Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Solar dos Frades Reef v.2

Solar dos Frades Reef v.2

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 18/ago/2014, 14:27

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
O 500 dá para controlar o sentido das hélices?


Aquilo com o comando (betoneira) chamado Regul-2 dá para controlar on-off e velocidade I ou II.

Para mudar o sentido do fluxo de ar tens que tirar o módulo da ventoinha e virá-lo ao contrário. De modo automático não dá!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/ago/2014, 14:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
nem se inverteres a polaridade ?

Mensagem 18/ago/2014, 15:14

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
O 500 dá para controlar o sentido das hélices?


Aquilo com o comando (betoneira) chamado Regul-2 dá para controlar on-off e velocidade I ou II.

Para mudar o sentido do fluxo de ar tens que tirar o módulo da ventoinha e virá-lo ao contrário. De modo automático não dá!

Abraços,
Rui

Ok, é que ando à procura dumas dessas que dê para tirar ou colocar ar...

Mensagem 19/ago/2014, 22:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Os trabalhos prosseguem devagar ... mas vão andando. Tirando os Domingos que prometi a mim mesmo não fazer nada todos os dias faço mais qualquer coisa.

Desta vez atirei-me de cabeça e troquei o malfadado tubo de esgoto que me estava a impedir de prosseguir com os trabalhos.

Depois disto já não havia muito a fazer ...
Imagem

E no final ficou assim. Falta só colocar dois apoios de tecto para substituir os fios electricos e garantir que o tubo não sai do sítio.
Imagem

Imagem

Imagem

Ver se amanhã já consigo acabar a parede para depois começar a montar a estrutura do tecto.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/ago/2014, 11:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Nice :) :) força ai amigo Rui

Mensagem 24/ago/2014, 21:40

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Os trabalhos prosseguem devagar ... ontem tive tempo para colocar mais uma chapa, fixar o tubo de esgoto ao tecto e começar a parte eléctrica.

E aqui começam os problemas ...

Depois de ligar o fio de terra, o neutro e a fase ... cada vez que ligo um candeeiro com lâmpada o quadro dispara.
Ainda não consegui perceber o que se passa. Com o multimetro meço 236 V entre a fase e o barramento do neutro. Lá em baixo entre os dois fios a mesma coisa. Não percebo mesmo porque é que o quadro está a disparar.

Tenho que perder um pouco de tempo a ver o que se passa mas estou completamente à nora.

Perdi ontem a tarde toda e nada. Ainda pensei que fosse o fio que se tivesse rasgado quando o passei ... mas para isso o quadro dispararia sempre que ligasse o dijuntor. Não sei mesmo :-o :-o :-o

Entretanto soube que a colocação de imagem entre vidros pode causar problemas com infiltração de água. Especialmente na zona de corte dos furos das bombas. Assim tenho que mudar um pouco a filosofia e em vez de uma imagem de fundo vou voltar ao velhinho fundo preto.

A minha única questão era tapar as colunas secas e para isso vou fazer o mesmo que o Pedro Ferrer fez com vidro laminado de 6 + 6mm. Parece que o vidro já vem assim do fornecedor. Só resta a questão se poderei usar o mesmo para a traseira ou se terei que meter vinil por fora.

Assumindo que o vidro possa ser mais frágil decidi mudar um pouco a configuração do aquário de modo a que esse vidro não seja o vidro exterior e sim a divisória para a coluna seca.

Aquário com o fundo preto
Imagem

Aquário só em vidro para ver as colunas por fora
Imagem

Pormenor dos retornos calculada a altura de modo que em caso de falha da bomba de retorno não esvazie as caixas das tunze
Imagem

Promenor do pente e dos furos de esgoto e retorno.
Imagem

As medidas foram ligeiramente rectificadas mas ainda por dicidir.

1ª Opção: 230 x 80 x 60 (com as colunas com 15cm cada)
2ª Opção: 230 x 80 x 55 (com as colunas com 15cm cada)

A diferença são mais 5cm de profundidade. A questão é a altura. Segundo a calculadora de espessura de vidro, usando vidro de 12mm com 55cm de altura tenho um coeficiente de segurança de 4.5 (muito seguro). Para uma altura de 60cm com o mesmo vidro de 12mm fico com um coeficiente de segurança de 3.7 considerado apenas de seguro.

Não sei bem o que fazer. Opiniões? Sendo que não quero vidro com mais de 12mm e vai levar travamentos em baixo e em cima.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/ago/2014, 22:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite Rui

Não me vou alongar muito... apenas para referir o seguinte.

1.
Com um fio comprido e o multímetro, tenta ver a continuidade de cada 1 dos 3 fios.

2.
Tens aí diversos furos... olhando para os meus furos, aqueles que foram executados com broca... bem, eu sugiro que os furos mais visíveis, façamos nós da mesma forma que iremos executar o pente.

3.
Usando a calculadora a que fazes referência, o meu índice é de 'very safe' (5.1 de índice)... mas como vais usar as travessas francesas, a informação dada pela calculadora a que fazes referência, na minha óptica passa a ser meramente informativa.
Para mais, tens os pentes das caixas que irão ajudar no reforço da estrutura.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 24/ago/2014, 22:32

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite Rui

Não me vou alongar muito... apenas para referir o seguinte.

1.
Com um fio comprido e o multímetro, tenta ver a continuidade de cada 1 dos 3 fios.

2.
Tens aí diversos furos... olhando para os meus furos, aqueles que foram executados com broca... bem, eu sugiro que os furos mais visíveis, façamos nós da mesma forma que iremos executar o pente.

3.
Usando a calculadora a que fazes referência, o meu índice é de 'very safe' (5.1 de índice)... mas como vais usar as travessas francesas, a informação dada pela calculadora a que fazes referência, na minha óptica passa a ser meramente informativa.
Para mais, tens os pentes das caixas que irão ajudar no reforço da estrutura.

Abraço
Pedro Ferrer



1. Epá ... tinha que ser um fio muito muito comprido ...

2. os furos visiveis vão ser os do vidro do pente pelo que esses serão cortados directo junto com o pente.

3. Mas esse indice é para o teu aquário. Certo? mas e a opinião? 1ª ou 2ª opção?

É que se para ficar mais seguro para além das travas francesas em baixo e em cima tiver que fazer também travessas por mim tudo bem. Só tenho que pensar na iluminação!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/ago/2014, 22:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite Rui

Eu apenas referi o índice do meu aquário - 'very safe', pois talvez seja esse o índice que devas procurar... e assim sendo deverias optar pelos 55cm de altura.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 24/ago/2014, 23:55

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Independentemente de tudo, 55cm de altura :)

Vais ficar com acesso ao aquário pela frente?

Mensagem 25/ago/2014, 00:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Independentemente de tudo, 55cm de altura :)

Vais ficar com acesso ao aquário pela frente?


2-0 para os 55cm de altura.

Sim, vou ter acesso pela frente!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/ago/2014, 00:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Boas,

Esse disparar do quadro é o dijuntor ou o diferencial? Se for o disjuntor, quer dizer que tens algo em curto circuito entre fase e neutro. Se for o diferencial é entre fase/neutro e terra.

O diferencial compara a corrente da fase com a de neutro. Se passar 5A pela fase tem que passar 5A pelo neutro. Se isto não acontecer quer dizer que há uma fuga de corrente pela terra e puff.
O disjuntor mede a corrente que passa pelo mesmo(fase). Iluminação MAX 10 e tomadas 16A. Norma EU.

Abraços
Editado pela última vez por Vitor Pedroso em 25/ago/2014, 00:46, num total de 1 vez.

Mensagem 25/ago/2014, 00:40

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Vitor Pedroso Escreveu:
Boas,

Esse disparar do quadro é o dijuntor ou o diferencial? Se for o disjuntor, quer dizer que tens algo em curto circuito entre fase e neutro. Se for o disjuntor é entre fase e terra.

O diferencial compara a corrente da fase com a de neutro. Se passar 5A pela fase tem que passar 5A pelo neutro. Se isto não acontecer quer dizer que há uma fuga de corrente pela terra e puff.
O disjuntor mede a corrente que passa pelo mesmo(fase). Iluminação MAX 10 e tomadas 16A. Norma EU.

Abraços


Presumo que o que queiras dizer é:

Se fôr o diferencial é curto entre a fase e o neutro
Se fôr o dijuntor é curto entre a fase e a terra

Certo?

é que são os dois diferenciais que caem. O dijuntor continua ligado.

Obrigado. Já foi um grande ajuda! Será da tomada que estou a usar? é que ainda por cima depois de armado o diferencial ligo o candeeiro e funciona, ligo a segunda vez e funciona. à terceira é que estoura!

Outras vezes estoura à primeira ... :(( :(( :((

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/ago/2014, 01:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Já corrigi. Sorry :-B

Se tens o diferencial em baixo, é porque tens algo a dar passagem à terra. Tanto pode ser o fio de Fase como o de Neutro.

Deixa a cabelagem para ultimo. Verifica os equipamentos que ligas, tomadas e só depois a cabelagem.
Verifica se no quadro tens tudo bem apertado e nas tomadas a mesma coisa.

Sem querer agoirar, pelo que dizes cheira-me a cabelagem. Deves ter roçado com algum fio e descarnou. Quando ligamos coisas a cabelagem mexe e as vezes pode ser o suficiente para encostar/desencostar. Quando encosta faz a faisca a afasta-se.

Podes sempre dar um puxão, empurrão na cabelagem para ela encostar de vez ou desencostar. Com este metodo, também podes ver que linha é que está a dar problemas. Vais puxando/empurrando a cabelagem, linha a linha até que deixe/continue de disparar.

Ultimo recurso (ou o primeiro caso tenhas acesso) o mais Hi-tech. Existe uns medidores de resistencia de isolamento que dizem qual fio está off e até diz a que metros está queimado. Os Fluke não falham :D se fosses de Coimbra ajudava-te.

Abraço

Mensagem 25/ago/2014, 01:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Vitor Pedroso Escreveu:
Já corrigi. Sorry :-B

Se tens o diferencial em baixo, é porque tens algo a dar passagem à terra. Tanto pode ser o fio de Fase como o de Neutro.

Deixa a cabelagem para ultimo. Verifica os equipamentos que ligas, tomadas e só depois a cabelagem.
Verifica se no quadro tens tudo bem apertado e nas tomadas a mesma coisa.

Sem querer agoirar, pelo que dizes cheira-me a cabelagem. Deves ter roçado com algum fio e descarnou. Quando ligamos coisas a cabelagem mexe e as vezes pode ser o suficiente para encostar/desencostar. Quando encosta faz a faisca a afasta-se.

Podes sempre dar um puxão, empurrão na cabelagem para ela encostar de vez ou desencostar. Com este metodo, também podes ver que linha é que está a dar problemas. Vais puxando/empurrando a cabelagem, linha a linha até que deixe/continue de disparar.

Ultimo recurso (ou o primeiro caso tenhas acesso) o mais Hi-tech. Existe uns medidores de resistencia de isolamento que dizem qual fio está off e até diz a que metros está queimado. Os Fluke não falham :D se fosses de Coimbra ajudava-te.

Abraço



Epá ... espero que não seja cabelagem mesmo que suei para caraças para conseguir passar estes cabos (três condutores de 2,5mm). Espero que não tenham descarnado pelo caminho ... acho mesmo que não senão veria marcas nos condutores o que não acontece.

Isto aconteceu inclusivé com uma única tomada ligada nos cabos de 2.5 directo.

Vou fazer um teste simples e ver se é mesmo dos cabos ou não: vou ligar um fio à saída do dijuntor e outro directo no barramento do neutro e testar. Se acontecer o mesmo o problema está no quadro. Se não acontecer o problema está nos cabos.

O que me assusta é que tenho um diferencial trifásico e mais 6 dijuntores de ar condicionado e chão aquecido embora estejam todos desligados. Será que alguma má instalação nos restantes possa estar a criar este problema?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/ago/2014, 02:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Como dizem os americanos .... "The Plot Thickens ...."

Imagem

Como podem ver na imagem ... ligo a tomada directo no quadro e ligo o candeeiro as vezes que me apetece e mais algumas sem nenhum problema. Assim que ligo também o fio de terra ... os diferenciais disparam.

O que me leva a pensar que ou é um problema sério na terra ... ou então é a porcaria desta tomada nova que está com problemas. Se fôr da tomada então são três da legrand para ir trocar.

Vou experimentar com outra que sei que funciona para ver se é mesmo da tomada ou não!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/ago/2014, 02:25

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
TRETA !!!! :( ,

Não é da tomada.
Vou ter mesmo que chamar cá um electricista!

Não percebo é como é que isto acontece só com este novo dijuntor e não com as outras tomadas da casa !!!!

RAIOS !!!! Porque é que nunca nada corre bem à primeira .... ????????????????????????????????????????

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/ago/2014, 10:00

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Faz parte!!! :D

Mensagem 25/ago/2014, 10:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
o disjuntor novo tem amperagem suficiente para aguentar a carga que lhe das ?


em relação há imagem no vidro isso resolve-se. em vez de colares o vinil preto. gastas mais um trocos e uma gráfica que trabalhe com impressão digital faz te a imagem em vinil para colares por tras do vidro.. como se fosse o vinil preto.

caso querias uma coisa dessas manda-me pm que trabalho nessa área e posso te ajudar nisso...

Mensagem 25/ago/2014, 10:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Independentemente de tudo, 55cm de altura :)

Vais ficar com acesso ao aquário pela frente?


2-0 para os 55cm de altura.

Sim, vou ter acesso pela frente!

Abraços,
Rui


So para contrariar para mim 60cm :D

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron