Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros O meu início

O meu início

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 23/Oct/2013, 17:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
César, tenho só corais moles e LPS, aínda pequenos pois são todos originários de frags e a quantidade são 13. Pretendo manter só corais moles e LPS.
TPAs são semanais com cerca de 60L de água de osmose e sal TMC Pro.
Semanalmente também limpo os vidros de algumas algas e coralina que surja nos vidros assim como o copo do escumador sempre que necessário.
O que aches que deva utilizar como suplemento?

Mensagem 24/Oct/2013, 17:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Cláudio,

Faz uma análise à água com sal antes de a deitares no aquário, pois esse sal deve ter (talvez tenha), o Kh baixo e o cálcio muito alto para o tipo de corais que agora manténs e se assim fôr, talvez possas encontrar um sal mais adequado a esses consumos.

Os parâmetros que tens estão razoáveis, mas deves estar atento a esses valores de Kh e Ca, que estão quase nos limites.

Para subires um pouco o Kh (1-2 graus), podes usar bicarbonato de sódio, dissolvido em água de osmose, mas se conseguires corrigir usando um sal mais equilibrado para os teus consumos, melhor.

Uma coisa que deves considerar, é fazer análises a tudo (água) que deitas no aquário, pois isso às vezes ajuda a perceber o que se passa lá dentro.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 24/Oct/2013, 23:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Ok César. Na próxima TPA vou fazer os testes à água para ver o KH e o Ca e depois coloco aqui.

Mensagem 12/nov/2013, 19:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Para celebrar a passagem de um mês do meu reef deixo a lista atualizada dos meus corais e peixes:

Corais Moles: Sarcophyton sp. (uma comum e uma com polipos verdes em estrela), Lobophytum sp. (variante verde), Klyxum sp. (variante castanha), Zoanthus sp. (11 padrões diferentes), Cespitularia sp. (variante violeta), Umbellulifera sp., Sinularia e Xenia sp..

Corais LPS: Euphyllia glabrescens, Euphyllia ancora, Acanthastrea lordhowensis e Tubastrea aurea.

Equipa de limpeza: Turbos, Nassários e Caranguejos Eremitas de pinças Vermelhas e pinças Verdes.

Peixes: 1 Gobiodon citrinus, 1 Gramma loreto, 2 Amphiprion ocellaris var., 1 Amphiprion ocellaris, 1 Nemateleotris magnifica, 1 Nemateleotris decora, 1 Pseudocheilinus hexataenia e 1 Halichoeres chrysus.


Tentarei mais logo colocar fotos do estado atual e de algum pormenor.

Mensagem 12/nov/2013, 23:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Aqui estão as fotos atualizadas.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Venham daí esses comentários.

Mensagem 13/nov/2013, 09:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Claudio Mendes Escreveu:
Pedro Ferrer, claro que sim, li muito sobre as ideias de layout do André Silvestre. Todas as noções que ele defende me pareceram perfeitamente lógicas. É claro que o layout inicial depois fica muito diferente quando se vê com os corais já colocados, senão ver a imagem do layout já com corais do layout que colocas:

Imagem


Boas,

Isso está cheio de peixes pequenos ou é algum póster no vidro do aquário? =))


Abraço
Miguel

Mensagem 13/nov/2013, 10:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Miguel,

Essa foto não é minha, refere-se à discussão do layout e é o layout do André Silvestre referido pelo Pedro Ferrer já com peixes e corais.

Mensagem 14/nov/2013, 22:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Boas Claudio
Gosto muito do layout e essa heliofungia é muito bonita.
Sabes que tens de alimentar a Tubastrea pólipo a pólipo?
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 14/nov/2013, 23:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Pedro, o que tu chamas de heliofungia é na verdade uma Euphyllia glabrescens (2 cabeças).
Eu alimento a tubastrea 2 vezes por semana com um misto de comida congelada e granulado para zoas e acans com seringa assim como as euphylias e os zoas e acans. Devo dizer que ela neste tempo que está comigo já cresceram diversos novos pólipos e inclusive tenho vários espalhados pelo aquário todo originários de "esporos" lançados por ela. Este é dos corais que mais gosto neste momento e gostava mesmo era de arranjar uma de cor preta.

Mensagem 14/nov/2013, 23:45

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Parabens Claudio!
Essa tubastrea está fantastica!
Um dia destes temos de combinar para eu ver isso ao vivo!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 14/nov/2013, 23:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Claudio Mendes Escreveu:
Pedro, o que tu chamas de heliofungia é na verdade uma Euphyllia glabrescens (2 cabeças).
Eu alimento a tubastrea 2 vezes por semana com um misto de comida congelada e granulado para zoas e acans com seringa assim como as euphylias e os zoas e acans. Devo dizer que ela neste tempo que está comigo já cresceram diversos novos pólipos e inclusive tenho vários espalhados pelo aquário todo originários de "esporos" lançados por ela. Este é dos corais que mais gosto neste momento e gostava mesmo era de arranjar uma de cor preta.

Na foto parecia-me mesmo uma heliofungia
Há tubastreas pretas e pretas com verde, qual delas a mais bonita.
http://www.liveaquaria.com/product/prod ... pcatid=424
http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1708434
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 15/nov/2013, 11:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Obrigado Pedro N Torres mas esta montagem ainda é muito recente e ainda tem muito para crescer e desenvolver, e espero que depois fique ainda melhor B-)

Pedro Tavares, sim eu sei que as há o problema é encontrar cá à venda e a preços acessíveis, mas se encontrar se calhar até perco a cabeça. :D

Mensagem 27/nov/2013, 11:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Hoje estou triste. Há uns dias atrás durante a minha limpeza semanal dos vidros quando já estava a terminar no vidro de trás provoquei uma pequena derrocada interna na ilha da esquerda que abateu um pouco internamente. Tentei compor novamente o layout e terminei a limpeza.
No dia seguinte reparei que me faltava um peixe, o gramma loreto. Relativizei pois por vezes ele ia para as várias grutas que tenho no layout e por lá ficava uns tempos. No entanto ontem achei demasiado estranho não aparecer há dois dias e fui à procura. Claro está que já não tinhas grandes esperanças e encontrei-o morto entre as rochas. Que grande azar que o peixe teve, estava no sitio errado à hora errada.
Depois lá tive de voltar a montar a ilha, agora mais difícil pois já tem alguns corais incrustados e tentar montar o mais estável possível para evitar que isto aconteça novamente.
Esta foi a primeira má notícia nesta minha nova aventura até porque tudo o resto está a correr muito bem. Os corais crescem bem alguns muito bem até (Euphyllia ancora, Acanthastrea lordhowensis e Tubastrea aurea) os camarões trocam de pele constantemente e os restantes peixes comem bem.
Paciência, há que continuar a tentar proporcionar o melhor para os restantes seres vivos do sistema.

Mensagem 27/nov/2013, 11:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Claudio Mendes Escreveu:
Hoje estou triste. Há uns dias atrás durante a minha limpeza semanal dos vidros quando já estava a terminar no vidro de trás provoquei uma pequena derrocada interna na ilha da esquerda que abateu um pouco internamente. Tentei compor novamente o layout e terminei a limpeza.
No dia seguinte reparei que me faltava um peixe, o gramma loreto. Relativizei pois por vezes ele ia para as várias grutas que tenho no layout e por lá ficava uns tempos. No entanto ontem achei demasiado estranho não aparecer há dois dias e fui à procura. Claro está que já não tinhas grandes esperanças e encontrei-o morto entre as rochas. Que grande azar que o peixe teve, estava no sitio errado à hora errada.
Depois lá tive de voltar a montar a ilha, agora mais difícil pois já tem alguns corais incrustados e tentar montar o mais estável possível para evitar que isto aconteça novamente.
Esta foi a primeira má notícia nesta minha nova aventura até porque tudo o resto está a correr muito bem. Os corais crescem bem alguns muito bem até (Euphyllia ancora, Acanthastrea lordhowensis e Tubastrea aurea) os camarões trocam de pele constantemente e os restantes peixes comem bem.
Paciência, há que continuar a tentar proporcionar o melhor para os restantes seres vivos do sistema.

É mesmo uma pena Cláudio.
Eu por pouco não tinha uma tragédia dessas. Aconteceu-me exactamente o mesmo mas com o Hepatus. 24 horas depois quando fui alimentar o maior galifão do aquário não apareceu. Pus-me logo à procura dele e estava preso nas rochas que tinha andado a mexer.
Temi o pior, tirei a rocha e o peixe estava vivo, com dois grandes buracos na dorsal, um de cada lado. Recuperou e hoje está totalmente cicatrizado.

Tens que seguir em frente e ter sempre atenção a tudo num aquário de recife. É mesmo assim, há demasiados pormenores a ter em atenção.

Faz o funeral ao peixinho e bola para a frente.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 19/dez/2013, 01:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Após algum tempo sem atualizar é claro que tenho várias novidades B-)

Primeiro as más, morreu-me o Amphiprion ocellaris que como já li em muitos sítios é bastante comum morrerem sem explicação aparente, mas mesmo assim custou-me.

Entraram novos habitantes os quais são 4 Chromis viridis que são uns glutões sempre prontos para comer e 1 Lysmata amboinensis sempre ocupado a comer algas.

Também entraram mais alguns corais: Euphyllia glabrescens variante castanha e pontas azuis, Dendrophyllia polipos amarelos que estava em mau estado no Fragário e trouxe com o objetivo de o recuperar e ao fim de 3 dias já estava com os pólipos a abrir como poderão ver depois nas fotos, e um outro coral que ainda não identifiquei de cor amarelada e pólipos azul/lilás duros ao toque.

Devido ao desmoronamento que contei no post anterior tive de ir fazendo alguns ajustes ao layout e agora já parece mais estável. Todos os corais apresentam um bom crescimento alguns já cresceram a olhos visto. Tenho vários mini-pólipos de tubastrea espalhados por todo o aquário resultantes de fecundação no aquário em que alguns deles já se conseguem ver bem o corpo e os pólipos.

Por fim e como a malta gosta é de fotos vamos a isso.

Dendro em recuperação
Imagem

Acan e podem ver no canto superior um pólipo da tubastrea.
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 19/dez/2013, 11:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Claudio :) ,

Nota-se que é um aquário bem cuidado, parabéns.
Reposiciona o sarcophyton ou coloca-o de maneira a mais tarde poderes retirá-lo. Rapidamente vai crescer, dominar toda a área e provocar muita sombra. Deveria estar próximo ou mesmo com a rocha pousada na areia.
Livra-te dessa xenia castanha que tens. Não é muito bonita e tem tendência a ficar muito alta e incontrolável.

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 19/dez/2013, 15:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Paulo Marinheiro, obrigado pelo comentário. São os comentários e sugestões da malta mais experiente que nos fazem progredir.

O Sarcophyton, para já é propositado deixar a meia altura pois já vi várias fotos de alguns aquários e gostei, por isso para já é para deixar ficar até porque como gosto de corais NPS a sombra não tem problema.

O Cespitularia sp. já reparei que cresce bem mas até gosto das cores principalmente quando se incide uma luz forte ao corpo dá para reparar que possui uma pigmentação semelhante a purpurinas azuis. Caso cresça muito leva uma poda :)

Mensagem 19/dez/2013, 16:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Com certeza Claudio :) . A escolha dos animais a manter são de cada um e o que é mais bonito ou mais feio pode obviamente ser muito relativo. Cada um selecciona as espécies que quer ;) . No entanto, é sempre bom ter consciência do que se adquire, como cresce e como se reproduz para podermos optar em consciência e sabendo previamente o que nos espera. O meu comentário é nesse sentido.
Entretanto reforço que poderá ser bastante dificil daqui a uns meses livrares-te do excesso de xenias.


Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 19/dez/2013, 16:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Paulo, não é simples de cortar e retirar do aquário?

Mensagem 19/dez/2013, 17:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Claudio Mendes Escreveu:
Paulo, não é simples de cortar e retirar do aquário?



À medida que cortas ela vai ganhando mais força e os pequenos pedaços que inevitavelmente vais largar na água ao cortar, por minúsculos que sejam, fixar-se-ão noutros locais e darão origem a mais.
E mesmo os que cortas, toda a base ficará na rocha e crescerá com mais força.
Apenas quando se fixam nos vidros são fáceis de remover.

Cump
Paulo Marinheiro

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron