Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Yasha Reef - 650L

Yasha Reef - 650L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 14/jan/2014, 11:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
O problema dos passa muros é como diz o Rui, tende-se a apertar demais e as borrachas começam a sair da rosca.
Aperto certinho e à mão e não verte nada.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 14/jan/2014, 11:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Obrigado pelas respostas

André, eu apertei á mão e até fiquei com a ideia que tinha apertado pouco lol. Mas já percebi que deve ter sido demais.

Então agora se tiver fugas é tentar desapertar as roscas, retirar todo o silicone.. As borrachas á partida devem ter ido á vida já que ficaram torcidas... tenho que ir á procura de borrachas.
Agora acho que vou ter muitas dificuldades a desenroscar aquilo.

Rui, o cortar da rosca é com que objectivo ?

Cumprimentos
Gil Francisco

Mensagem 14/jan/2014, 13:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 32
Passa muros... se soube se da existência de algo assim tinha poupado muito trabalho :)

Mensagem 14/jan/2014, 13:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Gil Miguel Escreveu:
Obrigado pelas respostas

André, eu apertei á mão e até fiquei com a ideia que tinha apertado pouco lol. Mas já percebi que deve ter sido demais.

Então agora se tiver fugas é tentar desapertar as roscas, retirar todo o silicone.. As borrachas á partida devem ter ido á vida já que ficaram torcidas... tenho que ir á procura de borrachas.
Agora acho que vou ter muitas dificuldades a desenroscar aquilo.

Rui, o cortar da rosca é com que objectivo ?

Cumprimentos
Gil Francisco


O objectivo de cortar a rosca é metê-la à espessura correcta do vidro.

Assim é como monto os meus e em todas as montagens que fiz para mim e para outros ... fugas zero

as peças cinzentas são rosca de um lado e colar do outro. Neste exemplo a peça cinzenta tem 2cm de rosca pelo que corto o passa muros a 2cm+2cm+espessura do vidro (no meu caso 12mm)

Imagem

Simples!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/jan/2014, 14:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Gil ja sabes se precisares de alguma coisa é so avisar. Em relação ao passa muros eu nos meus meti um fio de silicone e até hoje...Rui o passa muros do gil julgo que seja de anilha

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Mensagem 14/jan/2014, 18:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

De facto do que pesquisei, nalguns sitios dizem para mandar as borrachas fora e meter só silicone, com o argumento de que a borracha ao longo dos anos vai-se deteriorar e acabar por deixar passar água, sendo que o silicone tem uma duração e uma resistência muito superior.

Acredito que funcione de ambas as maneiras, comigo não funcionou (acho eu, logo vou testar) porque apertei demais...

Paulo: Já te dei um trabalhão enorme, agora só te peço ajuda em ultimo recurso ^:)^

Mensagem 14/jan/2014, 22:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
um fio de silicone em cima do passa muros que fica na coluna seca nao custa nada e protege bem mais foi assim que fiz, or baixo so apertei bem ;)

Mensagem 14/jan/2014, 23:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Gil ja testas-te?

Mensagem 15/jan/2014, 02:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Paulo

Sim, só o do retorno é que tem fuga, os outros 2 da queda aparentemente está tudo OK, por descargo de consciência vou comprar um tubo de silicone para aquários e vou fazer um anel interior e exterior, mal não faz (nos de descarga).

Quanto ao de 32mm já o consegui tirar, tenho aqui 2 borrachas vedantes, o problema e que sao mais finas que as que vinham com o passa muros e nao sei se a rosca fica com aperto suficiente... Se calhar teria que a cortar o que poderá dar asneira. Portanto ou corto ou vedo só com silicone sem borrachas ou então tento aproveitar as que tinha...tenho e que conseguir arrancar a camada fina de sílicone que esta agarrada.

vou limpar os restos de silicone ( esta difícil sair) e depois tentar decidir o que fazer.

Mensagem 15/jan/2014, 02:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 32
Os meus passa muros fiz eu em casa, um pedaço de tubo 2 uniões simples e silicone.
Meti a rosca no furo do vidro, em cada união coloquei um fio de silicone apertei bem e voltei a por mais um pouco de silicone a volta de cada união.
Não sai nem uma gota de agua :)

Mensagem 16/jan/2014, 11:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Bem parece que este problema está resolvido, vedei só com as borrachas novas e parece que está tudo ok, ficou com a coluna seca cheia para testar se aguenta durante 1 dia. Logo se tiver tudo ok, vou esvaziar a coluna, seca-la e fazer os aneis em silicone para ficar 100% descansado.
As borrachas duras e mais finas são de facto bem mais faceis de apertar.

Agora é tratar da rocha morta e da areia e decidir se faço divisórias na Sump, á partida devo fazer só uma para o refugio ou então utilizo caixas. A ideia é ter uma grande quantidade de xénias e macroalgas e depois mais tarde colocar uns cardinais de bangai e Elacatinus oceanops

Mensagem 16/jan/2014, 13:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Boas Gil so uma ideia ja que vais apostar na sump porque nao colocar mangues e fazer um refugio ao lado do aquario julgo que vi o Pedro com um igual e gostei como estava.

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Mensagem 16/jan/2014, 15:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Olá Paulo! :)

Do que andei a investigar, os mangues não são especialmente eficazes a retirar fosfatos e nitratos (é relativamente unanime), já que o crescimento é lento. Depois precisam de iluminação e ocupavam-me mais um espaço (queria manter as laterais do aquario desocupadas.

Já no caso das xénias as opiniões dividem-se e muita gente diz que não servem para este objectivo, mas sem argumentação cientifica, para ambas as hipóteses.

No entanto encontrei um artigo cientifico que inclui diversos ensaios/teste, afirma que exportam matéria organica dissolvida e que o pulsar das xénias tem 2 objectivos: melhora bastante o processo de fotossintese do coral durante o dia e impede a refiltração durante o dia e a noite. ( http://www.pnas.org/content/110/22/8978.full )

Vou experimentar, o objectivo era criar um refugio para os peixes e outros seres, mas se exportarem nutrientes ainda melhor :) A minha preocupação é se elas conseguem ir para o aquario principal.

Outro assunto..
Sobrou orçamento para uma calha LED, até agora e que me agradasse e que seja adequada ao tamanho do meu aquario só encontrei estas 2:
http://www.aqualedlighting.co.uk/shop/s ... ght-iii-2/ - 560€ com portes (216W? – 120cm x 16cm x 3,8cm)

http://www.ebay.co.uk/itm/IT2080-LED-Aq ... 4606wt_958 – 423€ com portes (200W -80cm x 21cm x 7cm

Conhecem alguma alternativa credivel dentro destes preços e caracteristicas nas chamadas calhas de marca ?

Cps
Gil

Mensagem 16/jan/2014, 16:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 52
Localização: Granja do Ulmeiro
Gil Miguel Escreveu:
....

Agora é tratar da rocha morta e da areia e decidir se faço divisórias na Sump, á partida devo fazer só uma para o refugio ou então utilizo caixas. A ideia é ter uma grande quantidade de xénias e macroalgas e depois mais tarde colocar uns cardinais de bangai e Elacatinus oceanops


Viva amigo, em relação às divisórias dentro da Sump acho que deves fazer uma pelo menos (onde colocas a bomba de retorno) essa divisória é que vai definir a altura da água dentro da Sump para que esteja sempre ao mesmo nível (altura ideal para o escumador) assim o escumador tem um nível constante e trabalha correctamente. Em relação ao refugio se não tiveres espaço para o fazer à parte da Sump, podes sempre mandar fazer uma pequena caixa em acrílico para o efeito e colocar dentro da Sump, tendo sempre a hipótese de a retirar seja para limpeza ou porque deixas de querer o refugio, no meu caso eu mandei fazer e coloquei as cerâmicas e Macro Alga Chaetomorpha Imagem

Gil Miguel Escreveu:
....

Outro assunto..
Sobrou orçamento para uma calha LED, até agora e que me agradasse e que seja adequada ao tamanho do meu aquario só encontrei estas 2:
http://www.aqualedlighting.co.uk/shop/s ... ght-iii-2/ - 560€ com portes (216W? – 120cm x 16cm x 3,8cm)

http://www.ebay.co.uk/itm/IT2080-LED-Aq ... 4606wt_958 – 423€ com portes (200W -80cm x 21cm x 7cm

Conhecem alguma alternativa credivel dentro destes preços e caracteristicas nas chamadas calhas de marca ?

Cps
Gil


Gil em relação aos Led's como já viste existem 1001 ofertas diferentes, o único conselho que te posso dar é que consultes bastante as opiniões de quem tiver igual à que queiras comprar e se possível veres ao vivo a mesma a trabalhar. Eu optei pelas Kessil A350W e posso dizer-te que estou satisfeito a 100%.

Abraço,
Nuno

Mensagem 16/jan/2014, 17:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Quanto a fazer um refugio na sump, não acho muito boa ideia, só se for amovível e dê para retirar e limpar periódicamente....tive durante mais de 1 ano um refugio na sump com mangues e macro algas.....os mangues cresceram e acabaram por bater na iluminação...era muito complicado podar.....acabei por o retirar....posso dizer que o areao que lá estava, era barro de tanta porcaria que tinha.....muito mau mesmo!!!!

Nuno essa lampada que tens ai nesse refugio é um led?

Cumps

Mensagem 16/jan/2014, 18:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 52
Localização: Granja do Ulmeiro
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Quanto a fazer um refugio na sump, não acho muito boa ideia, só se for amovível e dê para retirar e limpar periodicamente....tive durante mais de 1 ano um refugio na sump com mangues e macro algas.....os mangues cresceram e acabaram por bater na iluminação...era muito complicado podar.....acabei por o retirar....posso dizer que o areao que lá estava, era barro de tanta porcaria que tinha.....muito mau mesmo!!!!

Nuno essa lampada que tens ai nesse refugio é um led?

Cumps


Pedro o meu refugio é mesmo assim ... amovível, eu não coloquei areão, só cerâmicas e por cima a macro alga e até ao momento não acumulou "lixo", mas como é essa caixa de acrílico assim que tiver necessidade de limpar, é só retirar da Sump.

Sim a lâmpada é um Led ... este: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 66820.aspx a potencia
é fraquinha mas serve para o pretendido.

Nuno

Mensagem 16/jan/2014, 23:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
e a caixa de acrilico onde compraste? ja vem assim ou mandaste fazer? ta muito fixe ;)

Mensagem 17/jan/2014, 11:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

Sim a ideia é que seja tudo amovivel, já tenho caixas para o efeito, mas mais feiocas que as do Nuno :). Tambem não vou colocar areão, apesar de ainda não ter desistido da ideia de fazer DSB´s em Recipientes tambem amoviveis.

Vou colocar 2 pelo menos.

Nuno, mas com um sistema de reposição automatica, o nivel da sump só varia com o ligar e desligar da electricidade, ou estou a vêr mal a coisa ?

Mensagem 17/jan/2014, 12:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 52
Localização: Granja do Ulmeiro
Pedro Sousa Escreveu:
e a caixa de acrilico onde compraste? ja vem assim ou mandaste fazer? ta muito fixe ;)


Pedro fiz o desenho e mandei fazer numa vidraria.

Gil Miguel Escreveu:
Boas

Sim a ideia é que seja tudo amovivel, já tenho caixas para o efeito, mas mais feiocas que as do Nuno :). Tambem não vou colocar areão, apesar de ainda não ter desistido da ideia de fazer DSB´s em Recipientes tambem amoviveis.

Vou colocar 2 pelo menos.

Nuno, mas com um sistema de reposição automatica, o nivel da sump só varia com o ligar e desligar da electricidade, ou estou a vêr mal a coisa ?


Gil também funciona há pessoal que tem sem divisórias, mas assim só com a "ondulação" que o próprio escumador provoca ao expelir a água faz com que a bóia de nível ligue e desligue muitas vezes, enquanto que se tiveres uma divisória mesmo com essa movimentação da água não há oscilações na bóia de nível.

Mensagem 17/jan/2014, 12:11

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Gil...
podes fazer a sump de maneira a que mesmo que a electricidade falte á agua que volta á sump não perturbe o nivel de água no compartimento do escumador.
Olha ai um exemplo como na minha sump...

Imagem

Quando falta a electricidade ou desligas a bomba de reposição, a água cai toda para o compartimento da direita. Mesmo que encha todo, leva depois uma eternidade a encher a sump toda o que eleva apenas 1 ou 2cm ao nivel ideal que estabeleceres para o escumador. Eu fiz a devisão ao comprido, mas podes fazer a divisão pela largura da sump. Mas tens vários exemplos deste tipo no forum ou na net.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros