Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Solar dos Frades Reef v.2

Solar dos Frades Reef v.2

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 25/ago/2014, 10:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Joao Tomas Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Independentemente de tudo, 55cm de altura :)

Vais ficar com acesso ao aquário pela frente?


2-0 para os 55cm de altura.

Sim, vou ter acesso pela frente!

Abraços,
Rui


So para contrariar para mim 60cm :D



concordo com o joao 60cm também.

Mensagem 25/ago/2014, 10:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Bruno Escaleira Escreveu:
o disjuntor novo tem amperagem suficiente para aguentar a carga que lhe das ?


em relação há imagem no vidro isso resolve-se. em vez de colares o vinil preto. gastas mais um trocos e uma gráfica que trabalhe com impressão digital faz te a imagem em vinil para colares por tras do vidro.. como se fosse o vinil preto.

caso querias uma coisa dessas manda-me pm que trabalho nessa área e posso te ajudar nisso...


Bruno ...

É o diferencial que dispara e não o dijuntor por isso não é excesso de carga e sim uma fuga à terra.

Aliás é mesmo isso que me acontece. É quando ligo o fio de terra que o problema acontece!

Obrigado pela oferta ... sou capaz de pensar nisso.

Mas o meu problema não é com o vidro traseiro. É com os vidros laterais e água a entrar entre eles.
Se tenho que meter o laterais a preto ou azul então mais vale o fundo ser igual tb senão fica mal.

Hugo Figueiredo Escreveu:
Faz parte!!! :D


Epá ... TOU FARTO ... Comigo faz sempre parte ...

Joao Tomas Escreveu:

So para contrariar para mim 60cm :D


2-1

Bruno Escaleira Escreveu:

concordo com o joao 60cm também.


2-2

...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/ago/2014, 15:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 126
Idade: 35
Localização: Espinho
Rui se ligares a tomada só no quadro sem nenhum equipamento ligado a tomada o diferencial vai na mesma abaixo? Se for e da tomada, se ligares a tomada e não for abaixo a tomada esta ok e o tal equipamento que ligas e que está a fazer passagem. Se tiveres um multímetro mede a tomada entre os 3 pólos a ver se dá continuidade.

Mensagem 25/ago/2014, 16:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Independentemente de tudo, 55cm de altura :)

Vais ficar com acesso ao aquário pela frente?


2-0 para os 55cm de altura.

Sim, vou ter acesso pela frente!

Abraços,
Rui



Boas Rui, as máquinas não vão ficar todas dentro dessa area que estás a fechar, porquê o ter acesso da parte da frente, eu faria tudo pela parte de trás nem que depois tenhas um degrau na area traseira do aquario para puderes andar mais à vontade a trabalhar no aquario.
Já agora 60cm para mim fica melhor ;) ;)

Abraço e obrigado pelas ajudas no "bean animal"

Mensagem 25/ago/2014, 17:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas

Diogo Rocha Escreveu:
Rui se ligares a tomada só no quadro sem nenhum equipamento ligado a tomada o diferencial vai na mesma abaixo? Se for e da tomada, se ligares a tomada e não for abaixo a tomada esta ok e o tal equipamento que ligas e que está a fazer passagem. Se tiveres um multímetro mede a tomada entre os 3 pólos a ver se dá continuidade.


Já experimentei com 3 tomadas diferentes.

Se ligar só a fase e o neutro tudo funciona. Ligo e desligo o que quiser sem problemas

Se ligar o fio de terra sem nada ligado na tomada tá tudo bem

Assim que encaixo a ficha de qualquer candeeiro .... PUMMMM! Diferenciais no chão!

não há condutividade entre nenhum dos polos da tomada :(

Pedro Pereira Escreveu:

Boas Rui, as máquinas não vão ficar todas dentro dessa area que estás a fechar, porquê o ter acesso da parte da frente, eu faria tudo pela parte de trás nem que depois tenhas um degrau na area traseira do aquario para puderes andar mais à vontade a trabalhar no aquario.
Já agora 60cm para mim fica melhor ;) ;)

Abraço e obrigado pelas ajudas no "bean animal"


Para facilitar o acesso para limpeza e colocação de corais.

2-3 .... :D

Mas mesmo assim a minha principal preocupação é a segurança e não a manutenção!

Vou falar com o Rui Melo e ver o que ele acha. Se ele me disser que não há problemas de segurança então meto mesmo os 60cm.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/ago/2014, 18:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
para mim sem margem de erro 60cm Rui :-bd
carlos calheiros

Mensagem 25/ago/2014, 19:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde Rui

O meu aqua é de 60cm e não tenho qualquer problema de manutenção mesmo sendo 'bare bottom'.
Mas para um aqua que vai ter 2 metros de frente!!! 55 ou 60cm... :D

Se é para apetrechar de SPS, 60cm sem dúvida, pois a questão da segurança será bem resolvida pela VidroMoldura.
Pena essa situação da electricidade agora! Mais uma semana e ia aí com um colega para ele te resolver isso na boa.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 25/ago/2014, 20:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Se não tens nada a consumir, o diferencial não tem o que comparar.

Não percas tempo e saca a cabelagem fora.

( E tubo anelado não? )

Mensagem 25/ago/2014, 21:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 126
Idade: 35
Localização: Espinho
Mas pelo que entendi sem nada ligado na tomada e com o terra ligado não vai abaixo por isso tomada e fios não fazem passagem. Só quando coloca algo ligado a tomada e que vai abaixo. Quando ligas esse candieiro a uma tomada próxima o diferencial não vai abaixo?

Mensagem 25/ago/2014, 22:45

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Carlos Calheiros Escreveu:
para mim sem margem de erro 60cm Rui :-bd


2-4

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Rui

O meu aqua é de 60cm e não tenho qualquer problema de manutenção mesmo sendo 'bare bottom'.
Mas para um aqua que vai ter 2 metros de frente!!! 55 ou 60cm... :D

Se é para apetrechar de SPS, 60cm sem dúvida, pois a questão da segurança será bem resolvida pela VidroMoldura.
Pena essa situação da electricidade agora! Mais uma semana e ia aí com um colega para ele te resolver isso na boa.

Abraço
Pedro Ferrer


2-5

Pedro ... eu tenho tempo. Se puderes dar cá um salto para a semana por mim é na boa. Só vou precisar da electricidade lá para Novembro ou Dezembro.

Sim, a ideia é ter muitos SPS ... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Vitor Pedroso Escreveu:
Se não tens nada a consumir, o diferencial não tem o que comparar.

Não percas tempo e saca a cabelagem fora.

( E tubo anelado não? )


Não por acaso não é tubo anelado. é tubo liso de 16mm.

Se fosse da cabelagem não acontecia quando ligava a tomada directo no quadro como está na imagem. Certo?

Diogo Rocha Escreveu:
Mas pelo que entendi sem nada ligado na tomada e com o terra ligado não vai abaixo por isso tomada e fios não fazem passagem. Só quando coloca algo ligado a tomada e que vai abaixo. Quando ligas esse candieiro a uma tomada próxima o diferencial não vai abaixo?


Nope. Em mais nenhuma tomada. Também pensei nisso e utilizei outro candeeiro e deu o mesmo problema!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/ago/2014, 23:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 126
Idade: 35
Localização: Espinho
Quantos diferenciais tens?

Mensagem 26/ago/2014, 00:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) .

Diogo Rocha Escreveu:
Quantos diferenciais tens?


Podes ver aqui na foto. Tenho dois.
Imagem

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/ago/2014, 17:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 126
Idade: 35
Localização: Espinho
Não a possibilidade de estares a ligar a fase num diferencial e o neutro noutro diferencial?

Mensagem 26/ago/2014, 22:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 10
Idade: 45
Localização: gondomar
boas amigo
muda o neutro para o diferencial certo , porque é isso que te faz disparar...........
para nao teres duvidas segue a fase a saida do diferencial e liga o neutro na saida desse mesmo diferencial, vais ver que tens o problema resolvido.

depois diz alguma coisa............... ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)
Abraços



João Santos

Mensagem 27/ago/2014, 01:03

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas #-o

Diogo Rocha Escreveu:
Não a possibilidade de estares a ligar a fase num diferencial e o neutro noutro diferencial?


João Santos Escreveu:
boas amigo
muda o neutro para o diferencial certo , porque é isso que te faz disparar...........
para nao teres duvidas segue a fase a saida do diferencial e liga o neutro na saida desse mesmo diferencial, vais ver que tens o problema resolvido.

depois diz alguma coisa............... ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)


Como que raio é que não pensei nisso antes ?????????????? #-o #-o #-o #-o #-o #-o

Há gajos mesmo muito parvos. Ainda não experimentei. Estou à espera que a malta cá em casa adormeça para ir ver isso.


Entretanto hoje passei na Vidromoldura ... não consegui falar com o Rui Melo, mas falei com a Marlene sobre as possibilidades.

Como deixo de ter colunas secas externas por causa do vidro laminado com butinol preto o aquário na realidade passa de 2m para 2.30m o que faz baixar muito o coeficiente de segurança.

A alternativa para manter o aquário em 12mm era fazer travamento françês em cima e em baixo para além de duas travessas no meio do aquário o que me ia complicar as coisas em termos de iluminação.

A alternativa passou por fazer o aquário em vidro de 15mm com travamento francês em baixo e travamento francês em peça única para cima.

Isto faz disparar considerávelmente o orçamento do aquário que de 650€ passa para perto dos 1000€

Ainda por uns segundos pensei em passar de 60cm de altura para 55cm de altura para viabilizar o projecto mas já me conheço .... iria ficar a remoer isso durante muito tempo e não me sentiria completamente satisfeito.

Assim o projecto vai adiar-se mais dois ou três meses mas será feito definitivamente. A única coisa que fiz foi encomendar os vidros divisória (6+6mm) para poder cortar o Pente directo no vidro. Mais tarde quando se fizer a montagem do aquário já os tenho e pronto.

Outra coisa que me começa a preocupar é que o aquário terá entre 250 a 300kg de peso ... tranportá-lo e metê-lo no sítio não vai ser pera doce ... Prevê-se uma churrascada cá em casa para alombar o bicho.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/ago/2014, 01:38

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Diogo Rocha Escreveu:
Não a possibilidade de estares a ligar a fase num diferencial e o neutro noutro diferencial?


João Santos Escreveu:
boas amigo
muda o neutro para o diferencial certo , porque é isso que te faz disparar...........
para nao teres duvidas segue a fase a saida do diferencial e liga o neutro na saida desse mesmo diferencial, vais ver que tens o problema resolvido.

depois diz alguma coisa............... ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)


Cada vez gosto mais desta comunidade e deste hobby .... :D

Problema Resolvido !!!!!!!!!!!!!!!!!

Era mesmo isto. Obrigado Diogo e João!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/ago/2014, 09:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 126
Idade: 35
Localização: Espinho
De nada Rui. Tudo o que for de eletricidade podes falar comigo. E a minha vida profissional. Abraço

Mensagem 27/ago/2014, 09:15

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Boa!!! :ymapplause: :ymparty:

Quanto ao aquário, para o meu foram precisos 6, pelo que para o teu uns 5 devem chegar! Conta comigo se precisares! :-bd

Mensagem 27/ago/2014, 09:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 10
Idade: 45
Localização: gondomar
Diogo Rocha Escreveu:
De nada Rui. Tudo o que for de eletricidade podes falar comigo. E a minha vida profissional. Abraço

Faço das palavras dele as minha é disso que eu vivo heheehe
Abraços



João Santos

Mensagem 30/ago/2014, 00:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;)

Diogo Rocha Escreveu:
De nada Rui. Tudo o que for de eletricidade podes falar comigo. E a minha vida profissional. Abraço


Obrigado Diogo.

Hugo Figueiredo Escreveu:
Boa!!! :ymapplause: :ymparty:

Quanto ao aquário, para o meu foram precisos 6, pelo que para o teu uns 5 devem chegar! Conta comigo se precisares! :-bd


Sabes bem que vou precisar. Além disso já está na altura de se reunir a pandilha de novo. Não?

João Santos Escreveu:
Diogo Rocha Escreveu:
De nada Rui. Tudo o que for de eletricidade podes falar comigo. E a minha vida profissional. Abraço

Faço das palavras dele as minha é disso que eu vivo heheehe


Obrigado João.


Entretanto uma curiosidade. Uma pequena grande história para quem precisar também!

Desde que me mudei para Torres que ando juntamente com o João Tomás a tentar legalizar a apanha de água no porto de abrigo da Ericeira. A polícia marítima anda sempre por lá e de vez em quando chateia por isso achei por bem estar "legal"

Durante cerca de 3 meses andei entre a APA e a Polícia Marítima pois cada um dizia que era o outro que tinha que emitir licença para captura de água.

Finalmente em Setembro do ano passado a APA emite a licença válida por 5 anos.

Há cerca de dois meses a PM mandou-me parar outra vez e pediu a licença e eu todo contente com a licença na mão ... quando me diz o polícia .... "Esta licença não é válida" tem que falar com a Doca Pesca de Peniche.

Vim-me embora e começou nova saga entre a Doca Pesca de Peniche, a Doca Pesca de Lisboa e mais o Instituto Marítimo.

Finalmente da Doca Pesca lá encontraram que emitisse a licença e a troco de uma contribuição de 70€ anuais terei a minha licença ...

Todo contente estou sossegado com o João a apanhar água quando para não variar a Polícia Maritima aparece de novo ... "tem licença?" .... "Epá ... até tenho duas .... :D" ... "pois, pois ... está tudo certo mas você está em infracção que não pode ter aqui o carro ...."

RAIOS ... mas o que é que falta agora???? Autorização para circulação no porto de abrigo do carro ...

Felizmente uma vez que a Doca Pesca sabe que é ela a tratar imediatamente me mandaram para a Delegação Marítima da Ericeira que finalmente me emitiu o distico de circulação!

Imagem

Percebi também que foram os meus mails que deram origem a deslindar quem resolve o quê e onde pois o que me disseram hoje é que andaram um pouco às aranhas pois nunca ninguém tinha pedido aquilo. :-o

Com isto estive um ano e dois meses para me conseguir legalizar. Se alguém precisar dos contactos é só mandar-me MP!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron