Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo Millé (ver. 5)

Cubo Millé (ver. 5)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Bom dia marco.
Se precisares de algo dá uma apitadela, 969731812
Um abraço.
Não à longe nem distancia já dizia o amigo richard bach.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Boas Marco
Isso promete...é sempre bom ver novas montagens
lembra-te de tirar fotos a tudo que a malta agradece.
Força nisso.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Obrigado Hernani...

Sim Ricardo, vou colocando aqui os avanços e as fotos, mas mais lá para fim de Setembro/principio de Outubro.
Obrigado.


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Pessoal...

ando a estudar maneiras de esconder as bombas (neste caso, sao Tunzes 6055).
Ideias?

A unica coisa que vi foram Wave External Box, tipo wave maker da Tunze. Neste caso faria duas boxs, junto á caixa do overflow, uma de cada lado. Poderiam estar ou nao, ligadas ao overflow.
Mas nao quero o efeito de wave box... quero apenas caixas que me permitam esconder as bombas tipo isto...

Imagem

Imagem

Neste caso, pensem que as tinha que colocar do lado direito do aquario... revejam as fotos em cima.
Que acham? Alguma altenativa ou ideia melhor?


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Esse sistema tem para mim 3 desvantagens:

1 - Um dia que querias muda de bombas para outra marca/modelo podes ter problemas. Por exemplo não conseguirias meter aí uma vortech.
2 - Não consegues direcionar o fluxo.
3 - O Custo!

Se vives bem com estas 3 desvantagens, acho que esse desenho que aí colocas é o ideal! :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde Marco

O Mota em tempos usou uma forma mais ou menos parecida para esconder as bombas.
Após abdicar essa solução, apercebeu-se que estava a perder rendimento das bombas.
A melhor forma de esconder as bombas , pode passar eventualmente pelo 'closed loop'.
Os nossos irmãos brasileiros gostam muito de o aplicar

Imagem

in
http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... losed-Loop

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Porreiro Marco,

Quem tinha um sistema desses não era o mota?
Sei que o Artur Vasconcelos tinha assim, tem vantagens e desvantagens, eu gosto e se as bombas tiverem controlador para não ter fluxo constante porreiro.

Força nisso

Enviado do meu Galaxy Nexus utilizando Tapatalk 4
Cump.
Anthony


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Pedro...
closed loop esta fora de questao pelo custo da energia das bombas... uma bomba que me faça 5.000 gasta em média uns bons 40 a 50W como por exemplo as DCs, contra os 18W da Tunze a 5500l/h. Por outro lado é a tubagem envolvida... já tive close loops em um dos aquas anteriores e nao achei muita piada aquela aparelhagem toda.

Carlos, tinhas as bombas inseridas assim como no esquema? Quais foram os problemas?

Hugo...
Nao vou mudar de bombas nem de modelo. 6055 e nao podem ser mais fortes por causa de ser um cubo. Vortech, esta fora de questao. A unica coisa que ainda nao sei é se nao é melhor colocar logo 6095 e limitar o seu fluxo, mas pelo menos tenho mais caudal se eventualmente precisar. Nesse caso os buracos acho que até podem ser iguais... acho que as duas bombas tem 40mm de diametro.
Quanto aos custos... vou ter de lidar com eles... quero é mesmo esconder as bombas. A unica coisa que se vai ver provavelmente é o retorno... e o minimo possivel.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Marco,

Aqui vão mais 2 soluções para esconder bombas de circulação. Colocá-las na coluna seca exterior com buraco para o interior do aquário, uma de cada lado - tens ideia da altura da coluna exterior? É importante para evitar entrada de ar quando a bomba funciona no débito máximo!

Solução ainda mais simples é utilizares a Nanostream Rock da Tunze (Ref. 6025.250).

abraço :)
facebook.com/zoacorals


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Marco

O Mota em tempos usou uma forma mais ou menos parecida para esconder as bombas.
Após abdicar essa solução, apercebeu-se que estava a perder rendimento das bombas.
A melhor forma de esconder as bombas , pode passar eventualmente pelo 'closed loop'.
Os nossos irmãos brasileiros gostam muito de o aplicar

Imagem

in
http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... losed-Loop

Abraço
Pedro Ferrer

Para mim é o ideal, mas o preço é proibitivo!!!

Agora com as novas DC então é um must, mas continua a te um custo muio elevado, quando comparado com bomas de circulação!!! :(


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá Marco,

Aqui vão mais 2 soluções para esconder bombas de circulação. Colocá-las na coluna seca exterior com buraco para o interior do aquário, uma de cada lado - tens ideia da altura da coluna exterior? É importante para evitar entrada de ar quando a bomba funciona no débito máximo!

Solução ainda mais simples é utilizares a Nanostream Rock da Tunze (Ref. 6025.250).

abraço :)



Sim Ricardo... a idéia é mesmo essa! Colocar uma de cada lado na box do overflow... ou mesmo separado do overflow em caixas com buraco para o interior do aquario. Ainda nao sei qual a melhor solucao... se integrado na propria caixa do overflow ou completamente separado.
A segunda ideia nao é má.... mas com o layout que quero fazer (ilha central) nao vai dar.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Qual a vantagem de estarem numa caixa separada da coluna exterior/"overflow"?

Esta solução parece porreira e esconde muito bem as bombas.
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Exemplos...

Imagem

Imagem

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Ricardo, ...a unica desvantagem que me ocorre é que pode interferir com o fluxo de agua na caixa de overflow. Se as bombas nao estiverem bem justas ao vidro (por acaso nao queria... para ter alguma margem de direcionamento), vai entrar agua por ali, em vez de entrar por cima e retirar aquela gordura e poeira no topo da agua.

Pedro, isso é tipo wave box. Mas assim so existe entrada de agua para o compartimento quando a bomba desliga...


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu percebo a tua ideia Marco, mas diria que, dependendo da potência da bomba, a "folga" ainda erá de ser considerável!

O que nâo tem problema nenhum de maior, até te pode permitir direcionares a bomba. NUm angulo apertado é certo, mas algum ângulo terás...


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Sim, mais ou menos isso Hugo. A questao é... qual será a margem para que funcione!
Outra coisa que posso fazer é ter um overflow também pra as caixas onde estao as bombas... entendes?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Marco Madeira Escreveu:
Sim, mais ou menos isso Hugo. A questao é... qual será a margem para que funcione!
Outra coisa que posso fazer é ter um overflow também pra as caixas onde estao as bombas... entendes?

Boas,

Podes fazer 2 furos e num deles metes uma peça daquelas com rasgos. Assim não precisas fazer pente ou fazer só o furo para a bomba e não saberes se vai dar vazão até meteres a trabalhar.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Entendo Ricardo...
estéticamente qual é mais apelativo? Pente por cima, tipo overflow ou buraco com protecao?

Outra coisa que me lembrei foi, se tiver o pente o que acontece se a bomba de retorno pára? A agua vai parar de cair para as caixas onde estao as bombas e assim tinha o mesmo problema da vazao do buraco? Certo?


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco,

Tens que fazer uma coluna seca maior com vidro parede como eu tenho e divides por dentro em 3. depois fazes dois furos mas em vez de ser do tamanho da saida da tunze fazes do tamanho do meio do corpo. Enches à volta com silicone e ficas com uma entrada à "pressão" para a bomba e podes redireccionar.

Assim, mesmo que a bomba de retorno páre tens sempre água nas "caixas" das bombas. os vidros que compõem a coluna seca tem é que ser um pouco mais altos. para garantir que mesmo que a bomba de retorno páre, as caixas tem sempre água a circular.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Mas se fizer do tamanho do meio do corpo da Tunze... vai-se notar mais a bomba do lado do aquario.

Nao percebi como é que vai haver sempre água se a bomba de retorno parar. Por onde é que entra a agua se a Tunze está á "presao" no vidro? A nao ser que as 3 caixas de overflow comuniquem entre si nao estou a ver como é que o compartimento onde estao as bombas voltam a encher. Podes explicar melhor?

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron