Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros O meu início

O meu início

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 30/jun/2014, 17:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Ora bem, muito tempo já passou desde a minha última atualização. Como agora tenho mais algum tempo dá para contar alguns dos precalços que tive desde então.

1. Tive a brown jelly disease e tive como baixas uma Euphyllia castanha e a Euphyllia parancora (que era só o coral que mais gostava). Mesmo tentando safá-los com tratamentos não consegui safar nenhum deles;
2. Uma das calhas led que encomendei estava azarada pois chegou com um led com uma ponta descolada e depois de uns dias a funcionar queimou a fonte de alimentação. Estive 1 mês à espera de uma nova que o fornecedor enviou da China. Agora já tudo funciona bem;
3. Tive um pico de fosfatos com o consequente boom de algas filamentosas verdes. Este pico pode ter surgido do acumular de residos de overfeeding de peixes e lps e com as duas wrasses a esconderem-se debaixo da areia devem ter libertado muitos dos fosfatos para a coluna de água. Para resolver estou a utilizar o produto Red Sea NO3:PO4-X Nitrate & Phosphate Reducer.
4. Não sei se do boom de fosfatos ou não mas as minhas acans começaram a morrer. A azul morreu e a verde diminui imenso os pólipos. Agora com o produto da Red Sea vou ver como corre o desenvolvimento da acan;
5. O sun coral também passou por um mau bocado em que perdeu a maioria do tecido exterior ficando só com tecido no topo da cabeça e abrindo muito pouco para se alimentar. Comecei a tentar alimentação forçada com tudo o que ele gosta e lá começou a abrir e neste momento está em franca recuperação, inclusive com bastante crescimento de tecido externo;
6. O que pensava serem crias de camarões na sump eram afinal amphipods que só quando ficaram grandes é que deu para perceber bem a diferença;
7. Os restantes corais estão bem e com crescimentos até interessantes, nos peixes para já estão também a crescer e sem doenças, os camarões e caranguejo também lá andam e vão mudando de pele constantemente; Registo também para a multiplicação de turbos e nassários com vários novos elementos no aquário.

Entraram vários corais novos para substituir os que morreram e quando tiver com o problemas dos fosfatos resolvidos e por arrasto o das filamentosas verdes também, irei tirar novas fotos.

Mensagem 01/jul/2014, 12:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Claudio Mendes Escreveu:
Ora bem, muito tempo já passou desde a minha última atualização. Como agora tenho mais algum tempo dá para contar alguns dos precalços que tive desde então.

1. Tive a brown jelly disease e tive como baixas uma Euphyllia castanha e a Euphyllia parancora (que era só o coral que mais gostava). Mesmo tentando safá-los com tratamentos não consegui safar nenhum deles;
2. Uma das calhas led que encomendei estava azarada pois chegou com um led com uma ponta descolada e depois de uns dias a funcionar queimou a fonte de alimentação. Estive 1 mês à espera de uma nova que o fornecedor enviou da China. Agora já tudo funciona bem;
3. Tive um pico de fosfatos com o consequente boom de algas filamentosas verdes. Este pico pode ter surgido do acumular de residos de overfeeding de peixes e lps e com as duas wrasses a esconderem-se debaixo da areia devem ter libertado muitos dos fosfatos para a coluna de água. Para resolver estou a utilizar o produto Red Sea NO3:PO4-X Nitrate & Phosphate Reducer.
4. Não sei se do boom de fosfatos ou não mas as minhas acans começaram a morrer. A azul morreu e a verde diminui imenso os pólipos. Agora com o produto da Red Sea vou ver como corre o desenvolvimento da acan;
5. O sun coral também passou por um mau bocado em que perdeu a maioria do tecido exterior ficando só com tecido no topo da cabeça e abrindo muito pouco para se alimentar. Comecei a tentar alimentação forçada com tudo o que ele gosta e lá começou a abrir e neste momento está em franca recuperação, inclusive com bastante crescimento de tecido externo;
6. O que pensava serem crias de camarões na sump eram afinal amphipods que só quando ficaram grandes é que deu para perceber bem a diferença;
7. Os restantes corais estão bem e com crescimentos até interessantes, nos peixes para já estão também a crescer e sem doenças, os camarões e caranguejo também lá andam e vão mudando de pele constantemente; Registo também para a multiplicação de turbos e nassários com vários novos elementos no aquário.

Entraram vários corais novos para substituir os que morreram e quando tiver com o problemas dos fosfatos resolvidos e por arrasto o das filamentosas verdes também, irei tirar novas fotos.



Boas,

Eu se fosse a ti resolvia mas era primeiro os problemas antes de estar a colocar corais novos ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/jul/2014, 14:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Rui, os corais entraram antes do pico dos fosfatos, mas depois de ter feito a última atualização do tópico. É claro que a minha prioridade atual tem sido e continua a ser resolver a questão dos fosfatos. ;)

Mensagem 24/jul/2014, 16:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Eis que os fosfatos foram parar ao 0 :ymparty:
Nos últimos testes que fiz já dá fosfatos a 0 e os nitratos ainda pelos 5. As algas já se nota que estão em decrescento embora ainda continue a ter diatomáceas no vidro devido às wrasses que cada vez que se enterram na areia la soltam mais uma poeira na coluna de água, mas como eu todas as semanas limpo os vidros é um mal menor.
As calhas chinocas têm funcionado bem sem precalços e com a ventoinhas substituidas não se ouvem de todo. Os corais aparentemente gostam da luz porque nota-se já o crescimento.
As bombas de circulação da jebao é que não duraram um ano. 1 começou a perder potência em abril e foi para reparar a outra está agora com menos de metada da potência e lá terá de ir para reparar. Não sei se foi azar que tive ou se isto é muito comum com as jebao. Mais alguem teve destes problemas?
Os corais estão a recuperar bem dos quais destaco os zoas que estão com uma cor fantástica e crescimentos acentuados.
Os peixes nunca tiveram problemas visíveis durante este período. A destacar um salto suicida da Macropharyngodon bipartitus durante uma altura que tinha retirado as coberturas. Felizmente que a minha esposa estava em casa e ouviu e ainda foi a tempo de a voltar a colocar no aquário. Apartir daí voltei a colocar as proteções para evitar saltos.
Já sei que faltam as fotos da praxe, mas tentei tirar com o telemovel e ficaram uma bela porcaria pelo que tenho que experimentar com a máquina fotográfica a ver se ficam melhores.

Mensagem 25/jul/2014, 11:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Ca vão as fotos.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 29/jul/2014, 10:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Já entrou a nova bomba que substitui a que foi para reparação em garantia. Agora sim tem a força que tinham as outras no início e durante estes dias pelo menos nota-se que os corais agradeceram o aumento de circulação.
As algas são cada vez mais assunto do passado por isso agora é voltar a manter os parâmetros estáveis e verificar no dia a dia o crescimento dos corais. E sobre o crescimento, a milka de oferta no aniversários do forum está a recuperar e apresenta os pólipos bem desenvolvidos e com bastante cor. Pena tenho de não ter máquina nem arte para tirar umas boas fotografias.

Mensagem 29/jul/2014, 12:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Claudio Mendes Escreveu:
Pena tenho de não ter máquina nem arte para tirar umas boas fotografias.


Olá Claudio Mendes
olha, gosto das fotos, pelo que apresentas, está acima da media, boas cores , nítidas... quem me dera :-bd

Quanto ao aquário, gosto do layout e do aspeto do vidro de trás, limpo, dá outro ar ao aquário.... de quanto em quanto tempo o limpas?
Vou referir outra coisa que tambem gosto bastante, o facto de teres só peixes de porte pequeno (+/- 10 cm) dá a parecer que o aquário é bem maior....

abraço

Mensagem 29/jul/2014, 14:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Obrigado pelos comentário Nuno.

Normalmente limpo os vidros todas as semanas com esponja e raspo com um cartão de crédito antigo :)
O vidro de trás tenho agora um GSP a crescer perto a ver se consigo que se alastre para o vidro para cobrir o vidro. Já vi imagens na net de vidros traseiros cobertos e dá um efeito fantástico. Sei que vai demorar muito tempo até conseguir isso mas tempo é o que mais temos neste hobby.

A questão dos peixes é mesmo porque o aquário é pequeno. Não tenho nada contra os peixes maiores mas se colocasse no meu aquário eles mal teriam espaço para nadar.

Mensagem 24/set/2014, 16:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Eis que se passou 1 ano!!!
Tem sido uma aventura muito interessante onde tenho aprendido imenso sobre a aquariofilia marinha.
No aquário as algas são cada vez menos e neste momento os testes já dão nitritos, nitratos e fosfatos tudo a 0.
Tenho tido algumas aiptásias, mas sempre que as vejo lá vai mais uma injeção de vinagre e problema resolvido.
Como os corais moles e LPS em termos de escolha não são assim tantos como previa, mudei de opinião sobre os SPS e embarquei no desafio de manter agora alguns SPS. Nada melhor do que a promoção do fim-de-semana passado no fragário para comprar alguns.
Neste momento tenho os seguintes SPS: Acropora millepora violeta, Acropora Staghorn verde, Acropora valida tricolour, Seriatopora hystrix rosa, Seriatopora hystrix verde, Acropora suharsonoi, Acropora digitata castanha e Stylophora azul.
Tentei escolher um de cada para ver quais os que melhor se adaptam ao meu sistema da mesma forma que fiz com os moles para perceber também os que se adptam e crescem e os que nem por isso.
Agora terei o nove desafio de perceber os consumos de Ca e Mg para perceber se é necessária a suplementação.
De resto, a maioria dos corais estão bem e apresentam bons crescimentos.
Para finalizar, deixo uma foto da minha gorgónia e uma do geral (que fica muito aquém em termos de cores da realidade, mas não consegui tirar melhor).
Venham esses comentários.

Imagem
Imagem

Mensagem 24/set/2014, 17:27

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Muito bonita essa gorgónia.

Podes dar mais informações dela?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/set/2014, 17:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Rui, a gorgónia foi comprada no fragário.
É filtrante e só abre os pólipos quando tem corrente, porque se não houver corrente (quando tiro uma das bombas para limpar) os pólipos ficam fechados.
O corpo é duro e flexível e de cor branca ou azul claro, e os pólipos são pequenos de cor vermelho/violeta. Tem crescido a um ritmo aceitável e visível.
Para além disto também não te consigo dizer muito mais porque também não consegui encontrar mais informação com uma imagem parecida com a minha.

Mensagem 13/nov/2014, 01:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Os fosfatos continuam controlados mas a luta demorada deixou marcas nalguns moles e LPS que agora já se encontram a recuperar. Os mais afetados foram a tubastrea que, embora tenha perdido algumas, já começa a ganhar novas cabeças e tecido.
Os SPS já foram para colados e já se nota crescimento.
A gorgónia tinha perdido todo o tecido do corpo ficando o corpo preto mas os pólipos mantiveram-se. Neste momento já se encontra em recuperação e o corpo já começa a ficar coberto por novo tecido.
O GSP já está colado ao vidro traseiro pelo que agora é esperar que cresça. O ritmo de crescimento tem sido bastante acentuado quando comparado com os restantes corais presentes nete aquário. Consigo ver diferenças semanais facilmente.
Por fim, entrou um Acreicthys tomentosus para ajudar a comer as aptásias às quais não consigo chegar. Ao fim de dois dias já vi que ele já comeu algumas. B-)

Vamos às fotos que é o que a malta gosta mas não comenta lá muito. Eu também não comentava muito as fotos mas como percebi que também gosto de receber comentários e criticas também já comecei a comentar mais os tópicos do resto da malta.
Chega de conversa cá estão elas.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 14/nov/2014, 00:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Ja estou quase como o Anthony Lopes, tanta malta que vêe e ninguém comenta. Será que são as fotos assim tão más que nem merecem comentários ou será que existe alguma coisa no sistema que nem vale a pena comentar de tão mau que é?
Com todo o respeito por todas as opiniões sentidas mas não escritas tenho de confessar muito orgulho na 7º fotografia do meu tópico anterior. Para mim está demais!!!

Mensagem 14/nov/2014, 01:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Eu gosto em especial da 1ª, pois é um dos meus corais favoritos, mas difícil de manter.
Também gosto da 6ª.. Aqueles Zoas ficaram completamente cercados.
Parece estar no bom caminho. :ymapplause:
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 14/nov/2014, 11:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Obrigado Helder.
O tubastrea perdeu muito durante o meu combate aos fosfatos por falta de comida, mas agora já está a recuperar a grande velocidade de tal foma que consigo ver de forma semanal grande crescimento de tecido.
Os zoas infelizmente não consigo traduzir na foto, por muito que depois faça pós produção, as cores reais que são ainda mais intensas.

Mensagem 14/nov/2014, 12:03

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Ora o Anthony Lopes eheheh
Ta porreiro Claudio.
A única coisa que vejo e que não EU não gosto é da posição do sarco, quando crescer vai tapar LS corais de baixo...

Ass.

Lopes ;)
Cump.
Anthony

Mensagem 14/nov/2014, 12:05

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Ainda tens a goniopda das fotos anteriores a vermelha.
Cump.
Anthony

Mensagem 14/nov/2014, 12:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Anthony, o de cima não é um sarco mas sim um lobophytum. E caso comece a cobrir os sps leva um corte ou sai dessa posição é uma questão a analisar no futuro.
A goniopora vermelha/rosa ainda a tenho e agora noto que está a crescer. Vê-se na foto geral a mancha cor de rosa que está a frente em baixo junto ao meio do lado direito.

Mensagem 14/nov/2014, 12:35

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Pra mim isso é tudo igual lolol ta fixe sim senhor.
Que maquina usas pás fotos?
Cump.
Anthony

Mensagem 14/nov/2014, 12:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
SONY DSC-HX5V

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron