Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo Millé (ver. 5)

Cubo Millé (ver. 5)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Marco Madeira Escreveu:
Mas se fizer do tamanho do meio do corpo da Tunze... vai-se notar mais a bomba do lado do aquario.

Nao percebi como é que vai haver sempre água se a bomba de retorno parar. Por onde é que entra a agua se a Tunze está á "presao" no vidro? A nao ser que as 3 caixas de overflow comuniquem entre si nao estou a ver como é que o compartimento onde estao as bombas voltam a encher. Podes explicar melhor?


Mesmo que as bombas estejam à pressão no buraco, em caso de faltar a electricidade, vai haver livre circulação por entre a entrada da bomba e interior da coluna de escoamento. Como referi acima tens é de planear bem a altura dessa mesma coluna para as bombas não aspirarem ar em caso por exemplo da bomba de retorno parar. Eu não colocaria compartimentos separados para as bombas. colocaria um pente a todo o comprimento da coluna de escoamento.
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Marco Madeira Escreveu:
Entendo Ricardo...
estéticamente qual é mais apelativo? Pente por cima, tipo overflow ou buraco com protecao?

Outra coisa que me lembrei foi, se tiver o pente o que acontece se a bomba de retorno pára? A agua vai parar de cair para as caixas onde estao as bombas e assim tinha o mesmo problema da vazao do buraco? Certo?

Acho que a ideia do 2º buraco com protecção ainda é a melhor.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

Carlos, tinhas as bombas inseridas assim como no esquema? Quais foram os problemas?


na altura o único defeito que tinha, era que o overflow estava na mesma caixa das bombas e tinha a sensação que o lixo em vez de ir para a sump andava sempre a circular entre o aquários e as bombas
poderia fazer agora da mesma maneira desde que separa-se o overflow das bombas,se é que me faço intender

também fazia uma caixa na totalidade do aquário,onde fazia toda a encanação,embora perdendo algum espaço acho que ficaria melhor do que ver caixas no aquário

a ideia do Ricardo é boa, os furos com grelhas ainda acaba por ser a melhor solução,embora tenha de ter pentes por cima por uma questão de segurança, pois com o tempo as grelhas tem tendência a entupir





.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Carlos... entao tinhas uma caixa só que era o overflow, sem divisoes. Ai tinhas o durso e as bombas é isso?

Embora concorde com um pente a toda a largura do aquario, tambem acho que devia separar a caixa do overflow em tres... penso que nao seja bom estar a misturar as coisas, até por aquilo que tu disseste... que é o da porcaria nao ir para os dursos e ir parar ao aquario outra vez, puxado pelas bombas.

Se separar o overflow em 3 tenho o problema de quando a bomba de retorno parar... nesse caso tenho duas opçoes. Ou faço como diz o Ricardo, ou entao coloco é os furos mas na divisao entre a caixa de onde esta a bomba e a caixa do overflow... talvez seja o melhor. Dessa maneira garante sempre água na caixa da bomba mesmo que a bomba de retorno pare e nao corro o risco de entupir o buraco pois este nao está em contacto com o aquario mas sim com a caixa do overflow... que acham? Nao sei se me expliquei bem... seria a ideia do Ricardo mas o buraco seria entre a caixa da bomba e a caixa do overflow, tipo vasos comunicantes...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
marco como te disse no outro forum ... eu tenho a mesma ideia e vou usar as 6095. optei pelas 6095 pelo fluxo que tem e pelo diametro ser um pouco maior... a diferenca de preço compensa...

a minha ideia passa por ter a coluna dentro do aquario tipo x-aqua mas adaptado a ter uma caixa em que esconde as bombas..ou seja como fica furada por baixo e pela laterais e ainda recebe agua por cima do pente tem sempre agua e nao perde rendimento pois nao estrangula. outra vantagem mesmo que a de retorno pare elas nao perdem agua pois estao dentro do aquario.. como te disse vou fazer um desenho em sketuchp para ficares com uma ideia do que vou fazer...


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco,

O que queria dizer era isto:

Imagem

Desculpa a qualidade do desenho.
O objectivo é que os traços vermelhos fiquem mais altos que a divisão para a bomba. Assim mesmo que falte a electricidade as caixas laterais tem sempre água.

Nos traços verdes é que fazes três furos em altura. dois de admissão de água mais o pente em cima um pouco mais baixo que o vermelho.

quando digo encaixar a bomba é a parte da frente até ao fio pelo que ficas só com 1/3 da bola dentro do aquário que poderás rodar para onde quiseres. o fio fica por dentro da caixa!

Mais explicito agora?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Ok...
Assim que puder vou colocar isso em sketchup e depois discutimos. Cada vez mais acho que faço tudo no overflow com pente unico e pronto. Se optar por separar do overflow, faco o pente das caixas 1cm mais baixo em relacao ao overflow e também fica resolvido.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Isso vai ficar altamente!!!
Faz lá o desenho para eu perceber melhor a coisa.
O desenho do Rui é muito semelhante ao que eu fiz para o meu só que como tenho bombas vortech o espaço fica a seco!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Marco, julgo que as opções andarão dentro destas 2 hipóteses (aquela parte de cima com pente, claro está):
Imagem

A 1ª tem o problema que o Mota referiu, que é, óleos e coisas de superfície que deveriam ir para a sump, dá-me ideia que voltam ao aquário!

Fazendo compartimentos estanques, minimizas este problema.

Mas seja qual for a opção, não estou certo de qual será o tamanho mínimo "das caixas" e dos furos para a bomba não ficar a trabalhar a seco. :-\

Pelo que já vi das wavebox e de surge devices, eu diria que o diâmetro dos furos teriam de ser significativos para não teres este problema...

Posto isto também me parece que ter um furo só para a água entrar e outro para colocar a bomba, é mais seguro e tranquilo! ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
marco aproveitando a ideia e desenho do hugo.... ´´e mais ou menos aquilo mas com a caixa dentro do aquario. assim podes sempre furar o fundo da caixa e entra agua sempra para as bombas...


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Obrigado Hugo... sim, tem de ser um buraco que aguente 5500l/h que é o que elas debitam a 100%. Se usar as 6095 o caudal delas ainda é maior...

Por outro lado nao sei até que ponto as poeiras e oleos vao para baixo... para as bombas. Deviam ficar à superficie e serem apanhados pelos dursos... ou pelos canos do bean 'Rui Gaspar' animal. Carlos... que opinião tens aqui? Até porque pretendo que elas estejam a uns 15cm da superfície....

Bruno... entendo o teu conceito, mas a ideia é não ter nada no aquário, apenas rocha e vivos, no máximo o retorno e ando a estudar o que fazer a isso tambem.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Pedro N Torres Escreveu:
Isso vai ficar altamente!!!
Faz lá o desenho para eu perceber melhor a coisa.
O desenho do Rui é muito semelhante ao que eu fiz para o meu só que como tenho bombas vortech o espaço fica a seco!

Abraço


Boas grande Pedro... andas desaparecido!
Coloca ai uma pic de como está o teu...
Ou actualiza o teu tópico!

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Obrigado Hugo... sim, tem de ser um buraco que aguente 5500l/h que é o que elas debitam a 100%. Se usar as 6095 o caudal delas ainda é maior...

Por outro lado nao sei até que ponto as poeiras e oleos vao para baixo... para as bombas. Deviam ficar à superficie e serem apanhados pelos dursos... ou pelos canos do bean 'Rui Gaspar' animal. Carlos... que opinião tens aqui? Até porque pretendo que elas estejam a uns 15cm da superfície....

Bruno... entendo o teu conceito, mas a ideia é não ter nada no aquário, apenas rocha e vivos, no máximo o retorno e ando a estudar o que fazer a isso tambem.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2


Quanto a mim tem que ser o segundo desenho do Hugo mas os vidros divisores (dentro da caixa) e o vidro da coluna seca mesmo para dentro do aquário tem que ser mais altos senão quando a bomba de retorno parar ficas sem águas nas caixas de lado.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
so acho que nos desenhos do hugo nao vai haver fluxo ou agua suficiente para as bombas... apenas tem uma entrada que ´´e por cima... ser´´a que chega ? deves ter na minha opiniao outra entrada de agua sem ser a que vem de cima...



marco compreendo que nao queiras nada dentro do aquario mais o tamanho que isto vai ocupar , ao tamanho do aquario ´´e irrisorio nem se nota ou fara diferença...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Boa noite Marco.

Desde já os meus parabéns pela nova montagem

Estive a ler o tópico e tive uma ideia que era capaz de valer a pena analisares...

Na tua caixa externa criares 3 divisões, 1 de queda de agua com 50 cm de largo e 2 caixas para as bombas de circulação com 20 cm cada, a caixa depuradora com a altura que achares necessária e as caixas das bombas com cerca de 50 cm de altura para teres sempre agua nas caixas.
Funcionando da seguinte maneira:
-Nas caixas das bombas criavas um furo com grelha tipo X-Aqua, a meio do aquário para teres sempre agua nas caixas em caso de falha da bomba de retorno, evitando estragares as bombas por trabalhar em seco;
-As caixas das bombas seriam independentes da caixa depuradora para não teres o lixo sempre a voltar para o aquário, pois se estas forem todas juntas acontece-te estares sempre a trazer a sujidade para o aquário novamente;
-O retorno seria feito directamente para as caixas das bombas, calculando a potencia da bomba de retorno para as de circulação, de maneira a teres um nível de agua dentro das mesmas aceitável para o bom funcionamento e com isto terias a vantagem de conseguires , de certo modo, dispersar melhor a agua que vem da sump.

Se não entenderes a minha explicação diz que eu tento fazer um projecto para explicar melhor.

Beijos e boa sorte para o projecto


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Eu gostava de ver um desenho...
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
pel oque percebi a ideia da ana ´´e isto
parecido com o que eu disse mas fora do aquario... eu prefiro colocar dentro do aquario..

Imagem


desculpem la nao esta assim tao bonitinho mas foi feito ha pressa... lol


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Obrigado Ana e Bruno pelo desenho.
Também é uma boa alternativa. Bem, vou tirar umas idéias de todas as que foram apresentadas e depois decidir e colocar em desenho para vos mostrar.

Obrigado.

Sent from my Transformer Prime TF201 using Tapatalk 2


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Após trocar umas idéias com o Hugo Coelho... que tal assim? Sem buracos, mas apenas com passagem por baixo. Assim evita que os oleos e as poeiras sejam sugados pois vão para o durso em cima, e ao mesmo tempo não tem problema se a bomba de retorno parar pois existe sempre ligação com o overflow. Qual a vossa opinião?

Imagem

Imagem

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
na minha opiniao acho que te vai falhar a agua.. nao existe muito sitio por onde a bomba puxe e entre agua na caixa....

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron