços e mantem as actualizações que a malta gosta e´de fotos e videos!
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/jun/2013, 22:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Ricardo Maia Escreveu:
Vitor parabéns esta muito porreiro estava curioso para conhecer o teu aquario...bela montagem, esta em boas mãos :-bd :-bd :-bd

Obrigado Ricardo ;)
Espero que o teu recupere rapidamente para levar uns peixitos e colocares aqui as fotos . :D
Um abraço

Mensagem 28/jun/2013, 23:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Esta mt bem sim senhora =)

Isso quer é fotos e actualizações.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 28/jun/2013, 23:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Diz-me uma coisa. Tens o Iman da Tunze dentro da coluna seca por onde passa a água da coluna seca?

Abraços e mantem as actualizações que a malta gosta e´de fotos e videos!
Rui

Boas Rui,

Eu entendo a tua pergunta porque eu tive a mesma dúvida quando coloquei a bomba. A resposta é sim, está dentro da coluna seca e leva com água em cima :D
A dúvida era se o íman que segura a bomba e que por norma fica na parte de fora do aquário, seria estanque dentro de água!! Confesso que não encontrei nada no site da Tunze sobre isso, mas tanto o íman que segura a bomba e que está dentro de água, como o que fixa do lado exterior, são iguais nos acabamentos, achei que não havia o risco de infiltrações ou hipótese de corrosão com a consequente libertação de óxido ferro para a água e as suas consequências. Até agora tudo normal e tudo selado. ;)
A pedido de várias famílias .... :p
Imagem
Cumpts

Mensagem 29/jun/2013, 11:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Boas Vitor,

Até que uns dias "de baixa" dá para tirar umas fotos ao aquário.
Como já conheço o aquário pessoalmente, sou da opinião de que o aquário ao vivo é muito melhor do que nas fotos, mas agora terás alguns dias para descansar e ficares "mestre" na fotografia.
Continua o excelente trabalho que tens realizado nesse aquário e já sabes, se precisares de algo, quase sempre estou em Montezelo City ou perto.
Pelo menos nesta fase mais chata da tua recuperação, se precisares de ajuda tens o meu número e não custa nada dar aí uma mãozinha. As melhoras e um abraço.

Nuno

Mensagem 29/jun/2013, 13:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Olá Nuno
Tens razão, pelo menos estas férias forçadas serviram para alguma coisa :)
Claro que eu vou " cravar" a tua ajuda, nem que seja para carregares o balde de sal para o carro outra vez :) :)
Um abraço

Mensagem 29/jun/2013, 23:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Boas
Hoje foi dia de TPA. Aproveitei que ia mudar a água e pensei em limpar a sump. Claro que pensar é mais fácil do que fazer, e ainda por cima aqui o Mister resolveu tirar os dois sacos de coral moído que estavam desde o início da montagem e que não deviam de estar lá a fazer nada. :D
Ou melhor, se calhar estavam a acumular nitratos e porcaria X( . Quem não gostou da brincadeira foi o caranguejo, pois agora já não tem tantos locais para se esconder. :p
O pior foi que eu tirei mais água do que aquela que tinha preparado. Resultado, os 60 lts não chegaram e agora tive que fazer mais 20 lts e mesmo assim …
Mesmo com este calor ainda tenho que esperar que o termostato aqueça a água…a vantagem é que deu tempo para isto…

Imagem

Mensagem 30/jun/2013, 08:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Excelente foto =)

Mensagem 05/jul/2014, 23:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Obrigado Armando
Acho que afinal vou dar mais uso ao microscópio para as fotos de macro :)
Um abraço

Mensagem 06/jul/2014, 01:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Boa noite a todos
Apesar de algumas mudanças no aquário, começo por dizer que a calha de HQI vai á "vidinha" :p Vai ser substituida por uma "calha chinesa" como esta, como prenda de aniversário... :D :D :D
Imagem
Como já passou algum tempo desde a última actualização, tenho que referir que alguns dos habitantes que tinha, já não estão cá pelos piores motivos.

O Leucosternon que eu pensava já estar curado do Crypto, afinal não estava e em Agosto do ano passado junto com ele ,acabei de perder o Pottery(a minha joia da coroa), um Strigosus e um Blenny bicolor. Desta forma, aprendemos a importância da quarentena para minimizar estes riscos. Ainda assim, o Zebrazoma Flavescens, o Scopas, o Diadema e o Desjardini por serem talvez mais resistentes, conseguiram se salvar.

Se por acaso não tivesse acontecido esta situação, teria que retirar pelo menos três dos Tangs, pois apesar de eles serem pequenos, todos sabemos o que dá juntar tantos tangs.

O aquário passou praticamente um mês sem peixes , até que os inquilinos sobreviventes regressarem a casa. Até hoje, não apresentam mais nenhum sinal de doença.

Em Dezembro como "experiência" de peixe versus corais,e com a condição de o retirar mais tarde do aquário para arranjar um "casa" melhor, veio para o aquário este pestinha , mais conhecido por Pomacanthus Annularis :-ss
Imagem
Resultado passado quase 7 meses: O peixe de 2 cm cresceu para quase 12 cm!! Come mais que um :@) :).já apresenta alguma cor dourada dos peixes adultos. Não toca em corais SPS, LPS ou moles, apenas por curiosidade e muito raramente, pica em Zoanthus. Pena ele ficar tão grande :(
Para finalizar, a semana passada entrou um Picturatus(Mandarin Verde).
Quanto a corais, entraram 3 acroporas: Striata, Granulosa e Bonsai(acho eu). Logo que tenha fotos decentes, coloco aqui. ;)
Cumpts

Mensagem 09/jul/2014, 12:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Estou a gostar deste aquario, está porreiro :) :)


Mete fotos :D :D

Mensagem 09/jul/2014, 20:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Boas
A pedido de várias famílias.... e não liguem á qualidade das fotos porque eu já gastei o orçamente deste ano no aquário e não há €€€€€ para máquinas fotográficas. :D :D
E já agora, peço desculpa pelo testamento fotográfico mas como já não colocava nada aqui á um ano..... :p :p Ficam a faltar os videos :D

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Área técnica com doseadora de balling,ozonizador, contolador de bomba de circulação, controlador de temperatura e fonte para a calha.

Imagem

Imagem

Suporte feito em madeira para a calha chinesa :D

Imagem

Imagem

Imagem

Um abraço

Mensagem 09/jul/2014, 21:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 10
Idade: 45
Localização: gondomar
Boas
muito fixe o teu aquario.....
somos quase vizinhos hehehehe
Abraços



João Santos

Mensagem 10/jul/2014, 10:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Boas João
Podemos combinar um café ou uma visita á "ramada" pois estou a pensar em começar as "vindimas" em algumas peças ;)
Um abraço

Mensagem 10/jul/2014, 12:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
João Santos, gosto do teu aqua até porque é impressão minha ou tu descontruiste um mito de não ser aconselhável ter um lobophitum e SPS juntos por causa das guerras químicas? Isso é um lobophitum junto da milka, não?

Mensagem 10/jul/2014, 18:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 10
Idade: 45
Localização: gondomar
Vitor Teixeira Escreveu:
Boas João
Podemos combinar um café ou uma visita á "ramada" pois estou a pensar em começar as "vindimas" em algumas peças ;)
Um abraço

quando quiseres e tiveres tempo, por mim é um prazer.
manda por mp o teu numero e marcamos isso :) :)

faço gosto em que tambem venhas ver o meu micro aquario :ymblushing: :ymblushing:

abraço
Abraços



João Santos

Mensagem 10/jul/2014, 23:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Claudio Mendes Escreveu:
João Santos, gosto do teu aqua até porque é impressão minha ou tu descontruiste um mito de não ser aconselhável ter um lobophitum e SPS juntos por causa das guerras químicas? Isso é um lobophitum junto da milka, não?

Boas Cláudio,
Se podem estar juntos ou não no mesmo aquário, isso não sei. No meu estão e posso dizer que não tenho só um Lobophytum, tenho 4 de tamanho médio e 6"filhotes" :D
Pode ser por isso que as montiporas digitata que entram depois, tenham mais dificuldade de adaptação ao aquário. :-?
Se for, vai deixar de ser, pois vou retirar todos e deixar só o coral "mãe", porque foi o meu primeiro coral e eu sou muito nostálgico :p
O coral que está junto é uma seriatopora gutattus, que era assim quando chegou ao aquário em Janeiro de 2013... e veio para fazer companhia ás algas B-)

Imagem

Neste momento, a colónia tem á volta de um ano e meio e está com 20cm de diâmetro e +/- 25 de comprimento e já tirei dois frags que estão com +/- 10cm de diâmetro cada.
Abraço

Mensagem 30/ago/2014, 02:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Boas
Ele era assim...
Imagem

8 Meses depois...continua um anjinho O:-) e pensa que é estrela de cinema (*) :D
youtu.be Video from : youtu.be


Um abraço


Voltar para Aquários dos Membros



cron