Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Solar dos Frades Reef v.2

Solar dos Frades Reef v.2

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/set/2016, 12:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

Não posso dizer que vai resultar com certeza absoluta, mas é uma boa hipótese.
Já tive Dollabellas no meu sistema (4), e apesar da maior parte da informação apontar para que consumam preferêncialmente algas cabelo, a experiência que tive é que basicamente consomem todas as algas que lhes sejam disponibilizadas, mesmo as de folha "dura". As rochas com corais recem-importadas traziam sempre uma enorme variedade de macroalgas e em dias estavam limpas. A única excepção será mesmo a bryopsis.

Rui, quanto á origem da alga, pode não ter sido da nossa costa. Bastam alguns esporos na agua de transporte de um coral/peixe, seja o que fôr,via muitas vezes dictyota nas rochas "tropicais", é estranha a forma como se desenvolveu no teu aquário, não é normal, ainda mais sendo uma alga que tentei cultivar no meu anterior refugio e nunca vingou.

Quanto á possibilidade de morrerem os 4 em simultâneo (a pior das hipóteses) , é sempre melhor prevenir, mas num aquário com as dimensões do Rui, não teriam um impacto significativo senão forem todas XL. Se decidires testar a hipotese, coloca 2 e vê se consomem ou não a alga e depois decides em consonância.

Os turbos mexicanos (verdadeiros) já tentaste ?

Mensagem 15/set/2016, 15:02

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Pedro Alves Escreveu:
Ricardo Pinto Escreveu:
Perfeito!
Montar um aquário e passados alguns meses ter um aquário espectacular é fácil (basta ter sorte). Um verdadeiro aquariofilista é aquele que enfrenta as adversidades e consegue dar a volta por cima... Com paciência e perseverança.

E vêem.. Não foi preciso gastar uma fortuna para ter um aquário de sonho? "Bastou" alombar com 5000L em 2 meses. Isso não é para qualquer um.
Parabéns Rui!

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

5000l sem o mar por perto, mesmo comprando o sal mais barato do mercado arranjava 400€ em sal

O € não é tudo mas ajuda :)

Abc e happy reefing


Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Se calhar expliquei-me mal. O que quis dizer é que os problemas resolvem-se com paciência e persistência. Não basta despejar notas para cima de um aquário que ele fica bom. Não disse que não ajudava ter dinheiro ou que não são precisos muitos €s para montar um aquário de recife desta dimensão. Isso é ir um bocado ao lado do que eu disse.

Aliás, o teu aquário Pedro é um bom exemplo de que os problemas resolvem-se com paciência. Tenho acompanhado a evolução do teu aquário e considero-a muito positiva, ainda por cima estando em Évora, dou-te muito mais valor como aquariofilista. E não notei que essa evolução tenha sido possível porque só gastaste muito dinheiro. Posso estar enganado mas a ideia com que fiquei foi que investiste tempo no teu projecto, não foi só dinheiro.

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 15/set/2016, 17:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ola Ricardo,

Concordo contigo, na lista de "pontos chave" para o sucesso deste hobby acho que em primeiro colocaria a Paciencia.

um abraço

Mensagem 16/set/2016, 12:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Gil Miguel Escreveu:
Boas

Não posso dizer que vai resultar com certeza absoluta, mas é uma boa hipótese.
Já tive Dollabellas no meu sistema (4), e apesar da maior parte da informação apontar para que consumam preferêncialmente algas cabelo, a experiência que tive é que basicamente consomem todas as algas que lhes sejam disponibilizadas, mesmo as de folha "dura". As rochas com corais recem-importadas traziam sempre uma enorme variedade de macroalgas e em dias estavam limpas. A única excepção será mesmo a bryopsis.

Rui, quanto á origem da alga, pode não ter sido da nossa costa. Bastam alguns esporos na agua de transporte de um coral/peixe, seja o que fôr,via muitas vezes dictyota nas rochas "tropicais", é estranha a forma como se desenvolveu no teu aquário, não é normal, ainda mais sendo uma alga que tentei cultivar no meu anterior refugio e nunca vingou.

Quanto á possibilidade de morrerem os 4 em simultâneo (a pior das hipóteses) , é sempre melhor prevenir, mas num aquário com as dimensões do Rui, não teriam um impacto significativo senão forem todas XL. Se decidires testar a hipotese, coloca 2 e vê se consomem ou não a alga e depois decides em consonância.

Os turbos mexicanos (verdadeiros) já tentaste ?


Se calhar não me expliquei. A origem da alga não foi com água da nossa costa. Foi numa base de um frag!

O que digo é que já apanhei várias vezes essa alga na nossa costa nas minhas recolhas de água!

Ainda bem que não vingou Gil porque é uma espécie invasora. Tenho lido muito e nalguns recifes a praga está a alastrar-se em porporções alarmantes e a dar cabo de centenas de metros quadrados de recife! Basta procurar no google por dictyota e ver a calamidade!

Turbos mexicanos não tentei ainda.

Mas vamos com calma. a ideia que me está a dar é que a chaeto finalmente está a ganhar a guerra e os peixes estão a começar a comer. Siganus garantidamente e o olivaceus também vai escrafunxando (termo técnico) a rocha!

Parece-me que as folhas mais pequenas eles comem tranquilamente por isso à medida que vou aspirando as maiores a coisa vai correndo melhor.

Continuo entretanto à procura de peixe que coma a alga! Se não encontrar brevemente logo tento as dollabellas!

Obrigado pela sugestão Gil!

Ricardo Pinto Escreveu:
... os problemas resolvem-se com paciência.


ISTO ... e a somar a paciência dos Amigos e Companheiros do Hobby que vão aturando os nossos desabafos e frustrações quando afirmamos de semana a semana ... "Vou desmontar isto tudo"

Pedro Alves Escreveu:
Ola Ricardo,

Concordo contigo, na lista de "pontos chave" para o sucesso deste hobby acho que em primeiro colocaria a Paciencia.

um abraço


ISTO x2 ... É o que eu digo sempre (embora às vezes nem sempre cumpra): As melhores coisas que se pode adicionar a um aquário de recife é aplicar duas vezes por dia de manhã e à noite ... massivas doses de paciência!

E ainda acrescento a frase mítica do nosso amigo Marco Madeira: "é preciso dar tempo ao sistema para responder ..."

Abraços e acima de tudo muito obrigado a todos os que me aturam e me aconselham neste fantástico hobby!
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/nov/2016, 23:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Já há muito tempo que não actualizo este tópico ... mas está na altura ... Muita coisa tem acontecido.

Vamos por partes:
Em três meses diz 7000 litros de TPA e a alga continuava e teimava em não desaparecer. Baldes e baldes de alga.

Estado do aquário


Neste momento estou a fazer uma experiência. Aspirei para não variar um bidon de 100l de água e alga e fechei-o. Está no escuro, sem aquecimento ou circulação à já duas semanas ... O que é que vos posso dizer???? A $%#$&#$ da alga ainda está VIVA !!!!

Entretanto entraram mais uns peixes. Um scarus e um Naso elegans a juntar ao magnificus e o breviostris que já comiam timidamente a alga. Embora todos limpem a rocha e vão comendo a alga a verdadeira estrela é o Naso. Em três semanas limpou a alga quase toda e já praticamente tenho a rocha limpa!



Imagem

Imagem

Para combate às aptaisas entrou um chelmon que está com muito bom aspecto. Dou-lhe ameijoa, pasta para borboletas da D&D e também um produto que eu não conhecia chamado Masstick. come que nem um louco e aptaisas no display nem vê-las!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Todos a comerem masstick do vidro. Os peixes ficam loucos com isto!
Imagem

O chelmon já vem comer do vidro e tudo


Finalmente ao fim de 6 meses de batalha a coisa está a compôr-se.

O resultado de 7.000 litros de TPA? os corais nunca estiveram tão bons ... :D :D :D

Entretanto o frio começa de novo a apertar e com isso 22/23h de aquecedores ligados por dia. Incomportável em termos de energia e factura à EDP. Por esse motivo algumas coisas vão acontecer.

Alteração da SUMP para a poder fechar e reduzir a evaporação. Troquei também os 900W de aquecedores de Eheim/Jagger por 2x 500w de aquecedores em titânio. Aquecem muito mais depressa e a realidade é que de 1.5h que eles estavam ligados agora estão só 40m ... uma redução imediata de 50% o que me parece bem.

Além disso a reformulação da SUMP vai servir para colocação de filterbags. Embora não goste e a longo prazo não queira usar neste momento os peixes ainda deixam muita alga na coluna de água que acaba por ir para a SUMP e entupir a entrada da bomba do escumador.

Imagem

Aqui a troca para T5 também ajudou e muito pois a temperatura ambiente na fish room mantêm-se nos 24 / 24,5º

A seguir será refazer a tubagem de queda e as caixas das tunze. Não funciona como deve de ser e pronto. Vou eliminar os rasgos e substituir por um pente.

Imagem

Entretanto o fragário transformou-se em refúgio e tenho já uma bola de chaetomorpha de 50x40x40cm ... o hepatus que entretanto entrou e saiu (andava a mudar corais de sítio) já quase não se mexe no fragário e para além de o estar a pôr à venda tenho que ver se o passo para a SUMP senão o rapaz não se mexe.

Imagem

Vou alterar também a componente electrica toda. Montar um contador electrónico e rearranjar a parte toda do APEX que estou a adquirir módulos novos e aquilo já está uma salganhada de fios enorme.

Imagem

Imagem

Vou alterar também as Tunze 6095 para uma Neptune WAV que são as bombas da APEX. fazem 15.000l/h em vez dos 9.000l/h e tem muito mais modos que as Tunze. na prática é uma bomba hibrida entre tunze e vortech. Tem a direccionalidade da tunze e os modos todos da vortech. Estou muito curioso para as ver a trabalhar (já vem a caminho)

Outra das alterações foi a tubagem para os componentes de KH, Ca e Mg que estou a usar do triton. Ficou muito mais pipi agora!

Imagem

Imagem

E pronto ... é isto!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/nov/2016, 23:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Idade:
Localização: Cascais
Ola Rui


Ainda bem que já se vê esse aquário a bom porto, já era altura depois de tantos azares. Tenho de ver isso ao vivo que a ultima vez ainda estava vazio...

abraço

MM

Mensagem 08/nov/2016, 10:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Bons dias Rui,

continuas com a luta mas estás a levar as coisas a bom porto - que é o que interessa! Fiquei bastante curioso com essas comidas tipo pasta. Onde é que posso comprar isso, podes pf dizer-me? E (por exemplo) não é uma boa ideia todos os dias qdo as luzes apagam, espetares uma bola dessas pastas no vidro da sump encostado ao retorno para ir a pouco e pouco alimentando os corais?

Muito obrg e boa sorte com essas alterações!
PG

Mensagem 08/nov/2016, 14:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Miguel Malheiro Escreveu:
Ola Rui


Ainda bem que já se vê esse aquário a bom porto, já era altura depois de tantos azares. Tenho de ver isso ao vivo que a ultima vez ainda estava vazio...

abraço

MM


Bora ... tás à espera de quê?

Pedro Gama Escreveu:
Bons dias Rui,

continuas com a luta mas estás a levar as coisas a bom porto - que é o que interessa! Fiquei bastante curioso com essas comidas tipo pasta. Onde é que posso comprar isso, podes pf dizer-me? E (por exemplo) não é uma boa ideia todos os dias qdo as luzes apagam, espetares uma bola dessas pastas no vidro da sump encostado ao retorno para ir a pouco e pouco alimentando os corais?

Muito obrg e boa sorte com essas alterações!
PG


Obrigado Pedro. Sempre me disseram que eu era o gajo mais teimoso que conheciam ... se calhar é uma virtude em aquariofilia :D :D :D

Pasta da D&D e Masstick nos suspeitos do costume: Aquahobby e Fragário do Norte!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/nov/2016, 23:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
:ymapplause: está a ficar muito bom!! Gosto de seguir este teu mega projecto... Sempre com novidades e constante mudança/ evolução. Na verdade, até já andava a estranhar não haver notícias do Solar dos Frades.

ja tens aí umas colonias de coral com um tamanho considerável.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 21/dez/2016, 14:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Então vamos lá a umas novidades que já não posto aqui à muito tempo!

Obras, remodelações, material trocado ... há de tudo por aqui.


Comecei por trocar algum material ...
Imagem

As Tunze de reposição de 9V foram trocadas pelas PMUP da Neptune APEX
Imagem

Imagem

Duas das Tunze 6095 de 9000l/h foram trocadas por duas WAV da Neptune 15000l/h (estou muito contente com estas bombas)
Imagem

Imagem

a 18 de Novembro este era o estado da nação! desculpem a qualidade das fotos e o facto dos vidros não estarem limpos

Imagem

Comprei também um novo viewer que dá para colocar o telefone lá dentro!
Imagem

e estas foram algumas fotos (de qualidade iphone duvidosa) que tirei

desalwii
Imagem

tenuis
Imagem

granulosa
Imagem

spathulata
Imagem

red planet
Imagem

setosa
Imagem

plana e valida
Imagem

red millepora
Imagem

orange digitata
Imagem

Comprei também um adaptador para a Jebao 12.000l/h (retorno) para a ligar ao APEX e substituir o controlador destas bombas e ao mesmo tempo libertar uma tomada no bloco de tomadas APEX
Imagem

Outra compra foi um tablet (30€ na black friday em Londres) para servir de painel de controlo para o APEX Fusion
Imagem

Imagem

extensão de pólipos à noite
Imagem

e a chaeto no refugio (antigo fragário que mudou de funções) a crescer desmesuradamente
Imagem

a 25.Nov.2017

Garf bonsai
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

my precious ... red dragon
Imagem

e isto foi o que retirei de chaeto ... ao fim de 3 meses
Imagem

a moldura que fiz para suportar o tablet com APEX fusion
Imagem

e a board que fiz para montagem do APEX
Imagem

passando disto
Imagem

e disto
Imagem

a isto
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

entretanto mais algumas fotos de corais

spathulata (outra)
Imagem

milka
Imagem

pichoni
Imagem

aculeus
Imagem

setosa
Imagem

esta não sei o que é mas é linda
Imagem

tort (joe)
Imagem

turaki
Imagem

nana
Imagem

a outra tort do Sahin
Imagem

tenuis (esperançoso que seja uma walt disney)
Imagem

shortcake (microclados)
Imagem

e o produto final da arrumação de cabos
Imagem

Imagem

o refugio já sem o balde de sal da TMC cheio de chaeto que retirei
Imagem

e pronto ... é tudo por agora!

Ainda há muita coisa por fazer ... quero refazer a sump, refazer as quedas de água e muito mais que irei postando aqui assim que o tempo o permita!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/dez/2016, 15:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Bom aspecto Rui, parece que é desta que vai!!

Mensagem 21/dez/2016, 15:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Está toop amigo como ja te tinha dito ...

Para mim só falta ai uma coisa , mas conto ir ai breve e lixo te a cabeça .. é a mascara para tapar os fios que saem do APEX ... Quarta feira vais ter tempo de levar na cabeça ... :D :D :D :D


abração e boas peças que ai tens a crescer ....
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 21/dez/2016, 15:54

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Pedro Alves Escreveu:
Bom aspecto Rui, parece que é desta que vai!!


Obrigado Pedro

Paulo Oliveira Escreveu:
Está toop amigo como ja te tinha dito ...

Para mim só falta ai uma coisa , mas conto ir ai breve e lixo te a cabeça .. é a mascara para tapar os fios que saem do APEX ... Quarta feira vais ter tempo de levar na cabeça ... :D :D :D :D


abração e boas peças que ai tens a crescer ....


Tu não tens direito a opinião enquanto não vieres cá !!! :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/dez/2016, 17:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Só me vêem à cabeça duas frases:
QUE CROMO
QUE ESPETÁCULOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Quando for grande quero ser assim. e ter um APEX também :)

Esse tablet de 30€ embutido na parede está qualquer coisa do outro mundo.

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 22/dez/2016, 00:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Da gosto de ver a tua dedicação e as engenhocas que fazes no aquario. Simplesmente brutal. Quando fizeres uma muda se chaetamorpha diz que compro te um bocado. E ja aquario quando vai buscar agua? Preciso de 400 litros e nao tenho bomba nem sitio para ur buscar..

Continuação de bom projecto.

Carlos Resende
Cumpr

Mensagem 22/dez/2016, 00:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Viva Rui

Quem te viu a passar por dificuldades, azares e por vezes desânimo e quem te vê agora só pode ficar contente.
;) :D
Parabéns pela persistência e evolução.

Abraço e que continue e correr pelo melhor
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 31/dez/2016, 15:41

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

André Jorge Silva Escreveu:
Só me vêem à cabeça duas frases:
QUE CROMO
QUE ESPETÁCULOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Quando for grande quero ser assim. e ter um APEX também :)

Esse tablet de 30€ embutido na parede está qualquer coisa do outro mundo.

Abraço.


CROMO EU ????? Nahhhhhh ... só um bocadinho ... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Carlos Resende Escreveu:
Da gosto de ver a tua dedicação e as engenhocas que fazes no aquario. Simplesmente brutal. Quando fizeres uma muda se chaetamorpha diz que compro te um bocado. E ja aquario quando vai buscar agua? Preciso de 400 litros e nao tenho bomba nem sitio para ur buscar..

Continuação de bom projecto.

Carlos Resende
Cumpr


Não precisas de comprar. Passas cá e levas ...

Isso da água é quando quiseres. Vou regularmente ... ainda ontem fui buscar 400l e hoje quero ir buscar mais 400.

Paulo Cunha Escreveu:
Viva Rui

Quem te viu a passar por dificuldades, azares e por vezes desânimo e quem te vê agora só pode ficar contente.
;) :D
Parabéns pela persistência e evolução.

Abraço e que continue e correr pelo melhor


Obrigado Paulo. A quem o dizes ... já passei de quase tudo neste aquário ... falta o quase que vai ser resolvido no inicio de Fevereiro!

Entretanto ... em conversa com pessoal amigo e levando em consideração tudo o que o nosso fotógrafo de serviço (Pedro Torres) diz e também umas dicas do Pedro Gomes e do Paulo Oliveira decidi tirar o pó à minha velhinha Canon 400D e mesmo com a lente que vem com a máquina pûs-me a bater umas chapas.

Todas as fotos a corais foram tiradas em modo e foco manual, ISO800 com a lente 18-55 que vêm com a máquina e depois tratadas no Adobe Lightroom para corrigir a temperatura de côr para os 15000k.

Todas as fotos dos peixes foram tiradas em modo de prioridade à velocidade a 1/160s, ISO 800 com a lente Canon EF 50mm 1.8 II

Estou a curtir imenso embora ainda tenha muito que praticar as primeiras experiências correram muito bem.

30.12.2016
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

31.12.2016
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Espero que gostem ...

Entretanto a minha esposa diz que eu tenho qualquer coisa de obsessivo compulsivo e começo a achar que ela tem razão.

No final de Janeiro, início de Fevereiro este aquário será trocado por outro igual em tamanho resolvendo todos os problemas que já foram descritos em posts anteriores.

Será uma operação rápida. Tirar rocha, esvaziar o aquário, tirar peixes, areão fora ... tirar vidro. Meter vidro novo e voltar a meter tudo dentro do aquário. Não quero demorar mais que 2 ou 3 dias a fazer tudo.

A rocha será colada dentro do actual aquário pois não quero de maneira nenhuma perder este layout e também quero ver se consigo tirar a rocha sem partir nenhum coral!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 31/dez/2016, 18:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Palavras para K, já foi tudo dito eeeessssspppppeeeeetttttaaaacccccuuuuulllllaaaaarrrrr
Também não te livras de uma e já começas a segunda batalha :)

Parabéns















Tapatalk
Imagem

Mensagem 01/jan/2017, 04:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
hahahja .... toop amigo finalmente fotos a condizer com o aquario ...

final de janeiro estamos ai amigo para mudar isso ... ate porque ja sabes que no verao tens que vir ajudar com o 180x180 ....

abração e bom ano amigo ...

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 01/jan/2017, 07:03

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
RUI, tenho andado meio em stand By com os Aquarios por causa do puto, mas tenho acompanhado o fórum sempre que posso é o teu aquário está um espanto.

Finalmente! Custou mas foi!

Muitos parabéns é que 2018 traga mais sucesso ainda. :-bd

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros