Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Solar dos Frades Reef v.2

Solar dos Frades Reef v.2

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 21/nov/2014, 16:51

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Já fizémos isso no passado por isso é que lhe dei a dica Ricardo ;) !
A Setosa e mais umas quantas vieram de lá...

Mensagem 21/nov/2014, 18:21

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Que grande ideia!!!
Eu também topo!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 21/nov/2014, 18:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Mete ai mais um na lista ;) ;)
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 22/nov/2014, 18:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
+1 tas tramado :))
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 22/nov/2014, 19:55

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Rui Manuel Gaspar, Lda. - import/export de corais ORA
:D :D :D
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 22/nov/2014, 20:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Vê lá se não tens passagem ao neutro?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 23/nov/2014, 22:08

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Marco Madeira Escreveu:
Trás mas é corais ó malandro!! :D ;)


Sim, já fizemos no passado ... Trouxe de Houston o ano passado 5 frags ORA mas perdi-os quando do crash do aquário.

A Mind Trick Monty em princípio safa-se mas vamos lá ver.

O sítio onde vou na Califórnia é mesmo ao lado da Diabo Corals .... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

César Silvério Escreveu:
Também acho!!!


Ricardo Pinto Escreveu:
Uns frags da ORA para a gente reproduzir e difundir cá as espécies não era mal pensado.
Eu entro nisso. Até pago adiantado e assumo o risco se correr mal e os frags chegarem cá mortos.


Hugo Figueiredo Escreveu:
x4


Marco Madeira Escreveu:
Já fizémos isso no passado por isso é que lhe dei a dica Ricardo ;) !
A Setosa e mais umas quantas vieram de lá...


Pedro N Torres Escreveu:
Que grande ideia!!!
Eu também topo!


Paulo Oliveira Escreveu:
Mete ai mais um na lista ;) ;)


Sergio Magro Jacinto Escreveu:
+1 tas tramado :))


Ricardo Pinto Escreveu:
Rui Manuel Gaspar, Lda. - import/export de corais ORA
:D :D :D


:D

Tenham calma. Só não trouxe desta vez pois não tenho aquário. Além disso mesmo depois de montar o meu tenho que estabilizá-lo ... Com tempo a malta vai trazendo.

Mas já tenho um contacto em Huston de um gajo super bacano que me arranja as ORA todas. Só tenho que lhe mandar mail a encomendar :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Foi assim que trouxe as outras 5.

TGM Escreveu:
Vê lá se não tens passagem ao neutro?Sent from my iPhone using Tapatalk



???? Se estás a falar do quadro estar sempre a cair isso já está resolvido à imenso tempo ... Como tenho vários diferenciais o problema era o neutro ligado no diferencial errado.


Mas enquanto não trago corais vou trazendo material que tenho muitos acessórios para comprar para o APEX. Cá é um roubo. Lá é metade do preço.

Para a semana é a última viagem (espero) deste ano ... Vamos lá ver se consigo acabar a obra até ao final do ano.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/nov/2014, 03:42

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Mais um pequeníssimo update.

O tempo fora é cada vez mais. Amanhã já vou de malas feitas outra vez ... :(( :(( :((

Decidi fazer uma pequena alteração ao projecto. A sala por dentro vai ser forrada a azulejo para ser mais fácil limpar e também ajudar a isolar um pouco mais o pladur de humidades.

Já comprei o azulejo de 15x15cm em branco que quero começar a aplicar depois desta viagem que espero que seja a última este ano.

Entretanto chegou também o meu brinquedo novo. :x :x :x
Jurei a mim mesmo que não colocaria uma gota de água dentro do aquário sem ter isto primeiro ... agora não tenho é tempo para o montar e começar a brincar. RAIOS !!!!

Para já posso dizer-vos que tem muita bom aspecto ... :D

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora infelizmente montá-lo e testá-lo só daqui por uma semana ...

Quero ver se faço uma review dele.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/nov/2014, 18:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Rui Manuel Gaspar Escreveu:




Tenham calma. Só não trouxe desta vez pois não tenho aquário. Além disso mesmo depois de montar o meu tenho que estabilizá-lo ... Com tempo a malta vai trazendo.

Mas já tenho um contacto em Huston de um gajo super bacano que me arranja as ORA todas. Só tenho que lhe mandar mail a encomendar :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Foi assim que trouxe as outras 5.





Rui,

Tu não tens aquário, mas nós temos e prometemos guardar-te tudo bem guardadinho. :D :D :ymsick:

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 30/nov/2014, 18:22

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Claro que sim!!!
Oferecemos estadia grátis!
Podes trazer a vontade!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 05/dez/2014, 21:27

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;),

César Silvério Escreveu:
Rui,

Tu não tens aquário, mas nós temos e prometemos guardar-te tudo bem guardadinho. :D :D :ymsick:

Abraço



Pedro N Torres Escreveu:
Claro que sim!!!
Oferecemos estadia grátis!
Podes trazer a vontade!


É uma questão de se combinar.
Teriam é que me ir buscar ao aeroporto pois depois de uma viagem de 36h não dá para esperar muito mais para os meter dentro de água.

Entretanto voltei ontem daquilo que espero ter sido a última viagem deste ano.

Infelizmente a minha esposa tem que trabalhar hoje e amanhã pelo que tive um bocado de tempo e aproveitei para ligar e configurar o APEX.

Fiquei super impressionado com a facilidade de montagem e configuração daquilo. Demorei cerca de 10m a montar tudo, a ligar-me ao APEX Fusion. Agora é começar a ligar os acessórios e configurar as tomadas.

O alerta para falta de electricidade demorou 10s a configurar ;)

Se já estava muito entusiasmado com todas as funcionalidades do controlador (que lia nas reviews) agora estou absolutamente rendido.

Imagem

Disse que não colocaria uma gota de água no aquário sem ter um APEX e sem ter aquários de quarentena. A primeira parte já está ... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/dez/2014, 22:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;),



É uma questão de se combinar.
Teriam é que me ir buscar ao aeroporto pois depois de uma viagem de 36h não dá para esperar muito mais para os meter dentro de água.




Tou lá; é só dizeres o dia e a hora e eu como moro aqui ao lado vou lá e nem os deixo arrefecer. :x :x :x

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 06/dez/2014, 00:23

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
César Silvério Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;),



É uma questão de se combinar.
Teriam é que me ir buscar ao aeroporto pois depois de uma viagem de 36h não dá para esperar muito mais para os meter dentro de água.




Tou lá; é só dizeres o dia e a hora e eu como moro aqui ao lado vou lá e nem os deixo arrefecer. :x :x :x

Boa César!
Assim é que é falar!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 06/dez/2014, 00:26

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Rui,
Consegues dar uma ideia geral do que faz no teu sistema o Apex e uma estimativa dos custos?
Tenho a ideia que é daquelas coisas que parece caro mas se fizermos contas ao que podemos perder numa catástrofe geral começa a parecer uma pechincha...
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 06/dez/2014, 12:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;)

Pedro N Torres Escreveu:
Rui,
Consegues dar uma ideia geral do que faz no teu sistema o Apex e uma estimativa dos custos?
Tenho a ideia que é daquelas coisas que parece caro mas se fizermos contas ao que podemos perder numa catástrofe geral começa a parecer uma pechincha...


Eu comprei o APEX à Coral Factory (Obrigado Amigo Paulo Bravo). O preço foi muito em conta comparando com o preço de comprar no distribuidor oficial que só em portes pede o couro e o cabelo para o fazer.

Os acessórios comprei directamente nos Estados Unidos pelo que sairam um pouco mais baratos.

No total entre APEX e Acessórios gastei cerca de 700€

Fazendo contas ao que perdi :(( :(( :(( :((

Em peixes perdi vários num valor estimado de: 250€

Em corais a coisa foi bem pior. Tinha entre 30 a 35 peças com um valor médio de 25€ (muitos corais custaram 15€ pois eram pinocos mas em ORA foi bem mais)

No total estimo que tenha perdido uns 750€ em corais.

Ou seja no total estamos a falar de 1000€ em vivos que pura e simplesmente desapareceram de um dia para o outro. Sem contar com o valor sentimental que para mim é bem maior que o valor financeiro.

Quanto a funcionalidades ... Seria interessante comparar o preço para as mesmas funções num GHL por exemplo.

Senão vejamos: Com o material que tenho vou controlar:

Temperatura: Controle de aquecedores e ventoínhas mas um pouco mais além do que só ligar e desligar. Podes inclusivamente diminuir as luzes ou desligá-las mesmo se a temperatura não baixar só com as ventoínhas e podes ligar os termostatos um a um para poupar na electricidade. Ou seja ligas 300W de aquecedores se não chegar ligas mais um ... se mesmo assim ainda fôr insuficiente ligas o terceiro em vez de ligar 900W de uma vez como eu estava a fazer.

ATO: Não só para o aquário mas controlo de nível também para a coluna seca (para perceber se há entupimento) e para os depósitos de osmose e de água salgada.

TPA automática: baseado nas mesmas boias.

Controlo de pH: Incluíndo o by-pass à reposição de Kalk caso o pH começe a subir para níveis perigosos. Como isto está tudo ligado podes também ligar as ventoínhas para promover a evaporação para aumentar o doseamento de osmose + Kalk. Tendo assim um controle muito mais preciso.

Falta de electricidade: Precisas de ter o router ligado a uma UPS mas consegues para além de alertas para corte geral de electricidade também para corte parcial de electricidade. Por exemplo uma bomba que queimou ou um termoestato ou outro qualquer equipamento ligado.

Tens medição de corrente em cada tomada e total a todo o momento pelo que podes identificar rápidamente qual é o equipamento que está a falhar.

Controlo de iluminação: para os Kessil e para as minhas calhas DIY com nascer do sol, pôr do sol, trovoada, nuvens. Inclusivamente podes ter controlo normal e fixo ou controlar em função de uma posição no planeta com a variação normal de dias (verão 12h e inverno 9h)

Simulação lunar: Um pouco mais dificil com os acessórios que tenho mas possível. Implica muita programação. No entanto por mais 100€ eles tem um módulo já preparado para isso.

Controle de bombas: Controle de 4 bombas Tunze em que podes configurar o que quiseres e como quiseres com imensa flexibilidade comparado com os controladores da Tunze.

Alertas por email inicialmente. Tenho que lhes mandar um mail para colocarem a Vodafone como provedor de serviço para receber também SMS mas a funcionalidade está lá.

Acesso ao APEX de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet para controlo total do aquário.

Controlo total de tomadas: por exemplo quando fazia a manutenção ou no caso de falta de energia, quando ligava tudo de novo geralmente o nível de água na SUMP era maior do que o permitido pelo escumador e tinha o escumador a transbordar um pouco de água para o copo até o nível ficar direito. Agora posso fazer o diferir da ligação da tomada por 5m e pronto.

E pronto isto é o que estou a pensar fazer com o que tenho actualmente.

As próximas coisas a adquirir serão a sonda de ORP, o alimentador automático e quando sair as bombas doseadoras. Quero ainda meter também uma segunda sonda de pH (preciso de um módulo adicional) e mais uma ou duas sondas de temperatura pois quero medir a temperatura em vários pontos incluindo o depósito de água salgada (como pré requisito para as TPA automáticas)

É claro que grande parte disto não vem configurado de fábrica e tem que ser "programado" (uma linguagem muito simples) o que levará o seu tempo mas dá para ir fazendo com calma e não tem a complexidade de programação do Arduino.

Por exemplo. Tendo o perfil de email configurado basta isto para teres um alerta de temperatura.

Set OFF
If Temp > 27.0 Then ON
If Temp < 24.0 Then ON

A programação é mesmo muito simples.

Espero que ajude.

E reparei agora que o preço do controlador ainda está mais baixo por isso é de aproveitar agora como prenda de natal. Se houver uma comunidade em Portugal conseguimos fazer umas coisas giras em vez de ser só eu à cabeçada ... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/dez/2014, 13:35

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Realmente não faltam capacidades ao sistema Apex. E se tivermos em conta as crises que pode evitar...
Vou analisar bem isso. Entretanto vai mostrando a malta como o estas a implementar.
Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 07/dez/2014, 14:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Pelo que tenho andado a ver isso é muito bom muito completo .. muito mesmo , a meu ver falta ai o modulo para introdução dos comprimidos CALMEX , e o modulo para de mudar que ja ta na altura de teres um aqua montado mais de 4 meses ;) ;) de resto ta top ...

Agora venha a agua para o aqua ;) ;)

Aquele abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 07/dez/2014, 16:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Pedro N Torres Escreveu:
Realmente não faltam capacidades ao sistema Apex. E se tivermos em conta as crises que pode evitar...
Vou analisar bem isso. Entretanto vai mostrando a malta como o estas a implementar.
Abraço


Claro que sim.

O grande problema destes sistemas é que assim que começas a pensar nas possibilidades arranjas logo 10 funcionalidades diferentes que gostarias de implementar.

Vou precisar de expandir no futuro ... ;) Pelas minhas contas mais 300€ em equipamentos.

A programação para algumas coisas é complexa, mas quero ver se consigo mais tarde replicar os modos da Ecotech MP para as tunze. Isso é que era ...

Paulo Oliveira Escreveu:
Pelo que tenho andado a ver isso é muito bom muito completo .. muito mesmo , a meu ver falta ai o modulo para introdução dos comprimidos CALMEX , e o modulo para de mudar que ja ta na altura de teres um aqua montado mais de 4 meses ;) ;) de resto ta top ...

Agora venha a agua para o aqua ;) ;)

Aquele abraço ...


Hei Paulo ... não me lixes ... mais calma???? Estou a ressacar completamente.

Ainda vai demorar tanto tempo a meter-lhe água. Falta tanta coisa ... A começar por acabar a porcaria da obra ... Pelas minhas contas só deverei ter água lá para Abril ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/dez/2014, 18:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Heheh .. eu sei amigo , por isso te estou a picar ;) ;)
Isso agora e rapido ... acabar a obra , vidro e rapido rapido tens isso cheio ...

Aquele abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 08/dez/2014, 01:10

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Paulo Oliveira Escreveu:
Heheh .. eu sei amigo , por isso te estou a picar ;) ;)
Isso agora e rapido ... acabar a obra , vidro e rapido rapido tens isso cheio ...

Aquele abraço ...


Mestre Paulo ...

Quem me dera.
Ainda falta acabar as obras, pintar, fazer a estrutura, forrar, mandar fazer o vidro, mandar fazer as sumps, comprar tubagem, comprar rocha, comprar areia, ajustar a calha DIY, Comprar kessil ....

Ui até isto ter água não me doa muito a cabeça. Lá para Abril ou Maio com sorte.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron