Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros o meu 1º Reef

o meu 1º Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 14/jun/2015, 16:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
NO3 a 2
e
PO4 a 0.03

Está muito bom. Mantêm assim que os corais gostam!
Abraços,
Rui


[
Carlos Amorim Escreveu:
Viva Nuno,
Concordo com a experiência do Rui, gostam imenso !!
Força !!

Abc


Obrigado Rui Gaspar e Obrigado Carlos
o meu problema é saber como manter estes valores, ou melhor, o que provocou o aparecimento desses valores, será a mão pesada na alimentação? ou será muita matéria orgânica depositada no areão?

já agora aproveito para lançar mais uma das minhas duvidas, que é sobre a Seriatopora Hystrix a tal "rosa". A minha está castanha, vejo crescimento, mas nunca a vi rosa, pensando eu que a minha era de variante castanha até ler que não há essa variante, que ela está castanha por falta de Luz e de nutrientes....será isto verdade ou meia verdade?

braço e bom Domingo

Mensagem 15/jun/2015, 11:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Bom dia, acho que descobri o que são as bolhas de 1 mm neste site.
Eu não adicionei nenhum produto mas no próximo fim de semana eu vou fazer novos testes.
Obrigado.
Abraco

http://homeaquaria.com/saltwater-algae- ... ate-guide/

Mensagem 15/jun/2015, 18:08

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas

Diogo, aconselho-te a colocares os teus posts no teu tópico para te poderemos ajudar com o historial e não confundir o tópico do Nuno.


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/jun/2015, 18:10

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Relativamente ao Nuno ... Reforça a equipa de limpeza e deixa lá o areao em paz ...

De certeza que isso deverá ser alimentação. Agora o truque é o balanceamento entre o que tiras e o que pões para manter esses valores. O equilíbrio é delicado.

Abraço e boa sorte


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/jun/2015, 19:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Muito obrigado Rui, vou estar atento com esses valores, tenho mesmo que os manter, para o bem estar dos corais.

Outra coisa, descobri isto a passear na rocha, não sei o que é, desconfio que não seja prejudicial pois não vejo nada nos corais, estão de boa saúde.
Mas pelo sim pelo não deixo fotos para que alguém caso consiga reconhecer o que seja me indique.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bem haja,
Abraço

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 16/jun/2015, 10:09

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Nuno...
parece uma stomatella... verifica no google e vê lá se confere com o que vês.

Mensagem 16/jun/2015, 18:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Marco Madeira Escreveu:
Olá Nuno...
parece uma stomatella... verifica no google e vê lá se confere com o que vês.


Olá Marco
Muito obrigado pela ajuda, é exatamente uma stomatella.
Pelo que sei, é benéfica e vou a manter.

:-bd

Mensagem 24/jun/2015, 01:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boa noite amigos,
hoje foi dia de testes e acho que pus o pé na argola...
Estou com bastantes nitratos e fosfatos. Penso ter abusado na comida ou então é da agua das TPA´s, amanhã já meço para saber onde está a fonte.
há uns dias começou-me aparecer cianobactérias que penso ter haver com os nitratos que tenho.

passo a presentar os testes

NH4=0
NO3=entre 10 a 25 (não consigo distinguir bem)
NO2=0
PH = 8.6
Ca = 430
KH = 8.3/8.6
Mg = 1290
PO4=0.12 dá este valor, na primeira medição, na segunda e terceira, deu 0,11 todos com os 3 minutos, Hanna
Salinidade=1.026
Temperatura=25.1Cº

amanhã vou medir a agua das TPA´s e caso dê negativo, faço uma TPA de 60 litros. Iniciei hoje Biopellets All-in-one com um movimento bastante lento para inicio.
Por agora é tudo, amanhã se ouver novidades cá voltarei :)

abraço e bom S. João

Mensagem 24/jun/2015, 18:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá amigo,
Depois de rever alguns tópicos sobre Dinoflagelados, Diatomáceas e Cianos, e a dificuldade que há em saber distingui-los, principalmente para os mais inexperientes, claro... fiquei na duvida se o que me apareceu será mesmo cianos.
Por isso, coloco umas fotos de como tenho a coisa, para que alguém mais experiente consiga dar-me alguma certeza e orientação.

Geral do Aquário
Imagem 4875

ilha do lado direito
Imagem 4876

ilha do lado esquerdo, ponta de um dos pratos
Imagem 4877

ilha do lado esquerdo, cimo
Imagem 4878


abraço
Editado pela última vez por Nuno Lima em 26/jun/2015, 00:38, num total de 1 vez.

Mensagem 24/jun/2015, 19:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Nuno Lima Escreveu:
Olá amigo,
Depois de rever alguns tópicos sobre Dinoflagelados, Diatomáceas e Cianos, e a dificuldade que há em saber distingui-los, principalmente para os mais inexperientes, claro... fiquei na duvida se o que me apareceu será mesmo dinos.
Por isso, coloco umas fotos de como tenho a coisa, para que alguém mais experiente consiga dar-me alguma certeza e orientação.

Geral do Aquário
Imagem 4875

ilha do lado direito
Imagem 4876

ilha do lado esquerdo, ponta de um dos pratos
Imagem 4877

ilha do lado esquerdo, cimo
Imagem 4878


abraço


Não acabes como o nosso Amigo Pedro Alves...

Sei que há um membro que distingue em esfregando a alga nos dedos, se sair tipo filme é um tipo, se for tipo nuvem/pó é outro tipo. Sei que não é muito util mas podes fazer já o teste e postar o resultado. Possa ser que o User em questão te identifique logo o que é.

Mensagem 24/jun/2015, 20:57

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Parecem cianos
Os dinoflagelagos são castanhos esverdeados e se os esfregares nos dedos desfazem-se em pó que parece ferrugem


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/jun/2015, 20:58

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Isso é muito novo ainda. Vai aspirando a rocha e mantendo as tpa que isso desaparece.

Da tempo ao aquário de estabilizar


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/jun/2015, 21:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Vitor Pedroso Escreveu:
Não acabes como o nosso Amigo Pedro Alves...


Olá Vitor,
Tenho dado o meu melhor por este reef, mas é inevitável alguns erros, estou consciente disso, espero (com a ajuda do fórum) saber estar à altura para os superar...
Quanto ao amigo Pedro Alves, pelo que li, está um pouco desmoralizado pelos sucessivos acontecimentos, mas vai dar a volta, está determinado a não desistir.
O pior da aquariofilia é não partilharmos tudo com a pessoa que temos ao lado... Mas penso eu que quanto a isso devo estar descansado, pois a minha mulher gosta de participar em algumas tarefas e isso mostra-me gosto e querer também o aquário.



Vitor Pedroso Escreveu:
Sei que há um membro que distingue em esfregando a alga nos dedos, se sair tipo filme é um tipo, se for tipo nuvem/pó é outro tipo. Sei que não é muito util mas podes fazer já o teste e postar o resultado. Possa ser que o User em questão te identifique logo o que é.


Poderia faze-lo mas recuso-me a meter as mãos no aquário, o meu trabalho obriga-me a estar constantemente com óleos e produtos químicos nas mãos, e que mesmo bem lavadas as deixa encardidas... quando o faço será mesmo por ultimo recurso e tenho que as lavar com lixivia primeiro.
Também espero que o Rui Gaspar ou outro user, consiga pelas fotos me dar uma certeza, pois vou esperar mais uns dias, visto que o que tenho ainda não é nenhuma aflição.

abraço e obrigado pela tua participação
:-bd

Mensagem 24/jun/2015, 22:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Eu que sou mestre em tragédias e pragas digo que são cyanos, mas espera pelos mais experientes.

Nuno Lima Escreveu:
Vitor Pedroso Escreveu:
Não acabes como o nosso Amigo Pedro Alves...


Olá Vitor,
Tenho dado o meu melhor por este reef, mas é inevitável alguns erros, estou consciente disso, espero (com a ajuda do fórum) saber estar à altura para os superar...
Quanto ao amigo Pedro Alves, pelo que li, está um pouco desmoralizado pelos sucessivos acontecimentos, mas vai dar a volta, está determinado a não desistir.
O pior da aquariofilia é não partilharmos tudo com a pessoa que temos ao lado... Mas penso eu que quanto a isso devo estar descansado, pois a minha mulher gosta de participar em algumas tarefas e isso mostra-me gosto e querer também o aquário.



Vitor Pedroso Escreveu:
Sei que há um membro que distingue em esfregando a alga nos dedos, se sair tipo filme é um tipo, se for tipo nuvem/pó é outro tipo. Sei que não é muito util mas podes fazer já o teste e postar o resultado. Possa ser que o User em questão te identifique logo o que é.


Poderia faze-lo mas recuso-me a meter as mãos no aquário, o meu trabalho obriga-me a estar constantemente com óleos e produtos químicos nas mãos, e que mesmo bem lavadas as deixa encardidas... quando o faço será mesmo por ultimo recurso e tenho que as lavar com lixivia primeiro.
Também espero que o Rui Gaspar ou outro user, consiga pelas fotos me dar uma certeza, pois vou esperar mais uns dias, visto que o que tenho ainda não é nenhuma aflição.

abraço e obrigado pela tua participação
:-bd



Para que é que caimos? Para aprender-mos a nos levantar!!!

abraço

Mensagem 24/jun/2015, 22:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Parecem cianos
Os dinoflagelagos são castanhos esverdeados e se os esfregares nos dedos desfazem-se em pó que parece ferrugem



Obrigado Rui mais uma vez.
Eu calculei que fosse cianos, estou com os nitratos e fosfatos altos, propicio para elas...
Já arranquei com o reator de peletes e cortei na ração.
Agora só falta ter a certeza se esses valores não vinham na agua das TPA´s, era para medir mas não tive tempo.

abraço

Mensagem 05/jul/2015, 13:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Amigos,
no passado 24 de Junho, começaram a aparecer umas manchas vermelhas escuras, em alguns locais nas rochas. Depois de algumas opiniões, estava convencido serem Cianobactérias.
Essas manchas começaram a ficar maiores e a criarem umas bolhas de oxigénio, que são libertadas no período noturno.
Comprei cyanoclean da korallen zucht e hoje é o segundo dia de tratamento. Porem, essas manchas começaram a ficar filamentosas, o que me chamou a atenção, que cianobactérias não podem ser...
Será Cianofícias? Vou deixar um pequeno vídeo para ser melhor identificado, pois queria a vossa ajuda.
Caso se confirme serem Cianofícias, o cyanoclean será também eficaz?
Caso não chegue a algo concreto, iniciarei o tal chamado de apagão, por 3 ou 4 dias, e ver o que acontece... só espero que peixes e corais não sofram muito...


Mensagem 05/jul/2015, 23:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá amigos,
Hoje foi dia de testes e também o segundo dia de tratamento com o Cianoclean e já posso constatar que as cianos estão a desaparecer. Vejam na fotos acabadas de tirar. Ainda pensei iniciar o apagão mas visto que estão a desaparecer, vou manter assim e ver se elas vão de vez

Imagem

Imagem

Imagem

os testes:

NH4: 0
NO3: 2
NO2: 0
PH : 8.3
CA : 435
KH : 8.45 (0,45ml)
MG : 1290
PO4: 0
salinidade: 1.0255
Temperatura: 25.3c°

Abraço


Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 08/jul/2015, 22:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
Esse PO4 a 0 está mesmo bom para essas algas...


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 08/jul/2015, 23:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Carlos Assunção Escreveu:
Esse PO4 a 0 está mesmo bom para essas algas...


Olá Carlos,
Acredito, mas ainda não domino a arte de saber manter os fosfatos e nitratos ao mínimo :)
mas aos poucos vou lá

abraço e obrigado pela tua participação :)

Mensagem 09/jul/2015, 01:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Amig para mim no3 nesses valores está bom... Eu por exemplo que nao sou exemplo para ninguem tenho a 5 :) :) agora convem é subires o po4...

Aquele abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron