Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros O meu início

O meu início

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 19/dez/2013, 18:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Paulo Marinheiro Escreveu:
Claudio Mendes Escreveu:
Paulo, não é simples de cortar e retirar do aquário?



À medida que cortas ela vai ganhando mais força e os pequenos pedaços que inevitavelmente vais largar na água ao cortar, por minúsculos que sejam, fixar-se-ão noutros locais e darão origem a mais.
E mesmo os que cortas, toda a base ficará na rocha e crescerá com mais força.
Apenas quando se fixam nos vidros são fáceis de remover.

Cump


Assim já percebi, é uma questão de manter que só o pouco que quero que fique no aquário se mantenha agarrado à rocha e quando não quero mais corto logo e deixo crescer novamente do que ficou na rocha.

Mensagem 06/mar/2014, 00:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade: 49
Localização: Funchal
Olá Claudio,

Novidades do teu aquário?
Tenho curiosidade, em especial pelos dendros e tubastraea.
Se tiveres alguma foto recente...

Abraço,
Miguel

Mensagem 06/mar/2014, 13:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Miguel,

Novidades há algumas desde a entrada de alguns corais novos, e um caranguejo, assim como uma má que foi uma praga de algas motivada por uma falta de trocas de água devido à falta de SAL. Depois com a aquisição do sal e trocas de água regulares tudo está a voltar à normalidade.
Não tenho fotos recentes até porque com as algas estive sempre com a preocupação de remover as algas e alterar um pouco o layout para diminuir a existência de zonas de pouca circulação de água.
Vou tentar fazer algumas fotos brevemente para também atualizar aqui o tópico e mostrar o crescimento já acentuado de alguns corais.

Mensagem 06/mar/2014, 22:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Como já passaram 5 meses, volto a mostrar a imagem do início para não precisarem de ir ao primeiro post e depois verem a evolução do início para o agora.
Imagem

Como balanço deste 5 meses de experiência, há corais que têm crecido a um ritmo que se nota bastante, principalmente os Euphyllia e o Sarcophyton, já tive três baixas de peixes (um palhaço pequeno, um gramma loreto e um six-line) e nas últimas semanas, como referi no post anterior tive um surto de algas por culpa minha mas que já está em franca resolução.

Devo confessar que até está a correr melhor do que inicialmente previa até porque sempre achei que manter um reef era algo de muito complicado e trabalhoso e afinal mantendo uma rotina e tomando decisões informadas tudo se torna simples. Dá-me muito goso ver o crescimento dos corais especialmente agora após o surto das algas ver que são seres bastante complexos e com as condições ideais eles são capazes de se auto-regenerarem. Já houve reprodução de turbos e nassários e os zooas e sun coral já enviaram pólipos pela coluna de água pelo que já se fixaram noutros pontos e desenvolveram-se.
Dentro das várias entradas desde o último post, destaco um dendro preto e dois moles brancos. OS moles têm-se desenvolvido bem mas a dendro nem por isso. A dendro nunca abriu os seus tentáculos e perdeu todo o tecido exterior. Tentei de tudo para o fazer comer, desde a retirar para alimentar num garrafão com diversas comidas mas foi sempre em vão. Agora, ele abre as bocas na presença de comida no aquário mas sem extensão dos tentáculos. Vamos ver como corre, ainda tenho esperança. :)

Mas como é de fotos que a malta gosta cá vai as fotos atuais.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

As fotos não são grande coisa mas o que conta é a intenção. Espero que gostem e venham daí esses comentários e sugestões.

Mensagem 07/mar/2014, 11:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade: 49
Localização: Funchal
Viva Claudio,

Os corais parecem com muito bom aspeto.
Qual a tua rotina de alimentação dos corais/peixes? e que comida usas?
Tens medido nitratos e fosfatos? que valores tens?
A exportação de nutrientes é feita apenas pelo escumador e tpas?

Uma vez que devido à alimentação mais "pesada" dos corais não fotossintéticos é preciso ter em atenção a remoção dessa carga do sistema, por tpas, escumação, filtros fosfatos, etç

Uma das razões para os dendros estarem a se ressentir, poderá ser devido à qualidade da água, por isso a minha questão em relação a nitratos e fosfatos, apesar de estes corais aguentarem mais carga do que os sps, pelo que tenho lido.

Abraço,
Miguel

Mensagem 07/mar/2014, 11:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Miguel, vamos ver se te consigo responder a tudo.
Rotina de alimentação de peixes é duas a três vezes por dia flocos (Ocean Nutrition), congelada (mysis e artémia) e granulado (Ocean Nutrition).
Rotina de alimentação dos corais diariamente adição de phyto (PhytoBloom) e duas vezes por semana uma mistura de krill vermelho (um cubo congelado) com uma colher de chá de Fauna Marin Ultra LPS Grow and Color, e alimento cada LPS e zooas individualmente.
Os fosfatos e nitratos andam sempre dentro dos parâmetros normais, excepção feita à umas semanas atrás devido à falta de TPA os fosfatos subiram. Os testes tinha NO2 = 0 / NO3 = 5 / PO4 = 0.5. Normalmente o PO4 = 0.1.
A limpeza é feita através de TPAs e com a limpeza do areão, detritos acumulados na rocha, remoção de algas e limpeza dos vidros semanalmente. Ultimamente fiz TPAS 2 vezes por semana.
Os dendros estão bem e aconselham-se, excepto o preto. Inclusive trouxe um do Fragário do Norte muito debilitado e aqui em casa já cresceram 3 novos ramos. O preto do muito que li sobre isso, muita gente se queixa que é muito difícil de manter mas como eu gosto deste tipo de corais não fotossintéticos arrisquei. No entanto ele ainda não morreu e eu mantenho a esperança que um dia recupere.
Espero ter conseguido responder às tuas perguntas.

Mensagem 07/mar/2014, 12:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade: 49
Localização: Funchal
Olá Claudio,

Obrigado pela resposta, fiquei esclarecido :)
Continua a nos deliciar com atualizações do teu sistema.
Às tantas conseguias ter aí também algumas gorgónias, se tiveres gosto nesse tipo de corais.

Estou também a preparar um nano, ainda está com alguma rocha a ciclar e pretendo colocar alguns corais não fotossintéticos e sempre vamos aprendendo uns com os outros.

Abraço,
Miguel

Mensagem 10/mar/2014, 12:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Este fim de semana, depois da TPA estive a ver com atenção e reparei que já tenho mais dois Turbos pequenos e mais alguns nassários. É normal a reprodução destas espécies em aquário? Faço esta pergunta pelo preço elevado que pedem por cada turbo.
Entretanto os corais já estão todos cheios de força e vitalidade após este período de alguma "turbulência" e as algas estão completamente controladas, existindo ainda algumas mas servem apenas de alimento aos invertebrados e ao caranguejo.

Mensagem 10/mar/2014, 22:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Testes de hoje:
Imagem

Mensagem 07/abr/2014, 12:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Esta semana fiquei sem uma das bombas da circulação porque embora funcionasse não tinha potência quase sequer para circular água. Foi para arranjar a ver vamos se tem solução e quanto tempo demorará. Entretanto ficou só uma das bombas a fazer circular a água. Em consequência numa parte do aquário surgiu um boom de ciano embora os parâmetros da amónia estejam a 0 na coluna de água.
Há alguma forma de evitar as cianos com algum produto mágico? Já vi que existe algo da Zeovit mas será que é eficaz?
O problema das algas já passou quase por completo até porque o mithrax come tudo o que é alga e não só valónia. Desde que entrou já cresceu substancialmente trocando de carapaça já 3 vezes. Até já me obrigou a colar muita da rocha que tenho que só estava pousada e ele consegue levantar e mover pedras bem grandes.
Entraram também mais 3 corais, duas novas cores de zoas e um goniopora red mas que mais parece para já cor-de-rosa florescente. É lindo, pena não conseguir tirar fotografias que façam jus à cor. Ainda não tem grande extensão de pólipos mas já começa a mostrar-se e até já come bem.
Para finalizar deixo algumas fotos tiradas com o telemóvel e fico a aguardar mais comentários e sugestões.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 07/abr/2014, 14:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Está-se a compor. So fica a faltar um geral

Pintos Reefs

Mensagem 07/abr/2014, 14:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá
Existem vários factores para o aparecimento da bactéria cyano. circulação, iluminação, falta de nutrientes e provavelmente mais algumas.
Pelo que dizes parece ser mesmo um problema de circulação, por isso é fácil de resolveres.

Os produtos que existem no meu caso não me ajudaram em nada.

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 15/abr/2014, 15:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Hoje venho fazer uma atualização aqui no tópico só para contar uma descoberta que fiz ontém. Enquanto estava a ver a temperatura do termómetro que tenho na sump vi qualquer coisa a mexer. Qual não foi o meu espanto ao verificar que eram vários camarões Lysmata amboinensis. Já à muito tempo que ambos os camarões têm ovos mas sempre pensei que não iriam resistir nenhum, mas agora vi que na sump andam lá vários. Uns mais pequenos outros maiores (estes até já se consegue ver a risca típica da espécie). Agora vamos ver se crescem até um tamanho mais adulto para os poder passar para o aquário.

Mensagem 18/abr/2014, 05:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Muito giro é a primeira vez que ouço isso vai contando coisas sobre estes bebes eu nem sabia que eles procriavan em aquários pensava eu que isso só se dava em camarões de agua doce se calhar falta de informação minha mas de qualquer maneira vai dando notícias e parabéns afinal és avô :D:D:D:D

Enviado do meu E77 através de Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469

Mensagem 18/abr/2014, 10:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Obrigado Alessandro.
Eu também o que encontrei também diziam que normalmente não se safava nenhum, mas o que é certo é que já tenho vário e até já encontrei um no aquário a nadar no meio da rocha. Provavelmente como os peixes que tenho são pequenos e como existem inumeros esconderijos e buracos na rocha alguns terão se safado. Agora é esperar para ver se realmente crescem até ao tamanho adulto.
Quando conseguir eu coloco aqui umas fotos.

Mensagem 18/abr/2014, 10:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Ok quero mesmo ver isso pois sempre foi minha dúvida se algum tipo de vivo de água salgada procriaria mas se aconteceu com vc quem sabe me aconteça quando eu montar o meu e se aconteceu consigo isso prova que estás a ter muito sucesso e parabéns por isso


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469

Mensagem 18/abr/2014, 10:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Cuide bem dos meninos para que cresçam por acaso até vou pesquisar o assunto da procriação da espécie em aquário


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469

Mensagem 18/abr/2014, 12:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Afinal com a historia dos camarões resolvi ler seu tópico da primeira a ultima pagina li de uma vê só pois não deu vontade de parar e digo te ate agora não tinha encontrado um exemplo para o meu. Bem ate agora pois una coisa que temos em comum é o gosto pelos moles e LPs pois também não acho muita piada nos sps já não achava e depois de descobrir tanta manutenção exigente que eles precizam acho menos ainda. Pode parecer besteira minha mas visto de corais que se mechem e tenha certeza que quando eu acabar de montar o meu que vai demorar ainda um pouco vou reler o seu tópico para plagiar algumas ideias principalmente o layout e aquisição dos corais e mais uma vez parabéns

Enviado do meu E77 através de Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469

Mensagem 18/abr/2014, 17:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Alessandro, desde já os meu agradecimentos pelos elogios ao meu aquário mas ainda nem 1 ano de vida tem pelo que aínda tenho muito pela frente.
Sobre a reprodução de vivos em aquário é só pesquisares para verificares que há já vário exemplos aqui no forum de malta que faz reprodução de cardinais e ocelaris.
Eu para além dos camarões também já tive a sorte de reproduzir turbos e nassários.
Editado pela última vez por Claudio Mendes em 19/abr/2014, 23:09, num total de 1 vez.

Mensagem 19/abr/2014, 17:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Idade:
Localização: Rio Meao
Quando as coisas são bem feitas a natureza retribui e foi isso que te aconteceu, foi um obrigado pelo gosto que tens que a tua fauna te deu ;-)

Enviado do meu LT22i através de Tapatalk

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron