Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros o meu 1º Reef

o meu 1º Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 13/mai/2015, 14:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Nuno esqueci-me de dizer também que tenho a agua a 1022 este fim de semana vou fazer uma troca parcial de agua.
Vou por agua a 1030 para tentar subir a densidade para os 1025, 15 litros de agua a 1030 não deve fazer muito em 130 litros a 1022 mas deve subir um pouco.
Abraco

Mensagem 13/mai/2015, 15:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Olá André,
se reparares na tua foto o "âmbar", não te elimina o azul, apenas realça os verdes.

Normalmente utilizamos esse tipo de filtro para aguas tropicais onde existe menos cor azulada.
Para retirar o azul em excesso, por exemplo se estivesse a mergulhar nos açores utilizaria o minus blue, que é mais ou menos rosa escuro.

Tens ainda o magenta (rosa muito escuro, quase encarnado), e o minus green que seria o mais aconselhado para as nossas aguas que são esverdeadas.

Obviamente que o filtro mais correto a utilizar vai de acordo com o espectro dos azuis do aquario de cada um de nós.
Porque a ideia é apenas retirar o azul em excesso e não intervir com as restantes cores. Se bem que se vê por aó muitos sites internacionais que puxam pelas cores do seus corais, seja através de filtros, seja pós edição em Lightroom.

Confirmem que se trata de filtro de gel e não apenas acetato colorido, para não criar distorções opticas.
A Cinemate vendia estes filtro, se não me engano à folha A4 à volta dos 3 ou 4€
Av. Rainha D. Amélia, 12 A
1600-677 Lisboa
Telf. (+351) 21 757 23 57

Vejam por exemplo os filtros utilizados para mergulho com as Gopro.

Como o Nuno está a utilizar as Evergrow, julgo que o mais indicado seria o minus blue.
Mas no mar é mais fácil :), não faz mal nenhum experimentar todos estes tons, um dia que tenha tempo experimento... :)

Abraço

Mensagem 15/mai/2015, 00:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
César Silvério Escreveu:
Olá Nuno,

Eu não tenho experiencia com o Triton, mas se calhar baixaria a dose e iria seguindo de perto.

A adição de mais água natural ao aquário, provavelmente ajuda a normalizar isso, pois a água natural tem normalmente salinidade mais alta, alcalinidade, cálcio e magnésio mais baixos dis que tu tens no aquário, actualmente; mas o melhor é verificares os parâmetros dessa água antes de a usares.

Certifica-te também que a água natural que compras está a ser passada por um filtro de 5/10 microns, para evitar que entrem algas e outras coisas indesejadas no aquário; se não estiver, compra um saco de 5 microns no Fragário e passa-a antes de a deitares no aquário.

Abraço



Olá César,
É o que farei, sei de onde vem a agua, e sei que é filtrada, não sei é como é filtrada, mas parece-me limpinha, mas no entanto, vou comprar sim esse filtro de 5/10 microns. Também vou medi-la antes de a introduzir no aquário.
na terça feira depois do que que aqui dissemos, decidi desligar o Triton até fazer a muda de agua, vou mudar uns 100/150 litros. Preciso de aspirar o areão, e como o quero deixar limpinho, tenho que retirar muita agua. Depois vejo como ficaram os parâmetros e arranco com o Triton novamente mas com uma dose pequena, uns 16ml/24H de cada e ir subindo até acertar.
O Kh estava a subir muito depressa e assim com 3 dias desligados, sempre baixa alguma coisa.
César, mais uma vez agradeço a ajuda.

abraço


Marcoandre Escreveu:
Boas nuno! Quanto ao filtro procura numa papelaria, pede um acetato de cor ambar, amarelado! Eu uso um e gosto do resultado!
Foto tirada com o filtro e telemovel
Cumprimentos


Olá Marco, depois da explicação do Nuno Ribeirinho, vou comprar o "minus blue", mas em todo o caso, fico-te agradecido pelo facto de tentares ajudar, e quem sabe, experimentas também, pode ser que gostes
abraço

Diogo Lopes Escreveu:
Nuno desculpa so responder agora mas o tópico tinha mudado de sitio e eu não o encontrava.
Nuno eu pensei em por uns eremitas e um turbo ou mesmo isso da salaria, mas eu so tenho o aquario a funcionar a 2 semanas e so tenho uma rocha viva.
Eles sobrevivem?
O que comem?
Eu tenho a luz ligada 6 horas por dia.
Abraco


Olá Diogo, eu ainda não percebo nada disto e tu só me fazes perguntas difíceis :))
eu só comecei a ligar as luzes depois de 2 semanas, e na 3 semana, já tinha alguma alga castanha e verde, foi quando introduzi a equipa de limpeza. Agora, não vou aconselhar-te a por uma salaria sem ter certeza que o podes fazer. Talvez optava por uma ampola de bactérias, que te vai ajudar e a equipa de limpeza. Já fizeste alguma medição ao Nh4, No2 e No3?

abraço

Mensagem 16/mai/2015, 02:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boa noite amigos,
mais uma medição antes de fazer a TPA amanhã.


NH4=0
NO3=0
NO2=0
PH = 8.3
Ca = 425
KH = 8.9
Mg = 1170/1200 (valor 0,21ml, salifert)
PO4=0.00 (deu-me este valor, em 3 medições, ambos com os 3 minutos, Hanna)
Salinidade=1024
Temperatura=25.7 Cº

Concluo que os meus consumos ainda são muito baixos e que fiz bem desligar o Triton. Hoje comprei uma pequena rocha viva, cheia de coralina, escura, bem carregada, para ver se dá o arranque ao meu aquário...
nesta TPA (manutenção) pretendo:
subir salinidade para os 1025/26;
limpar o areão;
limpar bombas de circulação; (cheias de filamentos das algas que se iam soltando);
fazer uma pequena limpeza na sump;
instalar uma pequena bomba 400l/hora (máximo) no compartimento da Rocha;
Se tiver tempo, fazer um DIY com o controlador de temperatura digital, instalar uma ventoinha e um termostato, a funcionar automático. Estou a ter dificuldade nos dias de calor, que a temperatura da sala se mantenha estável e que não passe dos 26Cº.
Já agora, estou a ponderar se não punha outra salaria, adoro-as.. A minha (Salaria fasciatus) não para de comer... já tem uma pança maior que a minha :))

abraço
Editado pela última vez por Nuno Lima em 17/mai/2015, 00:19, num total de 1 vez.

Mensagem 16/mai/2015, 05:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva Nuno,
Tirando alguns pormenores que pretendes corrigir, parecem bem os parâmetros, claro que nesta altura estar a dosear triton sem grandes consumos é complicado, e é por situações como esta que muitos defendem que só mais para a frente se pode dosear alguma coisa. Eu pessoalmente faria e fiz como estas a fazer, a procurar ir estabilizando os valores.

De resto está tudo com bom aspecto tal como te tenho dito :-)
Quanto á salaria, é muito interessante, gira e activa. É um bom reforço colocar uma companhia, no entanto algo para remexer o areão também é importante .

Boa Sorte :-)

Grande Abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 16/mai/2015, 18:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Nuno,

2 salarias nesse aquário? Fazes mal.

Com O PO4 e o NO3 a zero, é provavel que em breve apareçam alguns cianos; carrega um pouco mais na comida.

A alga coralina costuma aparecer mais em força em aquários em que o Kh está alto, com o Kh perto dos valores da água natural (como eu penso que deve estar), normalmente a alga coralina existe de forma mais moderada; o pessoal gosta muito da alga coralina (e eu também acho bonito), mas esquece-se que ela tapa os poros da rocha, inviabilizando que a rocha exerça a suas funções principais no aquário (filtração/desnitrificação)

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/mai/2015, 23:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Boa noite, Nuno hoje fui a praia aproveitei levei um garrafão de 5 litros. A tarde fui as rochas andei mais ou menos 50 metros da areia e tirei agua perto das rochas. Nessas rochas estavam umas poças de agua com algas, coralinas, búzios, ameijoas e de repente vejo um peixe pequeno la.
Fui ver o que era, parecia-me um caboz.
Conseguimos apanhar e meti dentro do garrafão com agua natural. E aproveitei e trouxe uma lapa.
E meti dentro do aquario com um eremita.
Pensei que ele não ia sobreviver pelo nível de sal e temperatura.
Já passou umas horas e ele sobreviveu e anda bem de um sitio para o outro e pica as algas castanhas na rocha morta e a lapa pus na rocha viva e ela mudou de sitio.
Ainda não fiz testes a agua.
So não sei e se ele se da bem com os peixes que eu quero.
Abraco

Mensagem 17/mai/2015, 00:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Diogo,
Não tenho nenhuma experiencia que consiga opinar quanto ao caboz e à Lapa.
Pelo que leio, à pessoal que apanha eremitas, turbos e nassarius na nossa costa... Mas tenta por na pesquisa do fórum, por caboz ou eremitas, ou algo assim, para que te leve a esses comentários e assim avalias o que fizeste.
Sei que o caboz é um peixe resistente, consegue sobreviver nas poças por varias horas com temperaturas altas.

abraço

Mensagem 17/mai/2015, 02:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
César Silvério Escreveu:
Nuno,

2 salarias nesse aquário? Fazes mal.

Com O PO4 e o NO3 a zero, é provavel que em breve apareçam alguns cianos; carrega um pouco mais na comida.

A alga coralina costuma aparecer mais em força em aquários em que o Kh está alto, com o Kh perto dos valores da água natural (como eu penso que deve estar), normalmente a alga coralina existe de forma mais moderada; o pessoal gosta muito da alga coralina (e eu também acho bonito), mas esquece-se que ela tapa os poros da rocha, inviabilizando que a rocha exerça a suas funções principais no aquário (filtração/desnitrificação)

Abraço



Olá César,
porque dizes que faço mal ter 2 salarias no aquário?
Brigão por território?
Eu lancei essa possibilidade porque adoro a que tenho, é muito divertida e pelo que já li elas gostam também de cianos, mas ainda não tenho nada.
No Liveaquaria, pelo que entendi, (meu Inglês é péssimo), que podem coabitar duas, no mesmo aquário, sendo um casal.
Agora, não encontro referencia sobre o seu dimorfismo sexual... Queria mesmo ter outra.
Quanto à coralina, sim, o meu objetivo é ter os parâmetros iguais ou muito próximos dos paramentos da agua natural, tal como me aconselhaste na mensagem anterior. Comprei a pequena rocha viva, só para impulsionar o aparecimento da mesma, é que vindo de uma forma natural, esperaria alguns meses, acho eu.
Hoje já não fiz a limpeza ao aqurio, a agua que fui buscar só chegou à loja eram 19h, mete-se jantar e depois o corpo já pede descanso... Agora com ela aqui, amanhã (domingo) é certinho... As medições da agua, o Sr. Miguel, dono da loja, fez as medições e deu valores muito bons, muito parecidos aos meus, alterando só o Kh que estava a 8 e a salinidade que estava a 1.026, PO4 também a zeros.

abraço e obrigado

Mensagem 17/mai/2015, 02:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Diogo Lopes Escreveu:
...de repente vejo um peixe pequeno la.
Fui ver o que era, parecia-me um caboz.
Conseguimos apanhar e meti dentro do garrafão com agua natural. E aproveitei e trouxe uma lapa.
E meti dentro do aquario com um eremita.
Pensei que ele não ia sobreviver pelo nível de sal e temperatura.
Já passou umas horas e ele sobreviveu e anda bem de um sitio para o outro e pica as algas castanhas na rocha morta e a

Boas Diogo
Foi um erro trazer o peixe para casa. Se não tiveres um aquário com peixes da nossa costa em que a temperatura da água ronde os 17Cº, esse peixe vai morrer em 3/4 dias.
Se a temperatura da água se mantiver a superior a 20Cº, o metabolismo do peixe vai aumentar muito e vai morrer de fome. O facto de ele picar nas algas pode ser já um sinal do que está para acontecer.

Estes peixes são resistentes pois passam em poças várias horas em que a temperatura pode subir acima de 20 Cº e depois levam com água a 17Cº ou menos, mas isso não quer dizer possam estar nos nosso aquários.
Não devias trazer nenhum animal sem saber se o podias ter em casa.Na minha opinião devias devolver o mais rápido possível

Eu também gosto muito de girafas, mas vivo num apartamento que só tem 2,5 Mt de altura... ;)

Nuno, desculpa o off topic.
Abraços

Mensagem 17/mai/2015, 17:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Nuno,

Penso que dificilmente vais conseguir paz entre duas salarias nesse aquário e só por acaso conseguirás fazer um casal dessa maneira (sem serem compradas como casal já formado); penso que nã é de arriscar, pois há muitos peixes com interesse para colocares e com muito menos risco.

Abraço e vai baixando o Kh e subindo a salinidade devagarinho.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 18/mai/2015, 01:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
César Silvério Escreveu:
Nuno,

Penso que dificilmente vais conseguir paz entre duas salarias nesse aquário e só por acaso conseguirás fazer um casal dessa maneira (sem serem compradas como casal já formado); penso que nã é de arriscar, pois há muitos peixes com interesse para colocares e com muito menos risco.

Abraço e vai baixando o Kh e subindo a salinidade devagarinho.


Olá César,
Desde já muito obrigado, pelas preciosas orientações que me tens dado.
Hoje, fiz a limpeza do areão, que ficou branquinho, limpei bombas de circulação e fiz muda de 150l.
A única medição que fiz, foi ver a salinidade, ficou com 1.025, amanhã já vejo com que parâmetros fiquei e tentar arrancar com o Triton lentamente.
Quanto à salaria, está fora de questão. depois de me dizeres que fazia mal ter duas, calculei logo que geraria briga... O que eu quero é exatamente o oposto, um aquário harmonioso.
Gosto muito desta classe, dos góbios, Gobiidae.

abraço
Editado pela última vez por Nuno Lima em 20/mai/2015, 17:32, num total de 1 vez.

Mensagem 19/mai/2015, 00:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boa noite amigos,
Já é um pouco tarde para mim, mas não quero deixar de colocar os parâmetros que medi hoje,

NH4=0
NO3=0
NO2=0
PH = 8.3
Ca = 430
KH = 8.6
Mg = 1305 (valor 0,13ml, salifert)
PO4=0.00 (deu-me este valor, em 3 medições, ambos com os 3 minutos, Hanna)
Salinidade=1.0255
Temperatura=25.7 Cº


umas fotos com os azuis reduzidos, até conseguir comprar o filtro de gel.
Peço desculpa pela qualidade.
abraço.

Imagem 4649
Imagem 4651
Imagem 4650
Imagem 4652

Mensagem 19/mai/2015, 01:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva Nuno!
Os parâmetros parecem-me bem.
É tudo com bom aspecto:-)
Tenho de dar aí um salto!

Abraço e bom descanso
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 20/mai/2015, 15:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Boa tarde, Nuno o peixe ainda esta vivo, eu dou comer a ele e ao eremita.
Também já sabia de algumas pessoas apanharem eremitas mas e muito difícil so da para os apanhar quem faz mergulho.
Eu acho que tenho a agua boa porque ele e um peixe que vem do mar.
A agua do mar esta com mais sal e diferenca de temperatura.
Eu já pus agua do mar e mais agua ainda não fiz nenhuma troca parcial de agua mas o nível de salinidade continua nos 1022.
A lapa escondeu-se na rocha viva.
O eremita ontem dei de comer caiu na rocha e ele foi la comer.
O peixe ainda não o vi comer.
So o vejo a picar as rochas.
Eu quero por no aquario dois peixes palhaço, um hepatus e dois citrinus.
Abraco

Mensagem 21/mai/2015, 00:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boa noite amigos,

Já é tarde, mas deixo aqui as evoluções de hoje, mudei as bombas de circulação, pu-las em linha, mesmo por baixo do pente. Isto porque a água ao circular mantinha os sedimentos por muito tempo sem que conseguisse ir para a sump.

Entrou um amigo para o aquario. Um acanthurus tennenti, que mais parece uma valenciana. Esta sempre a comer algas do areão. Que maravilha de peixe...
Deixo uma foto.
Imagem

Imagem

Imagem

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 22/mai/2015, 23:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boa noite amigos,

Hoje foi mais um dia de analise à água, acho que estou quase com o doseamento, 12ml/24h. o KH baixou lentamente e o Mg também, portanto, vou deixar este doseamento até conseguir que o KH esteja a 7.7/8 e depois dou mais 2 ou 3ml/dia para ver se consigo manter.
Fez muito bem a muda de 150l que fiz no fim de semana passado, regulou-me como viram na medição anterior, alguns parâmetros, daqui a 4 dias volto a medir e ver se realmente corresponde o doseamento.

NH4=0
NO3=0
NO2=0
PH = 8.3
Ca = 425
KH = 8.3
Mg = 1230
PO4=0.00 (deu-me este valor, em 3 medições, ambos com os 3 minutos, Hanna)
Salinidade=1025
Temperatura=25.4 Cº

Quanto ao Tennenti, anda um pouco agressivo, uma das Magnificas (a que penso ser a femea), anda escondida por baixo das rochas, com medo dele... mas o bom é que algas castanhas e verdes sumiram em 2 dias, areão, rochas, bases dos corais... limpa tudo, que comilão! :D
Que grande trabalhador...
Outra coisa engraçada é que ele fica muito escuro (penso que seja no seu estado agressivo), e tenta atacar o seu reflexo... tira a areia até que fica só o vidro do fundo que reflete a sua imagem...

abraço e bom fim de semana.

Mensagem 22/mai/2015, 23:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva Nuno,
os valores estão bem,
Depois coloca as fotos do aqua depois da limpeza aí do profissional.
Lindo exemplar :D :D
Agora só tens de subir os fosfatos para ele poder ter algas !! :))

Mas ataca mesmo as pequenas?

Grande abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 23/mai/2015, 19:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Carlos ;)
Ainda não o vi a atacar nem ás Magnificas nem ao Evides, mas como sabes, não estou em casa o dia todo, mas algo se passa, pois ela (fêmea Magnifica) não saí debaixo da rocha nem para comer... Ele só fica com cores claras, quando me aproximo do Aquário... O tempo que não anda a penicar, passa-lo a atacar o seu reflexo. Mas penso que ainda esteja a se adaptar, e noto claramente que sente a falta do grupo de peixes que tinha (tens que trazer os amigos dele, pouco a pouco, para passar aqui o dia ;) ). Com o tempo vai lá... :D

grande abraço Carlos

Mensagem 23/mai/2015, 19:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Compreendo, coitado, também foi uma mudança complicada, tinha os amigos deles é agora sente-se muito sozinho :-)
Tenho de levar aí o fox para ficar uns dias a fazer companhia antes de ir para o Miguel :)) o problema é voltar apanhar!

De resto espero que o estejas a alimentar bem agora que acabou o stock de algas !! Ahah :))

Deixa ver se a magnífica se adapta á companhia, caso contrário ela pode vir cá passar uns dias !!

Grande abraço e bom sábado
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron