Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Solar dos Frades Reef v.2

Solar dos Frades Reef v.2

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 25/mai/2017, 13:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
muito bom.. se precisares de mais luz tenho a minha ATI de 8x54w há venda... lol tem os reflectores novos...

Mensagem 25/mai/2017, 13:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Bruno Escaleira Escreveu:
muito bom.. se precisares de mais luz tenho a minha ATI de 8x54w há venda... lol tem os reflectores novos...


LOL!

1.20m não cabe em lado nenhum ... mas obrigado!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/mai/2017, 09:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Retiraste as lamapadas E5?

Mensagem 26/mai/2017, 11:15

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Pedro Alves Escreveu:
Retiraste as lamapadas E5?


Nope ... estão lá ainda ... e vem mais uma de 24W para garantir a temperatura de côr é igual em todas as calhas!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/mai/2017, 15:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Olá Rui,

Isso está mesmo muito Bom... Parabéns.

Abraço
Miguel

Mensagem 20/jun/2017, 10:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Miguel Pinho Escreveu:
Olá Rui,

Isso está mesmo muito Bom... Parabéns.

Abraço
Miguel


Obrigado Miguel!

Entretanto algumas novidades. Poucas que tenho andado cheio de trabalho ... espermos que acalme agora antes das minhas férias

Aproveitei o facto de mais uma vez ter ido aos Estados Unidos para comprar mais algum equipamento para o meu APEX.

Com o lançamento do novíssimo ATK (Auto Topoff Kit) da Neptune, não poderia deixar de ser o primeiro, ou um dos primeiros na Europa a tê-lo ... 8-} 8-} 8-}

Estou muitíssimo contente com a compra. Muito bem construído e uma excelente adição ao APEX

A chegada da caixa foi muito importante ... Isto é um artigo que está esgotadíssimo nos Estados Unidos e ter conseguido uma unidade para mim ainda é um milagre inexplicável. Para terem uma ideia a BulkReefSupply vendeu 200 unidades em cerca de 3 horas.
Imagem

A única coisa que não gosto é ter o APEX em cinzento. Todos os módulos que tenho são pretos e laranjas. Não sei onde que raio é que foram buscar esta ideia de trocar para cinzento.

Os cabos estão muito bem identificados o que torna a ligação muito simples.
Imagem

Vem com bomba a PMUP, um adaptador de 1/8" para 1/4", valvula de retenção e tubo laranja (vá-se lá saber pq :x )
Imagem

Imagem

O suporte do sistema foi uma das coisas que me impressionou. Gostava que o Iman fosse um pouco mais forte pois qualquer toque faz mexer o suporte e mudar o angulo dos sensores. Mas também como é para ser instalado na SUMP longe das mãos ... não me parece que vá andar a bater-lhe constantemente.
Imagem

Imagem

E finalmente vem com uma folha de instruções super simples.
Imagem

E já instalado e no sítio. Não demorou mais que 5 minutos a montar!
Imagem

Agora as funcionalidades disto é que estão muito à frente!

1 - pode funcionar ligado ao APEX ou independentemente
1a) - se funcionar independentemente tem um algorítmo chamado IQfill que mede a média das últimas 5 reposições e não deixa a bomba trabalhar mais que isso (mais a margem de segurança de 10%)
1b) - se funcionar ligado ao APEX as opções de alerta são francamente melhores e perde-se o IQfill mas pode configurar-se outros parâmetros para atingir os mesmos resultados

2 - dois sensores ópticos colocados na horizontal. Na vertical qq pingo de água pode provocar uma falsa leitura. Nivel de SUMP e nível máximo.

3 - Boia de enchimento que se os dois sensores mais o IQfill falharem aquilo pára.

4 - como tem duas portas adicionais livres no FMM (Flow Monitoring Module) pode adicionar-se um sensor óptico para nível vazio no depósito e um sensor de alagamento. Ou então os novíssimos monitores de fluxo que podem ser instalados na tubagem.

Estejam atentos ao próximo post pois há mais novidades APEX!

Abraços do vosso "Control Freak"!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/jun/2017, 10:39

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas outra vez ... :D

E pronto ... o ATK não podia ser a única coisa.

Andava a planear já à muito tempo fazer TPA automática diária para trocar cerca de 12l de água por dia e reduzir as TPA semanais de 200l para 100l ...

Assim comprei também a DÖS ... (atenção lê-se Doos e não DOS). Arriscam-se a levar com um APEX na cabeça se o Terence Fugazzi vos ouve a dizer DOS! :p
Imagem

Imagem

Super acondicionada ...
Imagem

Trás um "copo" para calibração ... de plástico não vidro ... não me parece que seja muito preciso. E além disso a escala não tem graduação decimal pelo que é muito dificil lêr 41.3ml pois só existe na escala 41ml e 42ml.

No entanto o método de calibração é excelente. manda-se calibrar e a bomba trabalha durante 40s ... ao fim desse tempo coloca-se o valor que está no "copo" graduado.
Muito mais simples que a graduação da Kore por exemplo em que tem que se carregar num botão e esperar que chegue aos 10ml para depois carregar novamente no botão. Como o Bluetooth nem sempre é rápido é super chato calibrar uma Kore.

Imagem

A configuração é um show! dizem o intervalo de tempo que se quer fazer a TPA e define-se o total de água a mudar. O sistema trata do resto!
Imagem

E esta a minha instalação ligada ao depósito de 1000l com água natural
Imagem

Imagem

Imagem

Vamos ver como é que isto se porta ao longo do tempo.

A vantagem é que agora com o FMM e com o 1Link (para as bombas WAV) tenho 3 portas disponíveis de 24V pelo que se a DÖS não se aguentar a fazer a TPA automática posso sempre mudar para as PMUP (bombas de reposição)

Estou mesmo deveras contente com as compras até agora!

Pontos positivos:
1 - dá para ligar a DÖS a uma fonte de alimentação e depois ao Aquabus da APEX ou então (que foi o que fiz) ligar a DÖS directamente numa porta disponível do 1Link e pronto!

2 - os motores não são os convencionais das bombas de reposição. São motores Stepper ... Isto na prática diz-me que posso fazer 7 anos de TPA automática antes do motor falhar! Claro que tenho que ir comprando as cabeças para trocar pois com este nível de TPA devem durar entre 6 a 8 meses.

3 - Extremamente precisa a bomba no doseamento

4 - TPA automática mete e tira água ao mesmo tempo pelo que não preciso de parar as bombas de retorno e escumador para fazer TPA

5 - Posso fazer TPA de fora do país em caso de necessidade

6 - Como são motores Stepper (usados nas máquinas de CNC) não precisam de calibração constante como tinha que fazer com a Kore


Entretanto para quem ainda não sabe uma das minhas WAV estava a parar sem motivo aparente. Limpava a bomba e passadas 2h aquilo parava e arrancava como se estivesse a fazer Wave.

Abri um ticket de suporte com a Neptune que ligou-se ao sistema remotamente, fez as medições e tirou os logs que tinha a tirar e após emitirem um RMA (avaria) trocaram-me a bomba sem custo por uma bomba nova!

Gostei muito do suporte deles mesmo estando na california e termos que acordar um horário estranho!

Vou dando feedback!

Abraços deste vosso "Control Freak"
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/jun/2017, 08:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Muito bom!

Mas com essas TPAs, diárias não corres o risco de aumentar a densidade??

Como vais controlar a reposição de água evaporada??

Abraço

Mensagem 21/jun/2017, 09:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Muito bom!

Mas com essas TPAs, diárias não corres o risco de aumentar a densidade??

Como vais controlar a reposição de água evaporada??

Abraço


Oi??? como aumentar a densidade? a água que entra é igual à que sai ... sempre! e a reposição de água de osmose é feita pelo ATK!

Isto é a coisa boa do sistema da APEX. tiras a água da coluna seca ao mesmo tempo que repões água nova perto da bomba de retorno!

Ver se faço um videozinho das bombas a trabalhar para perceberem!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/jun/2017, 10:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Aqui está o meu dashboard de APEX ...

Uma das bombas WAV está com o estado "missing" pois foi a que foi para arranjar e ainda não chegou às minhas mãos.

A imagem da SUMP também não aparece pois infelizmente os meus dispositivos powerline deram o berro e ainda não tive tempo de ir comprar um powerline novo!
Imagem

Abraços deste vosso "Control Freak"
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/jun/2017, 13:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas Rui,

Nos posts que meteste ontem, não vejo nenhuma foto do 1º. E no 2º do DÖS só vejo até a que mostras o copo para calibração, depois não vejo. :-?
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 21/jun/2017, 16:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Ricardo Santos Escreveu:
Boas Rui,

Nos posts que meteste ontem, não vejo nenhuma foto do 1º. E no 2º do DÖS só vejo até a que mostras o copo para calibração, depois não vejo. :-?


Boas Ricardo ... fiz a actualização das fotos a partir do album ... vê lá se já consegues ver agora!

Entretanto fica mais uma pequena alteração!

A board do APEX embora muito bonitinha e sem cabos à vista não se provou ser fácil de mantêr pois cada vez que queria mudar um fio tinha que desmontar a board e chegar-lhe por trás ... Assim voltei ao método inicial que é bem mais prático. Vejam o video!

Na prática passei disto:
Imagem

a isto:


Menos bonito com cabos à vista mas definitivamente muito mais funcional!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/jun/2017, 21:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
hum quer dizer que esse sistema tira sempre a mesma quantidade de
agua e volta a meter a que foi retirada....mas terás de ser desfasado da reposição...senão enquanto estás a fazer a TPA, a reposição entra em funcionamento!

Parece interessante, mas, ainda prefiro o sistema tradicional....KISS!!!!!

Mensagem 21/jun/2017, 22:06

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Chouriço Escreveu:
hum quer dizer que esse sistema tira sempre a mesma quantidade de
agua e volta a meter a que foi retirada....mas terás de ser desfasado da reposição...senão enquanto estás a fazer a TPA, a reposição entra em funcionamento!

Parece interessante, mas, ainda prefiro o sistema tradicional....KISS!!!!!


Não Pedro ... saem 83ml e entram 83ml ao mesmo tempo em cada ciclo. O nível não varia nunca!

E tu estás habituado às tradicionais bombas peristálticas que perdem a calibração facilmente!

Esta não!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/jun/2017, 23:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Ricardo Santos Escreveu:
Boas Rui,

Nos posts que meteste ontem, não vejo nenhuma foto do 1º. E no 2º do DÖS só vejo até a que mostras o copo para calibração, depois não vejo. :-?


Boas Ricardo ... fiz a actualização das fotos a partir do album ... vê lá se já consegues ver agora!

Agora sim :-bd
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 22/jun/2017, 17:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas, Rui

Continuas a usar água natural?
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 22/jun/2017, 19:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Joaquim,

Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas, Rui

Continuas a usar água natural?


Sim, continuo. pq?

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 23/jun/2017, 09:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:)

Ok, então a questão do Pedro quanto à salinidade faz sentido.
Eu passo a explicar, há uns anos atrás eu pensei e fiz um sistema de tpa´s automático para os aquários que tinha no armazém, e ficou uma coisa muito parecida ao que estás a instalar mas com outro tipo de materiais e gestão. Ao fim de mais ou menos um ano de funcionamento os aquários tinham comportamento diferente daqueles em que a tpa era manual e ao analisar vários parametros para perceber o que estava a acontecer com os corais percebi que a salinidade estava mais elevada, e era essa a única diferença.
O que aconteçeu no meu caso é que ao longo do tempo e a salinidade no aquário foi aumentando porque a nossa água natural tem valores acima do que temos nos nossos aquários, daí a necessidade de corrigir com água de OI, o que não acontecia com o sistema de água natural que eu tinha pois estavam sempre disponiveis 1000L a 2000L para a troca automática.
Possivelmente o Pedro lembra-se disso e fez a associação com o teu sistema :)
Agora que é um descanso, isso é. A tpa é feita e nem nos lembramos dela é só ter o depósito cheio e mais nada.

Um abraço,
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 23/jun/2017, 13:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Joaquim Galinhas Escreveu:
:)

Ok, então a questão do Pedro quanto à salinidade faz sentido.
Eu passo a explicar, há uns anos atrás eu pensei e fiz um sistema de tpa´s automático para os aquários que tinha no armazém, e ficou uma coisa muito parecida ao que estás a instalar mas com outro tipo de materiais e gestão. Ao fim de mais ou menos um ano de funcionamento os aquários tinham comportamento diferente daqueles em que a tpa era manual e ao analisar vários parametros para perceber o que estava a acontecer com os corais percebi que a salinidade estava mais elevada, e era essa a única diferença.
O que aconteçeu no meu caso é que ao longo do tempo e a salinidade no aquário foi aumentando porque a nossa água natural tem valores acima do que temos nos nossos aquários, daí a necessidade de corrigir com água de OI, o que não acontecia com o sistema de água natural que eu tinha pois estavam sempre disponiveis 1000L a 2000L para a troca automática.
Possivelmente o Pedro lembra-se disso e fez a associação com o teu sistema :)
Agora que é um descanso, isso é. A tpa é feita e nem nos lembramos dela é só ter o depósito cheio e mais nada.

Um abraço,


ahhhh ok ... já percebi a vossa dúvida ...

A questão é que eu não corrigo a água do mar ... os valores são bons para quê mexer?

Mantenho o meu aquário a 1.028 tranquilo sem me chatear. não adiciono água de osmose, não corrigo valores de KH, Ca, Mg ou mesmo K. A bem da verdade nem a temperatura acerto primeiro.

É mesmo apanhar e siga directo lá para dentro. Quanto mais cedo melhor para aproveitar toda a microvida que vem com a água!

Assim não tenho problemas de a água ir tendendo para 1.028 ... porque já está a 1.028 =)) =)) =)) =)) =))

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 23/jun/2017, 14:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
;)

Pois... só que aqui a densidade ronda os 1030 no minimo, e ao fim de 1 ano com tpa em regime diário acumulou.
São estas coisas que dão experiencia e desafios :))
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros