Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo Millé (ver. 5)

Cubo Millé (ver. 5)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Bruno... ainda são 50cm de overflow, acho que deve chegar.


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Parece-me uma boa solução Marco!
Mas atenção na mesma ao volume de água que entra na "caixa" das bombas, deixa isso com uns centímetros largos...

Eu só faria 2 ubos de descarga, em vez de 3!
Eu tenho 3 também, mas se fosse hoje eria colocado apenas 3. E o que se poupa em ubagens torneiras e afins ainda é considerável... ;)


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Hugo... o do meio é retorno... ou melhor, um deles vai ser retorno. Ainda não me decidi se é o do meio ou não.


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Marco Madeira Escreveu:
Hugo... o do meio é retorno... ou melhor, um deles vai ser retorno. Ainda não me decidi se é o do meio ou não.

Ok, então é isso! :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Marco Madeira Escreveu:
Bruno... ainda são 50cm de overflow, acho que deve chegar.


sim marco mesmo sendo 50 cm a quantidade de agua que as bombas puxam versus o que a de retorno te envia para cima pode nao dar... nao te esquecas que a bomba de retorno ´´e que te vai elevar a agua e fazer esta cair na caixa , logo isso versus o fluxo da bomba acho muito curto..


se puderes acho de devias testar antes de passar ao real ... fazer um prototipo ou algo do genero...
se quiseres posso ajudar nisso para a semana chega uma das minhas bombas pode se fazer um prototipo em acrilico num aquario e ver o que da simular.. antes de passar isso ao vidro mesmo...


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco,

A minha opinião é que isso não vai funcionar. Não faças isso assim!

Em caso de falha de electricidade toda a água até à parte mais baixa da tunze vai para a SUMP o que te deixará as bombas a trabalhar a seco.

Vê este desenho (o teu modificado)

Imagem

Era isto que dizia desde o princípio mas estava à espera de estar ctg para te fazer o desenho.

Desta maneira se a bomba de retorno falhar só sai a água da coluna seca e as bombas continuam a receber e enviar água.

O objectivo é fechares os traços verdes (parede até abaixo) e cortares as partes vermelhas.

Os buracos amarelos são opcionais pois à partida só com os vermelhos e verdes essas "caixinhas" estarão sempre com água mesmo que pare a bomba de retorno.

Hugo, para o bean animal simplificado só é necessária uma torneira e nada mais. Pode lá ter os buracos que quiser.

Ahhhh e com este esquema eu não me preocupava nada com a sujidade nas "caixas" pois ela volta ao aquário até sair pela coluna seca.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Marco,

Por que não fazes um aquário com uma coluna de overflow com pente ao longo de toda a traseira do aquário como o reef do Pedro Gomes (Island Reef)? ;)

Imagem

Imagem

Fonte: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=27&start=280#p79
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Artur Fonseca Escreveu:
Boas Marco,

Por que não fazes um aquário com uma coluna de overflow com pente ao longo de toda a traseira do aquário como o reef do Pedro Gomes (Island Reef)? ;)

Imagem

Imagem

Fonte: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=27&start=280#p79

No caso do Marco iria ficar feio porque o aquário será visto em diagonal e a "lateral" será tão ou mais importante que a "frente".


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Bruno Escaleira Escreveu:
Marco Madeira Escreveu:
Bruno... ainda são 50cm de overflow, acho que deve chegar.


sim marco mesmo sendo 50 cm a quantidade de agua que as bombas puxam versus o que a de retorno te envia para cima pode nao dar... nao te esquecas que a bomba de retorno ´´e que te vai elevar a agua e fazer esta cair na caixa , logo isso versus o fluxo da bomba acho muito curto..


se puderes acho de devias testar antes de passar ao real ... fazer um prototipo ou algo do genero...
se quiseres posso ajudar nisso para a semana chega uma das minhas bombas pode se fazer um prototipo em acrilico num aquario e ver o que da simular.. antes de passar isso ao vidro mesmo...



Boas Bruno,

isso que tu dizes não é assim. As bombas ao puxarem água do aquario principal pelo overflow voltam a envia-la de volta e assim consecutivamente, não tem qualquer relação com a bomba de retorno.

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Em caso de falha de electricidade toda a água até à parte mais baixa da tunze vai para a SUMP o que te deixará as bombas a trabalhar a seco.


Rui... se a bomba de retorno parar o nivel fica no furo mais baixo do bean animal ainda bem acima do nivel das Tunze. Sendo assim não percebo porque as Tunze ficam sem água. Se a agua estiver a meio da caixa do overflow, as Tunzes enviam essa água para o sistema. O sistema volta a encher o overflow com o excesso de água que as Tunze enviaram para dentro do aquário. Já para não falar na água que entra no buraco das próprias Tunzes pois os furos vão ser um pouco maiores que as próprias Tunzes. Não percebi a tua explicação. Os traços vermelhos ainda percebo e até sou capaz de os fazer... mas os amarelos não. Não quero mais buracos nesse vidro para alem daqueles das Tunze.
Artur Fonseca Escreveu:
Boas Marco,

Por que não fazes um aquário com uma coluna de overflow com pente ao longo de toda a traseira do aquário como o reef do Pedro Gomes (Island Reef)?


Artur, ve os desenhos iniciais do tópico. O meu aquário vai estar com duas frentes e encostado á parede. A parte do overflow e parte técnica é á direita.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas Marco,

sou só eu que estou a ver mal ou se desligares a bomba de retorno ou ela falhar...toda a água do aquário até ao nível do tubo mais baixo irá para a sump.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ..

Ricardo penso que não vai toda , porque o pente vai limitar o escoamento da água no aquário , e o tubo mais baixo está mais abaixo do pente, logo a água no aquário nunca desce mais do que o pente , penso eu de que ....

Abração
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas ..

Ricardo penso que não vai toda , porque o pente vai limitar o escoamento da água no aquário , e o tubo mais baixo está mais abaixo do pente, logo a água no aquário nunca desce mais do que o pente , penso eu de que ....

Abração

Neste caso, e porque há outra entrada de água para o overflow (os buracos das bombas), não será o pente a limitar o escoamento. E assim vai vazar até a altura do tubo mais baixo.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco,

Marco Madeira Escreveu:

Rui... se a bomba de retorno parar o nivel fica no furo mais baixo do bean animal ainda bem acima do nivel das Tunze. Sendo assim não percebo porque as Tunze ficam sem água. Se a agua estiver a meio da caixa do overflow, as Tunzes enviam essa água para o sistema. O sistema volta a encher o overflow com o excesso de água que as Tunze enviaram para dentro do aquário. Já para não falar na água que entra no buraco das próprias Tunzes pois os furos vão ser um pouco maiores que as próprias Tunzes. Não percebi a tua explicação. Os traços vermelhos ainda percebo e até sou capaz de os fazer... mas os amarelos não. Não quero mais buracos nesse vidro para alem daqueles das Tunze.


Ok. os amarelos tal como eu disse são opcionais. Na realidade não tens que os fazer. Esquece os amarelos.

Concentra-te só nos verdes e nos vermelhos.

Se subires o tubo mais baixo do bean animal como tens vais ter o problema de sujidade na coluna seca.

Se fizeres os vermelhos e os verdes ficas com essas caixas independentes e sempre com água mesmo que a bomba de retorno falhe.

Assim também podes meter o bean animal à face do fundo da coluna seca como eu tenho e para limpares a coluna seca basta abrir a torneira e desligar a bomba de retorno. Com a pressão da água a sujidade vai toda embora. Muito simples.

Temos que nos encontrar para falarmos um pouco e ires lá a casa ver o sistema.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Ricardo Santos Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas ..

Ricardo penso que não vai toda , porque o pente vai limitar o escoamento da água no aquário , e o tubo mais baixo está mais abaixo do pente, logo a água no aquário nunca desce mais do que o pente , penso eu de que ....

Abração

Neste caso, e porque há outra entrada de água para o overflow (os buracos das bombas), não será o pente a limitar o escoamento. E assim vai vazar até a altura do tubo mais baixo.



Bem visto Ricardo ... Esqueci-me desses Buracos :D :D
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Marco,
Assim também podes meter o bean animal à face do fundo da coluna seca como eu tenho e para limpares a coluna seca basta abrir a torneira e desligar a bomba de retorno. Com a pressão da água a sujidade vai toda embora. Muito simples.


Sim Rui, também não é mal visto...

Sim Ricardo e Paulo... ainda há os buracos das próprias bombas. A questão do Rui é pertinente. Se o ultimo cano do bean animal não ficar raso ao overflow é pior para as limpezas. Mas nesse caso, toda a agua que entrar pelo buraco das bombas vai para a sump devido ao buraco do bean animal estar raso e mais baixo que os buracos das tunzes.

A solução tem mesmo de passar por separar as bombas do overflow ou fazer o overflow por inteiro para as bombas e descida e não me importar se as gorduras voltarem ao aquário se por acaso forem puxadas pelas tunze de novo.


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


continuo a achar que o melhor era separar as bombas do overflow :D





,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Carlos Mota Escreveu:
boas


continuo a achar que o melhor era separar as bombas do overflow :D





,



Pois Carlos ... É isso que eu estou a dizer com o corte dos vidros vermelhos (no desenho) e criação dos vidros verdes ...

Assim as caixas das bombas ficam completamente independentes de overflow e sempre com água!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Carlos Mota Escreveu:
boas


continuo a achar que o melhor era separar as bombas do overflow :D





,



Pois Carlos ... É isso que eu estou a dizer com o corte dos vidros vermelhos (no desenho) e criação dos vidros verdes ...

Assim as caixas das bombas ficam completamente independentes de overflow e sempre com água!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Sim Carlos e Rui... deve ser isso mesmo que vou fazer, pelo menos estou inclinado para isso.
Vou só falar com quem me vai fazer o aquário (Rui Melo), para ver se existe mais alguma dica dele, pois tem muita experiencia nestes assuntos também.


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Mais ou menos isto... as caixas das bombas ficam com o pente cerce de 1 a 1,5 cm maior que a coluna seca.

Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron