Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Solar dos Frades Reef v.2

Solar dos Frades Reef v.2

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 09/mar/2015, 22:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;)

Nuno Lima Escreveu:
Eu não pus a minha no acido, meti em lixivia por 24h, depois as trocas de agua eram cada vez mais limpas... será que mesmo assim não ficaram bem lavadas... essa espuma realmente estava castanha... :-\ :-\


Epá conheço quem nem meteu em lexívia ou ácido ou sequer bicarbonato de sódio e nada de mal aconteceu.

Podes é ter que lutar um pouco contra os fosfatos ...

Ana Lúcia da Costa Escreveu:
Fogo Rui mas esse ácido é forte. No meu não fez essa espuma mas também era um décimo da rocha.

Os meus paços foram diferentes.
Peimeiro ácido depois lixívia, e por fim fervida em agua de osmose. As esponjas teimam em não sair todas ai usei escova de dentes.
Quando pões em agua do mar ela vai fazendo o ciclo certo? Usas luz?


Sim, quando ponho em água do mar vai fazendo o ciclo ... e precisas de água salgada para o cloreto de lantânio se tiveres que dosear pois o CL junta-se ao cálcio para fazer percepitar o fosfato.

Ana Lúcia da Costa Escreveu:
O cloreto de latanio ajuda com os fosfatos absorvidos pelas rochas?


Com ácido a camada superfícial da rocha onde são absorvidos os fosfatos é "queimada" pelo que a sua libertação inicial para a água do mar é mais fácil. Estando depois na água o CL vai fazer percipitar os fosfatos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/mar/2015, 23:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Ana Lúcia da Costa Escreveu:
As esponjas teimam em não sair todas ai usei escova de dentes.


Rui desculpa invadir o teu tópico, mas fiquei com uma duvida com o comentário da Ana... As esponjas teimam em não sair? mesmo com acido e lixivia?
É que eu tenho aqui duas rochas com uma parte muito escorregadiça ao passar o dedo, será esponjas também?
Já as tinha posto de lado porque não sabia o que era... Vou comprar uma escova de arame e tentar tirar aquilo...

Mensagem 11/mar/2015, 02:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Lima Escreveu:
Ana Lúcia da Costa Escreveu:
As esponjas teimam em não sair todas ai usei escova de dentes.


Rui desculpa invadir o teu tópico, mas fiquei com uma duvida com o comentário da Ana... As esponjas teimam em não sair? mesmo com acido e lixivia?
É que eu tenho aqui duas rochas com uma parte muito escorregadiça ao passar o dedo, será esponjas também?
Já as tinha posto de lado porque não sabia o que era... Vou comprar uma escova de arame e tentar tirar aquilo...


Parte escorregadia parece mais algas do que esponjas. Mete uma foto no teu tópico para a malta ver.

Entretanto hoje ao fim de 48h da lavagem e com a rocha em água natural fui medir os fosfatos ... Sem surpresas: 1.41 ... :)) :))

Amanhã TPA de 100% e depois de 48h começo o tratamento com Lantânio.

No entanto posso dizer-vos que a água onde a rocha está mergulhada está super cristalina!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/mar/2015, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 51
Localização: Portimão - Algarve
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Nuno Lima Escreveu:
Ana Lúcia da Costa Escreveu:
As esponjas teimam em não sair todas ai usei escova de dentes.


Rui desculpa invadir o teu tópico, mas fiquei com uma duvida com o comentário da Ana... As esponjas teimam em não sair? mesmo com acido e lixivia?
É que eu tenho aqui duas rochas com uma parte muito escorregadiça ao passar o dedo, será esponjas também?
Já as tinha posto de lado porque não sabia o que era... Vou comprar uma escova de arame e tentar tirar aquilo...


Parte escorregadia parece mais algas do que esponjas. Mete uma foto no teu tópico para a malta ver.

Entretanto hoje ao fim de 48h da lavagem e com a rocha em água natural fui medir os fosfatos ... Sem surpresas: 1.41 ... :)) :))

Amanhã TPA de 100% e depois de 48h começo o tratamento com Lantânio.

No entanto posso dizer-vos que a água onde a rocha está mergulhada está super cristalina!

Abraços,
Rui


Boas Rui

Onde posso comprar o Lantânio?
Isso faz mal a corais moles???
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 11/mar/2015, 12:10

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

O Fragário do Norte tem ... ATM Green.

Agora muito cuidado a usar isso num aquário. Aconselho-te vivamente a ler bastante sobre o assunto antes de usares.

Tens um tópico aqui com isso. Procura por ATM Green. E tens vários tópicos no reefcentral onde o tema é amplamente discutido.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/mar/2015, 16:12

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Com a entrega do aquário prevista para dia 16 de Março (próxima segunda feira) fui à Vidromoldura proceder ao pagamento final do aquário e tive oportunidade de ver a besta.

O Rui Melo ia tendo um ataque cardíaco quando lhe disse que era para segunda pois tem imenso trabalho pela frente e não tem espaço para o colocar.

Assim lá liguei para a transportadora e o aquário será entregue amanhã .... :-bd :-bd :-bd :-bd

Isto vai causar-me alguns problemas pois hoje tenho que limpar o espaço e também cortar a cortiça ... Lá vamos nós ter noitada depois de hoje ter feito quase uma directa ...

Mas pronto. Aproveitei para tirar umas fotos :D :D :D :D

Sinceramente agora que o vi acho que não percebi realmente no que me meti. É mesmo um monstro de aquário.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para terem uma ideia do tamanho ... O Rui Melo cabe lá dentro e ainda sobra espaço ... :D
Imagem

Finalmente parece que isto vai finalmente virar um tópico de aquariofilia.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/mar/2015, 17:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
que bichinho.... muito fixe...

Mensagem 11/mar/2015, 18:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade: 35
Localização: Faro
Não deve pesar quase nada ........

Rui parabéns por todo este projecto, é um sonho mesmo. ^:)^

Agora é agua lá para dentro e força ai

abraço

Mensagem 11/mar/2015, 18:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
HABEMOS AQUA!!! ^:)^

Está com muito bom aspecto e GRANDEEEE...O meu olivaceus é que se vai criar la dentro HIHIH

Mensagem 11/mar/2015, 18:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:)

O Rui, também não é assim muito grande, por isso cabe fácilmente no aquário =)) =)) =)) =)) =)) =)) =)) não o deixes é adormecer lá dentro senão vais precisar de mais cortiça :)) :))
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 11/mar/2015, 18:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Humm .. parece pequeno ... o rui melo nem vai conseguir dar a volta la dentro amigo ...

Abraço e Belo saco de água que ai vais ter :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 11/mar/2015, 18:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 225
Idade: 42
Localização: Charneca de Caparica
Até mete medo vai lá vai.....

Mensagem 11/mar/2015, 19:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Rui, de fato vais ter de escolher os peixes com muito cuidado.
Ja tens o exemplo desse Acanthurus Melo que ja tem dificuldade em dar a volta. :D

agora venha o layout e a agua.
parabens pelo projeto. :-bd
abraço

Mensagem 11/mar/2015, 20:40

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Rui,

Muitos parabéns, isto promete ser um aquário de sonho. Tenho a certeza que com a tua perseverança vais ter muito sucesso.
Só por curiosidade... Quantos €'s fica transportar esse bicho para tua casa.
O meu aquário antigo, de 800L, teve de ser colado no sítio, pois para além de pesar mais de 200 kg e serem precisos 5 gajos para o levantar do chão para o móvel, não passava pelas portas ou cabia no elevador. Ainda pensei numa grua, mas para o 7o andar ia ser caro. Acabou por se fazer o serviço in loco em minha casa. A minha mulher "adorou" - casa cheia de jornais e silicone, bem como os 3 dias de cheiro a cola :D
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 11/mar/2015, 20:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Parabéns Rui :-bd
É daquelas poças que qualquer um, queria ter :)
As caixas ao lado da coluna de água serão para esconder as bombas de retorno, penso eu. Só me lembro de ver um aquário com isso, o do Marco Madeira, o Cubo Milé, mas não cheguei a perceber se realmente funciona ou se o dito "lixo" e bolhas de ar, andaram ás voltas no aquário... e/ou que alternativa houve para reduzir isso ao mínimo.
Mas com toda a certeza que tens isso bem estudado ;)

abraço

Mensagem 11/mar/2015, 22:03

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Bruno Escaleira Escreveu:
que bichinho.... muito fixe...


Obrigado

Paulo Rodrigues Escreveu:
Não deve pesar quase nada ........

Rui parabéns por todo este projecto, é um sonho mesmo. ^:)^

Agora é agua lá para dentro e força ai

abraço


Pesa 230Kg ...
Sim para mim é um sonho.

Amanhã já leva água da torneira para aferir o nível e a estanquicidade.

Mas até levar água salgada ainda falta muito.

Joao Tomas Escreveu:
HABEMOS AQUA!!! ^:)^

Está com muito bom aspecto e GRANDEEEE...O meu olivaceus é que se vai criar la dentro HIHIH


Yep. Finalmente o coitado do peixe vai ter espaço para nadar ... :D

Joaquim Galinhas Escreveu:
:)

O Rui, também não é assim muito grande, por isso cabe fácilmente no aquário =)) =)) =)) =)) =)) =)) =)) não o deixes é adormecer lá dentro senão vais precisar de mais cortiça :)) :))


Mas é largo ... =)) =)) =))
Imagina a profundidade ....

Paulo Oliveira Escreveu:
Humm .. parece pequeno ... o rui melo nem vai conseguir dar a volta la dentro amigo ...

Abraço e Belo saco de água que ai vais ter :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:


Yep ... um saco de água tépida de 1200l ... 8-} 8-} 8-}

Ivogomes Escreveu:
Até mete medo vai lá vai.....


Epá eu não queria acreditar quando o vi ao vivo. Nunca imaginei que ficasse tão grande.

Nuno Ribeirinho Escreveu:
Rui, de fato vais ter de escolher os peixes com muito cuidado.
Ja tens o exemplo desse Acanthurus Melo que ja tem dificuldade em dar a volta. :D

agora venha o layout e a agua.
parabens pelo projeto. :-bd
abraço


Obrigado ... Mas agora é calma que ainda há muito para fazer e comprar.

Ricardo Pinto Escreveu:
Rui,

Muitos parabéns, isto promete ser um aquário de sonho. Tenho a certeza que com a tua perseverança vais ter muito sucesso.
Só por curiosidade... Quantos €'s fica transportar esse bicho para tua casa.
O meu aquário antigo, de 800L, teve de ser colado no sítio, pois para além de pesar mais de 200 kg e serem precisos 5 gajos para o levantar do chão para o móvel, não passava pelas portas ou cabia no elevador. Ainda pensei numa grua, mas para o 7o andar ia ser caro. Acabou por se fazer o serviço in loco em minha casa. A minha mulher "adorou" - casa cheia de jornais e silicone, bem como os 3 dias de cheiro a cola :D


Obrigado Ricardo.
40€ por hora - 4 homens para o transportar e colocar no sítio. Estimo que deva pagar umas 4 horas.

Nuno Lima Escreveu:
Parabéns Rui :-bd
É daquelas poças que qualquer um, queria ter :)
As caixas ao lado da coluna de água serão para esconder as bombas de retorno, penso eu. Só me lembro de ver um aquário com isso, o do Marco Madeira, o Cubo Milé, mas não cheguei a perceber se realmente funciona ou se o dito "lixo" e bolhas de ar, andaram ás voltas no aquário... e/ou que alternativa houve para reduzir isso ao mínimo.
Mas com toda a certeza que tens isso bem estudado ;)

abraço


Funciona. E sim tenho isto estudado. Há quase um ano que penso neste modelo as bombas vão estar sempre dentro de água. Não há quedas ... por isso não haverá bolhas ... e a sujidade vai também para as colunas secas no meio.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/mar/2015, 22:35

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Nuno Lima Escreveu:
Parabéns Rui :-bd
É daquelas poças que qualquer um, queria ter :)
As caixas ao lado da coluna de água serão para esconder as bombas de retorno, penso eu. Só me lembro de ver um aquário com isso, o do Marco Madeira, o Cubo Milé, mas não cheguei a perceber se realmente funciona ou se o dito "lixo" e bolhas de ar, andaram ás voltas no aquário... e/ou que alternativa houve para reduzir isso ao mínimo.
Mas com toda a certeza que tens isso bem estudado ;)

abraço



Funciona bem... só tive de trocar as bombas para umas tunze mais fracas por ser um cubo, mas funciona bem sim!
Granda bomba ó Rui! A ver se colocas água nisso rápido! ;)

Mensagem 12/mar/2015, 11:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá Rui bom dia
depois de ler todo o tópico desde as 09horas até agora 10,30horas (para não perder pitada) tenho de dar os parabéns pelo excelente trabalho e por tão arrojado projecto.
é como dizem alguns membros o aquário que todos gostaríamos de ter.
espero que hoje chegue o aquário e que amanhã já tenhamos fotos da sua montagem.
desejo a continuação de bom trabalho e vou aguardar o desenvolvimento deste projecto.
um abraço
afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 12/mar/2015, 14:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Marco Madeira Escreveu:
Funciona bem... só tive de trocar as bombas para umas tunze mais fracas por ser um cubo, mas funciona bem sim!
Granda bomba ó Rui! A ver se colocas água nisso rápido! ;)


Não funciona muito bem não ... tenho que testar com o gajo cheio de água e a circular para a SUMP mas cheira-me que tenho que fazer mais um furo para cada caixa ... :( :( :(

PRIMEIRA DESILUSÃO ...

A segunda foi pior.
Assim que o meteram no sítio comecei a encher ... Estava ele já cheio e eu a ver a história da bomba quando oiço um barulho muito forte ... Resultado a trava Francesa partiu.

SEGUNDA DESILUSÃO ...

Mandei de imediato mensagem ao Rui Melo que me ligo nos dois segundos seguintes ... Bom serviço pós venda ... ^:)^ ^:)^
É por isto que ele monta todos os meus aquários.

Segundo o Rui Melo isto pode ter a ver com o facto da bancada não estar nivelada. A cortiça deveria fazer alguma coisa mas não sei sinceramente se está a fazer. Por sorte o Joaquim Galinhas vem cá para a semana e pode ser que me dê uma ideia qualquer.

Solução, reparar a fenda na travessa francesa e colocar duas travas a meio ... :(( :(( :((

TERCEIRA DESILUSÃO ... Queria mesmo ter o aquário todo aberto por cima ...

Bem de qualquer maneira aqui ficam as fotos da aventura.

Imagem

Imagem

Imagem

Tive que dar uma ajuda ...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E supervisionar ...
Imagem

Imagem

Imagem

Abraços e sugestões são bem vindas!
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/mar/2015, 14:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Contigo há sempre pequenos contratempos, mas depois sai montagens sempre top.
Como sempre os contratempos vão te fazer do top ainda "mais" melhor.
Fico à espera.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros