Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros O meu início

O meu início

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 21/abr/2015, 13:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Este fim de semana após uma visita ao Fragário do Norte lá tive eu que fazer mais umas compras e como não poderia deixar de ser lá trouxe mais dois NPS: 1 Dendronephthya Red e 1 Gorgónia Blueberry Gorgonian. Também trouxe um caranguejo porcelana (Neopetrolisthes Maculatus). Para já todos estão bem e adaptar-se aparentemente bem.
Estive vário meses sem encontrar um único NPS e agora em poucas semanas encontrei vários. Com estas entradas todas tenho estado a fazer algumas alterações de layout e o que mais se ressentiu das alterações foi a Dendronephthya Rosa que tem estado menos expandida embora os pólipos abram bem para comer.
Ficam prometidas as fotos para outro dia.

Mensagem 21/abr/2015, 22:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Cá vão as fotos prometidas.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Venham lá mais comentários B-)

Mensagem 27/abr/2015, 14:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Hoje, venho aqui contar um processo que acontece nas dendronephthya que tenho estado a observar nos últimos dias e que é o crescimento de umas estruturas semelhantes a raízes que se expandem por baixo para melhor ajudar o coral a fixar-se à rocha. Após investigar na net descobri que é um processo bastante comum mas que não deixa de ser curioso.
Se houver interessados posso tentar tirar umas fotos para verem melhor o que estou a falar mas a título de exemplo podem ficar com esta foto de um outro caso.

Imagem

Mensagem 27/abr/2015, 15:14

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Muito bonitas as dendros e aqua bem diferente.
Por acaso não tens fotos ou videos dos pólipos a comerem não?

Parabéns Claudio! ;)

Mensagem 27/abr/2015, 15:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Cláudio

Isso é um excelente sinal :) Coloca mais fotos então! :)

Abraço!

Mensagem 27/abr/2015, 15:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Cláudio,

O aquário está ficar muito bonito, parabéns; esses corais azoo estão muito bem.

Como os estás a alimentar (regime?) e como está o aquário de nitratos e de fosfatos? Estás a usar o quê como método para controlar os nutrientes?

Abraço e vai pondo fotos da evolução
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 27/abr/2015, 17:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Obrigado a todos pelos comentários.

Marco, não tenho fotos nem vídeo dos pólipos a comer até porque se movem muito lentamente, não são como por exemplo os LPS que abrem e fechem e consegue ver-se bem. Estes pólipos como são filtradores ficam sempre abertos enquanto estão a comer, daí a comida ser sobretudo pó.

Gil, vou tentar tirar algumas fotos a ver se dá para ver as "raízes".

César, sobre a alimentação alimento os peixes com flocos 2x a 3x e 1 cubo de comida congelada(artémia,misis) por dia, para os NPS e LPS faço uma mistura com várias comidas previamente passadas na picadora para ficarem em pó. A lista atual das comidas são Ultra Ricordea e Zoanthus + H2Ocean Pro+ Clam and Filter Feeder + H2Ocean Pro+ LPS e a quantidade 1 + 1/2 colher de medida incluída nas embalagens H2Ocean por vezes dou menos um pouco desta mistura e adiciono um cubo de rotíferos. Quando conseguir arranjar vou tentar começar a adicionar regularmente phytobloom.
Não tenho medido recentemente os nitratos e fosfatos porque já consigo ver "a olho" pela existência de algas e comportamento dos corais se estão demasiado elevados ou não mas sei que devem existir até porque preciso que existam para a boa saude dos corais. Para controlar que não sobem demasiado uso o NOPOX da RedSea e as tpa de 20% todas as semanas.

Espero ter respondido a tudo, e como hoje será dia de tpa vou tentar fazer um teste dos nitritos e nitratos para terem uma ideia do valor antes da tpa.

Mensagem 28/abr/2015, 11:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Como prometido a foto:

Imagem

Notem que os dois que já chegaram à rocha de baixo à 3 dias atrás estavam do tamanho do que está mais à direita. O ritmo de crescimento é muito grande.

Sobre os parâmetros (testes da SERA), ontém antes da TPA estavam assim:
NO2: 0,30
PO4: 0,50

Mensagem 02/mai/2015, 08:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Muito bom o seu aqua, espero um dia poder partilhar fotos assim :D Vou ler este tópico atentamente pois o aqua em litragem é parecido ao meu. Obrigado pela partilha. Boa sorte com a continuação :-bd

