Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Solar dos Frades Reef v.2

Solar dos Frades Reef v.2

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 23/set/2015, 09:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Ricardo Pinto Escreveu:
Gostei dessa caixa para transporte de frags... boa ideia ;)

Quanto ao aquário, está no bom caminho. Os corais estão com bom aspecto. Acho que com a tua experiência e com 3 meses de aquário já podes começar a colocar mais peixes e corais.
Vamos lá... toca a encher isso de corais trazidos dos states para depois começar a partilhar com a malta :D :D

Um abraço,


Epá a caixa vai dar um jeitasso. Ando sempre com a mala de viagem molhada ... :D

Agora a minha experiência é quase nula ... estou a aprender de novo imenso com este aquário e tudo o que tenho lido!

Corais é agora a prioridade. Tenho lá 20 pinocos dos quais alguns foram para testar o aquário e irão sair.

Peixes ... tão cedo não vão entrar. Isto porque este mês a prioridade é a SUMP o que quer dizer que provávelmente só para o mês que vem é que poderei comprar peixes. Dado que depois vão 40 dias para quarentena ... antes de dois meses e meio não entra lá nada!

Corais .... agora é carregar de corais que tenho imenso espaço!

Doações são BEM VINDAS ... =)) =)) =))

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 23/set/2015, 14:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Rui,

Tenho que ir aí ver isso, que parece ir de vento em popa, mas quando quiseres aparece.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 23/set/2015, 15:08

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Atenção só ao facto de manter sps sem peixes. Na minha experiência, num aquário dessa litragem, é mais difícil manter os sps saudáveis sem ter pelo menos uma dúzia de peixes. Mesmo com alimentação artificial, não é a mesma coisa. Fica muito mais fácil com peixes e Tpa's com água natural. Um abraço
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 23/set/2015, 15:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas César ...

César Silvério Escreveu:
Olá Rui,

Tenho que ir aí ver isso, que parece ir de vento em popa, mas quando quiseres aparece.

Abraço


Quero aparecer sim. Estava a pensar para a semana que vem dar aí um salto.

Quanto a apareceres ... sabes que a minha porta está sempre aberta! Tens é ainda muito pouco para ver!

Ricardo Pinto Escreveu:
Atenção só ao facto de manter sps sem peixes. Na minha experiência, num aquário dessa litragem, é mais difícil manter os sps saudáveis sem ter pelo menos uma dúzia de peixes. Mesmo com alimentação artificial, não é a mesma coisa. Fica muito mais fácil com peixes e Tpa's com água natural. Um abraço


Sim Ricardo, sei disso. Por isso estou a exagerar na alimentação. Os peixes virão a seu tempo. Os corais estão saudáveis. Quanto mais tempo os conseguir evitar mais depressa estabilizo o aquário.
Para mais isto também é uma experiência que estou a fazer. Estou a aprender essencialmente a conhecer o aquário, os seus limites e a resposta dos corais.

Neste momento estou a perder cerca de duas horas por dia só a olhar para o aquário!

Vamos ver como corre, mas até agora ainda não me arrependi de nada que tenha feito.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 23/set/2015, 15:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Entretanto está confirmadíssimo que aquela névoa branca que tive no aquário foram mesmo os turbos na "trungalhundice" :D :D

Já ando a ver "mini-turbos" a passear-se na rocha com cerca de 3 a 4mm ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/set/2015, 00:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Bom sinal então, significa que a equipa de limpeza aumentou gratuitamente ;) . Também já se reproduziram no meu aquário, de um momento para o outro começaram a aparecer ás dezenas, mas foram morrendo com o passar do tempo. Sinceramente não sei se morrem ou se são os eremitas que os matam!!
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 24/set/2015, 09:41

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Helder Ferreira Escreveu:
Bom sinal então, significa que a equipa de limpeza aumentou gratuitamente ;) . Também já se reproduziram no meu aquário, de um momento para o outro começaram a aparecer ás dezenas, mas foram morrendo com o passar do tempo. Sinceramente não sei se morrem ou se são os eremitas que os matam!!


Sim. Aumentou gratuitamente. O problema é que quando caem e ficam de "pernas" para o ar não se conseguem virar e acabam por morrer.

Os ermitas nisso são exímios a ir logo aproveitar para trocar de casa! É por isso que não tenho ermitas!

Se eles morrem ou é falta de alimentação ou alguma coisa de errado com a água. Que eu saiba os ermitas não atacam os vivos. Pelo menos em 12 anos nunca vi acontecer!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/set/2015, 09:44

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Sim... ermitas adoram apanhar os snails por causa da casota!, tanto eles como oscilações bruscas de densidade é que dão cabo dos turbos!
Os snails são dos organismos que devem levar maior ambientação á agua antes de os colocar no aqua.

Mensagem 24/set/2015, 11:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Sim. Aumentou gratuitamente. O problema é que quando caem e ficam de "pernas" para o ar não se conseguem virar e acabam por morrer.


Sim, esta também é uma das possibilidades.

Marco Madeira Escreveu:
Sim... ermitas adoram apanhar os snails por causa da casota!, tanto eles como oscilações bruscas de densidade é que dão cabo dos turbos!
Os snails são dos organismos que devem levar maior ambientação á agua antes de os colocar no aqua.


Recentemente ouvi dizer que o transporte dos turbos deve ser feito sem água quando se tratar de um transporte mais prolongado. Já ouviram falar de algo semelhante?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 28/set/2015, 11:43

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Helder Ferreira Escreveu:
Recentemente ouvi dizer que o transporte dos turbos deve ser feito sem água quando se tratar de um transporte mais prolongado. Já ouviram falar de algo semelhante?


Nope ...

Entretanto umas actualizações pequenas ...

Os corais que estavam pálidos depois de uma semana sem alimentação já começam a retormar a sua côr.

A Red Planet está a ganhar um rosa bonito nas coralites, a tenuis azul já mete os pólipos de fora durante o dia, a valida já ganhou base por cima da cola e já agarrou à rocha ... Continua tudo a crescer.

Parâmetros continuam super estáveis.

PO4: 0.00
NO3: 0.2
KH: 7.7 (enquanto o KH não mexer também não me dou ao trabalho de medir Ca e Mg)

KH continua ser mantido com uma colher de sopa de Kalk por semana no reactor da Deltec.

Desculpem a qualidade das fotos ... a luz não é a melhor e com telefone também não ficam nada de especial.
Depois de ter as T5 pode ser que a coisa melhore!

Acropora peluda: Extensão de pólipos à noite!
Imagem

A mesma durante o dia! Marco Madeira ... vês o crescimento dela?
Imagem

Fotografar azuis com leds então é mentira ... mas aqui fica a tenuis azul
Imagem

A red planet. não consigo mostrar a côr dela!
Imagem

Esta está enorme
Imagem

Reparem na base toda nova que já colou à rocha da válida. As cores não estão tão fortes como aparecem na foto ... mas para lá caminha
Imagem

A minha gorgónia. Coitada. Já passou por tanto. Foi a sobrevivente do crash do ano passado!
Imagem

A calendrium que continua a crescer como uma desalmada. Quase que lhe noto pontas novas de dia para dia
Imagem

E a histerix que veio do Marco. Marco não sei se te lembras o tamanho que ela tinha, mas só tinha três braços limpos ...
Imagem

E esta que continuo sem saber o que é mas parece-me que vai rebentar a qualquer momento.
Imagem


Na senda/saga/obras de santa ingrácia ... de continuar a arrumar a garagem, ontem foi dia de partir a SUMP antiga para a meter no lixo. A nova deverá chegar ainda esta semana.

O que me faz confusão é o seguinte:
Há uns 6 anos atrás tive um aquário de 2.6m em vidro de 10mm que tive que partir para poder deitar fora e mudar de casa. Lembro-me que me fartei de suar, tive que comprar um maço e um cortador de vidro para o riscar todo que ele não queria partir nem à lei da marretada ...

A sump ontem demorei 5m, não tinha maço nem cortador de vidro. Com um martelinho de treta mandei uma marretada fortíssima a pensar que iria ser uma dôr de cabeça para a partir. Resultado. Desfez-se em mil pedaços e cortei-me todo com os estilhaços ... Foi mesmo um instante. A cola de silicone bastava agarrar em dois pedaços de vidro e puxá-los para aquilo sair tudo ...

No meio dos azares ainda foi sorte a sump ter partido. Depois do que vi ontem só imaginava o cenário daquilo ter cedido comigo fora em trabalho. Ia ser lindo ...

Trabalho para hoje: Começar a montagem das calhas T5 para adicionar. Como vou estar fora dois diazitos só a ligo depois de voltar para acompanhar a evolução dos corais.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/set/2015, 14:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Acho que as T5 vão complementar muito bem as Radion.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 28/set/2015, 14:19

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Rui,

porque T5 ? ~x(
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 28/set/2015, 14:29

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Pedro N Torres Escreveu:
Acho que as T5 vão complementar muito bem as Radion.


Também acho !!!

Ricardo Prata Escreveu:
Rui,

porque T5 ? ~x(


Boas Ricardo ... Então tudo bem?

Só uma palavra: "Sombras"

E uma actualização do teu tópico? Estou curioso para ver como isso está. Deve estar tudo enorme. Já tens corais fora de água?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/set/2015, 14:52

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Pedro N Torres Escreveu:
Acho que as T5 vão complementar muito bem as Radion.


Também acho !!!

Ricardo Prata Escreveu:
Rui,

porque T5 ? ~x(


Boas Ricardo ... Então tudo bem?

Só uma palavra: "Sombras"

E uma actualização do teu tópico? Estou curioso para ver como isso está. Deve estar tudo enorme. Já tens corais fora de água?

Abraços,
Rui


Em breve vou abrir um outro tópico com a minha nova montagem!
E não, ainda não sairam de dentro de agua os meus corais até porque esta tudo em piloto automático, nem me chateio !!!
mas não vou falar do meu aquário agora .....crescimentos loucos, na minha opinião não é sinónimo de qualidade/saudável em alguns casos.

mas falamos dessa tua colocação de T5 junto as Radions,
na minha opinião....nem é carne nem é peixe!
coloca mais Leds, penso que seria mt mais .....tipo: lindo!
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 28/set/2015, 15:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
hahah .. T5 para "acabar" com as sombras ?? ja os vi começar por menos amigo ... =)) =)) =)) =))
Em breve isso ai em cima desse aquário vai ser um paraíso de tubos fluorescentes mais conhecidos como T5 :D :D :D

Aquele Abraço Amigo
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 28/set/2015, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 31
Idade: 38
Localização: Gaia
Estive a ler o tópico e muitos parabéns por todo o trabalho e perseverança com todos os azares juntos!

Agora é continuar o bom trabalho e meter ai fotos para nos deliciarmos!

Um tópico a seguir!

Abraço

Mensagem 28/set/2015, 15:47

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Ricardo Prata Escreveu:
Em breve vou abrir um outro tópico com a minha nova montagem!
E não, ainda não sairam de dentro de agua os meus corais até porque esta tudo em piloto automático, nem me chateio !!!
mas não vou falar do meu aquário agora .....crescimentos loucos, na minha opinião não é sinónimo de qualidade/saudável em alguns casos.

mas falamos dessa tua colocação de T5 junto as Radions,
na minha opinião....nem é carne nem é peixe!
coloca mais Leds, penso que seria mt mais .....tipo: lindo!


Epá ... espero ansiosamente por isso. O teu aquário sempre foi uma referência para mim !!!

Mais LEDs para já não ... É muito caro neste momento.

Além disso tenho visto alguns aquários lá fora (inclusivamente presencialmente) e o consenso é geral. O ideal é HQI + T5 ou LEDs + T5 (tipo Hybridas)

Já vi a Pacific Sun e a ATI Hybrid e são uma loucura.

Salvo raras excepções (tu incluido) são poucos os aquários com sucesso a longo prazo só com LEDs. O pessoal complementa sempre com mais qualquer coisa!

Vamos ver. É uma experiência que vou fazer mas a julgar por tudo o que vi até agora parece-me que vou gostar!

Paulo Oliveira Escreveu:
hahah .. T5 para "acabar" com as sombras ?? ja os vi começar por menos amigo ... =)) =)) =)) =))
Em breve isso ai em cima desse aquário vai ser um paraíso de tubos fluorescentes mais conhecidos como T5 :D :D :D

Aquele Abraço Amigo


=)) =)) =)) =)) =))
Agora é que me apanhaste ... Mas não Paulo. Mais depressa trocava as Radion por 250MH !!!

Daniel Loureiro Escreveu:
Estive a ler o tópico e muitos parabéns por todo o trabalho e perseverança com todos os azares juntos!

Agora é continuar o bom trabalho e meter ai fotos para nos deliciarmos!

Um tópico a seguir!

Abraço


Obrigado Daniel!
Fotos é que é mais complicado. Tenho que treinar ... ;)

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/set/2015, 15:51

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas outra vez ...

Entretanto numa folguita de trabalho chamada "hora de almoço" :D

Imagem

Imagem

Só para testar as ligações do balasto!
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ventilação da T5 nas pontas do tubo tal como na ATI!
Imagem

Imagem

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/set/2015, 10:19

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Para as fotos vais ver que vai fazer uma diferença brutal!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 29/set/2015, 10:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Rui isso está com muito bom aspecto, estou curioso para vê-las em cima do aqua ;)

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros