Bom dia

,
Obrigado pelos comentários.
O aquário é mantido segundo uma filosofia muitissimo simples. Mexer pouco e rigor nas mudas de água. Suplementos raramente. A melhor monitorização para mim é observar.
A maior parte dos corais não reflectem 5 anos de crescimento porque todo o ano passado foi caótico em termos de pragas. Aliás, ainda agora procuro diariamente e com muita atenção por algum vestígio de planárias e nudibrânquios.
Foi efectivamente muito complicado. Não perdi na totalidade quase nenhuma peça, no entanto muitas colónias ficaram reduzidas a pouco. Foram nudibrânquios, planárias, clavularias, caracóis "piramid" (limparam-me 8 tridacnas).
As coisas complicaram-se mais porque tentei resolver nos primeiros tempos de modo suave...apenas "controlar"...é impossível.
Tirar tudo foi a solução. Aproveitei e refiz e aliviei o layout desfazendo-me de uma rocha mais antiga do meu anterior aquário.
No final o resultado foi muito bom, a recuperação e crescimentos foram espectaculares.
Aquário dimensões220cm x 65cm x 65cm
930l volume bruto
Sump dimensões100cm x 55cm x 40cm
EquipamentoEscumação:
2 escumadores (interno e externo)
Deltec APF 600 + BubbleKing double cone 200
Fornecimento de carbonatos:
Reactor de cálcio Deltec PF601 e reactor de hidróxido de cálcio Deltec KM 500 (adição em intervalos regulares com a água de reposição)
Iluminação:
3 hqis 400w 14000K em reflectores lumenarc (9 horas de período diurno)
Suporte biológico:
Reactor fluidizado Deltec FR 509 com siporax e rocha viva do aquário
Circulação:
Interna - 2 Tunze Stream 6200 com multicontrolador + 2 Tunze NanoStream 6055
Retorno - EHEIM 1262 3400l/hora
Monitorização:
Sonda para Ph e redox (está descalibrada há quase 2 anos

)
Manutenção e suplementosÁgua:
Muda de água mensal de 150 litros com água de osmose e sal TropicMarin Proreef
Suplemento de aminoácidos variável
Alimentação:
Comida congelada dia sim dia não (artemia, placton vermelho, rotiferos, mysis, etc) e comida seca diariamente (pouca).
Cuidados especiais na alimentação:
2 vezes por semana algas para os cirurgiões e alimentação semanal da gorgónia com rotiferos. Não tenho qualquer atenção especial com a alimentação dos lps´s.
Os chromis viridis, os occelaris, os apogons lepthacanthus, os cardinais banggai estão semanalmente a desovar (os chromis viridis diariamente), o que creio ser um excelente suplemento de "zooplancton" vivo principalmente para os peixes.Abraço,