Mensagem 20/Oct/2015, 00:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Muito tempo já se passou desde a última atualização e infelizmente as notícias não são as melhores. À uns meses atrás devido a ausência o reef teve de ficar em "auto-gestão" de mais tempo do que devia e isso levou a um crash do todo o sistema. Os SPS foram todos à vida e todos os corais se ressentiram bastante. Perante isso tinha duas hipóteses: desistia ou aprendia com os erros e tentava recuperar o máximo possível. Como não sou de desistir aproveitei e reformulei o layout e foquei-me novamente no que me atraiu aos reef que foram os moles e LPS (preferencialmente NPS). Coloquei os NPS todos juntos e comecei a alimentar os corais praticamente todos os dias. Os corais demoraram a recuperar mas agora já começam a crescer e bem.
Agora também comecei a procurar mais zoanthus a preços interessantes para acrescentar à "coleção" e aí foi quando encontrei a loja Miosotis na Maia e na semana passada trouxe de lá vários exemplares que ainda se estão a adatptar mais uns discos e um novo NPS de oferta que como devem imaginar me deixou bastante satisfeito. O dono da loja é impecável e estive lá à conversa com ele mais de 1h, e ainda por cima está aberto à noite o que para mim com com os horários tramados é o ideal.
Desta vez não consegui tirar quase foto nenhuma de jeito mas lá consegui umas para se tentar ver as diferenças. Desta vez coloco umas só com os azuis ligados para vermos o brilho de alguns corais.
Mais uma vez venham daí esses comentários que prometo vou tentar manter novamente este tópico atualizado.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 28/Oct/2015, 00:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Boa noite!!!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Vejam o tamanho do disco versus o tamanho da areia :)
Imagem

FTS
Imagem

Mensagem 28/Oct/2015, 15:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
11.000 Visualizações :ymparty: :ymparty: :ymparty: :ymparty:

Obrigado a todos os que participaram neste tópico e aos que só viram sem responder.

Mensagem 30/Oct/2015, 18:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Boa tarde!

Imagem

Mensagem 01/nov/2015, 21:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Muito bonitos esses zoanthus...

Aquele abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 01/nov/2015, 21:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá Cláudio,

Está a faltar fotos com mais pormenor dos NPS ;) que são a imagem de marca do teu aquário.

Cumprimentos
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 02/nov/2015, 11:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Obrigado Paulo.

Helder, estão a faltar porque o fotógrafo não é grande coisa B-) Descobri recentemente um tópico a mostrar como tratar as fotografias do tipo RAW e fiz a primeira experiência com a última foto que adicionei dos zoas, que acho até ficou bastante bem. Agora é uma questão de tentar focar os NPS a ver se consigo mais algumas fotos decente para partilhar.

Mensagem 02/nov/2015, 17:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Claudio Mendes Escreveu:
Boa tarde!

Imagem

Lindíssimo.
Agora é só continuar a disparar e fazer testes :)
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 03/nov/2015, 00:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Para já estão quase todos os corais a recuperar bem. Só a goniopora está quase toda desaparecida e parece-me que não a consegui recuperar. :(( Há que seguir em frente e aproveitar os outros que estão a crescer com sucesso, o que podem confirmar na imagem da tubastrea a quantidade de novas cabeças visíveis e outras que não se vêm porque os pólipos estão estendidos.
Como prometido cá vão mais umas fotos.
Imagem
Imagem

Mensagem 12/nov/2015, 16:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Update B-)

Os corais parecem estar todos a crescer bem o que me levou a entrar em novas aventuras.
Comecei por fragar zoanthus e ao que parece adptaram-se bem e estão a crescer. Aproveitei a onda e também fiz frags dos discos verdes através de 2 técnicas diferentes e devo dizer que ambas funcionaram como previsto e já tenho vários novos discos pequenos.
Como estava tudo a correr bem, consegui adquirir zoanthus/palys a pólipo e começar o meu jardim de zoanthus. Como só chegaram à 2 dias alguns ainda estão a adaptar-se.
Fica já prometido fotos para assim que tiver disponíbilidade até para poder ficar por aqui um log do crescimento dos zoas ao longo do tempo.

Mensagem 13/nov/2015, 11:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Para completar o tópico passado.
Os corais comprados a pólipo foi à reefhabitat. O Ricardo desde início foi sempre bastante prestável e esclareceu as minhas dúvidas sobre os zoas e o transporte. Decididamente que irei fazer mais encomendas no futuro.
As técnicas utilizadas para fragar os discos (rhodactis) verdes foram:
1. cortar o disco no caule ficando com um disco sem caule e parte do caule ainda na rocha original. Desta forma o disco vai desenvolver novo caule e agarrar-se a outra rocha ou areia e o caule que ficou na rocha vai dar origem a outro disco;
2. cortar parte do disco como se estivesse a fragar um sarcophyton (parte exterior do disco). como o passar do tempo essa pequena porção do disco cresce, fica redonda e dá origem a outro disco.

Como habitual o que a malta gosta é de fotos por isso cá vão.

Zoanthus.
Imagem
Imagem

Colónia de discos.
Imagem

Frags a crescer e para se agarrarem a nova rocha.
Imagem

Euphyllias.
Imagem

Dendronephthya (NPS).
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron