Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Yasha Reef - 650L

Yasha Reef - 650L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 12/dez/2013, 23:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

Com as condições fisicas finalmente reunidas para ter um aquario com uma manutenção mais acessivel e maior area de implementação, decidi avançar :)

O Orçamento total é assustador, mas acho que vou conseguir reduzir a previsão inicial (perto dos 1900 euros) :ymsick:

O Setup será o seguinte:

Aquario - 130x90x55 - Em vidro de 12mm c/ travessas francesas - coluna externa c/ 3 furos com 60x15x40 no vidro de tras

Estrutura - Em madeira, com 90 cm de altura, com portas

Sump - 80cmx75cmx40cm (240 litros) - Para colocar equipamentos e quarentena animais

Escumador - Custom Reef Cone 250

Bomba Retorno - Jebao 9000 L/H + loclines

Iluminaçao - 4 OceanRevive 120W

Rocha viva - Provenientes de outros aquarios - 20 kg + 25 kg rocha morta Areia - (40 kg) - oolite

Bombas Circulaçao - 2 Conch 30000 l/H controlaveis + Tunze 6105

Deposito Agua Doce 110L + Deposito 120L+110L TPA

Aquecimento - Termostato 300W +500W

Reactor Kalkwasser - Deltec KM500 + sistema reposição TMC

Doseadora Jebao

Osmose - 5 estágios

Animais:
Peixes:
- Cardume 6 chromis viridis (eram 22 inicialmente)
- Automarginatus
- Siganus Magnifica
- 2 bubble Gum scorpion fish
- 1 naso elegans
- 1 Acanthurus leucosternon
- 1 zebrassoma Scopas
Editado pela última vez por Gil Miguel em 17/mar/2017, 15:53, num total de 13 vezes.

Mensagem 13/dez/2013, 00:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Gil,

Porreiro vais mesmo avançar, quem gosta, gosta sempre :)

Duas notas, substrato de várias granulometrias vai acabar misturado, prefiro usar uma só granulometria. Ferro em aquário de água salgada vai acabar sempre por oxidar/enferrujar.

Quanto às dimensões em projecto se tiveres apenas acesso frontal a opção dos 90cm será a mais aconselhável, conheceste o meu aquário de 5m da garagem? Tinha 90cm de largura por 40 de altura e com um banquinho IKEA chegava bem à parte de trás. Por outro lado de tiveres acesso pelos 3 lados então optaria pelos 100cm de largura.

Bos sorte para o novo projecto!
facebook.com/zoacorals

Mensagem 13/dez/2013, 02:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
parece me demasiada areia sinceramente.

se a estrutura não conseguires em inox, passa silicone liquido para não enferrujar ;)

a circulação parece me suficiente

Mensagem 13/dez/2013, 16:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Boas Gil
Eu tambem acho muita areia mas tem haver com a altura que queres, vais precisar de mais ou menos 15kg para cada cm de altura, 80 kg da para 5 cms.
Boa sorte para o teu novo projeto.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 13/dez/2013, 17:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas!

Ricardo, sim lembro-me da tua garagem, o aquario vai ficar num sitio que tenho acesso ás 3 frentes. Vou colocar fotografia do local este fim de semana.
Quanto á areia, vou pensar no teu conselho, uma parte com granumetria superior era para colocar menos areia (€€€) :).

Quanto ao ferro, a ultima que tive tinha um tratamento qualquer na pintura (não me lembro qual) e pelo menos enquanto o tive montado a estrutura não apresentou ferrugem, no entanto a sugestão do Pedro Sousa é uma excelente hipotese se ajudar no longo prazo.
Tu fazias as tuas todas em madeira não era Ricardo ?

Pedro o silicone liquido arranjas facilmente nos leroy´s e afins ?

Pedro Tavares, a ideia era para fazer como já tinha feito nos meus outros sistemas, começar cá atras com uma dsb de cerca de 9 cm e ir diminuindo até aos 1/2 cm´s á frente. Nos outros acho que resultou e gosto do efeito visual.

A calha de led´s que coloquei no setup, acham que dá pelo menos para ter aquele efeito das HQI´s ? Vale a pena?

Mensagem 13/dez/2013, 20:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
Gil Miguel Escreveu:
Boas!

Ricardo, sim lembro-me da tua garagem, o aquario vai ficar num sitio que tenho acesso ás 3 frentes. Vou colocar fotografia do local este fim de semana.
Quanto á areia, vou pensar no teu conselho, uma parte com granumetria superior era para colocar menos areia (€€€) :).

Quanto ao ferro, a ultima que tive tinha um tratamento qualquer na pintura (não me lembro qual) e pelo menos enquanto o tive montado a estrutura não apresentou ferrugem, no entanto a sugestão do Pedro Sousa é uma excelente hipotese se ajudar no longo prazo.
Tu fazias as tuas todas em madeira não era Ricardo ?

Pedro o silicone liquido arranjas facilmente nos leroy´s e afins ?

Pedro Tavares, a ideia era para fazer como já tinha feito nos meus outros sistemas, começar cá atras com uma dsb de cerca de 9 cm e ir diminuindo até aos 1/2 cm´s á frente. Nos outros acho que resultou e gosto do efeito visual.

A calha de led´s que coloquei no setup, acham que dá pelo menos para ter aquele efeito das HQI´s ? Vale a pena?


sim exacto 'e esse silicone que falo, das com um pincel e depois fica tipo borracha proteje o ferro.....

eu por acaso tenho a estrutura em inox 'e sempre melhor mas 'e um bocado mais caro....

faz as contas e ve o que te compensa mais, o silicone liquido tb 'e carote....

Mensagem 15/dez/2013, 00:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Boa noite Gil,
Força nesse 4º projeto e que corra tudo bem. Parte da minha rocha viva veio do teu aquário, talvez não te lembres... ;)

No que respeita à proteção da estrutura, deves dar várias demão com o verniz marítimo protetor de metais da marca TITAN.

Abraço

Mensagem 16/dez/2013, 01:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Bem vindo de volta....Como disse o Ricardo, quem gosta, gosta sempre.......

Tu és um guru disto por isso nem vou fazer grandes reparos...

Acho que os 120x100x60 seria o ideal....com 55 de altura deves ficar só com 50 uteis....

Em relação à iluminação...não sei o que achas dos leds????mas eu comprei uma calha pro aquario dos cavalos marinhos destas:
http://www.ebay.co.uk/itm/2PCs-Full-Spe ... 1c33fef5df

Para um aquario de 120cm , 2 calhas destas chega e sobra.....isto tem um potencia brutal....tens de vir a minha casa ver isto!!!!

Na questão da areia....eu se fosse montar um sistema agora...não colocaria areia de todo...ou só colocaria um ou 2 cm...mas acho que não colocaria mesmo...deixaria crescer corais e coralina no fundo do aquário....e para suportar as bactérias, siporax na sump.....tu bem sabes qua as DSB têm um tempo muito curto de vida...4 anos, por ai....

No meu sistema atual estou a retirar a areia muito lentamente...e tenho 10L de siporax na sump!

Força com esse projeto e se precisares de alguma coisa é só dizer....ah aparece para veres a calha e o meu sistema....


Abraço e força nisso!

Mensagem 22/dez/2013, 21:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas!

Filipe: De facto não me lembro, já passou muito tempo! :) Quanto á sugestão agradeço mas acabei para ir para um movel em madeira.

Pedro: No forum quando nos encontrámos disse-te que tão depressa não voltava... como estava enganado :). Quanto ás medidas para mim os 50cm uteis são suficientes e economizo na luz.

Em relação aos leds ando a estudar a questão :), encontrei tambem estes focos http://www.ebay.co.uk/itm/190977370504? ... 1423.l2649 .. mas não sei..

A partida irei colocar 4x54W e mais uma calha ou duas de leds... como não vou necessitar de tanta luz tão depressa dá para ir comprando, de qualquer forma e tirando estas chinesisses, os preços das calhas de leds de marca está fora de questão para mim, é quase o preço da montagem toda.

Quanto ao siporax, sinceramente não acredito que transforme nitratos.. desafia a logica :), não sei se vou fazer dsb ou não ( talvez no refugio), mas terei sempre rocha nalguma quantidade, nem que seja na sump.

De qualquer forma tenho tempo para planear, so terei o aquario e o movel prontos lá para a 2º semana de Janeiro.

Abraço.

Mensagem 22/dez/2013, 22:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Já sabes que podes vir cá para veres o meu sistema e a calha led...assim tiras as duvidas....e os leds das outras clahas são feitos, onde???Vêm todos do mesmo sitio....

Abraço

Mensagem 23/dez/2013, 10:14

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olha quem é o malandro...
Benvindo de volta ao hobby Gil!

Mensagem 23/dez/2013, 13:06

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Muito bemvindo Gil
Abraço
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 09/jan/2014, 02:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Obrigado pelas boas vindas

Quanto ao convite Pedro, quando fôr para esses lados dou-te uma apitadela, manda-me o teu número por mp se fôr possivel, agora pela A33 é um instante.

Quanto ao projecto, lá se foi a treta de ir comprando as coisas devagar [-( , já falta pouca coisa (esta semana devem chegar algumas encomendas).

Quanto ao aquário, móvel e sump, se tudo correr bem, vão chegar á Caparica no sábado. O aquario terei que o ir buscar á Vidromoldura ainda não sei bem como, ou muito me engano ou não cabe no carro, logo se vê :)

Quanto á sump, actualmente não tem qualquer divisória mas queria fazer uma divisão uma refugio e para no futuro tentar a reprodução de algumas espécies de peixes . Existe alguma forma de colar acrilico com vidro?
Tambem pensei (ideia talvez bastante parva) em fazer as divisões com filtros de fundo em placas. É facil colar e cortar.

Depois coloco fotografias.

Mensagem 09/jan/2014, 02:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Gil Miguel Escreveu:
Obrigado pelas boas vindas

Quanto ao convite Pedro, quando fôr para esses lados dou-te uma apitadela, manda-me o teu número por mp se fôr possivel, agora pela A33 é um instante.

Quanto ao projecto, lá se foi a treta de ir comprando as coisas devagar [-( , já falta pouca coisa (esta semana devem chegar algumas encomendas).

Quanto ao aquário, móvel e sump, se tudo correr bem, vão chegar á Caparica no sábado. O aquario terei que o ir buscar á Vidromoldura ainda não sei bem como, ou muito me engano ou não cabe no carro, logo se vê :)

Quanto á sump, actualmente não tem qualquer divisória mas queria fazer uma divisão uma refugio e para no futuro tentar a reprodução de algumas espécies de peixes . Existe alguma forma de colar acrilico com vidro?
Tambem pensei (ideia talvez bastante parva) em fazer as divisões com filtros de fundo em placas. É facil colar e cortar.

Depois coloco fotografias.


Gil como sou de perto se quiseres ir buscar o aquario diz que eu tenho uma carrinha de trabalho que ele cabe é so avisares

Mensagem 09/jan/2014, 14:16

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Gil Miguel Escreveu:
Quanto á sump, actualmente não tem qualquer divisória mas queria fazer uma divisão uma refugio e para no futuro tentar a reprodução de algumas espécies de peixes . Existe alguma forma de colar acrilico com vidro?
Tambem pensei (ideia talvez bastante parva) em fazer as divisões com filtros de fundo em placas. É facil colar e cortar.

Depois coloco fotografias.

Bom regresso Gil!!! :ymapplause:

Vidro e acrílico colas bem com silicone, sobretudo numa sump onde a pressão será idêntica dos 2 lados do vidro/acrílico!

Mensagem 09/jan/2014, 20:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
:ymdevil: :ymdevil: :D :D

Mensagem 10/jan/2014, 00:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Depois que quero ver fotos :D :D


Abraço
Pedro Pereira

Mensagem 10/jan/2014, 01:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Hugo: Obrigado, ate sabado vou decidir se uso acrilico ou as placas

Quanto a fotos, por agora, só dos meus anteriores aquarios :) É pena não ter fotografias panoramicas de quando eles já estavam mais maturados e com bastantes corais.

1º reef - 2004 - 1,50x40x50
Imagem

2º reef (numa fase inicial) -2006 - 1,50x60x60
Imagem

3º reef (numa fase muito inicial) - 2008 - 1,60x90x60
Imagem
Editado pela última vez por Gil Miguel em 14/jan/2014, 13:06, num total de 1 vez.

Mensagem 14/jan/2014, 10:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

Ultimos desenvolvimentos:
Já tenho o movel e o aquário no sitio e alguma rocha viva na sump, juntamente com escumador e afins.
Quero agradecer ao Ricardo Rodrigues e um grande obrigado ao Paulo Pinto que me deu uma ajuda enorme!! Sem a ajuda de ambos nem tinha conseguido meter o movel e o aquario no sitio pretendido.

A colocação da Sump no móvel foi caricata (erro de planeamento meu) mas está tudo resolvido.

Agora a borrada... depois de vêr alguns videos da colocação de passa-muros e lêr alguns topicos, tentei montar os meus, mas acho que fiz porcaria.
Depois de ser apertado as roscas com as borrachas e ter feito o isolamento em silicone por cima (com as borrachas na posição correcta), verifiquei que as borrachas debaixo ficaram mal colocadas (não centradas e com uma boa parte fora da rosca), tentei fazer um isolamento em silicone tambem por baixo, mas tou com a ideia de que quando hoje testar, vai ter fugas.

Assim provavelmente terei que comprar removedor de silicone e se calhar fazer a colocação do passa-muros só com teflon e silicone e mandar as borrachas fora..isto se conseguir rodar as roscas.. Só eu para conseguir colocar mal uns passa-muros :)

Quanto á areia tenho 40kg e que penso ser oolite (carbonato de cálcio tem de certeza), acho que será suficiente.

Ainda aguardo a chegada de alguma rocha ( a aquaristic está a falhar..), não sei se o aquário arrancará no proximo fim-de-semana.

Mensagem 14/jan/2014, 11:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Gil,

Silicone ???? Passa-muros?

Aquilo tem duas borrachas e ponto final parágrafo.

Uma borracha de cada lado, uma peça de PVC de rosca de um lado e colar do outro e tá feito. Eventualmente terás que cortar um pouco a rosca mas nada mais.

Apertas à mão (sem chaves nem invenções) e aquilo nunca mais verte uma gota de água ...

Silicone só te vai dar chatices a prazo.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros