Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Solar dos Frades Reef v.2

Solar dos Frades Reef v.2

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 07/jan/2015, 11:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Paulo Oliveira Escreveu:
Muito louco esse layout , Gosto muito ...

está quase a levar agua amigo , ja faltou mais ...

Aquele Abraço


Hugo Figueiredo Escreveu:
Esse layout foi feito com rochas artificiais de resina. Eu cheguei a "converser" com o fabricante chinês e ele até me mandava isso de borla para ver, só tinha de pagar os portes, que mesmo assim seriam muito elevados e por isso parti para os branches. eles têm muitas pedras e muitos formatos, aí nesse layout o Roberto usou apenas 5 tipos se não me engano. Se reparares as 2 elevações são iguais e simétricas, mas com os corais que ele lhe colocou hoje em dia não se vê pontinha de rocha a mostra :-o

Eu não sei porque é que ainda nenhuma loja se meteu a importer estas rochas, que são simplesmente brutais...

P.S.:Até para aquários plantados eles têm troncos excepcionais feitos em resina. Eu ainda devo ter para aqui os catálogos... Muito bom!


Sim só rocha artificial em resina. Depois tem 200l de siporax na SUMP ... :D
Mas eu a fazer isto faço com rocha Pukani. Penso que será tranquilo.

O mesmo layout um ano depois ...
Imagem

André Jorge Silva Escreveu:
Ainda sobre o tema dos azulejos... Acham mesmo a melhor opção? Com movimentações de tantas coisas pesadas não há perigo de partir os azulejos?
As bancadas do Fragário são de azulejo?
Esse maluco do RC pintou com uma tinta qualquer que me parece muito fixe... e assim fica tudo direitinho mesmo...

Abraço.


Movimentação de coisas pesadas?????
Espero que não. Espero mesmo que o monstro depois de acente nunca mais mexa .... :D

E sim, o Fragário usa azulejo.

Sim ele pintou com uma tinta elástica qualquer ... lembro-me de lêr isso. Tenho que ver o que é pois também vou ter bancada.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/jan/2015, 11:45

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Toma só cuidado com os fosfatos que estas rochas mortas podem largar.

http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=2049855

Já podias ter isso no mar da ericeira a curar... :D

Mensagem 08/jan/2015, 11:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Hugo,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Toma só cuidado com os fosfatos que estas rochas mortas podem largar.

http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=2049855

Já podias ter isso no mar da ericeira a curar... :D


Sim, eu sei. Obrigado pelo link.

Vou metê-las depois de as lavar e dar o banho de lexívia e ácido muriático em água com bicarbonato de sódio e depois em água natural. 48h depois meço os fosfatos e logo decido se avanço para o tratamento com LC ou não.

Entretanto os trabalhos ontem prosseguiram e hoje fica pronto.

Imagem

E depois ... mais nenhum update durante duas semanas :(( :(( :(( :((

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/jan/2015, 12:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Hugo,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Toma só cuidado com os fosfatos que estas rochas mortas podem largar.

http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=2049855

Já podias ter isso no mar da ericeira a curar... :D


Sim, eu sei. Obrigado pelo link.

Vou metê-las depois de as lavar e dar o banho de lexívia e ácido muriático em água com bicarbonato de sódio e depois em água natural. 48h depois meço os fosfatos e logo decido se avanço para o tratamento com LC ou não.

Entretanto os trabalhos ontem prosseguiram e hoje fica pronto.

Imagem

E depois ... mais nenhum update durante duas semanas :(( :(( :(( :((

Abraços,
Rui


Nice! Tá com muito bom aspeto. O unico defeito que vejo é isso não ser em minha casa! :p

Já estas a aceitar encomendas para os corais que vais trazer do estrangeiro (veneno) :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: ???!!!

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 08/jan/2015, 17:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade: 35
Localização: Faro
Está a ficar muito bom :)

quem me dera ter espaço para fazer algo assim

força nisso

Mensagem 08/jan/2015, 23:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Paulo Rodrigues Escreveu:
Está a ficar muito bom :)

quem me dera ter espaço para fazer algo assim

força nisso


Percebo-te perfeitamente Paulo. Demorou 16 anos a conseguir isto ...

Entretanto ficou pronto ... Está com bom aspecto. Não perfeito mas com bom aspecto.

Imagem

Imagem

Agora o homem não conseguiu nivelar isto ... fez o melhor que pode.

Imagem

Imagem

Agora a questão é como corrigir este desnível. Opções:

1. Falando com o Carlos Mota (Obrigado pela tua disponibilidade) Roofmate e aguentar o desnível ... Esferovite não aconselhado que se desfaz. A questão é que como tenho as colunas para as tunze de cada lado preciso mesmo que a água esteja nivelada senão arrisco-me a que o sistema não funcione.

2. Nunca tive problemas com esferovite de se desfazer já com os aquários em cima mas também nunca tive um aquário com este peso e não tenho a certeza que o esferovite corrija este desnível.

3. Estive a ver e parece que existe uma resina autonivelante pelo que poderia fazer uma pequena moldura e aplicar no topo da estrutura. Alguém conheçe? Vale a pena?

Para mim preferia a opção 3 para ter aquilo mesmo certinho mas não sei se valerá a pena ou se aguentará o peso ou se será a melhor opção!

Sugestões?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/jan/2015, 23:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite Rui

E esse nível está ok?

Por razões profissionais desta semana, tenho 1 nível de precisão comigo (0.1mm/m de precisão).
Parecido...

Imagem

Sábado podíamos ver isso, se considerares que vale a pena.

(...)

E cortiça?
Tenho lá em casa cortiça em rolo, penso que ~5mm de espessura talvez...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 08/jan/2015, 23:54

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


E cortiça?
Tenho lá em casa cortiça em rolo, penso que ~5mm de espessura talvez...



penso que cortiça será uma boa opção ;)


,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 09/jan/2015, 12:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Paulo Rodrigues Escreveu:
Está a ficar muito bom :)

quem me dera ter espaço para fazer algo assim

força nisso


Percebo-te perfeitamente Paulo. Demorou 16 anos a conseguir isto ...

Entretanto ficou pronto ... Está com bom aspecto. Não perfeito mas com bom aspecto.

Imagem

Imagem

Agora o homem não conseguiu nivelar isto ... fez o melhor que pode.

Imagem

Imagem

Agora a questão é como corrigir este desnível. Opções:

1. Falando com o Carlos Mota (Obrigado pela tua disponibilidade) Roofmate e aguentar o desnível ... Esferovite não aconselhado que se desfaz. A questão é que como tenho as colunas para as tunze de cada lado preciso mesmo que a água esteja nivelada senão arrisco-me a que o sistema não funcione.

2. Nunca tive problemas com esferovite de se desfazer já com os aquários em cima mas também nunca tive um aquário com este peso e não tenho a certeza que o esferovite corrija este desnível.

3. Estive a ver e parece que existe uma resina autonivelante pelo que poderia fazer uma pequena moldura e aplicar no topo da estrutura. Alguém conheçe? Vale a pena?

Para mim preferia a opção 3 para ter aquilo mesmo certinho mas não sei se valerá a pena ou se aguentará o peso ou se será a melhor opção!

Sugestões?

Abraços,
Rui


Bom dia,

Podes usar sem qualquer medo os autonivelantes por exemplo da Kerakoll - http://products.kerakoll.com/catalogo_dett.asp?idp=5348.

Agora na minha modesta opinião e se tiveres "espaço", o melhor é passares num canteiro e pedires 2 ou 3 chapas de mármore a 12 ou 15 mm e colares à bancada e deixares isso nivelado, vai te criar uma bancada lisa e de fácil limpeza, se poderes aumentar a espessura da pedra podes fazer uma única peça, mas aí fica mais caro e vai ser preciso carne para a colocar no sitio.

Outra ideia de idiota, mas de certeza funcional è literalmente colares o aquário à base, ou seja "gasta 5 os 6 cartuchos de silicone e preenches bem por debaixo do aquário de forma a dar um enchimento com mais ou menos de 5mm, se não quiseres colar podes usar entre o silicone e o vidro aquário o floormate ou mesmo um simples filme de pvc para evitar a colagem ao aquário.

Não sei se ajudou ou baralhou, mas é isto que tenho a dizer :).
Editado pela última vez por Tiago Grego em 09/jan/2015, 12:43, num total de 1 vez.

Mensagem 09/jan/2015, 12:38

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Já pensaste em colocar um extractor do fishroom para a garagem, para aproveitares o calor no inverno?

Eu se fosse hoje teria feito... :|

Mensagem 09/jan/2015, 14:36

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Carlos Mota Escreveu:
boas

penso que cortiça será uma boa opção ;)

,


Carlos como é que tu fizeste? Conseguiste nivelar mesmo perfeitamente todas as bancadas ???

TGM Escreveu:
Bom dia,

Podes usar sem qualquer medo os autonivelantes por exemplo da Kerakoll - http://products.kerakoll.com/catalogo_dett.asp?idp=5348.

Agora na minha modesta opinião e se tiveres "espaço", o melhor é passares num canteiro e pedires 2 ou 3 chapas de mármore a 12 ou 15 mm e colares à bancada e deixares isso nivelado, vai te criar uma bancada lisa e de fácil limpeza, se poderes aumentar a espessura da pedra podes fazer uma única peça, mas aí fica mais caro e vai ser preciso carne para a colocar no sitio.

Outra ideia de idiota, mas de certeza funcional è literalmente colares o aquário à base, ou seja "gasta 5 os 6 cartuchos de silicone e preenches bem por debaixo do aquário de forma a dar um enchimento com mais ou menos de 5mm, se não quiseres colar podes usar entre o silicone e o vidro aquário o floormate ou mesmo um simples filme de pvc para evitar a colagem ao aquário.

Não sei se ajudou ou baralhou, mas é isto que tenho a dizer :).


E onde se arranja esse autonivelante?
É que o orçamento que tenho é para 22Kg (minimo vendido) e são 170€ já com 35% de desconto. :(
Sendo que segundo o fornecedor só preciso de 1.4 Kg por m2

Embora tenha percebido a ideia do silicone não percebi a ideia do mármore ...

Outra solução que estou a pensar é fazer mais cimento mas muito mais líquido e nivelar aquilo. Penso que se fôr suficientemente líquido vai servir o propósito. Não?

Hugo Figueiredo Escreveu:
Já pensaste em colocar um extractor do fishroom para a garagem, para aproveitares o calor no inverno?

Eu se fosse hoje teria feito... :|


Não Hugo, Não pensei nem quero pensar. A ideia é mesmo concentrar o calor lá dentro. Como sabes mesmo no pico de verão tinho os aquecedores a funcionar e alguma dificuldade em mantêr a temperatura da água.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/jan/2015, 15:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Se fizeres 1 moldura, tipo caixa à volta da bancada... se fizeres cimento ou gesso aguado... 2ª feira tens isso calibrado
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 09/jan/2015, 16:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:

E onde se arranja esse autonivelante?
É que o orçamento que tenho é para 22Kg (minimo vendido) e são 170€ já com 35% de desconto. :(
Sendo que segundo o fornecedor só preciso de 1.4 Kg por m2

Embora tenha percebido a ideia do silicone não percebi a ideia do mármore ...

Outra solução que estou a pensar é fazer mais cimento mas muito mais líquido e nivelar aquilo. Penso que se for suficientemente líquido vai servir o propósito. Não?


Rui


O auto nivelante arranjas em qualquer boa loja de construção civil, por exemplo Mantovani em loures acho que tem.
Não tem de ser da Kerakoll pode ser da webber, que normalmente o leroy tb tem, ou então da Sika e podes comprar na IRI em benfica numa rua tranversal à do cemitério. O preço deve rondar o 20€ + iva um saco de 25kg.

A pedra mármore é uma simples pedra a fazer de revestimento tipo azulejo, mas como é uma peça grande é mais fácil o nivelamento. Colas com cola de azulejo e nesse momento é que fazes o nivelamento.

Eu não metia só cimento porque vai haver retracção do material e pode haver desligamento ao suporte. Verdade é que depois do aquário assente dificilmente sai do lugar e não vais ter noção nem complicações com o comportamento do material, pelo que poderás considerar como opção.

Cumprimentos,

Mensagem 09/jan/2015, 16:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
TGM Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:

E onde se arranja esse autonivelante?
É que o orçamento que tenho é para 22Kg (minimo vendido) e são 170€ já com 35% de desconto. :(
Sendo que segundo o fornecedor só preciso de 1.4 Kg por m2

Embora tenha percebido a ideia do silicone não percebi a ideia do mármore ...

Outra solução que estou a pensar é fazer mais cimento mas muito mais líquido e nivelar aquilo. Penso que se for suficientemente líquido vai servir o propósito. Não?


Rui


O auto nivelante arranjas em qualquer boa loja de construção civil, por exemplo Mantovani em loures acho que tem.
Não tem de ser da Kerakoll pode ser da webber, que normalmente o leroy tb tem, ou então da Sika e podes comprar na IRI em benfica numa rua tranversal à do cemitério. O preço deve rondar o 20€ + iva um saco de 25kg.

A pedra mármore é uma simples pedra a fazer de revestimento tipo azulejo, mas como é uma peça grande é mais fácil o nivelamento. Colas com cola de azulejo e nesse momento é que fazes o nivelamento.

Eu não metia só cimento porque vai haver retracção do material e pode haver desligamento ao suporte. Verdade é que depois do aquário assente dificilmente sai do lugar e não vais ter noção nem complicações com o comportamento do material, pelo que poderás considerar como opção.

Cumprimentos,


Fiquei sem perceber então qual é a melhor opção?

Parece-me que a resina autonivelante será a melhor. Não? Faço uma moldura que tiro depois de seco.

A Pedra mármore parece-me ser uma solução mais cara.

E se percebi bem o cimento aguado não é a melhor opção. Certo?

Abraço e obrigado pela ajuda.
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/jan/2015, 16:15

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Se fizeres 1 moldura, tipo caixa à volta da bancada... se fizeres cimento ou gesso aguado... 2ª feira tens isso calibrado


Pois,

Essa era a ideia mas se a resina for mesmo assim barata, é uma melhor opção acho eu.

Agora gesso não é de certeza a melhor opção!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/jan/2015, 16:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Fiquei sem perceber então qual é a melhor opção?

Parece-me que a resina autonivelante será a melhor. Não? Faço uma moldura que tiro depois de seco.

A Pedra mármore parece-me ser uma solução mais cara.

E se percebi bem o cimento aguado não é a melhor opção. Certo?

Abraço e obrigado pela ajuda.
Rui


A mais barata vs solução adequada será sem duvida o autonivelante, este é um exemplo do leroy. http://www.leroymerlin.pt/Site/Home.asp ... onivelante

Os autonivelantes estão preparados para seres utilizados com espessuras minimas e capacidades de resistência elevadas, pela mistura de levam essencialmente de resinas.

Se o aquário não ocupar a totalidade da bancada ainda podes revestir o resto com o azulejo.

Mensagem 09/jan/2015, 16:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra

Mensagem 09/jan/2015, 17:29

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

TGM Escreveu:


Obrigado. Já agora qual é o teu nome? Não queres mudar isso no fórum. É que normalmente a malta usa o primeiro e último nome.

A brancada tem 200x80 e o aquário 230x80 ... as caixas das colunas secas são para ficar de fora para poder ligar as tubagens.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/jan/2015, 17:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

TGM Escreveu:


Obrigado. Já agora qual é o teu nome? Não queres mudar isso no fórum. É que normalmente a malta usa o primeiro e último nome.

A brancada tem 200x80 e o aquário 230x80 ... as caixas das colunas secas são para ficar de fora para poder ligar as tubagens.

Abraços,
Rui


Tiago Grego Miguel,

Já tentei mudar mas não acho onde, não será só opção para administradores?

Abraços,

Mensagem 09/jan/2015, 17:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas

TGM Escreveu:

Tiago Grego Miguel,

Já tentei mudar mas não acho onde, não será só opção para administradores?

Abraços,


Vou pedir aos administradores que façam essa alteração então se não te importares.

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron