Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Vaz Reef II - Nova montagem após o desaire

Vaz Reef II - Nova montagem após o desaire

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Excelente explicação César! :ymapplause:

Já agora sobre o tema de fosfatos em rocha: se colocarmos uma rocha num balde e medirmos os fosfatos, podemos ter valores de 0, mas na realidade haver fosfatos na rocha/detritos na rocha ou se fizermos isso e medirmos 0 de PO4 é porque a rocha está "limpa"? :-\


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo Figueiredo Escreveu:
Excelente explicação César! :ymapplause:

Já agora sobre o tema de fosfatos em rocha: se colocarmos uma rocha num balde e medirmos os fosfatos, podemos ter valores de 0, mas na realidade haver fosfatos na rocha/detritos na rocha ou se fizermos isso e medirmos 0 de PO4 é porque a rocha está "limpa"? :-\



Olá Hugo,

Se deixares algum tempo a rocha de molho, com alguma agitação, dentro de água sem fosfatos e depois o teste der zero, é porque a rocha está limpa.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
O que seria algum tempo? 1 semana, por exemplo?
Outra questão de quem nem nunca usou: O sal sintético tem algum PO4 ou é totalmente livre dele? É que a água do mar costuma ter... :-\


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Boas
César se for oportuno envie-me uma MP com a formula de reciclar as resinas conforme nossa conversa na Fil, pois não consegui decorar tudo.
obrigado pela intervenção
abraço
afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Hugo Figueiredo Escreveu:
Outra questão de quem nem nunca usou: O sal sintético tem algum PO4 ou é totalmente livre dele? É que a água do mar costuma ter... :-\

Olá Hugo
ainda ontem quando fiz a TPA tive o cuidado de medir os fosfatos na água de osmose com sal e o resultado foi "0.00" o que me deixou satisfeito.
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo Figueiredo Escreveu:
O que seria algum tempo? 1 semana, por exemplo?
Outra questão de quem nem nunca usou: O sal sintético tem algum PO4 ou é totalmente livre dele? É que a água do mar costuma ter... :-\



Não é preciso uma semana, um dia penso ser o suficiente.

Quanto à água salinada, já tenho medido alguns lotes com valores baixos de PO4 e NO3, mas são tão baixos que podem estar dentro da margem de erro dos testes que uso (PO4 +/- 0,04, NO3 +/- 0,5).

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
César,

É evidente que não vou questionar a tua experiência e compara-la à minha. Eu apenas conto o que sei, e neste caso tive PO4 a 0.5 e com trocas de água em dois meses ficou a baixo dos 0.10. É só o que tenho de experiência para contar, de resto não sei mais nada só lendo ou ler outras experiências (as vossas por exemplo :) ).

Agora já vi muitos lamentos muita gente a utilizar Bare Botton e depois vejo na net isto:

http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... -the-month

:-?

Por isso nem sempre o que se lê é indiscutível...

Abraço
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
César Silvério Escreveu:
Olá Afonso,

Na minha opinião e segundo a minha experiência (e é muita a lidar com fosfatos), isso com TPAs vai ser muito difícil de resolver; ao contrário do que aqui já foi afirmado, os fosfatos não se fixam nas rochas apenas se houver detritos, eles impregnam a rocha e vão-se libertando para a água quando os níveis na água são mais baixos do que os que estão depositados na rocha.

Abraço


ISTO!!
o mesmo se passa com os nitratos (a minha experiencia)...e nao so...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Miguel Pinho Escreveu:
César,

É evidente que não vou questionar a tua experiência e compara-la à minha. Eu apenas conto o que sei, e neste caso tive PO4 a 0.5 e com trocas de água em dois meses ficou a baixo dos 0.10. É só o que tenho de experiência para contar, de resto não sei mais nada só lendo ou ler outras experiências (as vossas por exemplo :) ).

Agora já vi muitos lamentos muita gente a utilizar Bare Botton e depois vejo na net isto:

http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... -the-month

:-?

Por isso nem sempre o que se lê é indiscutível...

Abraço
Miguel



Miguel,

0,5 de PO4 é um valor alto, inaceitável para a maioria dos SPSs, mas muito diferente de 1,5; a partir de valores que não sei precisar, mas seguramente mais que 0,5, os fosfatos da água começam a fixar-se na rocha viva e se esses níveis se acumularem durante bastante tempo (como é o caso), vão persistir a muitas trocas de água e de resinas.

Quanto ao bare bottom, não tenho experiência, mas é uma nova maneira de funcionar com aquários, mas DSBs, apesar de parecerem cada vez menos usadas, continuam também a ter muitas virtudes e a proporcionarem muitos aquários de sucesso.

No meu pobre aquário tenho dois ou três centímetros de areia e se conseguisse tirava mais alguma atrás e deixava só a parte da frente com areia; mas a areia para além dos problemas que às vezes dão, também tem outras funções e virtudes para além das estéticas.

Abraço e parabéns pelo aquário que parece ir muito bem, para o tempo que tem... :)) :) ;)
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas César

Cientificamente não estou a vêr como é que a própria rocha liberta fosfatos. Se assim fosse, o que significaria a dissolução (ainda que lenta) da rocha na água, seriam libertados muitos outros compostos em quantidades enormes.

Ou seja, os fosfatos não se ligam á propria rocha, mas sim a outros iões, podem existir na rocha como fosfato de cálcio ou outra fosfato qualquer e estas ligações iónicas não se quebram nas condições normais do aquário, só em condições extremas nunca possiveis num aquário é que podia existir essa dissolução.

Assim não estou a vêr qual será o enquadramento quimico para sustentar o que afirmas, pelo que só posso atribuir essa libertação á acumulação de detritos ao longo dos anos.

De qualquer forma o Rinaldo há-de ter uma opinião mais cientifica que a minha, era interessante que viesse aqui dar um bitaite :)

Cps
Editado pela última vez por Gil Miguel em 18/fev/2014, 19:13, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
César Silvério Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
César,

É evidente que não vou questionar a tua experiência e compara-la à minha. Eu apenas conto o que sei, e neste caso tive PO4 a 0.5 e com trocas de água em dois meses ficou a baixo dos 0.10. É só o que tenho de experiência para contar, de resto não sei mais nada só lendo ou ler outras experiências (as vossas por exemplo :) ).

Agora já vi muitos lamentos muita gente a utilizar Bare Botton e depois vejo na net isto:

http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... -the-month

:-?

Por isso nem sempre o que se lê é indiscutível...

Abraço
Miguel



Miguel,

0,5 de PO4 é um valor alto, inaceitável para a maioria dos SPSs, mas muito diferente de 1,5; a partir de valores que não sei precisar, mas seguramente mais que 0,5, os fosfatos da água começam a fixar-se na rocha viva e se esses níveis se acumularem durante bastante tempo (como é o caso), vão persistir a muitas trocas de água e de resinas.

Quanto ao bare bottom, não tenho experiência, mas é uma nova maneira de funcionar com aquários, mas DSBs, apesar de parecerem cada vez menos usadas, continuam também a ter muitas virtudes e a proporcionarem muitos aquários de sucesso.

No meu pobre aquário tenho dois ou três centímetros de areia e se conseguisse tirava mais alguma atrás e deixava só a parte da frente com areia; mas a areia para além dos problemas que às vezes dão, também tem outras funções e virtudes para além das estéticas.

Abraço e parabéns pelo aquário que parece ir muito bem, para o tempo que tem... :)) :) ;)



O teu é que é TOP MESMO. Merecia mais fotos, vá lá pega na máquina fotográfica e faz o favor de postar fotos para a malta :-bd


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Gil Miguel Escreveu:

De qualquer forma o Rinaldo há-de ter uma opinião mais cientifica que a minha, era interessante que viesse aqui dar um bitaite :)




Olá Gil, fico satisfeito pelo teu regresso,

Pois eu também não sou cientista e não te sei explicar melhor, mas se pesquisares no Reef Central, encontras seguramente muitas referências a problemas de rocha com fosfatos que dificilmente se conseguem retirar, a não ser com métodos drásticos.

Durante a tua ausência algumas coisas novas foram surgindo e como sugeres talvez o Rinaldo nos possa ajudar com este tema.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Boas
ontem antes da TPA semanal voltei a fazer a medição dos fosfatos, isto porque há precisamente uma semana comecei a utilizar o phosphat stop da ATI recomendado pelo César, e o resultado foi 0,46ppm o que me deixa satisfeito pois sem alterar a alimentação dos vivos sempre vai baixando os fosfatos, embora seja um valor elevado, o que me tem deixado satisfeito, é o facto dos poucos corais duros que tenho mostrarem uma evolução embora ligeira.
vou continuar com a receita e esperar pacificamente os resultados sem stress.
abraço a todos
afonso

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas António

O zoster não toca em nada mesmo? E como é que se dá com o chelmon ?

Cps
Gil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Afonso,

Ainda bem que os fosfatos vão baixando, mas para essa descida ser mais efetiva, eu comprava outra dose de resinas, ao fim de uma semana de uso substituía a usada pela nova e ia regenerando e alternando semanalmente as resinas; isso com essa dose de fosfatos acumulados, nesta fase vai seguramente esgotar as resinas em menos de uma semana.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Gil Miguel Escreveu:
Boas António

O zoster não toca em nada mesmo? E como é que se dá com o chelmon ?

Cps
Gil

Olá Gil boa tarde
de facto estou satisfeito com o zoster, é muito bem comportado e dá-se bem com todos á excepção de um Anthia macho que de volta e meia embirra com o zoster, mas nada de maior.
abraço
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
César Silvério Escreveu:
Olá Afonso,

Ainda bem que os fosfatos vão baixando, mas para essa descida ser mais efetiva, eu comprava outra dose de resinas, ao fim de uma semana de uso substituía a usada pela nova e ia regenerando e alternando semanalmente as resinas; isso com essa dose de fosfatos acumulados, nesta fase vai seguramente esgotar as resinas em menos de uma semana.

Abraço

Olá César
de facto confirma-se que esta resina é a que melhor resultados tem dado no meu sistema, já experimentei quase tudo.
como tenho a receita para a regeneração para a semana vou aproveitar para começar a poupar algum dinheiro em resinas.
abraço
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas Afonso,

Desculpa lá a minha opinião, mas estás a gastar dinheiro à toa nas resinas.
Faz TPAs de 20% e baixas muito mais os fosfatos e não estás a saturar as resinas.
Com os índices de fosfatos que tens as resinas saturam num abrir e fechar de olhos.
As resinas servem mais para evitar as subidas dos fosfatos e não para os baixar.

Cumps
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá Miguel Pinho bom dia
obrigado pela dica, de facto neste aquário sempre tenho feito TPA's semanais (no anterior não) e só agora após o uso das resinas é que noto uma descida acentuada dos fosfatos, é evidente que continuarei a fazer TPA's semanais na expectativa de chegar a valores aceitáveis, em relação ás resinas não as deito fora vou (tal como indicação do César) regenerá-las e assim se poupa alguma coisa, como faço medições dos fosfatos frequentemente (cheker hanna) sempre fico com a certeza dos resultados das várias resinas, após uma semana de uso.
Bom mas o assunto não é grave pois como sabem o meu objectivo principal é manter saudável o que tenho mesmo que não introduza mais SPS.
de qualquer forma irei sempre escutar com atenção os vossos comentários o que agradeço
obrigado
um abraço
afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Um pequeno vídeo do meu sistema

http://youtu.be/JcilKALmS40


http://youtu.be/eF8avYA9MxY


abraço
Editado pela última vez por Rui Manuel Gaspar em 26/mar/2014, 13:06, num total de 1 vez.
Razão: editado para colocação correcta dos videos!
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron