Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Solar dos Frades Reef v.2

Solar dos Frades Reef v.2

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 03/mai/2016, 19:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Desde já agradeço o convite, o problema é ter vaga para passar aí num dia em que tenhas vaga para estar em casa :)

Passas publicidade ao vendedor?

Mensagem 15/jun/2016, 17:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Muito tempo sem actualização ...

Então vamos lá. Não há muito para contar mas sempre há alguma coisita ...

Os corais continuam quase todos na quarentena. Só passei para o display as digitatas, histerix, porites, etc.

Imagem

Andei a dar banhos regulares a todos os corais de 4 em 4 / 5 em 5 dias e no penúltimo banho saiu uma planária muito pequenita e neste último já não saiu absolutamente nada. Inspeccionei todos os corais à lupa e nada de mordidas ou ovos que eu veja.

Antes
Imagem

Depois
Imagem

Deixar passar agora 15 dias e dou outro banho aleatóriamente para ver o que se passa.

Antes de passar os corais todos para o Display ... banhoca a todos.

Passou já um mês e meio desde que tirei tudo do display e agora é esperar mais um mês e meio para prefazer os três meses e garantir que não ficaram planárias no aquário.

Geral
Imagem

Entretanto chegou a calha que faltava e neste momento está com 12x T5 80W

Imagem

Antes
Imagem

Depois - reparam que já lá não está a aptaisa? O meu folha anda a trabalhar bem
Imagem

Digitata laranja
Imagem

Digitata verde
Imagem

Porites
Imagem

zoanthus
Imagem

mais zoanthus
Imagem

e mais ...
Imagem

...
Imagem

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/jun/2016, 18:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Boa tarde,

Nota se alguma evolução, e adoro a luz das t5, já tens as e5 a trabalhar? Gostas do efeito?

Grande abraço e boas evoluções :)

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Mensagem 15/jun/2016, 18:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Sim. Estão 4 E5 a trabalhar e gosto muito.

Abraço,
Rui


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/jun/2016, 18:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ....

grande trabalheira , mas tem que ser , era isso que precisava de ter paciência para fazer ao meu a ver se acabava também com as malditas :D :D :D andam aqui umas sempre a chatear , e la levam umas sopradelas , mas não é a mesma coisa do que não as ter ....

Gosto muito de ver isso com essas calha em cima , tenho de ir ver isso ao vivo para ver essas T5 especiais ;) ;) ...

Aquele abraço amigo ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 15/jun/2016, 22:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Paulo.
Pois ... Sabes que há quem defenda que não é possível livrar-mo-nos delas ...
Todo o trabalho que estou a ter pode ser inglório mas vamos ver.

Ainda bem que estou sentado à espera que cá venhas ... Assim não me canso muito :D

Abraço,
Rui


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/jun/2016, 00:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Hahaja .. verdade amigo ... o tempo nao da para tudo mas breve breve vou ai fica descansado ... nem que seja para ajudar a colar os corais... hahaja

Sim ha quem denfenda isso mas acredito que e possivel durante um tempo ... a nao ser que faças quarentena a todos os corais que entrarem ...

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 16/jun/2016, 01:51

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Sim Paulo. Aprendi bem a lição. Todos os corais irão para quarentena ... Se estes aguentam 3 meses qq um aguenta um mês nas calmas ...

Para a semana estou fora a semana toda mas depois devo andar por cá pelo menos uma semanita

Abraços,
Rui


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/jun/2016, 21:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Isso está com um grande aspecto!


Estive a ler da E5! sim sr. Já tens feedback para partilhar?

Se possível pergunto, onde é que as compraste? Tenho que trocar algumas e assim aproveitava para experimentar.


Obrigado!

Mensagem 16/jun/2016, 22:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Do que vi em Portugal só há na bubble reefspot...

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Mensagem 19/jun/2016, 10:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
Rui manda ai o feedback dessas e5 que estou curioso tambem. Da proxima que for a lisboa tenho que ir ver isso a bombar.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 20/jun/2016, 13:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Bora Rui ... É só combinar. Desde que eu não esteja a viajar é tranquilo


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/jun/2016, 18:35

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Mais um pequeno update:

Perdi alguns corais devido a uma quebra de KH grande numa das minhas ausências. Outros branquearam pela base e estão em processo de recuperação.

Certo é que estão todos extremamente pálidos.

Hoje entraram uns peixitos: 10 Anthias e 1 Naso Elegans a ver consigo aumentar um pouco os nutrientes que continuam extremamente baixos.

Fotos que é o que se quer:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/jun/2016, 22:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Olá Rui.
No bom caminho, sem dúvida.
A partir de agora é sempre a bombar.

Abraço
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 29/jun/2016, 14:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Novamente no caminho certo! força nisso! ;)
Abraço

Mensagem 06/jul/2016, 14:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
;)

Lá vou ter de arranjar tempo para uma sopa da pedra e ir ver as novidades por esses lados.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 31/ago/2016, 17:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Ora vamos lá que há muito tempo que não temos actualizações!

Sempre me debati com falta de nutrientes como sabe quem segue este tópico ...

Decidi adicionar mais peixes para tentar aumentar a carga orgânica como podem ver no post anterior.

Com isto tive um surto enorme the brokynella e crypto que me dizimou a maior parte dos peixes a saber:

1x Naso elegans
1x tennenti
1x pyroferus
2x oceallaris
10x anthias
1x leucosternon
1x stigmatura
2x folha

Em conversa com os colegas de hobby, um deles que ainda não conheço pessoalmente virou-se para mim e perguntou-me se podia fazer uma pergunta que eu não me chateava ...

Eu respondi ... "claro que sim"

Ele disse ... "O teu aquário para um ano de vida está uma M%$#! ..."

Pois eu sei ... é isso que ando a tentar resolver! ... disse eu ...

A recomendação foi ... Faz TPA! aumenta a quantidade de água e a frequência!

Bolas ... andei eu a reduzir a frequência das TPA para tentar aumentar os nutrientes e vem dizer-me para aumentar????? :-\ :-\ :-\

Ok pensei. Não tenho nada a perder vamos lá a isso. Passei a fazer TPAs de 200l a cada 3 dias e a coisa resultou! no espaço de 2 semanas comecei a ver uma melhoria imensa nos corais.

Outra sugestão foi o aquário está muito estéril depois da lavagem da rocha com ácido ... OK. Comprei 10Kg de rocha viva e foi directo da caixa (depois de devidamente limpa) para dentro da sump para ciclar!

Imagem

A explosão de microvida foi imensa o que acho que ajudou e muito a somar às TPA!

Deixei de dar amino-acidos e só a TPA foi mais que suficiente para alimentar os corais.

Entretanto tinha uma rocha com uma alga azul até que engraçada. Chama-se dyciota e é uma alga que existe na nossa costa!

Esta alga (fruto da estupidez do dono do aquário AKA EU !!!) entrou no aquário por não filtrar a água!

O que é certo é que a alga disparou entretanto e está a asfixiar todos os corais! a cada 3 dias quando faço os 200l de TPA aspiro esta quantidade de alga

No inicio!
Imagem

nos últimos tempos!
Imagem

O problema é que a alga se mete em tudo o que é sítio incluindo bomba de escumador, bombas, bomba de retorno e perco a circulação, a escumação, etc.
Imagem

O pior que tudo é que não estou a ganhar a batalha!
3 dias depois de aspirar este é o cenário
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

e lá vai mais um balde de alga!

Ou seja ... todos os dias tenho que limpar a entrada do escumador. A cada dois dias tenho que limpar as bombas. A cada semana tenho que desmontar a bomba de retorno! a cada 3 dias aspirar imensa alga!

Imaginam o que é fazer TPA de 200l com uma mangueira de 10mm? :(( :(( :(( :(( :((

Felizmente o meu trabalho abrandou um pouco e tenho tempo para isso. Se tivesse no meu ritmo normal estava tramado!

Estive fora de férias durante 10 dias e o cenário era assustador quando cheguei. Metade (em altura) dos corais estavam envoltos em alga!

Os corais ... esses nunca estiveram tão bons!

Blue tort
Imagem

red planet
Imagem

tort vista de cima (vêem a alga?)
Imagem

carduus que para mim é uma tort e não carduus
Imagem

desalwii
Imagem

spathulata
Imagem

aculeus
Imagem


Assim decidi tomar medidas drásticas!

a rocha viva está no fragário junto com a chaetomorpha e está limpinha e impecável.

Vou desmontar o aquário, passar os vivos para o palote e para o fragário, montar a sump a suportar o palote e o fragário depois de devidamente limpos os vidros e equipamentos.

A rocha que está no aquário vai para o sol durante uns tempo e depois da alga secar toda limpo à pressão com água salgada e re-encho o aquário. Espero que o ciclo se faça e volto a colocar os vivos.

Ver se aproveito entretanto e resolvo o problema dos vidros. As caixas da tunze não funcionam como deve de ser e as descargas das colunas secas são completamente diferentes uma da outra o que não ajuda na circulação da sump nem na limpeza da superfície da água.

Para quem se lembra desta imagem:
Imagem

O objectivo é tirar as travas, tirar as travessas, tirar os vidros pretos e os vidros divisória para as caixas da tunze!
Fico só com os vidros exteriores que depois serão travados com trava francesa a toda a volta em vidro de 19mm ou superior.

Estou à espera que venha cá um mestre vidreiro aquariófilo para ver o que se pode e como se pode fazer!

Ghost overflow na trazeira (2.3m de comprimento) e pronto!

Em suma ... mais uma empreitada. Acho que já mereço (ao fim deste tempo todo e com todos os azares que já tive) ter um aquário como deve de ser!

Entretanto para quem segue o aquário algumas notas mentais!

1 - TPA com água natural é nossa amiga. Problemas no aquário? TPA!
2 - filtrar a água natural antes de a colocar no display
3 - não lavar rocha com ácido. Fica demasiado estéril
4 - montar sempre o aquário com um mínimo de rocha viva.
5 - não inventar no vidro. designs inovadores como as caixas da tunze só deu porcaria!
6 - quarentenar os peixes
7 - retirar bases dos corais por muito que isso nos doa (aptaisas, aefw, etc ...) veio tudo em bases

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 31/ago/2016, 18:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Boas Rui,

depois de ler esta tua ultima actualização, fiquei com aquela sensação de dejavu ... mas ele já não passou por isto tudo ?

em relação as tuas conclusões, sou 100% de acordo com TPA resolve 70% dos problemas !! (atenção que ainda sou novinho nestas lides)
mas neste meu ultimo protejo que ainda não é publico, aprendi isso mesmo!!!
e o filtrar a agua do mar, foi uma regra basica que me ensinaram logo no inicio, 200 microns ... a cada 200L de agua do mar, chega para ficar acastanhado ... imagina como vem a agua limpa do mar :)

em relação ao teu aquário, gostaria do visitar ... acho que vou aprender algo mais, talvez um dia destes, caso o permitas, claro :)
Imagem

Mensagem 01/set/2016, 14:03

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nelson Alcobia Escreveu:
Boas Rui,

depois de ler esta tua ultima actualização, fiquei com aquela sensação de dejavu ... mas ele já não passou por isto tudo ?

em relação as tuas conclusões, sou 100% de acordo com TPA resolve 70% dos problemas !! (atenção que ainda sou novinho nestas lides)
mas neste meu ultimo protejo que ainda não é publico, aprendi isso mesmo!!!
e o filtrar a agua do mar, foi uma regra basica que me ensinaram logo no inicio, 200 microns ... a cada 200L de agua do mar, chega para ficar acastanhado ... imagina como vem a agua limpa do mar :)

em relação ao teu aquário, gostaria do visitar ... acho que vou aprender algo mais, talvez um dia destes, caso o permitas, claro :)


Boas,

Epá não ... nunca tinha passado por uma crise de algas que não pudesse controlar nem por uma morte de peixes desta envergadura ...

Mas pronto. Mais uma para somar à lista de histórias deste aquário!

Também te digo. Com tudo o que já aconteceu tenho a certeza que quando estabilizar vai ser muito bom!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/set/2016, 14:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde Rui.

Uma ideia não daria para usares umas das laterais onde estão as caixas das bombas de circulação, para fazer de coluna seca ou ate mesmo ambas? Como ja tens o aquario nessa zona com furos sempre dava para aproveitar.

Abraco

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron