Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros O meu início

O meu início

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 13/set/2013, 11:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Obrigado Carlos, deu muito trabalhinho de martelo e chave de fendas para partir em vários pedaços mais pequenos mas acabou por ficar algo de bastante aceitável. E não foi só um calhau, foram todos originários daí.
Agora é como tu dizes e esperar pelo tempo passar. Só espero é que essas promoções que tens feito aínda se mantenham daqui a umas semanas. :D

Mensagem 25/set/2013, 10:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Mais um update, as diatomáceas já quase que desapareceram por completo e muitas algas verde e castanhas filamentosas que entretanto apareceram junto com as diatomáceas também já quase todas desapareceram. Neste momento começam a aparecer manchas cor de rosa pequenas, que poderão ser coralina ou ciano (a ver vamos qual delas será) e umas outras manchas verde claro fluorescente.
No próximo fim de semana devo fazer a minha primeira troca de água e depois é mais uma semana de repouso e lá para o fim de semana 5/6 de Outubro começo com a povoação.

Mensagem 25/set/2013, 14:06

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Claudio Mendes Escreveu:
Mais um update, as diatomáceas já quase que desapareceram por completo e muitas algas verde e castanhas filamentosas que entretanto apareceram junto com as diatomáceas também já quase todas desapareceram. Neste momento começam a aparecer manchas cor de rosa pequenas, que poderão ser coralina ou ciano (a ver vamos qual delas será) e umas outras manchas verde claro fluorescente.
No próximo fim de semana devo fazer a minha primeira troca de água e depois é mais uma semana de repouso e lá para o fim de semana 5/6 de Outubro começo com a povoação.


Boas,

Muito fixe esse layout mesmo.

A povoação com calma e ponderação para dar tempo ao sistema de se adaptar!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/set/2013, 15:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Claudio está muito porreiro o teu aquário tem tudo para dar certo, vai com calma agora a meter os vivos de resto estas como eu moles e LPS para os iniciantes são os mais bonitos "são um estagio nos salgados" :D :D :D :D

Abraço e boa sorte

Mensagem 29/set/2013, 19:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Ontém fiz a primeira troca de água e hoje fiz os testes (testes da Sera que tinha de quando mantinha água doce) e os resultados foram os seguintes:

Imagem

As manchas cor de rosa afinal é mesmo coralina que ontém já tive de raspar do vidro de trás e já há rochas com bastante.

Como disse anteriormente, no próximo fim de semana será a 2ª fase de compras onde irei comprar os testes salifert para melhor precisão nos resultados, corais, equipa de limpeza e as lâmpadas 4 x 39W da ATI. A minha dúvida agora é sobre que cores de lâmpadas. Já reparei que a ATI têm uma grande variedade de lâmpadas e por isso quero colocar à vossa consideração se me podem sugerir que combinação devo colocar. Por isso, venha daí essas ajudas e sugestões.

Para finalizar junto duas fotos, uma da rocha com coralina e outra geral do aquário.
Imagem
Imagem

Mensagem 01/Oct/2013, 14:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Após muito ler e pesquisar na net cheguei a esta combinação de cores:

Blue+
Purple+
Blue+
Coral+

O que acham?

Mensagem 01/Oct/2013, 14:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Se so tens 4 Lampadas é bom , mas com uma alteração

de traz para a frente ...

Blue+
Purple+
Coral+
Blue+
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/Oct/2013, 01:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Eis que os corais e equipa de limpeza chegaram.
Pois é, ao fim de 5 semanas entraram os primeiros habitantes. Com a ajuda sempre muito prestável do Carlos Mota lá escolhi os primeiros corais moles e LPS para entrarem no meu reef juntamente com a equipa de limpeza e ficou assim.

Equipa de limpeza: Nassários, Turbos e Caranguejos Eremitas ("mini").

Corais Moles: Alcyonium, Cladiella, Sarcophyton, Sinularia, Zoanthus e Anthelia.

Corais LPS: Euphyllia glabrescens e Euphyllia ancora.

Hoje também fiz os testes à água e os resultados foram os seguintes:
Imagem

Para finalizar, também adicionei as novas lâmpadas, que são as seguintes de trás para a frente:
ATI Blue Plus 39W
Korallen Zucht Fiji Purple 39W
ATI Coral Plus 39W
ATI Blue Plus 39W

Não tenho grande máquina nem grande jeito para fotos de macro mas cá vai o melhor que consegui 24h passadas após a introdução no aquário:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Fico a aguardar os vossos comentários e sugestões/reparos.

Mensagem 06/Oct/2013, 23:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Boas, agora é ir com calma :D :D os corais se foram escolhidos pelo Carlos então estás bem :ymhug:



Cumps,
Pedro Pereira

Mensagem 07/Oct/2013, 00:23

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Parabéns Claudio!
Estás a ir pelo bom caminho!
Fico contente por aparecer mais um aquario aqui perto digno de uma visita!

Abraço e Boa Sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 07/Oct/2013, 10:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Pedro Pereira e Pedro Torres, obrigado pelos comentários.

Agora surgiu-me uma dúvida, a minha calha quando acende acende as 4 lâmpadas, pelo que não tenho as chamadas moonlight para fazer o início e fim do ciclo de luz. É mesmo recomendável termos moonlight nos nossos reef? E de que tipo? Qualquer coisa serve? Têm de ter comprimentos de onda específico, não?
Se alguém puder ajudar a perceber melhor este tópico agradeço pois já procurei e não encontrei grande informação sobre isso.

EDIT: Vou passar isto par um tópico diferente para não desvirtuar este tópico que é de apresentação do meu início em reef.

Mensagem 13/Oct/2013, 22:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Eis que entram os primeiros peixes: Gobiodon citrinus e Gramma loreto. O gobiodon citrinus qunado chegou andou a conhecer os cantos à casa enquanto que o gramma loreto escondeu-se e só saiu no dia seguinte. Já vi o gramma a comer granulado o que me deixou satisfeito, já o gobiodon ainda não o vi a comer. Vou estar atento a ver se corre bem a adaptação.
Também entraram dois novos corais: Xénia e Tubastrea sp. (Sun Coral). A xénia é um coral sempre interessante de se ver a pulsar e o sun coral sempre foi um coral que me atraiu pela cor e aspeto. Após algumas horas da entrada alimentei o sun coral, os zoos e as euphyllias. Aí o sun coral abriu todos os pólipos e comeu. Após algum tempo as luzes lá se desligaram e a moonlight ficou acesa. Mais tarde quando passei perto do aquário qual não é o meu espanto e vi os corais já quase todos fechados e o sun completamente todo aberto no escuro com os tentáculos todos de fora.
A moonlight que acabei por comprar foi a TMC Aquablue Flexi Led e dá uma cor muito suave o que me parece ser o suficiente para a função de moonlight.
Também já fiz um DIY para a cobertura do aquário a fim de evitar saltos para fora, a ver vamos se resulta. Desde que nunca apareça nenhum peixe no chão por mim é porque está a funcionar. :)
Agora com a alimentação dos peixes, dos corais carnívoros, e dos respetivos dejetos poderão começar a aparecer os primeiros desequilíbrios químicos e por isso irei estar atento aos testes.
Por fim, vamos lá a algumas fotos.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 14/Oct/2013, 23:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Resultado dos Testes de hoje:

Imagem

Para já tudo parece correto, vamos ver como corre na próxima semana.

Mensagem 15/Oct/2013, 01:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
tas no bom caminho, Parabens :)

Mensagem 15/Oct/2013, 09:56

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

O problema com a alimentação desse tipo de corais em aquários que não estão maturos é que sujas muito a água e o sistema não está ainda preparado para lidar com essa quantidade de nutrientes.

Vai com calma na alimentação!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/Oct/2013, 23:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Atualização da semana :)

Esta semana entrou mais um lps (Acanthastrea lordhowensis) e 3 peixes (2 Amphiprion ocellaris var. Black and White e 1 Amphiprion ocellaris).
Nestas semanas que já passaram, já dá para notar algum crescimento nos corais e até em dois deles já foi possível retirar o fio que os prendia à rocha do frag.
Adoro ver o Sun Coral com os pólipos todos de fora após alimentar os corais ou os peixes com comida congelada, é lindo de se ver. No vídeo que colo em baixo dá para ver ainda algum dos pólipos abertos.

Desta vez não tenho fotos mas sim um pequeno vídeo com uma qualidade manhosa (desculpem mas é o primeiro que faço).


Espero que gostem e venham daí esses comentários.

Mensagem 22/Oct/2013, 21:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Testes da semana:

Imagem

Mensagem 22/Oct/2013, 22:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Cláudio,

Tenho vindo a seguir o teu aquário e verifico que o Kh vai lentamente descendo e o cálcio subindo.

Não sei o que usas, se é que usas alguns suplementos, mas penso que devias, sem stress, a começar a estar atento a esses parâmetros para não deixares desiquilibrar o aquário.

Recomendo Kh minimo 7 e cálcio máximo 450 (ideal 410-420).

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 22/Oct/2013, 23:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
César não sei a que te referes mas o Kh no meu aquário tem estado constante desde o fim do ciclo e o Cálcio tem oscilado um pouco perto dos 450 como podes ver na tabela em baixo e também não adiciono nenhum suplemento excepto comida para os peixes e para os corais carnívoros.

Data Hora Temp. Densidade pH KH Ca Mg NH4 NO2 NO3 PO4
(hh:mm) (ºC) (peso) (dKH) (ppm) (ppm) (ppm) (ppm) (ppm) (ppm)
22-10-2013 19:00:00 26.0 1025,00 8.00 6.0 470,00 1380,00 0.00 0.00 5.00 0.00
14-10-2013 21:30:00 26.0 1024,00 8.00 6.0 450,00 1290,00 0.00 0.00 5.00 0.10
05-10-2013 17:30:00 26.0 1023,00 8.00 6.0 460,00 1230,00 0.00 0.00 5.00 0.10

Mensagem 23/Oct/2013, 15:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Claudio Mendes Escreveu:
César não sei a que te referes mas o Kh no meu aquário tem estado constante desde o fim do ciclo e o Cálcio tem oscilado um pouco perto dos 450 como podes ver na tabela em baixo e também não adiciono nenhum suplemento excepto comida para os peixes e para os corais carnívoros.

Data Hora Temp. Densidade pH KH Ca Mg NH4 NO2 NO3 PO4
(hh:mm) (ºC) (peso) (dKH) (ppm) (ppm) (ppm) (ppm) (ppm) (ppm)
22-10-2013 19:00:00 26.0 1025,00 8.00 6.0 470,00 1380,00 0.00 0.00 5.00 0.00
14-10-2013 21:30:00 26.0 1024,00 8.00 6.0 450,00 1290,00 0.00 0.00 5.00 0.10
05-10-2013 17:30:00 26.0 1023,00 8.00 6.0 460,00 1230,00 0.00 0.00 5.00 0.10



Olá Cláudio,

O que me refiro, é que agora que o aquário começa a estabilizar, devias começar a corrigir/otimizar alguns parâmetros para quando colocares mais corais que vão começar a consumir, o aquário não se desiquilibre; o Kh a 6, não contribui para a estabilidade do ph e não aguenta oscilações quando os começares a introduzir mais corais e eles começarem a consumir, e o cálcio a 470 também me parece demasiado alto.

Que tipo de manutenção fazes? Percentagem de TPAs, frequência e com quê? Que tipo de corais tens e com que tamanho e aproximadamente quantos?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros