Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Solar dos Frades Reef v.2

Solar dos Frades Reef v.2

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 03/fev/2017, 10:32

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
X3 :)

O palote não mantem o escumador direito e a altura está sempre a variar (Apesar da reposição automática).
Vou mandar fazer uma sump e só com uma divisória para a altura do escumador.

vou procurar as fotos, obrigado.

Mensagem 03/fev/2017, 13:17

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Lá está o que eu digo: Isto parece uma coisa feita pela NASA ou assim.

1 - As coberturas são em acrílico?
2 - Onde foram feitas?
3 - Como são seguras/"presas"?
4 - Tenho mesmo de te voltar a visitar :-\

Imagem

Mensagem 03/fev/2017, 15:36

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Lá está o que eu digo: Isto parece uma coisa feita pela NASA ou assim.

1 - As coberturas são em acrílico?
2 - Onde foram feitas?
3 - Como são seguras/"presas"?
4 - Tenho mesmo de te voltar a visitar :-\

Imagem


Isto é processo em curso. Ainda não o fiz!

Tens que andar mais para trás para veres a que tenho actualmente!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/fev/2017, 21:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Obrigado por partilhares com o pessoal estas aventuras. ;)

Tens muuuito trabalho este fim de semana
Que vos corra tudo pelo melhor e vai partilhando

Abraço
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 05/fev/2017, 17:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Não tenho tempo porque ainda estou em mudanças de aquário (refazer tubagem, sump, etc ...) mas depois posto umas fotos que não foram muitas ... A malta distraíu-se a carregar e a mudar e esqueceu-se das fotos!

Só queria passar por aqui e deixar o meu MUITO OBRIGADO!!!!

Paulo Oliveira, Miguel Malheiro (que foram os que estoicamente aguentaram até ontem às 3 da manhã) e ao Marco Madeira, João Tomás, João Ramos e Rui Vieira.

MUITO OBRIGADO MESMO PESSOAL ... VCS SÃO 5 ***** :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/fev/2017, 10:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Ja sabes como é amigo ou é para fazer ou não é ....

não fosse a falta de curvas e tinha-mos acabo isso no sábado ...

Abração e não te esqueças de mandar umas fotos ... :D :D :D :D
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/fev/2017, 17:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Idade:
Localização: Cascais
Olá

É isso mesmo Paulo, e não ficou pronto mas ficou a funcionar.

Amigo Rui, ja marquei na agenda daqui a 6 meses a outra mudança para os 90 de fundo :D :D :D

abraço

MM

Mensagem 08/fev/2017, 17:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:) Boa tarde, Rui

Mete lá fotos da mudança e mostra o brinquedo novo, sabes que eu agora tenho mais tempo para andar por aqui e vou acompanhando alguns tópicos. É uma forma de me abstrair da lenta recuperação que tenho pela frente.

Um abraço
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 09/fev/2017, 18:08

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulo Oliveira Escreveu:
Ja sabes como é amigo ou é para fazer ou não é ....

não fosse a falta de curvas e tinha-mos acabo isso no sábado ...

Abração e não te esqueças de mandar umas fotos ... :D :D :D :D


Ya ... fiz mal as contas ... 22 curvas de 50mm de 90º. Bolas que é muita curva.

Mas até foi um mal que veio por bem pois ficava a fazer muito barulho. Assim comprei tb a torneira e ficou bem mais silencioso e agora quando a tubagem começar a ganhar a nanha por dentro não se vai ouvir mesmo nada!

Miguel Malheiro Escreveu:
Olá

É isso mesmo Paulo, e não ficou pronto mas ficou a funcionar.

Amigo Rui, ja marquei na agenda daqui a 6 meses a outra mudança para os 90 de fundo :D :D :D

abraço

MM


Nahhh. Nem penses. Nem a brincar! aquele já só sai dali em caso de puro desastre!
Epá apostei uma tortuosa que aquilo tem que aguentar pelo menos 10 anos sem desmontar. :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:
E não gosto de perder apostas.

Joaquim Galinhas Escreveu:
:) Boa tarde, Rui

Mete lá fotos da mudança e mostra o brinquedo novo, sabes que eu agora tenho mais tempo para andar por aqui e vou acompanhando alguns tópicos. É uma forma de me abstrair da lenta recuperação que tenho pela frente.

Um abraço


Espero que mesmo que lenta estejas a recuperar Joaquim ... Mas pronto. Pedido aceite e hoje actualizo o tópico com as fotos possíveis da mudança!

Não sei o que se passa com a minha GoPro mas pára de gravar sem dar sinal! tanto grava um video de 5s como 15 minutos e depois do nada pára! Pelo que já tive a ler deve ser do cartão que não é absolutamente compatível. Mas pronto! hei de colocar o que foi possível capturar!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/fev/2017, 20:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Não sei o que se passa com a minha GoPro mas pára de gravar sem dar sinal! tanto grava um video de 5s como 15 minutos e depois do nada pára! Pelo que já tive a ler deve ser do cartão que não é absolutamente compatível. Mas pronto! hei de colocar o que foi possível capturar!

Abraços,
Rui



Rui, verifica se o cartao é classe 10.
E mesmo sendo classe 10, atenção à marca. Ja tive marcas reconhecidas que de classe 10 era apenas o preço. Tive um que na gopro funcionava, mas na camera fotografica ao filmar acontecia-me o mesmo que a ti.

Uso os sandisk professional classe 10. Custam mais uns euros mais aguentam-se na boa em video, seja a gravar com gopro seja com qualquer outra camera. Mesmo em condições mais adversas.
Abc

Mensagem 09/fev/2017, 20:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Não sei o que se passa com a minha GoPro mas pára de gravar sem dar sinal! tanto grava um video de 5s como 15 minutos e depois do nada pára! Pelo que já tive a ler deve ser do cartão que não é absolutamente compatível. Mas pronto! hei de colocar o que foi possível capturar!

Abraços,
Rui



Rui, verifica se o cartao é classe 10.
E mesmo sendo classe 10, atenção à marca. Ja tive marcas reconhecidas que de classe 10 era apenas o preço. Tive um que na gopro funcionava, mas na camera fotografica ao filmar acontecia-me o mesmo que a ti.

Uso os sandisk professional classe 10. Custam mais uns euros mais aguentam-se na boa em video, seja a gravar com gopro seja com qualquer outra camera. Mesmo em condições mais adversas.
Abc



Sim, o cartão é um classe 10 da Kingston mas quer me parecer que não vale grande coisa!
Tenho que mudar ...
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/fev/2017, 20:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Não sei o que se passa com a minha GoPro mas pára de gravar sem dar sinal! tanto grava um video de 5s como 15 minutos e depois do nada pára! Pelo que já tive a ler deve ser do cartão que não é absolutamente compatível. Mas pronto! hei de colocar o que foi possível capturar!

Abraços,
Rui



Rui, verifica se o cartao é classe 10.
E mesmo sendo classe 10, atenção à marca. Ja tive marcas reconhecidas que de classe 10 era apenas o preço. Tive um que na gopro funcionava, mas na camera fotografica ao filmar acontecia-me o mesmo que a ti.

Uso os sandisk professional classe 10. Custam mais uns euros mais aguentam-se na boa em video, seja a gravar com gopro seja com qualquer outra camera. Mesmo em condições mais adversas.
Abc



Sim, o cartão é um classe 10 da Kingston mas quer me parecer que não vale grande coisa!
Tenho que mudar ...



Esta tudo dito.
O meu que falhava, tambem era da kingston. Tenteis poupar uns trocos, ate porque em viagens de mergunho era so consumir cartoes....e pesava na carteira. Mas feitas as contas mais vale gastar mais 10€ e comprar logo um sandisk.

Mensagem 09/fev/2017, 21:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D

Então vamos lá às actualizações.
Os trabalhos começaram às 11 da manhã de sexta-feira passada (dia 3.Fev.2017)

Quando o Carlos Mota me veio entregar o aquário disse-me entre dentes ... "mas porque é que não abres a parede para ver o aquário todo? porque raio é que vais ter um aquário de 2.2m e só mostrar 1.95m dele?"

O que o hombre se lembrou de dizer ... fiquei pouco tempo a pensar no assunto e decidi começar logo a arrancar a moldura do aquário. Já que ia abrir parede para meter o aquário.

Aqui ainda só tinha tirado a travessa a meio para poder tirar o aquário antigo e meter o novo
Imagem

Aqui já com a moldura parcialmente arrancada
Imagem

Imagem

Assim que arranco a moldura permitiu-me chegar a minha cara à frente cerca de 10cm e comecei a ver os corais mais de cima do que estava habituado ... pelo que a decisão logica seguinte foi meter o aquário à face da parede!

Enquanto esperava para poder fazer a mudança fui também alinhando o PVC para garantir que não faltava nada (o que é certo é que faltou mas resolveu-se rápido também)
Imagem

E assim começaram os trabalhos ainda sózinho na sexta-feira
Imagem

Imagem

Imagem

Algumas fotos que fui tirando à rocha para poder refazer o layout
Imagem

Imagem

E a passagem das coisas
Imagem

Primeira ilha fora
Imagem

Imagem

Com isto pûs-me a olhar para os corais no palote e ia-me passando com a côr deles.
Imagem

Imagem

Imagem

segunda ilha fora!
Imagem

e tudo já nos palotes
Imagem

aquário quase vazio faltando apanhar os peixes e tirar o areão!
Imagem

Tirado o areão pus uma bomba a circular para dentro de um filterbag para tentar apanhar o máximo de sujidade possível
Imagem

e finalmente o aquário vazio!
Imagem

sem poder fazer mais nada nem poder fazer barulho comecei a montar parte da tubagem
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

enquanto isso o areão começava a mostrar-se mais limpo
Imagem

Uma coisa importantíssima ... toda a gente achava que era um disparate ir mudar de aquário principalmente quando ele estava a ficar tão bom!
De tal maneira que eu próprio achava que já era o meu comportamento obsessivo compulsivo a falar mais alto.

Mas o que é certo é que quando afastei o aquário do seu poiso pude ver e constatar aquilo que já desconfiava à muito!
Imagem

Imagem

Imagem

Conseguem ver as linhas brancas onde o silicone estava a abrir? :-o :-o :-o :-o :-o

Bem mas voltando à tubagem. Tive que meter no lixo o meu antigo retorno e pensei que era uma estupidez estar a deitar PVC fora. Por isso arranjei um desenho que mesmo que de futuro precise alterar alguma coisa, será super simples:
Imagem

secções completamente iguais que permitem adicionar ou retirar conforme a necessidade
Imagem

Acabei neste dia às 5 da manhã!

Entretanto Sábado de manhã chega o Paulo Oliveira e rapidamente começamos a abrir parede
Imagem

Imagem

Imagem

e a criar a nova moldura para fechar o pladur
Imagem

Imagem

tendo a certeza que tudo estaria alinhado
Imagem

moldura pronta era tempo de começar a limpar e planear como fazer a mudança!
Imagem

e como tinhamos que estar à espera que o pessoal chegasse ... fomos ponto o aquário antigo a jeito
Imagem

O corte do roofmate para receber o aquário depois do antigo ter saído
Imagem

Imagem

E foi neste momento que a GoPro decidiu desligar-se e não apanhar nada da mudança pelo que já só tenho fotos com o aquário no sítio.

O alinhar do aquário à face
Imagem

A limpeza do aquário por dentro
Imagem

Neste momento até o Marco Madeira já tinha passado o areão todo para o aquário novo
Imagem

Imagem

Imagem

entretanto pusemos uma tampa de uma caixa do IKEA dentro do aquário para suportar uma bomba que fazia a filtração de água que alguém se esqueceu de tirar antes de mudarmos a rocha para o aquário novo. Não foi Sr. Ramos????
Imagem

Já com a rocha toda passada!
Imagem

E a acabar de encher
Imagem

parte do pessoal teve que ir embora e ficaram os estóicos até às 3 da manhã que ainda ajudaram a acabar a tubagem (o que era possível) e a fazer o layout!
Imagem

Ficou assim ...
Imagem

A água ficou branca da côr da Cal pois os ouriços decidiram fazer uma orgia !!!

E aqui já depois de montada a SUMP com escumador e alguma clareza mais.
Imagem

E o aquário completamente nivelado
Imagem

entretanto no dia seguinte foi tempo de me voltar para a tubagem e SUMP que a esta altura ainda não tinham sido acabados
Imagem

Imagem

Imagem

e finalmente com o refúgio também montado (vai ser alterado porque fiz mal as contas e o aquário não cabe por um milimetro e também com o retorno provisório que ainda não o tinha acabado!
Imagem

e finalmente tubagem de retono feita e concluída
Imagem

Imagem

Imagem

E hei o resultado final ...
Imagem

Neste dia acabamos às 3 da manhã ... e segunda continuaram os trabalhos de ajustar bombas, fios, e inicio de limpeza com uma TPA pelo meio.

Vamos lá ver como se porta o sistema daqui para a frente!

Mais uma vez muito e muito obrigado ao pessoal que aqui esteve a ajudar! SEM VC'S NÃO TERIA SIDO POSSÍVEL!!!!
^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^

Abraços,
Rio
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/fev/2017, 21:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá Rui,

Bem, só te digo que paciência não te falta.

Mudança excelente, acabamento perfeito, continua assim... agora vamos ver os resultados no futuro.

Grande abraço.

Mensagem 09/fev/2017, 21:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
:-o :-o bem antes de mais este topico é altamente vicioso. Kkk isso ficou brutal e se o outro aquario estava brutal este entou vai ficar top. Tiveste ai uma equipa em peras. Era para me oferecer para ter ido ai e tinha adorado mas eu sai todas as sextas a meia noite para a holanda de camiao e tinha de descansar.
Essas tuas instalações ao promenor sao mesmo incríveis e pelo menos eu apreendo bastante.
Continuação de bom projecto e um dia espero ir ai...

Grande abraço
Carlos Resende

Mensagem 10/fev/2017, 11:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Muito bom amigo Gaspar , e o que eu acho mais incrível é que a Trava não partiu ... essa é que é essa .... By the way, ficou tudo muito bom , ainda ai passei no domingo e vi que estavas de rastos mas não paravas , vale sempre a pena o esforço amigo , já passei por isso e o resultado final ou melhor quando acabamos é uma sensação muito boa de trabalho bem feito ....e esse ficou mesmo muitoooooo Bem feito

Já sabes amigo , quando quiseres mudar para o 1 mt de fundo avisa ...

Abração e muitas TPA :D :D :D :D
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 10/fev/2017, 12:11

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Parabéns Rui...
grande trabalho e grande relato! Ajuda muito a quem não sabe muito bem por onde começar!
É bola prá frente... isso vai ficar muito bom! ;) :D

Mensagem 11/fev/2017, 03:00

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Armando Fernandes Escreveu:
Olá Rui,

Bem, só te digo que paciência não te falta.

Mudança excelente, acabamento perfeito, continua assim... agora vamos ver os resultados no futuro.

Grande abraço.


Obrigado Armando ...

Vamos ver. Espero que a pancada não seja grande!

Carlos Resende Escreveu:
:-o :-o bem antes de mais este topico é altamente vicioso. Kkk isso ficou brutal e se o outro aquario estava brutal este entou vai ficar top. Tiveste ai uma equipa em peras. Era para me oferecer para ter ido ai e tinha adorado mas eu sai todas as sextas a meia noite para a holanda de camiao e tinha de descansar.
Essas tuas instalações ao promenor sao mesmo incríveis e pelo menos eu apreendo bastante.
Continuação de bom projecto e um dia espero ir ai...

Grande abraço
Carlos Resende


Obrigado Carlos ...
São os suspeitos do costume! Aliás uma das coisas que muito me cativa neste hobby são as amizades que se fazem!
De resto não te preocupes. Houve muita gente que quis vir e não pode. Mas sei que estiveram a torcer para que as coisas corressem bem!

Paulo Oliveira Escreveu:
Muito bom amigo Gaspar , e o que eu acho mais incrível é que a Trava não partiu ... essa é que é essa .... By the way, ficou tudo muito bom , ainda ai passei no domingo e vi que estavas de rastos mas não paravas , vale sempre a pena o esforço amigo , já passei por isso e o resultado final ou melhor quando acabamos é uma sensação muito boa de trabalho bem feito ....e esse ficou mesmo muitoooooo Bem feito

Já sabes amigo , quando quiseres mudar para o 1 mt de fundo avisa ...

Abração e muitas TPA :D :D :D :D


LOL! A trava ...
O esforço foi demasiado ... ando enxarcado em comprimidos e mesmo assim cheio de dores!
Mas realmente compensou. Ficou mesmo à maneira!

Mudar para 1m de fundo ... nahhhh só daqui por 10 anos. Não gosto de perder apostas!

Marco Madeira Escreveu:
Parabéns Rui...
grande trabalho e grande relato! Ajuda muito a quem não sabe muito bem por onde começar!
É bola prá frente... isso vai ficar muito bom! ;) :D


Obrigado Marco ... sabes bem que muito do sucesso deste aquário se deve a ti!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/fev/2017, 21:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Amigo

Foi um fim de semana de loucos ;) Está-se mesmo a ver!

Mas valeu a pena... Está feito e está brutal!! :ymapplause: :ymapplause:

Abraço
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 18/fev/2017, 19:53

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Paulo Cunha Escreveu:
Amigo

Foi um fim de semana de loucos ;) Está-se mesmo a ver!

Mas valeu a pena... Está feito e está brutal!! :ymapplause: :ymapplause:

Abraço


Obrigado Paulo ...

Entretanto retornado a casa o cenário é bem agradável ...

Não estava à espera de ver corais a crescer e mantêr côr depois da mudança e com excepção de uns corais caídos (e consequentemente queimados) a juntar a um muito pequeno filme castanho no areão ... Tudo 5 *****

Como finalmente trouxe dos States o BAO (ver nos tópicos para trás) não pude deixar de experimentar .... :x :x :x

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron