Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros o meu 1º Reef

o meu 1º Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 16/set/2015, 22:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Oi Nuno,

Como está o aquário? Novidades!?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 18/Oct/2015, 15:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Hélder,
Obrigado pelo interesse.
Isto já teve melhores dias... Mas com calma vou lá.
Pouco a pouco, lendo e perguntando a coisa endireita.
Tive montes de perdas em corais, fiquei reduzido a 6 ou 7 corais (frags)... morriam simplesmente, uns de um dia para o outro, outros em 3 dias... Os valores da agua sempre bem. Equacionei varias possibilidades, uma delas em desistir por uns tempos, ou fazer uma reinicio.
Até hoje estou sem saber a causa de tantos corais mortos. A alga castanha que apresentei nas fotos, acabou por desaparecer e a coralina a povoar as rochas.
Há coisa de 3 ou 4 dias, descobri que tinha uma povoação enorme de planárias, penso que não sejam as mais agressivas, são minúsculas, coisa de 4 a 5 milímetros.
Coloquei alguns predadores naturais, six line, crysus e um mandarim.
Ontem removi grande parte do areão, e para o fim de semana que vem, tiro o resto. Tenho feito mudas de agua, mas não vejo alterações.
Recebi a visita do Sr. Miguel da loja aqui de Braga Bicharada, que me disse que tinha falta de luz, estou neste momento a subir os brancos, porque os azuis estão quase no máximo. Foi o Sr. Miguel que descobriu as planárias, pois sempre pensei que fosse crias de nasarios, porque tenho muitos. Ainda não vi planarias nos corais.. só nos vidros, são brancas/cinzentas.
Vamos que vamos...
Comprei o Flat worms exit da Salifert mas ainda não vou fazer o tratamento, vou esperar e ver no que dá, aumentando a luz. Quanto aos peixes, camarões e hermitas, estão lindissimos, o meu tennenti está enorme, acho que o meu aquário já está pequeno para ele...

quando poder coloco fotos.
abraço e + mais 1 vez obrigado

editei para colocar fotos

Imagem 5416
Imagem 5415
Imagem 5414

Mensagem 18/Oct/2015, 18:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
As ditas cujas:

Planarias, penso que estas não sejam tão agressivas, alguém pode confirmar?
ainda não vi maiores que estas, só as vejo nos vidros e com uns milímetros.

Imagem 5417
Imagem 5418
Imagem 5419
Imagem 5420

Mensagem 18/Oct/2015, 20:22

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas Nuno,
Tem calma que isso vai la. Vai aspirando as planarias que encontrares nos vidros e areao que torna se mais facil.
Quando quiseres casa nova para o teu tennenti diz...
Nunca mas nunca desistas, porque so forcando a passar por cima dos problemas é que evoluimos.
De resto gostei do teu layout.
Abraco


Sent from my m1 note using Tapatalk

Mensagem 18/Oct/2015, 21:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Para te livrares de planárias compra um Pseudocheilinus hexataenia (wrasse six line). Estes animais e outros desta família alimentam-se delas.

Mensagem 18/Oct/2015, 22:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Nuno Moreira Escreveu:
Boas Nuno,
Tem calma que isso vai la. Vai aspirando as planarias que encontrares nos vidros e areao que torna se mais facil.
Quando quiseres casa nova para o teu tennenti diz...
Nunca mas nunca desistas, porque so forcando a passar por cima dos problemas é que evoluimos.
De resto gostei do teu layout.
Abraco


Sent from my m1 note using Tapatalk


Olá Nuno,
obrigado pelos concelhos ;)
podes ver pelo historial do aquário que nunca tive qualquer predador... eu sempre passei os corais pelo Coral protect, mas basta passar uma ou duas planarias, para me ter acontecido isto... mas já tenho 3 peixes predadores, e vejo-os sempre de barriga cheia, vamos ver como a coisa corre...
Quanto ao Tennenti, está enorme, pelo liveaquaria.com, cresce até 10" que dá +/- 25cm, creio que o meu está la perto :)
Não vou esquecer do teu interesse Nuno.
Abraço e obrigado

Filipe Valente Escreveu:
Para te livrares de planárias compra um Pseudocheilinus hexataenia (wrasse six line). Estes animais e outros desta família alimentam-se delas.


Olá Filipe,
obrigado ;)
Já tratei de por 3 prepadores, wrasse six line, wrasse chrysus e um mandarim.


abraço

Mensagem 18/Oct/2015, 23:53

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
O problema do coral protect e outros como o coral rx è que nao matam os ovos...por isso qd sao frags convem esfregar a rocha com uma escova de dentes por exemplo.
Abraco

Sent from my m1 note using Tapatalk

Mensagem 19/Oct/2015, 00:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Idade: 52
Localização: Azeitão
Nuno Lima Escreveu:
Nuno Moreira Escreveu:
Boas Nuno,

Já tratei de por 3 prepadores, wrasse six line, wrasse chrysus e um mandarim.


abraço


O six line com o mandarim pode vir a dar problema... para o lado do mandarim. O six line é um peixe muito activo e pode comer os copépodes e restante comida antes que o mandarim consiga chegar a eles.
Espero que tenhas comprado o mandarim já para o gordinho pois é um peixe que se não tiver uma fonte constante de comida ( com um refúgio por exemplo ) pode morrer à fome.

Boa sorte.
António
Imagem

Mensagem 19/Oct/2015, 00:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
António Paes Escreveu:
Nuno Lima Escreveu:
Nuno Moreira Escreveu:
Boas Nuno,

Já tratei de por 3 prepadores, wrasse six line, wrasse chrysus e um mandarim.


abraço


O six line com o mandarim pode vir a dar problema... para o lado do mandarim. O six line é um peixe muito activo e pode comer os copépodes e restante comida antes que o mandarim consiga chegar a eles.
Espero que tenhas comprado o mandarim já para o gordinho pois é um peixe que se não tiver uma fonte constante de comida ( com um refúgio por exemplo ) pode morrer à fome.

Boa sorte.
António



Olá António,
Obrigado pela dica. Realmente o meu Mandarim está magro, comprei-o no sábado, mas penso ter comida para os três para algum tempo (aquario com 8/9 meses sem predadores), nota-se bem que comida por agora tenho, mas ja tinha pensado em mandar vir do Gil comida viva para adicionar.
mais uma vez obrigado António
;)

Mensagem 19/Oct/2015, 11:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Nuno

Esse aquário está a evoluir bem!

De facto como o Nuno Moreira disse, fazes muito bem em desinfectar tudo o que ai entra, mas a escovagem das bases ajuda também bastante para eliminar possíveis ovos agarrados á base. Eu alem da escovagem, mergulho as bases durante 5 minutos em água oxigenada pura, não só por causa dos parasitas, mas também para evitar a entrada de bryopsis e outras coisas do género. É só ter cuidado para não entrar em contacto com o coral.

Essas planarias à primeira vista não serão problema. Quanto á comida viva... infelizmente não tenho tido encomendas suficientes que justifique mandar vir... mas a verdade é que fui adicionando copépodes nos 2 sistemas ao longo do tempo e os 2 Picturatus que tenho (1 em cada aquário) estão gordissimos (mesmo!) :)

Abraço!

Mensagem 19/Oct/2015, 23:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Gil,
não esperava ler que não tens alimento vivo disponível...
tenho aqui algumas pessoas que poderiam estar interessadas nuns saquinhos, manda-me uma mp com o mínimo de sacos que podes mandar vir, para ver se é possível. abraço

Mensagem 22/Oct/2015, 01:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Umas fotos do meu Bacalhau. :D
e de como está o aquário no momento.

abraço

Imagem 5430
Imagem 5429
Imagem 5428
Imagem 5433
Imagem 5432
Imagem 5431

Mensagem 22/Oct/2015, 20:58

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Ó nuno, volto a dizer que esse peixe tem casa a espera dele...ta fantastico...

Sent from my m1 note using Tapatalk

Mensagem 23/Oct/2015, 00:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Nuno Moreira Escreveu:
Ó nuno, volto a dizer que esse peixe tem casa a espera dele...ta fantastico...

Sent from my m1 note using Tapatalk


Boa noite Nuno,
Tá mesmo fantástico sim.
Quanto há casa, não está esquecido Nuno, sei que ele ficará muito melhor no teu aquário que é grande e junto com peixes do tamanho ele.
Mas gostamos muito dele, e gostaríamos de o continuar a ter por aqui.
Tenho consciência que o aquário já está a ficar pequeno para ele, terei que pensar seriamente no assunto e escolher um novo elemento para o lugar dele.

grande abraço e
obrigado

Mensagem 01/nov/2015, 22:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Boa noite,

hoje foi dia de limpeza dos vidros de fundo, uma troca de agua de 20/30% e tudo na paz do senhor :D
O Tennenti como sempre, lindo e grande. O aquário finalmente está a querer estabilizar, os corais estão a ficar bonitos e com as cores bem vivas. As planárias, vejo uma por outra, no vidro, mas também vejo o wrasse six line, wrasse chrysus e o mandarim de barriga sempre cheia...
deixo umas fotos, vale sempre a pena ver a diferença de uma limpeza, :-bd
abraço

Imagem 5546
Imagem 5544
Imagem 5545
Imagem 5547
Imagem 5548
Imagem 5549
Imagem 5550
Imagem 5551

:-bd

Mensagem 01/nov/2015, 23:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva Nuno!
Fico muito satisfeito em ver tudo a correr melhor, mereces bem!
Mesmo lindo esse tennenti, que beleza !
Grande abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 02/nov/2015, 01:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Carlos Amorim Escreveu:
Viva Nuno!
Fico muito satisfeito em ver tudo a correr melhor, mereces bem!
Mesmo lindo esse tennenti, que beleza !
Grande abraço


Olá Carlos,
Obrigado amigo... tens sido uma peça chave para que não perca a calma e consiga dar a volta.
:-bd

Mensagem 06/dez/2015, 03:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Amigos,
vou deixar aqui umas fotos, para atualizar o tópico, neste momento estou a gostar da evolução, tenho cores e crescimentos.
Depois de vários contratempos, que matou por volta de 80% dos corais que tinha, consegui reverter e agora as coisas parecem terem estabilizado. Ainda estou a levantar o KH, que neste momento está a 7.3, estava acima de 12, porque estava a dosear o triton com o teste da salifert a dar-me valores baixos, estava estragado e juntamente, uma das bombas da doseadora Jebao não doseava. Logo, estava a entrar no aquário só o 1, 2 e o 3A
Acrescentei uma calha led OR, que veio a eliminar algumas sombras que tinha, e uma Rw15 que veio a melhorar, e muito, a circulação.
Alem do triton estou a dosear A,B,C e M da grotech, alguns produtos da Korallen e fitoplâncton.

Imagem 5848
Imagem 5847
Imagem 5846
Imagem 5843
Imagem 5842
Imagem 5841
Imagem 5840

Alguem sabe o que é que está no centro da imagem?
algum tipo de esponja? ao tocar encolhe-se
Imagem 5844
Imagem 5845

Imagem 5838
Imagem 5836
Imagem 5835
Imagem 5834
Imagem 5833
Imagem 5832
Imagem 5830
Imagem 5827
Imagem 5826
Imagem 5825
Imagem 5828
Imagem 5823
Imagem 5849

aqui fica 2 vídeos do meu Tennenti Bacalhau :D :D
1- http://youtu.be/v5scmjzHkSw
2- http://youtu.be/1Hzlz_RWkYI


abraço

Mensagem 10/dez/2015, 13:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ola Nuno, ja descobriste o que era isso que questionaste e achaste serem esponjas?

A mim tambem me apareceu!!

Mensagem 11/dez/2015, 01:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Pedro Alves Escreveu:
Ola Nuno, ja descobriste o que era isso que questionaste e achaste serem esponjas?

A mim tambem me apareceu!!


Olá Pedro,
ainda não sei o que é, pensei que recebia alguma opinião, mas não...
Tenho algumas espalhadas pelas rochas, gostava de saber pelo menos o que é para pesquisar e me informar.
Tens muitas Pedro?
Até agora não estou preocupado por serem pequenas, a maior que vejo tem 10 a 15mm de diâmetro..
mas estou atento.

abraço e obrigado, caso saibas alguma coisa, comunica-me que eu assim farei também
Editado pela última vez por Nuno Lima em 11/dez/2015, 10:44, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron