Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros o meu 1º Reef

o meu 1º Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 12/abr/2015, 20:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
ontem tive as luzes até mais tarde, hoje estava com rochas e areão cobertos de algas castanhas :)
fica o registo

Imagem 4508
Imagem 4510
Imagem 4509

abraço

Mensagem 12/abr/2015, 20:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
fiquei fascinado com a micro/macro vida que já tenho no refugio, não consegui fotografar os minúsculos seres que me parecem ser copépodes bebes, pois não passam de 0.5mm, e também me parece ver os ovos de onde nasceram, agarrado ao vidro...
fotografei sim, alguns casulos que não sei do que são, mas nota-se bem o ser vivo dentro.. será mini sabellastartes?
aqui fica umas fotos que adorei apanhar :)

Imagem 4515
Imagem 4513
Imagem 4511
Imagem 4512
Imagem 4514

abraço

Mensagem 18/abr/2015, 00:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boa noite amigos

Fiz hoje mais um teste, que passo a mostrar:

NH4= <0.25 ou 0.25
NO3= 0 ou 2
NO2= 0
PH = entre 8 e 8.3
Ca = 430
KH = 8.3
Mg = 1230
PO4 = 0.10
salinidade = 1.0245
Temperatura = 25.3Cº

sem qualquer TPA desde que foi cheio...
Devo fazer amanhã a primeira muda (100L) mas com estes resultados não sei se já é hora de fazer ou se aguarde mais uma semana... alguém me aconselha?
Ainda tenho algas verdes e castanhas, não vejo nenhum membro da equipa de limpeza a comer as algas verdes, as castanhas eles devoram...
Como equipa de limpeza tenho: 3 eremitas, 3 turbos e muitos Nassarius polygonatus.

abraço
Editado pela última vez por Nuno Lima em 17/mai/2015, 00:22, num total de 1 vez.

Mensagem 18/abr/2015, 04:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Nuno

Se quiseres acelerar o desaparecimento das algas e sem prejudicar negativamente o desenvolvimento normal do aquário, adiciona umas bactérias e uma fonte de carbono. Uns turbos mexicanos também ajudam muito.

Quando as algas começarem a regredir, ai sim fazer a mudança fixando uma escova na ponta de uma mangueira e aspira uma boa parte das algas quando tiveres a retirar agua do aquário.

Mensagem 18/abr/2015, 14:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Amigo Gil

Na 2ª semana adicionei Bactérias, 200ml, nem uma gota no frasco :D
depois, na semana passada, adicionei duas ampolas, pois pelo que tenho lido, que a agua salgada não deixa as bactérias se reproduzirem tao facilmente, por isso, tenho abusado nas quantidades.
Quanto aos turbos Mexicanos, creio que os que tenho cá são mesmo esses, andei a pesquisar por fotos e parecem mesmo eles. Mas vejo-os a preferirem as algas castanhas, que nota-se bem que quase conseguem limpar tudo.
Como fonte de carbono o que me aconselhas?


abraço e obrigado pela ajuda

Mensagem 18/abr/2015, 16:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
vodka :)

Mensagem 18/abr/2015, 21:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Boa noite, eu chamo-me Diogo Lopes eu sou novo no fórum e vou fazer o meu primeiro aquario de agua salgada, sempre tive de agua doce.
Já comprei o aquario, e um red sea de 130 litros todo equipado. Agora com a ajuda de amigos que também tem aquários de agua salgada a mais tempo para me ajudarem.
Vi este post e aprendi algumas coisas que me ajudam.
So não percebi uma coisa que foi o que e isso essa espécie de esponja branca e também se essa rocha que esta dentro do aquario chega?
Abraco

Mensagem 18/abr/2015, 23:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Boas Diogo aquele esponja não é esponja é como se fosse rocha onde as bactérias se fixam para poderes optar por ter menos rocha no aquário.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Mensagem 19/abr/2015, 00:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Diogo,
Bem vindo ao Recife, como a Ana disse e bem, aquilo é uma pedra muito porosa, procura no Google Imagens por MarinePure Plate..., caso tenhas alguma duvida no meu projeto diz que explico.

abraço e sorte com o teu projeto e não deixes de nos mostrares cada passo da montagem..

Mensagem 19/abr/2015, 01:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boas amigos,

Hoje fiz a primeira TPA de +/- 100L (agua natural)
amanhã já faço uma medição para comparar com a medição de ontem.

abraço e até amanhã, deixo umas fotos

Imagem 4534

coloquei este coral hoje (já esqueci o nome), vinha com uma espécie de ophiuro dos pequenos, espero que ele saia e vá para as rochas
Imagem 4538

(não sei o nome) muito pequeno, do tamanho de um botão de camisa.
Imagem 4536

tudo em tamanho mini, um frag de Milka e Actinodiscos vermelhos
Imagem 4535

Eremita Vermelho e tenho outro de patas azuis mas não o consegui fotografar, lindos...
Imagem 4537

Mensagem 19/abr/2015, 11:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Bom dia, obrigado Ana e Nuno pelas explicações.
Eu não gosto de muita rocha no aquario, foi por isso que eu não percebi como e que o aquario podia funcionar sem mais rocha.
Eu estou a fazer o layout vou tirar umas fotografias e já ca venho por.
Nuno como consegue ter agua natural licença?

Mensagem 19/abr/2015, 11:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Eu não consigo por as fotografias eu tenho aqui no computador mas quando meto insert image ele pede um link, mas eu não tenho as fotografias na internet tenho numa pasta do computador.

Mensagem 19/abr/2015, 11:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Mensagem 19/abr/2015, 12:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Imagem

Mensagem 19/abr/2015, 12:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Bom dia Diogo,
Quanto a ter pouca rocha no aquário, é verdade, o meu layout está minimalista. Se reparares nas fotos anteriores, consegues ver que compenso com mais rocha na sump, quase o dobro da que tenho no layout... depois tenho midias, biomax 1.5kg e 1 kg de MicroMec. Portanto, tenho alternativa para que as baterias se instalarem e se reproduzam.
Sobre a licença de apanhar agua, é um problema que tenho que resolver a médio prazo, porque até não ter sitio bom para apanhar água, vou - me desenrascando a comprar água natural a uma loja aqui perto de mim.

Abraço

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
Editado pela última vez por Nuno Lima em 19/abr/2015, 14:32, num total de 1 vez.

Mensagem 19/abr/2015, 12:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Obrigado Nuno pela explicação.
Mas eu vou tentar por so mais uma rocha morta e depois uma viva porque eu não gosto os aquários que tem muita rocha.
A coralina já tinha no aquario pois e em segunda mao.
O que acha deste layout?
Abraco

Mensagem 19/abr/2015, 13:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Diogo,
Acho que tens potencial para ter aí um aquário simples e bonito.
O layout não está mau, mas poderás dar-lhe mais um jeitinho para que fique num dos lados mais alto em relação ao outro, como tens tempo, faz vários, e depois escolhes, até podes receber mais opiniões, porque tens aqui muito pessoal com vários anos de experiencia... infelizmente não e o meu caso.
Essa coralina que tens no vidro de trás, há quanto tempo que está fora de agua? Penso que devias raspar isso, e tirar tudo.
Depois do layout concluído, enches o aquário com agua da rede e metes alguns litros de vinagre e metes as bombas de circulação a funcionar, aguardas umas horas que isso salta tudo, pelo menos grande parte, depois com cuidado, com alguma coisa plástica, por exemplo, um cartão multibanco velho que não uses, ou outra coisa parecida, raspas que isso saí tudo, e aproveitando a agua, fazes uma limpeza ao aquário caso precise.
Mas devias apresentar o teu projeto á comunidade, para que todos possam ver e darem-te mais opiniões.
Mas Diogo, força nisso, o pior já passou, que é decidir a hora de começar, já que compraste, agora é mais fácil, é sempre em frente :-bd

Mensagem 19/abr/2015, 14:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Obrigado Nuno.
A coralina esta fora de agua a uma semana, já comecei a ver que começou a desaparecer e ficar branca mas a quem eu comprei disse para deixar que era bom para o aquario mas se for melhor tirar eu tiro. Vou experimentar isso do layout.
Eu vou tentar ter o aquario bonito.
Eu estava a pensar em por quatro peixes palhaços, um hepatus e um citrinus e corais.
Esse coral pequeno que você tem no seu aquario verde na areia como se chama?
Abraco

Mensagem 19/abr/2015, 14:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Diogo,
Não me faças perguntas muito difíceis :)) :)) :)) :))
Eu penso que seja uma caulastrea furcata, mas não tenho a certeza.

Eu acho que devias tirar tudo o que é manchas no vidro de trás, seja coralina ou não. Ela depois terá tempo para aparecer e crescer, caso gostes ver como pano de fundo...

:-bd

Mensagem 19/abr/2015, 15:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Nuno ok obrigado hahaha vou tentar não fazer.
Já fiz um novo layout.ImagemImagemImagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros